Resumo e critica do livro geração y uma nova versão de líderes

Categories: Trabalhos

0

OLIVEIRA Sidnei. Geração Y Uma nova versão de líderes. São Paulo: Integrare Editora, 2010 1 . CREDENCIAIS DO AUTOR Consultor, Autor e Palestrante, expert em Conflitos de Gerações, Geração Y e Z, desenvolvimento de Jovens Talentos e Redes Sociais. Formado em Marketing e Administração de Empresas, autor de vários livros sobre Liderança e Administração. Diretor Geral e Fundador dos Sltes Achei!! e Zeek! Até a venda da empresa para a StarMedia Networks, o primeiro negócio envolvendo a transferência de controle de capital em empresa de Swipe to r. page internet realizado na rs da Kantu Educação E uti de preservação ambi tal, co Consultoria e membr Cartões de Crédito e d ente sócio-fundador do Instituto Atlantis o da Empreenda istração da Creditem presariais. 2. GERAÇÃO Y UMA NOVA VERSÃO DE LíDERES Sidnei Oliveira, em Geração Y- Uma Nova Versão de Líderes traz uma nova concepção dos líderes do século XXI, cada vez mais jovens, e tomando espaços ainda maiores nas empresas.

Entender as alterações e o impacto que elas produzem nas próximas gerações é tarefa imprescindível para análise e compreensão da Geração Y. No livro, o autor traça o delineamento das gerações, considerando as características que as formaram e que ainda interfe interferem no futuro da nossa sociedade. A Geração Belle Époque (nascidos entre 1920 e 1940) também conhecida como “geração tradicional” cresceu vendo o mundo mergulhado em uma grande depressão económica, em que havia poucas alternativas para o desenvolvimento dos jovens.

A Segunda Guerra Mundial afetou de forma significativa toda sociedade. Crises, catástrofes, guerras e destruição, associadas à separação das famílias provocadas pelas perdas na guerra u pelas imigrações em busca de trabalho, desenvolveram fortes valores de compaixão e solidariedade nos jovens. Reconstruir a sociedade foi a grande missão desses jovens. Tornaram-se diligentes tanto no trabalho quanto no casamento inaugurando assim os chamados ‘Anos Dourados’ onde a disciplina, a harmonia, respeito e a organização definiam todos os comportamentos na sociedade.

Baby Boomers (nascidos entre 1940 e 1960): a Geração Baby Boomers aprendeu desde muito cedo a respeitar os valores familiares e a disciplina nos estudos e no trabalho. Contudo os omportamentos impostos pelos pais, chefes, e professores criaram uma situação insustentável diante de uma juventude que estava emergindo nesse período pós-guerra. A rigidez e a disclplina foram o principal motivo para o surgimento de jovens rebeldes e contestadores cujo desenvolvimento foi marcado por escolhas que transgrediram todas as regras e toda ordem estabelecida.

Os primeiros movimentos de u transgrediram todas as regras e toda ordem estabelecida. Os primeiros movimentos de uma revolução apareceram na música com o nascimento do rock’n’roll, com as baladas e dança atrevida e Elvis Presley, a música ácida de Bob Dylan, e até os gritos de fãs alucinados pelos Beatles e Rolling Stones. Geração X (nascidos entre 1960 e 1980): havia chegado o tempo das revoluções. Entre os anos 1960 e 1980 a Geração Baby Boomers assumia de vez a vida adulta rebelando-se contra tudo que estava estabelecido naquele momento.

Os assassinatos de diversos líderes políticos importantes, como os irmãos John e Bob Kennedy, associados à controvertida Guerra do Vietnã, ajudaram a sedimentar o sentimento de ceticismo e vulnerabilidade das utoridades. A musica ficou mais barulhenta, as roupas mais coloridas, os cabelos mais compridos, as experiências mais intensas. Tudo acontecia em excesso. O surgimento da afetou de forma significativa os relacionamentos familiares, as conversas entre casais, pais e filhos, deveres escolares e até o horário de ir para cama passaram a ser determinados pela programação da W.

O jovem da Geração X, sempre foi mais cuidadoso em suas escolhas, preferindo não expor suas opiniões, e submetendo- se de forma passiva as regras estabelecidas. O casamento já ão significava uma relação perpetua, e a separação tornou-se um importante instrumento de liberdade de escolha e busca de felicidade. Geraçã separação tornou-se um importante instrumento de liberdade de escolha e busca de felicidade. Geração Y (nascidos entre 1980 a 1999): a mais conectada e bem Informada da historia, sabe usufrulr toda tecnologia para obter relacionamentos mais numerosos e intensos, mesmo que superficiais.

Segundo pesquisas, os jovens dessa geração passam mais de trinta horas semanais conectados á internet. Essa geração aprendeu desde cedo receber feedback de tudo ue fazia sendo incentivada a superar suas próprias realizações e se diferenciar das demais crianças. Por isso a maior expectativa desse jovem é o reconhecimento. Outra característica marcante é o individualismo, facilmente confundido com arrogância e egoísmo. Com o pretexto de proporcionar condlçbes melhores que as vividas na própria infância, a Geração X optou por uma quantidade menor de filhos e a buscar constantemente condições financeiras mais favoráveis.

Foi assim que grande parte dos jovens da geração Y teve a sua disposição quartos individuais om muitas regalias tecnológicas tais como a n. 1, videogames, telefone, e mais recentemente computador e internet. A partir disso, os jovens Y desenvolveram necessidade de compartilhar parte de suas vidas por meio das redes sociais. Esses jovens estão chegando agora a idade adulta e ao mercado de trabalho, portanto começam a interferir de maneira mais direta nos destinos da sociedade.

As grandes expectativas dos pai interferir de maneira mais direta nos destinos da sociedade. As grandes expectativas dos pais em ver os resultados de todo investimento em seus filhos, a exigência de formação acadêmica elas empresas e a pouca disposição dos gestores em aceitar os comportamentos dos jovens da Geração Y têm provocado uma pressão intensa, refletindo no aumento da rotatividade dos empregos e na redução na formação de líderes. Os jovens da Geração Y necessitam de referenciais baseados em valores e não julgamentos e regras.

Eles estão carentes de orientação, de valores, de afeto real, que só podem ser alcançados por meio do diálogo verdadeiro, da negociação de expectativas de ambas as partes. O maior desafio das empresas e dos líderes é reduzir s expectativas quanto às regras de controle como horários, forma de vestir, forma de desenvolver as atividades e dando a devida importância aos significados de cada escolha feita por eles, os valores que estão nesses significados e aos resultados e conseqüências que essas escolhas proporcionarão no futuro. . Crítica A obra proporciona uma análise das gerações, a fim de esclarecer o comportamento das mesmas, trazendo exemplos que facilitam a compreensão do leitor. Com uma leitura dinâmica e atual das mudanças estabelecidas pela tecnologia, o autor destaca a Geração Y e o desafio

O comportamento organizacional

0

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO CAMPO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL RESPONDENDO À GLOBALIZAÇÃO As organizações não se limitam mais as

Read More

Como funcionam os exploits

0

COMO FUNCIONAM OS EXPLOITS Aléxis Rodrigues de Almeidal Resumo – Este documento descreve o que são e como funcionam os

Read More