Resumo

Categories: Trabalhos

0

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA Dê MINAS GERAIS Curso de Graduação em Administração Letícia de Oliveira Paiva to view nut*ge RESUMO: 2a UNIDADE cientifico deve-se separar os elementos subjetivos e objetivos do fenômeno a ser estudado, posicionar o fenômeno como objeto controlável, investigar e provar os resultados da investigação e formular uma teona a respeito da investgação do fenômeno, essa teoria é um sistema ordenado de proposições ou enunciados baseados em um pequeno número de princípios, que buscam descrever e explicar do modo mais completo possível um conjunto de fenômenos.

Em suma, a ciência se diferencia do senso comum, pois este é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos ou tradições, já a ciência se baseia em pesquisas e investigações que digam a verdade. AS CIENCIAS HUMANAS E O HUMANO COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO É a ciências que tem como objeto de estudo o próprio ser humano, em seu surgimento teve grandes objeções, pois o homem é considerado um objeto subjetivo, e a ciência lida com objetos objetivos para estudo. As ciências humanas são recentes, mais a percepção de que o homem é diferente das coisas naturais é antiga.

Assim podemos izer que a investigação do humano ao se iniciar, foi realizada de três formas diferentes: o período do humanismo, onde o homem primeiramente era considerado o centro do universo e depois passou a ser considerado como parte de uma civilização que progredia, o humanismo considerava o homem um ser diferente dos demais, logo após veio o per[odo do positivismo, que colocava o homem como um ser social propunha o estudo da sociedade, e por fim o periodo do historicismo, que insistia na diferença profunda entre o homem e a natureza entre as ciências naturais e humanas.

O historicismo resultou no relativismo que izia que as leis físicas são válidas ap PAGF70F11 O historicismo resultou no relativismo que dizia que as leis fisicas são válidas apenas para uma determinada época e cultura, não podendo ser universalizadas, e a filosofia da historia, que trazia a idéia de que os humanos e as Instituições socioculturais só seriam compreendidos se seu estudo se subordinasse a uma teoria geral da historia.

Os campos de estudo das ciências humanas são: psicologia, sociologia, economia, antropologia, historia, linguística e psicanálise. Contribuições da fenomenologia, do estruturalismo e do marxismo A fenomenologia permitiu que fosse feita a distinção rigorosa entre natureza e homem, e depois permitiu que o homem fosse diferenciado em essências diversas como o psíquico e o social. Com essa diferenciação garantiu as ciências humanas a validade de seus estudos: psicologia e sociologia por exemplo.

O estruturalismo permitiu que as ciências humanas criassem métodos específicos para o estudo de seus objetos, veio mostrar que os fatos humanos têm formas estruturais, dando a eles sentido pela posição e função que ocupam. Já o marxismo permitiu a compreensão de que os fatos humanos ão instituições sociais e históricas produzidas pelas condições objetivas nas quais as ações e pensamentos humanos devem realizar-se.

Levou a compreender que os fatos humanos são as relações do homem com a natureza na luta pela sobrevivência, e que tais relações deram origem as primeiras instituições sociais, como famnia e comércio. Em resumo a fenomenologia permitiu a definição e delimitação dos objetos das ciências humanas, o estruturalismo permitiu uma metodologia para chegar as leis dos fatos humanos e o marxismo permitiu a compreensão de ue o PAGF30F11 ma metodologia para chegar as leis dos fatos humanos e o marxismo permitiu a compreensão de que os fatos humanos são historicamente determinados.

O IDEAL CIENTÍFICO O ideal científico impõe as ciências critérios e finalidades que se forem impedidos de se concretizarem forçam mudanças e rupturas profundas, fazendo desaparecer ou surgir campos e disciplinas cientificas, objetos, métodos, e campos de investigação. A ciêncla desinteressada e o utilitarismo O ideal do conhecimento desinteressado afirma que o valor de uma ciência encontra-se na qualidade de uma teoria, ndependentemente de sua aplicação o praticas.

Já o utilitarismo afirma que o valor de uma ciência encontra-se na quantidade de aplicações praticas que ela nos permite fazer. O cientificismo O cientificismo é a crença de que a ciência pode e deve conhecer tudo, e que de fato conhece tudo. O senso comum cientificista nos leva a uma ideologia e uma mitologia da ciência. Ideologia que é a crença no progresso e na evolução dos conhecimentos que um dia nos permitirão manipular toda a realidade, e a mitologia que é a crença na ciência como magia, tendo poder ilimitado sobre as coisas e os homens.

O cientificismo nos leva a crer que a sociedade deve ser comandada pelos que sabem e os demais devem apenas ser ordenados. A neutralidade da ciência A ciência obtém resultado PAGFd0F11 dem da boa ou má usar um método e dele espera resultados a sua atitude não é neutra nem imparcial, e sim feita por escolhas precisas. A RAZÃO INSTRUMENTA A razão instrumental nasce quando o sujeito do conhecimento toma a decisão de conhecer e dominar a natureza e os seres humanos.

Ela nos permite compreender a transformação de uma ciência em ideologia e mito, também nos permite compreender ue a ideologia da ciência nao é apenas a transformação de uma teoria em ideologia, e sim se encontra na própria ciência, e que as ideias de progresso técnico e neutralidade cientifica pertencem ao campo do cientificismo. CIÊNCIA E TÉCNICA Atualmente a ciência tem se transformado em técnica e tecnologia, o senso comum ignora tais transformações e conhece apenas os resultados imediatos, ou seja, os objetos que podem ser usados por nós, como uma máquina de lavar ou um computador.

E para usar esses objetos precisamos ter acesso a informações detalhadas e sofisticadas, assim acabamos dentificando o conhecimento cientifico com seus efeitos tecnológicos, e deixamos de perceber que as ciências fazem parte da economia e das mudanças sociais, assim não percebemos também o tamanho do poder da ciência, e terminamos por lutar para ter acesso a tecnologia, mas não lutamos pelo direito de acesso ao conhecimento, acabamos por assim confundir ciência e tecnologia. tividade econômica e política, sendo controlada por empresas ou governantes, porém a sociedade não luta pelo direito que interferir nas decisões das empresas e governantes, assim o campo cientifico fica cada vez mais distante da sociedade, e a ociedade por si não encontra meios de se orientar a respeito da clencla. PESQUISA SOCIAL CIENCIA E CIENTIFICIDADE Apesar da normalidade do campo cientifico, o mesmo é rodeado por conflitos e problemas.

Como a questão da cientificidade das ciências sociais, a cientificidade é um concei nte importante para PAGF 6 OFII histórica das ciências sociais esta submetido ao nível ao nível de consciência histórica da sociedade de seu tempo. Existe também o fato de que nas ciências sociais há uma identidade entre o sujeito e o objeto, ou seja, o observador é da mesma natureza ue o objeto, e o observador é uma parte de sua observação. As ciências sociais participam da ideologia social, se tornando ideológica, diferente das ciências físicas e biológicas.

Por fim, o objeto das ciências sociais é qualitativo, por isso elas abordam o conjunto de expressões humanas constantes nas estruturas. METODOLOGIA DE PESQUISA A metodologia inclui simultaneamente o método, as técnicas e a experiência, capacidade e sensibilidade do pesquisador; ocupa um lugar central nas teorias e esta referida a elas. A metodologia é muito mais do que técnicas, ela inclui oncepções teóricas de abordagem e se articula com a teoria, com a realidade e com os pensamentos sobre a realidade.

Teoria e metodologia caminham juntas, a respeito de conjunto de técnicas, as mesmas não devem ser desprezadas e nem endeusadas. Já a criatividade do pesquisador é essencial. Pesquisa Pesquisa é a atividade básica da ciência, é ela que alimenta o ensino e atualiza o mundo. É uma prática teórica, vinculando pensamento e ação. Está relacionada a interesses e circunstâncias socialmente condicionadas, e se inicia por uma questão (problema), a resposta a todo esse movimento eralmente vem de conhecimentos anteriores ou da criação de novos referencials.

Teorias Conhecimentos que foram construídos cientificamente sobre determinados assuntos, p que os abordaram antes PAGF 7 OFII assuntos, por estudiosos que os abordaram antes de nós e nos dão uma luz sobre nossa pesquisa, são chamados de teorias. A teoria é construída para explicar ou compreender um fenômeno ou um conjunto de fenómenos, a teoria sempre será um conjunto de proposições. As principais teorias das ciências sociais são: positivismo, marxismo, teoria da ação, compreensivismo.

Em geral varias teorias competem entre si para explicar ou ajudar o pesquisador a entender alguma questão, pois nenhuma teoria por mais elaborada que seja consegue explicar ou interpretar todos os fenômenos e processos. Teorias, portanto são explicações da realidade, e cumprem funções multo importantes, como. colaboram para o esclarecimento do objeto de investigação, ajudam a levantar questões, permitem maior clareza na organização de dados e iluminam a análise dos dados. A proposta de uma teoria é ser compreendida pelos membros de uma comunidade acadêmica que têm formação para entender a eoria.

Proposições: São declarações afirmativas, hipóteses comprovadas sobre fenômenos ou processos. As proposições que compõe uma teoria devem ter as seguintes características: ser capaz de lançar a luz sobre questões reais, ter clareza e ser inteligível, e apresentar com precisão as relações entre elementos. Ao estabelecer um conjunto de proposições a teoria constrói um discurso ordenado, sistemático e organizado. Conceitos São os termos mais importantes de um discurso cientifico, são vocábulos ou expressões carregados de sentidos, e em torno deles existe muita historia e a ao social.

O conceito é delimitador e o tema de estudo. Depois PAGF 11 focalizador do tema de estudo. Depois de delimitado deve ser valorativo, ou seja, o pesquisador precisa explicar a que corrente teórica os conceitos que adotou estão filiados; deve ser também pragmáticos, no que se refere a sua capacidade de serem operativos para descrever e interpretar a realidade, e por fim devem ser comunicativos, claros, precisos, abrangentes e ao mesmo tempo específicos. PESQUISA QUALITATIVA É a pesquisa que responde a questões muito particulares.

Nas ciências sociais ela trabalha com o universo dos significados, dos otivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes. O universo da produção humana pode ser resumido no mundo das relações, e é o objeto da pesquisa qualitativa, dificilmente pode ser traduzido em números ou indicadores. Não existe uma hierarquia onde as pesquisas quantitativas ocupam um primeiro lugar, sendo objetivas e cientificas, e as pesquisas qualitativas ocupam um segundo lugar sendo subjetivas e impressionistas.

A diferença entre abordagem quantitativa e qualitativa da sociedade é de natureza e não de hierarquismo. Porém os dois tipos de abordagem e os dados que elas os fornecem não são incompatíveis, entre elas há uma oposição complementar que quando bem trabalhada prática e teoricamente, produz grande riqueza de informações. Positivismo A principal influência do positivismo nas ciências sociais consiste na utilização da filosofia e matemáticos para a PAGF40F11 qualidades do objeto de investigação.

Objetividade A discussão da objetividade está no centro da defesa do método quantitativo como sendo suficiente para explicar a realidade social. Existe uma crença entre os positivistas de que é pelas técnicas estatísticas cada vez mais sofisticadas que se atinge objetividade, logo a analise social só será objetiva quando realizada sobre uma realidade concreta ou pela criação de modelos matemáticos.

Nessa teoria não é levada em conta a consideração de que a criação de técnicas passa pela subjetividade dos pesquisadores. Compreensivismo Está em oposição ao positivismo, pois coloca como tarefa mais importante das ciências sociais a compreensão da realidade humana vivida socialmente. Num embate direto com o positivismo propõe a subjetividade como fundamento do sentido da vida social. O principal objetivo é compreender e interpretar a realidade. Marxismo É uma teoria sociológica importante.

Enquanto método propóe a abordagem dialética, que teoricamente faria um desempate entre o positivismo e o compreensivismo, visto que junta a proposta de analisar textos históricos, as determinações socioeconômicas dos fenômenos e as relações socials. A dialética trabalha com a valorlzação das quantidades e da qualidade, com as contradições intrínsecas as ações e realizações humanas, e com o movimento perene entre parte e todo e interioridade e exterioridade dos fenômenos. CICLO DA PESQUISA QUA

Aspectos subjetivos e objetivos de como abrir uma empresa

0

O estudo de viabilidade ajuda o empreendedor a identificar o melhor momento para começar ou ampliar seu negócio. Abrange etapas

Read More

Trivinos

0

Questões preliminares básicas Situa necessidade de disciplina intelectual em relação à escolha de um pólo teórico- metodológico, entendendo como indisciplina

Read More