Resumo indicativo do capítulo 30 da obra ética, moral e deontologia médicas – petroiannu

Categories: Trabalhos

0

INTRODUÇAO A ciência e o estilo de pensamento e de ação que faz o homem mais útil a sociedade. Ela pode ser divldida em dois aspectos: o trabalho e o conhecimento. E,dentro da ciência,a Medicina é uma área que se destaca no campo científico. No passado os médicos não tinham a pretensão de curar, mas propiciar condições para que o corpo do paciente encontrasse a cura. Entretanto, nos últimos tempos, nos 20 anos mais recentes, houve um avanço da compreensão das estruturas e funções do organismo, facilitand das vezes, por meio técnicos foram se de PUBLICAÇÃO EM ME tra ar s Sv. pe to . E foi, na maioria e os avanços O crescimento do número de estudos científicos pode ser quantificado pelas publicações em periódicos médicos- científicos, tomando como base Index Medicus. AtuaImente, são publicados cerca de 5000 títulos de artigo a cada mês, levando em consideração que muitos são recusado. O Brasil, porém, possui “poucas” publicações que são aceitas nas melhores revistas. Deve-se, portanto, salientar que os médicos estão sendo induzidos a publicar.

O MÉDICO E A SOCIEDADE Apesar do volume das publicações ter aumentado muito nos últimos anos, apenas uma parcela muito pequena merece estaque, pois mais de dos artigos são repetições de trabalhos anteriores. O número de médicos, cada vez mais altos, induz a uma competitividade e um aumento das publicaçõse. Nas profissional terá de sobressair pelo valor e pela contribuição que presta ao seu meio. O MEDICO EA PESQUISA.

O médico para tornar-se pesquisador deve sempre ter como aliado a tecnologia, tendo em vista que isso não é o bastante e por isso tem de seguir as seguintes etapas: primeiro deve seguir o próprio interesse, escolhendo uma área cientifica e um auxiliador capaz, sempre pesar por escolha de temas onde xista benefícios, ficar atualizado sobre o tema, aprender com a leitura na área medica, sempre ficar a par de todas as etapas da pesquisa e manter sempre o trabalho médico pois a cura paciente do paciente é o seu dever maior.

O MÉDICO E o AVANÇO CIENTÍFICO. O avanço científico traz melhorias no equipamento e nos meios de pesquisa, no entanto isso não deve influenciar os médicos que querem ingressar nesta área. Tendo em vista que os trabalhos cientificas não devem ser taxados como bons ou ruins por causa do método utilizado e sim pelas melhorias alcançadas pelo resultado de seu projeto. A variedade de especlalidades e o crescente aprofundamento do conhecimento em uma determinada área são causados por um avanço rápido das informações.

No entanto um Médico generalista estudioso e dedicado é capaz de solucionar corretamente a maior parte dos problemas médicos. A PESQUISA NAS FACULDADES A iniciação cientifica deve começar nas faculdades, por meio da elaboração de trabalhos, bem como a capacidade de ler, avaliar e criticar publicações médlcas. Sem falar que a faculdade não deve preparar somente médicos, mas também a preparação de alunos pesquisadores capazes de desenvolver trabalhos científicos em ua profissão.

A importância da A importância da atividade cientifica é obseNada pelo numero crescente de prêmios oferecidos por entidades publicas e privadas aos melhores trabalhos realizados por estudantes. O alto valor conferido as publicações cientlficas em prova de currículo também espelha de forma correta essa realidade, lembrando que, para aqueles que tiverem aptidões acadêmicas, o caminho é a pós-graduação.

A PESQUISA EM MEDICINA NO BRASIL Setor Científico percebe-se que no Brasil produzem-se muitas publicações científicas em vário meios de comunicação, grande partes destas ublicações, além de sofrerem preconceito para serem aceitas no exterior, são de baixa relevância e qualidade no meio científico internacional. Em parte este problema esta relacionado com a desvalorização nacional e estrangeira da nossa atividade científica, em especial a nacional, já que a própria atividade brasileira não contribui para mudança deste panorama.

Outro fator decisivo é a viabilidade da vertente científica para os profissionals, uma vez que as pesquisas mais avançadas encontram muita dificuldade para serem conduzidas no Brasil, pois não recebe os investimentos ecessários para criar a infraestrutura adequada e necessária ao seu desenvolvimento. Novos pesquisadores também enfrentam grandes dificuldades, pois os patrocinadores e subsidiários requerem experiência prévia e também se veem em um conflito de horários disponíveis para a pesquisa, já que precisam da atividade clínica para além de outros fatores , realizar-se profissionalmente.

Para vencer estes obstáculos muitos profissionais buscam o PAGF3rl(FS realizar-se profissionalmente. Para vencer estes obstáculos muitos profissionais buscam o trabalho em equipe, aliando-se a outros profissionais para onceber suas pesquisas e investigações. Setor de Ensino Os hospitais universitários deveriam ter em sua grade de profissionais, professores-pesquisadores para viabilizar uma medicina de alto nível, no entanto o que se observa é a ausência destes, uma vez que, os investimentos são direcionados sumariamente para os profissionais realizarem o serviço assistencial.

Apesar de todo este panorama, existem profissionais com aptidões e habilidades naturais para o ensino, que enfrentam essa triste realidade , realizando uma pesquisa e assistência competente, seguindo padrões éticos corretos. Graças a esses profissionais a Medicina no Brasil continua merecendo respeito até em nível internacional. Setor Político Mais um problema enfrentado pelos médicos pesquisadores se apresenta no setor político na disputa entre os ministérios, principalmente o da Educação, da Ciência e Tecnologia e o da Saúde.

O investimento em ciência no país é um dos menores do mundo. Essa escassez de subsídio se dá devido ao Poder Legislativo, em todos os seus níveis, que é constituído de pessoas de baixa qualificação científica. A “política” no Brasil, infelizmente, ainda preserva o caráter da ntiga república de que é mais barato importar de parses mais desenvolvidos do que buscar a criação. O resultado desse modo de política é a perda de grandes nomes da medicina e da Ciência Brasileira para institutos de outros países.

Setor Judiciário Muitos pesquisadores são onerados or seus gastos com as pesquisas, pois os Muitos pesquisadores são onerados por seus gastos com as pesquisas, pois os órgãos públicos avaliam e fiscalizam rigorosamente as despesas do investimento, de modo que qualquer acréscimo é “corrigido” com cobrança ao profissional. Esses órgãos devem ter uma política mais flexível, pois as esquisas geralmente necessitam de pequenas modificações no seu cronograma ou no projeto de acordo com o andamento da pesquisa.

O MÉDICO NÃO-PESQUISADOR O médico que considera-se não pesquisador muitas vezes não sabe que o seu trabalho já faz parte de uma ciencia. E isso muitas vezes é ruim, pois existe casos em que o medico soluciona casos clinicos por meios não convencionais e deixa de passar ste procedimento (conhecimento adiquirido) para que seja utilizado em outras areas de pesquisa. CONSIDERAÇOES FINAIS A formação do medico pesquisador deve ocorrer dentro dos padrões éticos rigorosos, utlizando metodos corretos e atuais.

Com a evolução na área de pesquisa existe tambem a evolução do profissional pesquisador e com isso deve-se ter cuidado, pois as pessoas podem torna-se “o dono da verdade”. Isso tornará a ser o seu maior defeito, colocando-o como um médico medíocre, mesmo sendo pesquisador. As pesquisas podem trazer retorno financeiro e prestigio perante a sociedade, no entanto o maior objetivo é vencer o desafio imposto por problemas durante a pesquisa e sentir-se util ? sociedade. REFERENCIAS PETROIANN, Andy. A pesquisa em medicina. In: PETROIANN, Andy et al. Ética, Moral e Deontologia Médica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000. p. 174-178

Interconexão de sistemas abertos

0

Trabalho de OSI O QUE É INFORMAÇÃO? Recurso efetivo e indispensável para as organizações, principalmente quando planejada e disponibilizada de

Read More

Contabilidade

0

1. A Importância da Contabilidade na Indústria Contabilidade na atualidade; A contabilidade é uma ferramenta competitiva no mundo contemporâneo em

Read More