Resumo capitulo 3 kuhn,a estrutura das revoluções

Categories: Trabalhos

0

No capítulo 3. A ciência normal como resolução de quebra- cabeças, Thomas Khun desenvolve a idéia de que a ciência normal(atividade científica baseada num paradigma e que ocupa a maior parte da comunidade cientifica)tem o interesse maior em provar a solidez de um paradigma,aumentar seu alcance e precisão do que o de produzir novidades conceituais ou fenomenológicas. Aceitar um paradigma implica em aceitar critérios para a escolha dos problemas e admitindo(enquanto o paradgma é aceito) apenas uma solução possível.

Sendo assim,um problema da iência normal já possui sua resposta,o desafio da pesquisa Swipe to page consiste em chegar a ora que respeitem as reg to view nut*ge paradigma. Para Khun,do cientist no jogo de quebra ca métodos ou passos tas pelo próprio Ige-se,asslm como ra a resolução dos problemas e sua motivação é a de solucionar um “quebra cabeça” que ninguém resolveu ou resolver “melhor,utilizando todas as peças,entrelaçando-as de tal modo que não sobrem espaços vazios,parte lisa embaixo.

A aparente rapidez da progressão da ciência normal se deve então ao fat ato de que os problemas escolhidos por esses praticantes para se concentrar necessitam apenas de engenho para resolver,não se trata de explicar fenômenos observados criando novas teorias,estabelecendo novas leis(o que levaria mais tempo e notadamente exigiria não engenhosidade mas intuição,dedução entre outros).

Adesões de um nível superior de um cientista:compreender o mundo ampliando a precisão e o alcance da ordem imposta,averiguar minuciosamente empiricamente algum aspecto da natureza e aparente a desordem devem levar o cientista refinar suas técnicas ou articular a teoria. Os compromissos(conceituais,teóricos,metodológicos e instrumentais) são os que proporcionam regras que revelam a natureza do mundo e de sua ciência,o que o permite se concentrar nos problemas definidos pela própria regra e o conhecimento já existente.

A ciência é uma atividade determinada por regras mas não inteiramente. paradigmas,pressupostos e pontos de vista compartilhados são a fonte da coerência da ciência normal,não as regras. Segundo Khun “As regras derivam de paradigmas,mas os paradigmas podem diriglr a pesquisa mesmo na ausência das regras”.

Cinética quimica

0

EXPERIMENTO g -CINÉTICA QUIMíCA Resumo Ao estudar termodinâmica , levamos em conta apenas o estado inicial e final de um

Read More

Atps técnicas de negociação

0

Etapa NO 1 – Aula-tema: Uma reflexão sobre a abordagem Sistêmica na Negociação. Diferentes conceitos de negociação Falar a respeito

Read More