Resenha do livro: pai rico pai pobre

Categories: Trabalhos

0

Resenha do livro: “Pai Rico, Pai Pobre” USP 2008 1. INTRODUÇÃO O livro aborda o tem trabalhar. Nele os au nos que para conseg psicológico como fin or7 tc view como fazer pectos e mostram- no sentido eçar cedo, ainda quando criança, pois necessitamos saber mexer com dinheiro, de maneira ousada e criativa. De forma bem interessante, os autores mostram através de exemplos as inúmeras maneiras que temos para investir nossas economias, mesmo que este investimento seja pequeno, mas que o resultado final também poderá ser positivo.

Destacam e valorizam a situação de não ficarmos preso um emprego, pois este fará de nós escravos do dinheiro, POIS o ciclo vicioso “trabalhar, ganhar dinheiro, pagar impostos e gastar’ vai dominar, e se não despertarmos logo; passaremos isto de geração a geração. Neste trabalho o objetivo é comentar o livro num resumo dos seus capítulos, seguido de um resumo crítico pessoal. lutam com as dívidas é que o assunto dinheiro não é ensinado nem em casa nem na escola. Muitos de nós aprendemos sobre dinheiro somente com nossos pais.

As opiniões dos pais eram totalmente diferentes uma da outra, pois um era otimista quando o assunto era dinheiro; queria aber tudo sobre o dinheiro, como ganhá-lo, e passava seus ensinamentos com essa certeza; o outro era honesto, muito instruído, funcionário do governo, mas que tinha uma visão bem diferente do assunto dinheiro, pois era considerado escravo de si mesmo, pois tudo que fazia era pensando em como ganhar, como gastar, pagar impostos e gastar, mas sem a mínima chance de fazer o dinheiro trabalhar para si.

CAPÍTULO 2 – OS RICOS NÃO TRABALHAM PELO DINHEIRO Neste capítulo um dos autores o “Robert Kiyosaki” relata a estória de como aprendeu a ganhar dinheiro e fazer com que ste trabalhasse para si com a vivência junto ao seu pai rico, com exemplos vividos e praticados. O pai rico, que na realidade é pai de seu melhor amigo, ensina lhes de maneira árdua e persistente como ele poderá se tornar rico e fazer com que o dinheiro seja seu escravo.

Através de lições de vida e exemplos práticos, fez o autor ver que só poderia vencer com pensamentos diferentes da maioria dos seres humanos, estes claros e altamente positivos, sempre levando em conta que “os pobres e a classe média trabalham pelo dinheiro, e os ricos fazem o dinheiro trabalhar para eles”. CAPÍTULO 3 – PARA QUE ALFABETIZA AO FINANCEIRA?

CAPÍTULO 3 – PARA QUE ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA? Neste capítulo é relatado que o melhor amigo do autor “Mike”, este filho do seu chamado pai nco, assumiu o império deixado pelo pai e consegue fazer com que as coisas aconteçam com a maior naturalidade pois o império continua a crescer, e isso é prova de que os ensinamentos foram corretos.

O autor aposenta-se e passa a dar palestras sobre como aumentar seus ativos (patrimônio), e da ênfase no que diz respeito à alfabetização financeira; que é na verdade a maneira omo as pessoas deveriam ver o dinheiro, como poderiam aprender a se educar, no sentido da mente ficar aberta para este aprendizado, e conseqüentemente fazendo com que seus ativos viessem a crescer, de maneira natural, sem maiores danos e modificações na vida dos seres humanos.

Precisamos saber a diferença entre um ativo e um passivo e comprar ativos. O analfabetismo, tanto de palavras quanto de números é à base das dificuldades financeiras, pois se você quer ser bem sucedido e enriquecer é importante estar alfabetizado do ponto de vista financeiro, tanto em palavras quanto em úmeros. Muitos sabem ganhar o dinheiro, mas não sabem o que é mais importante, que é como gastá-lo e o que fazer com ele depois de tê-lo ganho.

CAPÍTULO 4 – CUIDE DE SEUS NEGÓCIOS Neste capítulo a ênfase é no ramo de negócios a que podemos nos definir pois muitos das vezes nossa profissão é uma e o nosso negócio e outro, bem diferente. pois ao definirmos o negócio, precisamos saber e conhecer a fundo suas pecul PAGF3rl(F7 diferente. Pois ao definirmos o negócio, precisamos saber e conhecer a fundo suas peculiaridades, e só assim teremos sucesso e ativos em ascensão. Para os autores o negócio não exige nossas presenças, pois somos os donos dele e poderão ser administrados por outras pessoas.

Se tivermos que trabalhar neles, não é um negócio e sim uma profissão. CAPÍTULO 5 – A HISTÓRIA DOS IMPOSTOS E O PODER DA EDADE ANONIMA Os impostos foram aceitos pelos pobres; pois primeiramente foram lançados aos ricos e aprovados pela classe média e pobre. Com a popularidade decretou-se como lei e também estendeu- se a todos; pobres, classe média e ricos. Esta foi a maneira como alguns governantes no passado fixaram a idéia e mais tarde a lei dos impostos, que continua até hoje.

Com a situação dos impostos, cada vez mais grave, os ricos acharam a saída nos chamados “sociedades anônimas”; pois fazem o dinheiro trabalhar para si, em vez de trabalhar pelo dinheiro. Utilizando uma sociedade anônima, os ricos com conhecimentos, conseguem inúmeras vantagens tributárias e proteção, enquanto que as outras classes continuam a pagarem cada vez mais impostos. Os ricos com sociedades anônimas, ganham, gastam e pagam impostos e as pessoas que trabalham para empresas, ganham pagam impostos e gastam.

CAPÍTULO 6 – OS RICOS IN HEIRO conseqüência, maior de nosso fracasso é a insegurança. Não é tanto a falta de informação, ma sim a autoconfiança. podemos observar que o mundo não está sendo dominado pelos mais espertos e sim pelos mais ousados. Os ricos normalmente desenvolvem seu QI financeiro, se alfabetizam financeiramente, fazem seus ativos superar e bastante as despesas, estas ações também terão sucesso se a mente estiver bem treinada, capacitada e com vontade de crescer; pois desta forma dará mais opções ao ser e conseqüentemente, mais riqueza.

CAPÍTULO 7 – TRABALHE PARA APRENDER – NAO TRABALHE PELO DINHEIRO Inteligência, muitas das vezes estas pessoas não conseguem se estacar, pois com certeza lhes falta o mais importante que é a ousadia. Com ousadia, as pessoas aprendem também a conviver com pessoas, a liderar pessoas e fazer com que estas, se unam em prol do seu negócio. A capacidade de comunicação é muito importante, pois para receber, temos que aprender a dar. Temos que nos comunicar e ser entendido, bem como com o dinheiro também, se pudermos, vamos doar, pois é dando que se recebe em troca.

CAPÍTULO 8 – COMO SUPERAR OBSTÁCULO Para que as pessoas possam se tornar livres, no sentido amplo de suas vidas, mesmo estando alfabetizadas nas palavras e os números; e com um QI financeiro desenvolvido, estas, quase sempre enfrentam obstáculos ara se tornarem financeiramente independ co razões que levam alfabetizadas a não desenvolver sua independência financeira. As cinco razões são: O medo, o ceticismo, a preguiça, maus hábitos e arrogância. O medo está presente em todos os seres humanos, principalmente na maneira como lidar com as perdas; e a solução é praticar desde cedo, muito cedo para se ver livre deste obstáculo.

O ceticismo tem que ser superado, todas as pessoas tem dúvidas, e estas a levam a ser submissas e não enfrentar a ealidade, perdendo assim muitas chances na vida. A preguiça é um obstáculo terrível, pois as pessoas têm sua atividade normal do dia a dia e se entregam para o cansaço. CAPÍTULO 9 – EM AÇÃO O autor relata como fez para adquirir riqueza, e enfatiza que não foi fácil. Aborda a situação de descobrir novos e únicos negócios, nos quais fazem a diferença, e depende excluslvamente da pessoa querer vencer, gostar de desafios e ter a mente voltada para a idéia de fazer o dinheiro trabalhar para si.

CAPÍTULO 10 – AINDA QUER MAIS? Há muita gente que quer fazer, em lugar de pensar, e há gente ue pensa mas não faz. As duas formas juntas são ótimas, devemos adorar idéias e adorar agir. Pare de fazer o que não funciona e procure algo novo para fazer. Não desista de uma idéia antes de tentar, compre livros, faça cursos, busque novas idéias, converse com alguém que já tenha feito o que você quer fazer, peça dicas. Quando estive faça ofertas m[nimas, sem PAGFfflf7 medo, e quando estiver vendendo sempre peça o máximo possivel.

Quando algo envolve dinheiro seja profissional, esperto, queira só ganhar. Pessoas que pensam pequeno não conseguem grandes oportunidades, comece pensando grande e termine ensando maior ainda. 4. CONCLUSAO Concluindo, esta é obra brilhante, pois com pequenos exemplos de vida nos mostra com clareza, ciclos viciosos dos ricos e dos pobres, o lado da “corrida dos ratos” (pobres) ciclo vicloso de muitas despesas, lado rico da “pista de alta velocidade” criando ativos, e através de uma vivência normal adquirir bens ativos que nos levem a ter prazer e felicidade em tudo que fazemos.

Em toda sua extensão o livro é altamente educacional e motivador, e faz com que refletimos sobre nossa maneira de agir no nosso dia- a-dia; principalmente para modificarmos a nossa visão na parte inanceira, que consequentemente também influencia em todo o resto. A partir da primeira página comecei a refletir mais sobre determinados passivos na minha vida, mudando meu modo de pensar e agir, minha conta nem fica mais no vermelho.

Comprei a obra e vou recomendar a meus familiares, futuramente quadrinhos para meu filho, ensinado desde pequeno a estimular com idéias e pensamentos positivo. 5. BIBLIOGRAFIA Robertt Kiyosaki ,Sharon echter L. Pai rico, pai pobre: O que os pais ensinam a seus filhos sobre dinheiro. Tradução de Maria José Monteiro. 9a ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. PAGFarl(F7

Melhores práticas de rh

0

Relatório 2011 – Melhores Práticas de RH Os principais empregadores e países que formam os BRICS Fonte: Traduzido de Portal

Read More

Modelos de artigos

0

Título do Trabalho Nome do Primeiro Acadêmicol, Nome do Segundo Acadêmicol, Nome do Terceiro Acadêmicol, Wanderley de Souza Alencar2 IAcadêmico(a)

Read More