Resumo – o povo brasileiro

Categories: Trabalhos

0

NOME DA FACULDADE CURSO MATÉRIA ar 2 Swipe to page RESUMO DO LIVRO: O povo BRASILEIRO a terras sem males.. Porem os índios passaram a ser, depois do pau-brasil, a principal mercadoria de exportação. Enquanto índios expressavam suas obras em um traçar de redes e cestos, para os recém-chegados a vida era uma tarefa, uma sofrida obrigação que girava em torno do lucro. Os desejos do invasor eram multiplicar-se nos ventres das índias para assim poderem aumentar braços e pernas para o serviço de exploração.

Assim iam se aproximando em nome de Deus e da lei. Com os europeus chegaram armas, espelhos e miçangas, fazendo com que os índios enlouquecessem e lutassem contra outras tribos e até mesmo contra seu próprio povo por amor a essas preciosidades. Frente à invasão européia, os índios tentaram o máximo manter suas raízes, porém ao se desiludir com os invasores começaram os conflitos de vida ou morte, cada tribo lutava por si, desajudada pelas demais, eram vencidas pelos uropeus superiormente organizados e muito bem armados.

No texto em questão outro conflito relevante era a religião, apesar de cumprir “a ferro e a fogo”, se preciso as ordens da igreja, os europeus acreditavam que os índios não eram dignos de salvação. Após a tentativa de catequizá-los, abriu-se lugar aos homens práticos, que consolidariam as bases do império maior. REFERêNCIA RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Crack

0

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente IGUALDADE TEMATICA: DROGADIÇAO

Read More

Atracção e agressão

0

Atração e Agressão I Psicologia A I Hugo Lapa, Mário Oliveira e Miguel Antunes 1 IOD 03-05-2012 | AGRUPAMENTO DE

Read More