Resenha do livro pedagogia da autonomia de paulo freire

Categories: Trabalhos

0

No livro Pedagogia da autonomia o autor analisa os métodos didáticos do professor em relação à autonomia do saber do aluno. Ele fala da importância em se respeitar o conhecimento prévio que o aluno traz para a sala de aula, tendo a visão de que formar o aluno é muito mais do que treina – lo para sobreviver no mundo de hoje, é preciso incentivar suas habilidades de pensamento e raciocínio.

Não importa se trabalhamos com crianças, jovens ou com adultos, devemos buscar métodos que os ensine a ligar seus conhecimentos adquiridos na escola com seu ambiente social, assim como utilizar em nossas ráticas docentes o uso da argumentação, questionamento e compartilhamento Com a utilização des depende exclusivam e do assim como aprendiz quem ensina aprend ora o pa uno e professor. e o ensino nao o pelo professor, de aluno, pois rende ensina ao aprender.

O educador não melhor ou mais inteligente, porque tem conhecmentos que o educando ainda não conhece, mas sim participante do processo da construção do aprender. Para educar é necessário aceitar os riscos da transformação e não aceitar qualquer discriminação que separe as pessoas em raça, classes, religião ou qualquer outra. Acima de tudo o ato de ensin Swipe to page ensinar exige respeito à autonomia do educando. Esse respeito à autonomia e à dignidade de cada um é imperativo ético e não um favor que podemos ou não conceder uns aos outros. ? importante que professores e alunos sejam curiosos, instigadores, durante as aulas é preciso encontrar disposição para ouvir, argumentar, fazer com que as aulas sejam momentos de liberdade para falar, debater. Para tanto, é preciso que o professor goste de sua profissão e principalmente de seu aluno. Contudo esse gostar deve ser visto pelo aluno em esenvolvimento que está ao seu lado, a ponto de dedicar-se, de doar-se e de trocar experiências, e um gostar de aprender e de incentivar a aprendizagem, um sentir prazer em ver esse educando descobrindo o conhecimento.

Concluindo Paulo Freire quis expor nessa obra o conhecimento que considera necessário à pratica docente, orientando ao mesmo tempo os educadores a refletir sobre seus métodos pedagógicos, modificando aquilo que acharem necessário, mas especialmente aperfeiçoando sua didática, com certeza de que, se há tentativas, há esperanças e possibilidades de mudanças daquilo que em sua visão necessita mudar. O que o livro acrescentou na minha formação: Não existe uma fórmula para ser um educador perfeito, mas com alguns aperfeiçoamentos podemos cumprir nossa tarefa de passar conhecimento e formar com excelência nossos alunos.

Antigamente para se formar u de passar conhecimento e formar com excelência nossos alunos. Antigamente para se formar uma turma bastava que o professor passasse seu conteúdo e que os alunos alcançassem notas ao final das provas, atualmente em algumas instituições ainda existe esse tipo de método, contudo ele não é aconselhável já que ao ser formado o aluno sai ao mercado de trabalho m busca de uma colocação social e com uma má formação ele acaba ficando para traz perto de outros alunos com um grau maior de conhecimento.

Para se educar um aluno com uma base forte, deve – se primeiramente “ensiná-lo a pescar”, ou seja, fazer com que ele deseje o conhecimento e busque por ele através do estudo e de pesquisas motivando esse pensamento na mente dele, alem de dinamizar as aulas com compartilhamento de informações, pois com essa era tecnológica que vivemos os alunos aprendem sobre determinado assunto em várias fontes disponíveis de comunicação como: televisão, ádio e principalmente internet.

Com esse compartilhamento de informaçóes os alunos além de aprender o conteúdo estarão desenvolvendo suas habilidades de expressar e defender suas idéias além de ouvir e respeitar as idéias do outro sendo diferentes ou não. O educador também faz parte desse processo já que ele além de mediar esse compartilhamento de conhecimento ele também participará com suas idéias e experiências já vividas e divididas com outras pessoas. Esse PAGF3ÜFd também participará com suas idéias e experiências já vividas e divididas com outras pessoas. Esse método de educação e baseia em trazer o conhecimento independente de que forma seja.

A maioria dos profissionais que trabalham na área educacional está acomodada com seu método de ensino muitas vezes antigos e maçantes recusando — se a inovar em suas aulas com o uso de novas práticas ou até mesmo na utilização de novos recursos didáticos como o laboratório de informática por não saberem ao certo de que forma utilizar esse recurso. Com essa atitude quem acaba se prejudicando são os alunos que não conseguem se desenvolver e muito menos compreender os conteúdos ou nada que aquele educador tente ensinar, ois estão desmotlvados e entediados. ? preciso perceber que as mudanças fazem parte do ser humano, que é impossível viver sem elas e a única maneira é aprendermos a lidarmos com essas transformações da melhor maneira possível. Como futura educadora pretendo aperfeiçoar cada dia mais meus conhecimentos tanto na área espec[fica de minha formação quanto na área pedagógica para que eu consiga dar uma boa base educacional aos meus futuros alunos, porque quanto maior a excelência de nossa educação melhor serão nossos profissionais do futuro. Nossa economia depende de como educamos nossos educandos hoje.

Cinética química

0

Prof. Agamenon Roberto CINÉTICA QUÍMICA www. agamenonqum. ca. com VELOCIDADE DE UMA REAÇAO 01) (IJFV-MG) Assinale o fenômeno que apresenta

Read More

Estado democrático de direito

0

1. O ESTADO 2. Considerações Iniciais A Instituição da Democracia no Brasil pela Constituição Federal de 1988 introduziu novas garantias

Read More