Resenha de música

Categories: Trabalhos

0

Nome da faculdade Nome dos alunos ar 3 Swipe to page Música Blues da Piedade de Cazuza iguais em desgraça Vamos cantar o blues da piedade Vamos pedir piedade Senhor, piedade pra essa gente careta e covarde Lhes dê grandeza e um pouco de coragem Resenha sobre a música “Blues da Piedade” de Cazuza A canção blues da piedade foi um dos grandes sucessos de Agenor de Miranda Araújo Neto popularmente conhecido como Cazuza, ícone musical dos anos 80. Um dos maiores poetas do rock nacional uniu-se a banda Barão Vermelho em 1981 omo vocalista e seguiu estrada.

Era o inicio de um grupo que se tornaria conhecido em todo pais e que dava impulso a uma juventude ávida de novidades. Além de ser um cantor instigante, com atitude rebelde, suas letras falavam de dores, de sofrimento, de paixões, por isso, causavam intenso impacto. A divisão mais importante para o compositor Cazuza estaria entre os acomodados, os que querem apenas se enquadrar nos padrões da sociedade consumista e que querem promover transformações, que tentam sair dos esquemas preestabelecidos, se arriscam, buscando uma forma diferente para conduzir suas vidas.

Os novos “manás”, conservadores e sem sonhos, foram homenageados por Cazuza em seu Blues da Piedade, cujo refrão ironizava não apenas essa conduta com a qual discordava, mas também a temática relgiosa ao usar o termo “piedade”: Pra essa gente careta e covarde Lhês dê grandeza e um pouco de coragem Nesta obra Cazuza critica pessoas mesqunhas, que não sabem amar, chamando-os de “miseráveis e derrotados”, considerando- s pessoas fracas, que vêem apenas o lado negativo das coisas passando a ser meros vagantes pelo mundo, e que não entendem o verdadeiro sentido da vida.

Como o próprio já diz: pessoas “caretas e covardes”, que querem aquilo que não tem e não se esforçam para obter. Incomodado com o estilo de vida dessas pessoas, Cazuza critica negativamente através de sua arte, usando uma linguagem agressiva e ofensiva, com a qual busca ferir essa conduta que parece lhe causar repulsa, clamando por uma mudança de comportamento. A idéia central da música passa uma intolerância extrema, com o uso de termos e metáforas que chocam o interlocutor.

Com uma letra bem elaborada, blues da piedade possui uma linguagem mordaz, demonstrando um Incomodo ao estilo de vida de certas pessoas. Porém, exagera em sua forma de expressão, impactando de maneira negativa, ofendendo, humilhando e rebaixando aqueles que se submetem a este modo de vida. Indicamos a obra ao público interessado ao ramo musical que volta-se para os problemas sociais e humanos.

Acessar

0

NOÇOES DE ARQUIVAMENTO E PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS prof. a Ana Luiza soares CONCEITOS BÁSICOS: • Arquivo: É o conjunto organizado de

Read More

Contabilidade

0

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Instituto de Ciência Econômicas e Gerenciais – ICEG Curso de Ciências Contábeis Cultura Religiosa

Read More