Resumo – o povo brasileiro

Categories: Trabalhos

0

NOME DA FACULDADE CURSO MATÉRIA ar 2 Swipe to page RESUMO DO LIVRO: O povo BRASILEIRO a terras sem males.. Porem os índios passaram a ser, depois do pau-brasil, a principal mercadoria de exportação. Enquanto índios expressavam suas obras em um traçar de redes e cestos, para os recém-chegados a vida era uma tarefa, uma sofrida obrigação que girava em torno do lucro. Os desejos do invasor eram multiplicar-se nos ventres das índias para assim poderem aumentar braços e pernas para o serviço de exploração.

Assim iam se aproximando em nome de Deus e da lei. Com os europeus chegaram armas, espelhos e miçangas, fazendo com que os índios enlouquecessem e lutassem contra outras tribos e até mesmo contra seu próprio povo por amor a essas preciosidades. Frente à invasão européia, os índios tentaram o máximo manter suas raízes, porém ao se desiludir com os invasores começaram os conflitos de vida ou morte, cada tribo lutava por si, desajudada pelas demais, eram vencidas pelos uropeus superiormente organizados e muito bem armados.

No texto em questão outro conflito relevante era a religião, apesar de cumprir “a ferro e a fogo”, se preciso as ordens da igreja, os europeus acreditavam que os índios não eram dignos de salvação. Após a tentativa de catequizá-los, abriu-se lugar aos homens práticos, que consolidariam as bases do império maior. REFERêNCIA RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

A manutenção da sustentabilidade

0

A MANUTENÇAO DA SUSTENTABILIDADE GOING GREEN Marcos André Duque RESUMO Em meio à crise internacional que assolou no último ano

Read More

Estudo do caso

0

“Chiquinho de Piripiri – Modas Star’ INTRODUÇÃO: Piripiri é a quarta maior cidade do Estado de Piauí, com sua base

Read More