Rogerroger

Categories: Trabalhos

0

SEPARAÇAO DE MISTURAS EXPERIMENTO I 1 – Objetivos Estudar separação de misturas. Identificar as fases das substâncias. Verificar possíveis mudanças de fase durante o processo. Verificar a solubilidade das substâncias Utilizar diferentes métodos para separação de substâncias. 2 — Materiais utilizados em laboratório tripé; Tela de amianto; Bico de bunsen; 03 Béqueres de 10 01 Béquer de 50 ml 01 Funil; Garras; Suporte universal; OF4 p 01 Bastão de vidro (baqueta); 02 folhas de papel filtro; Imã; Luvas; Gel O. – Substâncias e reagentes Areia lavada— 10 g Limalha de ferro- 10 g Cloreto de sódio (Na Cl) 05 g Dicromato de potássio (K2 Cr2 07) 07 g Água destilada (H2 0) 30 ml água no béquer de 50 ml e aquecido ao lado do béquer com a mistura, enquanto isso foi preparado o filtro de papel sobre o funil. Colocou-se a mistura do béquer no funil com a ajuda do papel toalha para as misturas serem filtradas, mas com a dificuldade em segurar o béquer, houve demora na colocação da mistura no filtro e parte da mistura precipitou na parte tubular do funil.

Em eguida foi passado os 10 ml de água quente do outro béquer sobre o resíduo sólido que ficou no papel de filtro. 6 — Resíduo Ficou retido no papel do filtro as substâncias insolúveis (areia e limalha de ferro), passando assim pelo filtro a mistura líquida com substâncias solúveis. Após a secagem, notou-se que os resíduos sólidos apresentavam duas fases, foram espalhados sobre o papel toalha e iniciado o processo de separação magnética (utilizando um imã), fazendo assim a separação das substâncias sólidas areia e limalha de erro. 7 — Filtrado Foi aquecido novamente o filtrado do béquer.

A intenção era fazer com que a mistura reaquecida dissolvesse o precipitado na parte cilíndrica do funil fazendo com que o mesmo dissolvesse fazendo-o descer naturalmente, o que não ocorreu, pois a água em contato com a mistura precipitada no funil perdeu caloria e não conseguiu penetra até o final do funil dissolvendo somente a parte superior do precipitado, assim foi usada a baqueta e um tubo de caneta para retirar o precipitado que ficou fixado na parte cilíndrica do f aqueta e um tubo de caneta para retirar o precipitado que ficou fixado na parte cilíndrica do funil.

Após isso, o béquer foi resfriado em um banho de gelo, diminuindo assim a solubilidade do dicromato de potássio (K2 Cr2 07) e fazendo com que surgisse duas fases no filtrado. Desse modo, com a precipitação da mistura, foi realizada nova filtragem foi efetuada nova filtração e separado o resíduo sólido da mistura. Com a demora para fazer esta parte do experimento nao foi feito o último passo, que deveria ser o aquecimento do béquer para forçar a evaporação a água e assim, a separação do Cloreto de sódio (Na Cl). — Conclusão Dependendo do tipo de mistura, é possível escolher um método adequado para separação de seus componentes Individuais. Durante a execução do experimento, foi essencial o conhecimento da solubilidade dos elementos para o êxito na separação das substâncias e verificado quanto é importante a influência da temperatura na solubilidade.

SOLUBILIDADE NA ÁGUA Na Cl 36 g/m140 g/ml Q Cr2 07 5 g/ml 100 g/ml Durante o procedimento foi usado 30 ml de água (H2 0), uficiente para dissolver em seu volume até 12 g de cloreto de sódio (Na Cl), sem supersaturação a 1000 C ou 10,8 ga 00 C e até 30 g de dicromato de sódio (K2Cr207), sem supersaturação a 100a C e com supersaturação a 00 C, restando apenas no solvente 1,5 g do soluto citado.

RELATORIO FINAL Durante o desenvolvimento, apesar de erros no 3 Durante o desenvolvimento, apesar de erros no procedimento na primeira filtração, o resíduo que ficou retido no papel do filtro foi areia e limalha de ferro, que através da separação magnética oram as primeiras substâncias isoladas da mistura.

Em seguida, através da dissolução fracionada, onde a diferença de solubilidade dos componentes no solvente foi capaz de dissolver apenas uma das substâncias, depois de diminuirmos a temperatura e perceber a formação de duas fases distintas, foi efetuada uma nova filtração e assim, o resíduo que ficou retido no papel do filtro foi a maior parte do dicromato de potássio. Sobrando no béquer final as substâncias Égua (H20), o cloreto de sódio (Na Cl) e uma cerca de 1,5g de dicromato de potássio (K2CQ07).

Foi perceptível a influência e a importância na solubilidade dos elementos, a temperatura e proporção de volume soluto e solvente. O experimento: separação de misturas, que tem por finalidade estudar métodos utilizando a filtração, separação magnética e dissolução fracionada, usando processos que não alteram a natureza química das substâncias e de sua constituição (átomos, moléculas ou [ons), foi bem sucedida, demonstrando assim, que com o devido conhecimento e o procedimento correto podemos escolher o método adequado para separar componentes de uma mistura. 4DF4

Telefonia móvel

0

A primeira geração de telefonia móvel (notado IG) possuía um funcionamento analógico e era constituída por aparelhos relativamente volumosos. Tratava-se

Read More

Caso cbc

0

Neste trabalho será feita uma análise do sistema de planejamento da Companhia Brasileira de Confecções (CBC), mpresa cujo negócio é

Read More