Romantismo no brasil

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Romantismo no Brasil 1 ‘ geração — Presentation Transcript * 1. Romantismo no Brasil Primeira Geração: Literatura e Nacionalidade Julia Souza Roberta Carvalho Stephanie Mattos * 2. Canção do Exilio (1843) Gonçalves Dias Minha Terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeia como lá. Nosso céu tem mais estrelas Nossas várzeas tem mais flores Nossos bosques tem mais vida Nossa vida mais amores Em cismar sozinho, a noite Mais prazer encontro lá; Minha terra tem palmeiras, Onde canta o sabiá.

Minha terra tem primores, Que tais não encontro eu cá; Em cismar – sozinho, ? oite — Mais prazer encontro eu lá; Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabiá. Não permita Deus que eu morra Sem que eu volte para lá; Sem qu por cá; Sem qu’inda a Brasil acolhedor ufan autores passam a ca * 3. COMO CONST Início do século XIX PACE 1 OF21 to nextggge ue não encontro canta o sabiá, Um tão naconalista, os ARIA DE UM PAÍS? * 4. Um pouco de História… Em 1808, por conta da Revolução de Porto, a monarquia portuguesa foge para o Brasil.

Com a corte no Rio de Janeiro, o rei implementou melhorias na cidade: Portos do pais foram abertos. Escolas foram constru(das. Se criou a primeira imprensa oficial do país, Imprensa Régia. D. João VI, trouxe para o Brasll um grupo de artistas franceses que ensinaram os brasileiros a desenhar e pintar. * 5. Como os viajantes estrangeiros influenciaram a escolh Swipe to nex: page escolha dos símbolos literários da nossa identidade cultural? * 5. Simbolos da nação Várias missões estrangeiras compostas pro cientistas e artistas vieram ao Brasil para coletar espécimes, fazer desenhos, enfim, registrar o novo reino.

Auguste de Sant Hilaire, veio na Missão Artística Francesa (1816) e Carl Friedrich on Martius veio na Missão Artística Austríaca (1817). Eles identificaram o índio e a natureza como símbolos da identidade brasileira e também trouxeram ideias nacionalistas da Europa. * 7. Qual a relação entre a independência política e o Romantismo brasileiro? * 8. Criando a nação Com a Proclamação da Independência em 1822, os intelectuais brasileiros puderam criar a imagem de uma nova nação, separada de Portugal.

Os estrangeiros escolheram os símbolos nacionais e descreveram os costumes dos nativos e catalogaram a fauna e a flora. A missão dos próximos textos, eria de apresentar ao mundo a nova face do Brasil. Os textos divulgavam os índios e a natureza exuberante. * g. Poesia Indianista Segundo Gonçalves de Magalhães: ” Cada povo tem sua literatura própria, como cada homem seu caráter particular, cada árvore seu fruto especifio. ” Os poetas queriam divulgar uma identidade nacional da literatura, que ao mesmo tempo mostrasse o amor a pátria e pudesse se Ilvrar das influências Portuguesas. k 10. Nativistas ou Indianistas Textos escritos para mostrar a beleza da natureza e a imagem dos Índios, definindo a identidade brasileira. Poetas e romancistas escreviam esses tipos de texto também são chamados assim. José de Alencar (romancista) e Gonçalves Dias (poeta) fo PAGF texto também são chamados assim. José de Alencar (romancista) e Gonçalves Dias (poeta) foram importantes autores românticos indianistas. Iracema de José de Alencar é uma obra famosa representante dos nativistas. * 11. Bom Selvagem” Rousseau, famoso filosófo do século XVIII acreditava que todas as pessoas eram iguais e boas quando nascem, e o tempo iria diferenciá-las uma das outras, tornando- as melhores ou piores. A partir de sua tese, os indianistas viarm na imagem do índio a capacidade de demonstrar o esp[rito do homem livre e incorruptível, uma imagem idealizada dos índios. Na Europa, essa imagem foi passada através do cavaleiro medieval. 12. Iniciando o Romantismo… Alguns escritores que moravam em Paris, o Grupo de Paris, resolveu criar uma revista que trataria dos interesses nacionais.

Gonçalves de Magalhães e Araújo Porto Alegre. Criaram em 1836 a revista: A Nitheroy , Revista Brasiliense de Ciências, Letras e Artes . Gonçalves de Magalhães foi o fundador do Romantismo no Brasil com a publicação de Suspiros poéticos e saudades , em 1836. Esse livro traz poemas que mostram a crença do progresso da humanidade. * 13. Como se caracterizou a produção literária da primeira geração romântica? * 14. Projeto Literário do Romantismo Afirmação da identidade brasileira Resgate do índio e da natureza exuberante como símbolos da nação * IS.

Os Agentes do Discurso O contexto de produção da primeira geração foi influênciado pela propaganda nacionalista que tomou conta do país: 1) Com os textos dos participantes das missões estrangeiras 2) Com a concretização da independência politica PAGF 91 extos dos participantes das missões estrangeiras 2) Com a concretização da independência politica * 16. Contexto de Circulação A fundação da imprensa Régia facilitou o processo da impressão dos jornais e revistas. Ela abriu portas para mais publicações. Além da Nitheroy, mais duas revistas foram utilizadas para fazer a divulgação dos textos dos primeiros românticos.

A Minerva Brasiliense(1843-1 845) e Guanabara(184g-1856) * 17. Linguagem do Romantismo Versos indianistas não seguiam a liberdade formal do Romantismo. Eles tinham métria e rimas. Os autores davam rimas aos poemas de uma forma que icassem semelhantes aos sons dos tambores, para aproximar os Ieltores das culturas indígenas. poetas tambem usavam como ferramenta a caracterização da natureza brasileira, fazendo a mesma o cenário do poema. Era usada essa imagem para expressar os sentimentos dos índios. * 18. Características do Romantismo Nacionalismo, ufanismo Exaltação à natureza Índio como grande heroi Sentimentalismo * 19.

I-Juca Pirama Gonçalves Dias No meio das ta bas de amenos ver do res, Cercadas de tron cos — cobertos de flo res, Alteiam-se os te tos d’altiva na ção ; São muitos seus fi lhos, os ânimos for tes, Temíveis na gue rra, que em densas coor tes Assombram das ma tas a imensa exten são . São rudos, se ve ros, sedentos de gló ria, Já prélios in ci tam, já cantam vi tó ria, Já meigos a ten dem à voz do can tor : São todos im bi ras, guerreiros va len tes! Seu nome lá voa na boca das gen tes, Condão de pro gios, de glória e te rror ! (… No centro da ta ba se estende um te rreir o, Onde ora se a du na o 91 glória e te rror ! (… ) No centro da ta ba se estende um te rreir o, Onde ora se a du na o concilio gu erreir o Da tribo sen ho ra, as tribos ser vis : Os velhos sen ta dos praticam d’Ou tro ra, E os moços inqui e tos, que a festa ena mo ra, Derramam-se em tor no dum índio infe liz . Estrofes compostas de 6 versos de 11 sílabas métricas As pausas no interior dos versos, indicam sua divisão rítmica- quebram em duas unidades. Por meio dessa estrutura, o autor consegue construir a imagem da cerimônia realizada pelos índios. 20. Como se caracterizou a poesia indianista de Gonçalves Dias? * 21 . Gonçalves Dias os índios, a pátria e o amor 22. Quem foi ele? Grande nome da prmeira geração romântica brasileira. Origem mestiça: filho de comerciante português e uma cafuza. Foi para Portugal: fez Direito em Coimbra. Descobriu textos românticos de Almeida Garrett e Alexandre Herculano, que o influenciaram. * 23. Obras Principais Primeiros Cantos (1846) Leonor de Mendonça (1847) – peça de teatro Segundos Cantos (1848) As Sextilhas do Frei Antão (1848) Últimos Cantos (1851) * 24.

Os temas abordados Natureza Pátria Religião Em suas obras pode-se encontrar: O casamento (expressão dos sentimentos) A idealização A religião e a natureza mostram o entusiasmo da conexão entre o poeta e o romantismo. * 25. O Bravo Índio Brasileiro Suas obras sobres os índios são as de maior sucesso. Construía a imagem do índio como um nobre heroi. Suas obras eram feitas com ritmo, como uma musica. População brasileira gostou das obras e memorizavam as canções, contribuindo para a divul s 1 População brasileira gostou das obras e memorizavam as canções, contribuindo para a divulgação dos versos românticos nacionais. 6. Obras com os Indios Os Timbiras Canto do Piaga Deprecação I-Juca Pirama 27. O Canto do Guerreiro I Aqui na floresta Dos ventos batida, Façanhas de bravos Não geram escravos, Que estimem a vida Sem guerra e lidar. – Ouvi-me, Guerreiros. – Ouvi meu cantar. II Valente na guerra Quem há, como eu sou? Quem vibra o tacape Com mais valentia? Quem golpes daria Fatais, como eu dou? – Guerreiros, ouvi-me; – Quem há, como eu sou? O índio é o eu – lírico e guerreiro. Na pergunta, podemos ver outra subentendida: – quem há como os brasilelros, descendentes de seres tão nobres.

Vemos a imagem de nacionalidade definida pelos símbolos pátrios: – cenário: selva -eu lírico : relata guerra e caçada (atividades típicas) * 28. Poemas Líricos O lirismo aborda os principais temas omânticos: 1) os encantos da mulher amada 2) a natureza e os sentimentos mais arrebatados, como: sofrimento da vida solidão morte * 29. O Amor Romântico Versos que associam os temas do amor e da morte- o olhar dos grandes autore europeus. Um dos mais conhecidos poemas líricos: “Se se morre de amor”, ilustra a visão do amor recorrente em suas obras.

No poema, o amor romântico é definido como algo que leva o indivíduo a agir de modo deslumbrado, ao mesmo tempo que lhe permite a compreensão de todas as coisas. O apaixonado vive em agitação por conta do amor. Pg. 246 (livro) * 30. A Natureza Transfigurada No lirismo há outra descrição da filiação romântica do poeta: o gosto por temas como: soli Transfigurada No lirismo há outra descrição da filiação romântica do poeta: o gosto por temas como: solidão sofrimento amoroso A natureza surge nesses poemas para acolher o sujeito que sofre e muitas vezes concretiza o estado do espínto. oema exemplar: “Leito de Folhas Verdes” 31 . Leito de Folhas Verdes por que tardas, Jatir, que tanto a custo À voz do meu amor moves teus passos? Da noite a viração, movendo as folhas, Já nos cimos do bosque rumoreja. Eu sob copa da mangueira altiva Nosso leito gentil cobri zelosa Com mimoso tapiz de folhas brandas, Onde o frouxo luar brinca entre flores. Do tamarindo a flor abriu-se, há pouco, Já solta o bogari mais doce aroma! Como prece de amor, como estas preces, No sllêncio da noite o bosque exala.

A flor que desabrocha ao romper d’alva Um só giro do sol, não mais, vegeta: Eu sou aquela flor que espero ainda Doce raio do sol que me dê vida. Sejam vales ou montes, lago ou terra, Onde quer que tu vás, ou dia ou noite, Vai seguindo após ti meu pensamento; Outro amor nunca tive: és meu, sou tua! Meus olhos outros olhos nunca viram, Não sentiram meus lábios outros lábios, Nem outras mãos, latir, que não as tuas A arazóia na cinta me apertaram. Não me escutas, Jatir! nem tardo acodes À voz do meu amor, que em vão te chama! Tupã! lá rompe o sol! do leito inútil A bnsa da manhã sacuda as folhas! k 32. Análise do Poema A força da poesia lírica de Gonçalves é reconhecida através desses versos. Por trás do que pode ser identificado como lugar-comum romântico, ele consegue atingir um enorme grau de preparação poética: – a natureza se transfigura p PAGF 7 transfigura para expressar as emoções do eu – lírico. – o leito de olhas é, ambos, símbolo da esperança e da desilusão. 33. Resumindo Gonçalves Dias Suas obras foram muito importantes no quadro da literatura nacional. Sua poesia indianista consolidou o Índio como símbolo da identidade nacional.

Seus versos líricos dão forma poética à mentalidade romântica que começava a se manifestar no Brasil. Tudo isso contribuiu para tornar mais firmes os primeiros passos da nossa independência literária. 1a Geração do Romantismo Slide 2 Introdução: O Romantismo, no Brasil, foi um período inicialmente de apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo oma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma a visão do mundo centrada no individuo . Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos .

Para os românticos, o mundo real é sempre uma frustração de seus idealismos e sonhos. Daí a rebeldia dos poetas do mal- do -século. Esse desejo de fugir da realidade manifesta-se em atitudes como o desejo de morrer, o culto a solidão, a evasão no espaço e no tempo. O poeta tem maior liberdade formal em busca da musicalidade) as omparações , metáforas e adjetivação são constantes para dar vazão a fantasia, as redondilhas são costumeiras tanto a menor como a maior, a natureza passa a integrar-se a história do ser humano que não é apenas bondade mas também é maldade..

A mulher é sempre idealizada e i história do ser humano que não é apenas bondade mas também é maldade.. A mulher é sempre idealizada e inacessível , virgem , angelical ou até mesmo sensual, o amor em sua grandeza algumas vezes em forma paixão. O romantismo retrata as emoções mais profundas e os sentimentos são expressos através o poeta (autor) que expõe de tal forma a simbolizar o que sente de maneira bela e melancólica muitas vezes. A subjetividade e a emoção do eu ( autor) são marcas do romantismo. Que foi de suma importância para a crescimento da literatura brasileira.

Slide 3 Características: – Liberdade total no plano expressivo, ou seja, a “liberdade de expressão”. – Arte voltada para as camadas populares – Sentimentalismo – Idealização da figura feminina – Índio: representa o nacionalismo e o passado pré-colonial – Exaltação da natureza – Sentimento nacionalista – Religiosidade Saudosismo Slide 4 Entre estas destacam-se: Nacionalismo:Exaltação da Pátria, de forma exagerada, em que somente as qualidades são enaltecidas. Indianismo:o Índio era imaginado a partir do ideal cavalheiresco do romantismo medievalista europeu.

Espírito nobre, seus valores são sobre tudo a honra, a honestidade, a franqueza e a lealdade. Slide 5 Poetas Românticos que se destacaram: Gonçalves Magalhães: Considerado o homem que iniciou o Romantismo no Brasil, Domingos José Gonçalves de Magalhães nasceu em Niterói em 1811 e, após formar-se em medicina, viajou para a Europa, onde tomou contato com as idéias românticas. Em 1 836, juntamente com Araújo Porto Alegre, Torres Homem e Pereira da Silva, fundou, em paris, a “Niterói – Revista Brasiliense”.

Alegre, Torres Homem e Pereira da Silva, fundou, em Paris, a “Niterói – Revista Brasiliense”. Nesse mesmo ano publicou o livro “Suspiros Poéticos e Saudade”, considerado como o marco inicial do Romantismo brasileiro. Em 1837, Gonçalves de Magalhães retornou ao Brasil e em 1847 ingressou na carreira diplomática. Foi exercendo essa função que o escritor faleceu, em Roma, no ano de 1882. Sua poesia, considerada fraca pela critica literária, ultivava os valores fundamentais do Romantismo na sua primeira fase, ou seja, a religião, o patriotismo etc.

Slide 6 Principais Obras: Poesias (1832) Suspiros Poéticos e Saudades (poesia – 1836) Discurso sobre a História da Literatura do Brasil(1836) Antônio José ou O poeta e a Inqulslção (teatro – 1838) Olgiato (teatro – 1839) A confederação dos Tamoios (poesia – 1856) Os mistérios (1857) Fatos do espírito humano (1865) Urânia (1862) Cânticos fúnebres (1864) A arna e o cérebro (1876) Comentários e pensamentos (1880). Slide 7 Gonçalves Dias: O poeta Antônio Gonçalves Dias, que se rgulhava de ter no sangue as três raças formadoras do povo brasileiro (branca, indígena e negra), nasceu no Maranhão em 10 de agosto de 1823.

Em 1840 foi para Portugal cursar Direito na Faculdade de Coimbra. Ali, entrou em contato com os principais escritores da primeira fase do Romantismo português. Em 1843, inspirado na saudade da pátria, escreveu “Canção do Exílio”. No ano seguinte graduou-se bacharel em Direito. De volta ao Brasil, iniciou uma fase de intensa produção literária. Em 1849, junto com Araújo Porto Alegre e Joaquim Manuel de Macedo, fundou a revista “Guanabara”. Em 18

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