Resumo

Categories: Trabalhos

0

LINGUAGEM E IDEOLOGIA Desde que a linguística se constituiu como ciência, ela passou a analisar a linguagem de uma forma mais profunda. Os linguístas passaram a estudar as relações internas que existiam entre os elementos, surgindo assim à linguistica estrutural. Tal linguística, durante muito tempo foi considerada como uma ciência principal em relação às outras ciências, portanto, segundo o autor, ela foi considerada como um conjunto de práticas puramente ideológicas, passando assim a ser considerada como linguistica burguesa.

A partir dessa concepção os linguistas passaram a uestionar sobre a contribuição da linguística para a linguagem. Para tanto, o ponto i que relações que a li OFS importante foi verific cc. , , Swipe view nent page vice-versa. Filósofos e idealistas nto foi identificar ideologia. O luencia a ideologia e em cria uma imagem do mundo, uma vez que a língua ordena o mundo a sua maneira. por exemplo: o telefone é objeto de consumo de todo cidadão. Isso é uma ideologia manipulada pela linguagem.

Assim linguagem e ideologia nos mostram uma visão geral do mundo, uma vez que ambos são instrumentos que organizam esse mundo. Através da linguagem podemos nos posicionar dentro da sociedade e formar nossa própria ideologi SV’ipe to klew next page ideologia. Luiz Fiorin defende que a linguagem é vinculada à vida social. E nesse entendimento é que achou importante observar os níveis e dimensões que a linguagem pode assumir dentro da sociedade. Fez em primeiro lugar a distinção entre o sistema virtual (a lingua) e sua aplicação a um caso concreto.

Tal sistema é social quando é praticado por todos os falantes de uma sociedade. Fiorin definiu esse sistema como: “rede de relações que se estabelece entre m conjunto de elementos linguisticos”. Assim sendo, conforme o citado autor, o sistema funciona como uma estrutura onde existem dois pontos importantes: o discurso e a fala. Fiorin definiu o discurso como sendo um conjunto de elementos linguísticos que se combinam uns com os outros para que os falantes possam se expressar e se posicionar diante do mundo.

Ele se refere à fala como sendo: “exteriorização psico- físico fisiológica do discurso”. Assim, enquanto o discurso forma as frases, a fala se posiciona como a forma de estruturar esse discurso. Ela é individual e pessoal, e não um aglomerado de frases, pois se define pela exteriorização do nosso eu, nossas opiniões e modo de pensar, já o discurso é dito para um todo, em nome de um conjunto, não é pessoal, sofre determinações sociais como campo da manipulação consciente e o campo da determinação que revela um universo ideológico.

De acordo com José Luiz Fiorin, a fala n determinação que revela um universo Ideológico. De acordo com José Luiz Fiorin, a fala não sofre determinações sociais, pois esta é a exteriorização do discurso. O sistema tem autonomia em relação às formações sociais, mas pode alterar- se devido a causas internas do próprio sistema, como é o caso sistema fonológico latino. Este sistema, o latim, tem três gêneros: masculino, feminino e neutro, mas as línguas românticas derivadas do latim utilizam apenas duas, o masculino e o feminino.

Devido à queda das consoantes finais, ao tratamento das vogais finais e ao nivelamento das diferenças entre palavras masculinas e neutras, deu-se fim ao neutro. Para muitos, o discurso nao é determinado, uma vez que cada essoa tem a competência de expressar suas Ideias de várias maneiras e assim caracterizar sua própria linguagem. E alguns filósofos defendem que essa linguagem define a nossa maneira de detectar e conhecer a realidade em que vivemos e assim nos fornece uma visão ordenada do mundo.

Tal afirmação, segundo Fiorin é polemizada, pois é imposslVel provar. No entanto, poderá haver uma solução para essa duvida: é que a linguagem possibilita uma imagem do mundo, mas é influenciada pelo meio social e histórico no qual se situa. O uso da gina praticada no eio social exemplifica bem essa influência,determinando assim o aparecimento de uma nova categoria lingüística. As determinações ide 3 influência,determinando assim o aparecimento de uma nova categoria linguística.

As determinações ideológicas relatadas acima questionam sobre a possibilidade de a linguagem fazer parte de uma superestrutura. Tal questionamento tem posicionamentos diversos. para alguns filósofos a resposta é afirmativa, mas para outros a mesma é negativa. Alguns defendem que a linguagem tem origem primitiva que envolvia classes sociais que queriam ominar uma a outra, porém esclarecem que a linguagem não se desenvolveu repentinamente, ela foi mudando paulatinamente conforme as transformações da sociedade e assim passando a ser um elemento de superestrutura.

Estes filósofos buscam as relações entre a linguagem e história no nivel do sistema e não no discurso. Talvez seja essa a sua falha destes filósofos. para outros, a linguagem não tem relações com o caráter de classe, pois como poderia haver disputa entre classes uma vez que na era primitiva não havia classes. Estes afirmam que a linguagem foi erada a partir da evolução da sociedade, que foi ganhando poder e conseqüentemente originando o surgimento de classes.

Fiorin afirma que, a linguagem é uma instituição social transportada para a sociedade através de ideologias, logo, ela é responsável pela organização da sociedade e do mundo, uma vez que a mesma transmite normas de comportamento. Ela é determinada por fatores ideológicos e 4DF5 de comportamento. Ela é determinada por fatores ideológicos e tem autonomia dentro da sociedade. Marx e Engels, na obra A ideologia Alemã relatam que a linguagem não é uma realidade utônoma como alguns filósofos idealistas pensavam.

Ela é sim um fenômeno de grande complexidade que pode ser visto de várias maneiras, uma vez que pertence a vários domínios. O autor afirma que não há contradições quando se diz que a linguagem tem influências sociais, mas também tem certa autonomia em relação às formações sociais. O que não devemos deixar de considerar é que a linguagem tem vínculos com a vida social e que termina por chegar também a um nível ideológico. Portanto, é pertinente considerar que ideologia é um conjunto e ideias que formam opiniões, que expressam a maneira como os indivíduos se expressam dentro de determinados grupos sociais.

A sociedade usa a linguagem para transmitir suas representações ideológicas e assim efetuar a comunicação entre as pessoas. Dentro desse contexto, a linguagem tem fundamental importância, uma vez que também é marcada por fatores ideológicos e contribui para a formação dessa sociedade. O conhecimento profundo da linguagem é uma tarefa complexa e desafiadora. Referencia Bibliográfica: FIORIN, José Luiz – Linguagem e Ideologia. São Paulo. Ática. 1997. S

Direito de sucessão

0

CRISTÓVÃO DESÁ OPES FREIRE EMERSON LUIS SILVA COSTA INGRID CARO INE NASCIMENTO KEVELLIN PAULA DIREITO ROMANO – or13 tc view

Read More

Historia do futebol

0

Parte Sгo mais de 2000 anos deste fascinante esporte A histуria moderna do futebol tem cerca de 150 anos. Tudo

Read More