Rota dos açores

Categories: Trabalhos

0

Introdução Este projeto fundamenta-se em criar uma rota pelas ilhas Faial, São Jorge e a Ilha do Pico, designada por “O Triângulo” que se Situam na Região Autónoma dos Açores sendo um território autónomo da República Portuguesa. A escolha deste local deve-se a ocorrência de turistas ao longo do ano, pelo seu interesse cultural e paisagístico com o objetivo dos visitantes conhecerem e desfrutar do que melhor as ilhas tem para oferecer. O Triângulo inicia-se com parcerias com a “Atlânticoline” que recomendará as frotas para realizar-se a viagem.

De seguida irão isitar os pontos paisagísticos e culturais e fruindo de atividades Swipe to page desportivas, naturais, Desenvolvmento I Parte- Apresentaçã or7 to view nut*ge 1 . Justificação Temática A justificação do tema que foi escolhida baseia-se pela riqueza natural, paisagística e pela beleza da Ilha Faial, Ilha São Jorge e Ilha do Pico. A variedade de recursos de atividades, paisagens e patrimónios é uma procura das pessoas que gostam destas atrações naturais que as ilhas tem para oferecer, o que me levou a realização do meu projeto.

Os Açores mals propriamente s ilhas que foram escolhidas para a realização, são cada vez mais um ponto turístico de todo o mundo e que o meu projeto favoreça este facto. Particularmente, p pretendo fazer umas atividades diferente e que o objetivo seja que os meus turistas participem com entusiamo nas minhas atividades propostas e conhecerem outros meios para satisfazerem as suas necessidades. 2. Fundamentação Teórica do Projeto Na atualidade a palavra turismo tem como fator o lazer, mas que muitas da viagens incluem o conceito de turismo.

O Recreio que se entende por um conjunto de atividades praticadas nos tempos ivres é uma das formas de ocupação desprendida em que se inclui o turismo. Segundo Lucínio Cunha turismo é ” o resultado da forma como é ocupado o tempo livre mas distingue-se do recreio na medida em que implica necessariamente uma deslocação enquanto o recreio pode ou não dar origem a uma viagem. ” Livro Introdução ao Turismo. O turismo e o recreio são estilos de vida pontos em que tem em comum.

Não se conhece o momento exato do aparecimento da palavra turista mas tem origem nas viagens que os ingleses se realizaram no continente europeu, para pleno da sua educação. Portanto queles que participaram nestas viagens passaram então a ser conhecidos por turistas. O conceito de turista segundo Lucínio Cunha é “todo o visitante que passa pelo menos uma noite num estabelecimento privado no local visitado”. II Parte- Enquadramento geográfico da região em estudo 1. Localização Geográfica Os Açores são um arquipélago (conjunto de ilhas), situado p PAGFarl(F7 estudo 1 .

Localização Geográfica Os Açores são um arquipélago (conjunto de ilhas), sltuado precisamente sobre a Dorsal Média Atlântica (é uma cordilheira submarina que se estende sob o Oceano Atlântico e o Oceano ?rtico) devido a sua proximidade com o continente europeu e ? sua integração política na República Portuguesa e na União Europeia é geralmente englobado na Europa. O arquipélago situa-se no nordeste do Oceano Atlântico entre o 36a e 0 430 de latitude Norte e 0 250 e 0 310 de longitude Oeste.

Os territórios mais próximos são a Península Ibérica, a cerca de 200 km a leste, a Madeira a 1200 km a sudoeste, a Nova Escócia a 23000 km a noroeste e a Bermuda a 3500 km a sudoeste. As nove ilhas do Arquipélago dos Açores são todas de origem vulcânica e localizam-se. Ilha do Faial Situa-se no extremo ocidental grupo central do Arquipélago dos Açores. A sua forma é aproximadamente de um pentágono irregular, com 21 km de comprimento e de uma largura máxima de 14 km que corresponde a uma área de 172. 3 km2. O ponto mais elevado da ilha, aos 1043 m de altitude, está situado no Cabeço Gordo, na zona da Caldeira, a 3803434″ de latitude norte e 28042’47” de longitude oeste. Ilha do Pico A ilha do Pico é a segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores, está localizada a oeste de Portugal Continental e que aqui se encontra o ponto máximo do território português tem um afas PAGF3rl(F7 de Portugal Continental e que aqui se encontra o ponto máximo do território português tem um afastamento de 8. quilómetros da ilha Faial e 15 km da ilha de São Jorge, com uma superfície de 447 km2 e um comprimento de 42 km e que de largura máxima é de 5. 2 km. Habitada apenas por 20 000 pessoas. Ilha de São Jorge Situa-se a norte da ilha do Pico e a Oeste da ilha Terceira, tem uma área 246,25 km2 com 56 km de comprimento e 8 km da largura. Figl: Mapa da Região Autónoma dos Açores Fonte: http://’. w„wgoogle. pt/imgres? q=a%C3%A70res+mapa& mp;num=10&um=1&hl=pt- Fonte: httpWwww. google. pt/imgres? =a%C3%A70res+mapa& amp;num-l Clima O Arquipélago dos Açores tem condições climáticas favorecidas. O clima é temperado marítimo e suave por influência da corrente do Golfo, não havendo grandes variações na temperatura do ar e atingindo valores médios de 160C no Inverno e de 260C no Verão. A temperatura da água, também, não sofre grandes alterações, oscilando entre 1 7 oc e 240C. A chuva é uma presença mais ou menos persistente durante todo o ano sendo, regra geral, mais constante no Inverno.

As ilhas ão visitadas com relativa frequência por tempestades tropicais, inclu[do algumas com intensidade suficiente para serem consideradas como furacões. O clima do Faial é temperado oceânico, com temperatura O clima do Faial é temperado oceânico, com temperaturas médias anuais doa ar que oscilam entre os 130C no Inverno e os 220C no Verão, com frequentes vendavais e uma humidade relativa do ar em média dos 79%. O clima da ilha do pico é temperado oceânico e suave, com fracas amplitudes térmicas, como nas restantes ilhas.

As temperaturas mais elevadas registam-se em Agosto e as mínimas em Fevereiro. As temperaturas médias por estações são as seguintes: Primavera 160C, Verão 21 oc, Outono 190C e Inverno 140C. A ilha de são Jorge é de clima temperado atmosférico entre os 130C e os 240C, condiciona a humidade do ar com uma média anual de 75% e proporciona um regime de chuvas que ajudam a moldar não só o aspeto físico da paisagem como seres que a habitam. 1 . 1. Caracterização física da região De acordo com a classificação do INE, a Região Autónoma dos Açores é constituída por nove ilhas que se encontram a 1. 00 km da Península Ibérica. As principais ilhas são: São Miguel, Ilha Terceira e o Faial, estas ilhas então divididas em dezanove concelhos. As suas características inerentes, tais como a descontinuidade fisica . com regiões de redundas dimensões) e o afastamento face ao Continente, apresentam um conjunto de constrangimentos relacionados com a dificuldade de mobilidade da população não sendo a conjunto de constrangimentos relacionados com a dificuldade de mobilidade da população não sendo a fator de transportes mas a nível economico.

Começando pela ilha do Pico é habltada por 20 000 pessoas, torna esta ilha única nomeadamente nas suas grutas, lagoas, ortos marítimos e piscinas naturais sem deixar de mencionar que a subida a ilha é a dos maiores atracões. 2. História da região em estudo A história das ilhas dos Açores começou a ser escrita quando o navegante português Diogo de Sagres, descobriu o arquipélago no século XV. O nome de Açores provem de Azor, uma ave que se diz que sobrevoava a zona, embora nao haja provas nos nossos dias.

No século XV as ilhas dos Açores não eram habitadas, por essa razão foram associadas a ilhas lendárias, ilhas míticas, como a Atlântida ou as ilhas Azuis, as sete Cidades davam nome a estas ilhas desertas. A partir do século XV, quando chegaram os prmeiros navios, a história mudou e as ilhas começaram a ser povoadas com as primeiras expedições feitas pelos marinheiros portugueses. Diogo de Sagres foi o responsável da abertura das portas deste arquipélago, que começou a ser explorados por outros marinheiros vindos do Algarve e Alentejo, foi Portugal Peninsular que colonizou a região.

Logo vieram outros, como os franceses, os holandeses, espanhóisÜ não é em PAGFsrl(F7 a região. Logo vieram outros, como os franceses, os holandeses, espanhóisC não é em vão que as aguas dos Açores, em concreto s da ilha da Terceira foram motivo de uma das batalhas mais importantes que foram travadas no mar, a batalha da Terceira, entre espanhóis e franceses. No século XIX, com a guerra civil portuguesa, as ilhas também balançaram, gerando uma grande instabilidade.

Vila da praia foi testemunha de uma grande batalha em que os liberais ganharam aos absolutistas, convertendo a Terceira num quartel para o novo regime de Portugal. No século XX, concretamente em 1976, os Açores formaram- se numa comunidade autónoma formada pela ilha de S. Miguel, onde se Sltua ponta Delgada, a capital dos Açores, a ilha mais ovoada, com mais de 130. 000 habitantes seguindo-se a ilha da Terceira com os seus 60. 000 habitantes; a ilha do Faial cerca de 15. 00 habitantes; a ilha do Pico cuja população ronda os 15. 000 habitantes; a ilha de São Jorge com uns 10. 000 habitantes, a ilha de Santa Maria com pouco mais de 600 habitantes; as ilhas da Graciosa e das Flores com 5. 000 habitantes e a ilha do Corvo com pouco menos de 1000. 3. Caracterização humana 3. 3. População ativa Segundo o quadro referido abaixo houve um aumento do número de população ativa e decréscimo da população inativa.

Diagnóstico do sistema de recursos humanos

0

Uni-Anhanguera Centro Universitário de Goiás Administração Diagnóstico Do Sistema De Recursos Humanos Adélia Maria Ariane Luiza Anne Kelly Cardoso Simone

Read More

Auditoria

0

1. 1 INTRODUÇÃO As normas de contabilidade e os aparelhos normativos criaram espaço para o surgimento de premissas que possibilitam

Read More