Revisão

Categories: Trabalhos

0

UFRN – Centro de Ensino Superior do Seridó — CERES Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas – DCEA Graduação em Ciências Contábeis Teoria Geral da Administração Revisão Unidade 1 1- Quais as contribuições dessas teorias? Justifique sua resposta Teoria da administração científica- maior eficiência nos processos produtivos; não implicou em maior carga horária e piores condições de trabalho; contribuiu para evolução das comunidades onde a para a estruturação Teoria do desenvolvi das pessoas que trab de identificação das ar 3 Sv. ipe to contribuição direta a administração. lhor conhecimento livo processo ; conhecimento sobre os possíveis efeitos das mudanças sobre as pessoas; consolidação da função de agente de mudanças; melhoria da qualidade do relacionamento entre as pessoas que trabalham nas empresas. Uma grande contribuição da DO foi a ênfase no desenvolvimento de habilidades no indivíduo que estão relacionadas ao seu comportamento. Uma vez que a DO procura implementar mudanças em toda a organização, é importante que o indivíduo seja preparado para assimilar e interagir de modo positivo com o novo cenário.

Dessa forma, a educação emocional (representado pelo aumento do quociente emocional) e aumento da sensibilidade são Swlpe to vlew next page são vistos como habilidades importantes no indivíduo. Teoria de sistemas- maior facilidade no estabelecimento dos objetivos das empresas; análise estruturada das empresas de cada uma de suas partes e do ambiente empresarial. Além desses itens objetivos, pode-se dizer que atualmente alguns administradores estão voltando sua atenção para as pessoas que trabalham na empresa, buscando o máximo de eficiência e prosperidade, para patrões e colaboradores. Quais os instrumentos administrativos resultantes dessas teorias? Teoria da administração científica – Estudo dos tempos e dos movimentos; Supervisão funcional; Padronização de ferramentas e instrumentos; planejamento de tarefas e cargos; Especialização do trabalho; Incentivos salariais; Conceito de “‘homo economicus” ( Taylor acreditava que o empregador e o empregado tinham o mesmo interesse: prosperidade; e deveriam tê-la ao máximo. Teoria do desenvolvimento organizacional – diagnóstico organizacional, técnicas de intervenção; equipes multidisciplinares e cultura organizacional.

Teoria de sistemas- estruturação de sistemas; sistema de informações gerenciais e tecnologia da informação. 3- Quais as principais críticas recebidas por essas teorias? Teoria da administração científica – Abordagem simplificada da organização formal, ausência de trabalhos experimentais, extremo racionalismo na concepção de administração, abordagem incompleta da organização, abordagem da teoria d PAGFarl(F3 racionalismo na concepção de administração, abordagem incompleta da organização, abordagem da teoria da máquina e abordagem de sistema fechado.

Teona do desenvolvimento organizacional- O poder da estão frustra e aliena o empregado, a divisão do trabalho e fragmentação de funções impedem o compromisso emocional do empregado, a autoridade única ou unidade de comando restringe a comunicação do empregado, afetando negativamente o comprometimento deste para com a organização e as funções permanentes, uma vez designadas, tornam-se fixas e imutáveis.

Teoria de sistemas- A critica mais severa sobre a Teoria de Sistemas refere-se a excessiva cientificidade no tratamento dos problemas organizacionais. O sistema administrativo possui características próprias, as relações que ocorrem no ambiente mpresarial e na natureza, devem ser colocadas dentro de limites claros. O paralelismo acentuado pode levar a falsa ideia de que a empresa funciona tão previsivelmente quanto um sistema biológico.

Outro aspecto apontado como crítica é a ênfase desproporcional no ambiente. Embora a vitalidade e sucesso da empresa estejam relacionado ao meio ambiente, à ênfase nas condições empresariais externas não deve ser exagerada. O ambiente interno da empresa não deve ser constantemente alterado em função das variações ambientais externas, que não tiveram impacto ainda avaliado. PAGF3ÜF3

Managing in a global context

0

Starting from 1980s the increasing growth of commercial relationships between firms from different countries has lead to the rise of

Read More

Trabalho de psicologia

0

Subjetividade como objeto da psicologia Ministério da Educação Instituto Federal de Goiás Campus Goiânia Departamento de Áreas Acadêmicas 1 Plano

Read More