Santo agostinho

Categories: Trabalhos

0

Também Alberto , filho da nobre família de duques de Bollstádt (1207-1280), abandonou o mundo e entrou na ordem dominicana. Ensinou em Colônia, Friburgo, Estrasburgo, lecionou teologia na universidade de Paris, onde teve entre os seus discípulos também Tomás de Aquino, que o acompanhou a Colónia, aonde Alberto foi chamado para lecionar no estudo geral de sua ordem. A atividade científica de Alberto Magno é vastíssima: trinta e oito volumes tratando dos assuntos mais variados – ciências naturais, filosofia, teologia, exegese, ascética. Leia mais: http://wvwv. mundodosfilosofos. com. /aquino. htm #ixzzl rN2sYL7p Também Alberto , fil Bolistàdt (1207-1280) dominicana. Ensinou teologia na universid discípulos também T oril ques de entrou na ordem rgo trasburgo, lecionou ntre os seus companhou a Colônia, aonde Alberto toi chamado para lecionar no estudo Leia mais: http://www. mundodosfilosofos. com. br/aquino. htm #IXZZI rN2sYL7p As obras do Aquinate podem-se dividir em quatro grupos: 1 -Comentários: à lógica, à física, à metafisica, à ética de Aristóteles; à Sagrada Escritura; a Dionísio pseudo-areopagita; aos quatro livros das sentenças de Pedro Lombardo. . Sumas: Suma Contra os Gentios , baseada substancialmente em demonstra demonstrações racionais; Suma Teológica , começada em 1265, ficando inacabada devido à morte prematura do autor. 3. Questões: Questões Disputadas (Da verdade , Da alma , Do mal , etc. ); Questões várias . 4. 0púsculos: Da Unidade do Intelecto Contra os Averroístas ; Da Eternidade do Mundo , etc. Leia mais: http://wvm. mundodosfilosofos. com. br/aquino. htm rNM2CL5Q 1 . Comentários: à lógica, à física, à metafisica, à ética de quatro livros das sentenças de pedro Lombardo. m demonstrações racionais; Suma Teológica , começada em 265, ficando inacabada devido à morte prematura do autor. Leia mais: http://wvm. mundodosfllosofos. com. br/aquno. htm #iXZZl rNM2CL5Q 1 . Comentários: à lógica, à física, à metafísica, à ética de Eternidade do Mundo , PAGF70F11 Leia mais: http:h’wvwv. mundodosfilosofos. com. br/aquino. htm #ixzzl rNM2cL5Q 1 . Comentános: à lógica, à física, à metafísica, à ética de Aristóteles; à Sagrada Escritura; a Dlonísio pseudo-areopagita; aos 1 -Comentários: à lógica, à física à metafisica, à ética de Aristótele PAGF30F11 quatro grupos: 1 .

Comentános: à lógica, à fisica, à metafisica, à ética de Comentários: à lógica, à física, à metafisica, à ética de quatro livros das sentenças de Pedro Lombardo rNOCCJSj 1 . Comentános: à lógica, à fisica, à metafísica, à ética de #ixzzl rNOcCJSj 1 . Comentários: à lógica, à ffsica, à metafisica, à ética de Aristoteles; à Sagrada Escritura; a Dionísio pseudo-areopagita; aos Leia mais: http://www. mundodosfllosofos. com. br/aqulno. tm #iXZZl rNOCCJSj PAGFd0F11 Pedro Lombardo FACULDADE – UNIBAN ANHANGUERA São José 2012 1 INTRODUÇÃO Agostinho, o Santo Agostinho foi um importante bisbo cristão, teólogo, filósofo e Doutor da igreja Católica. Nasceu na região norte da África em 354 e morreu em 430. Era filho de mãe que seguia o cristianismo, seu pai era pagão. Logo, em sua formação, teve importante influência do maniqueísmo (sistema religioso que une elementos cristões e pagãos). Entretanto, depois de maduro exame critico, abandonara o maniqueísmo.

Abraçando a filosofia neoplatônica que lhe ensinou a espiritualidade de Deus e a negatividade do mal. Mas depois de tornar-se cristão (387), ele desenvolveu a sua própria abordagem sobre filosofia e teologia e uma variedade de métodos e perspectivas diferentes. Ele aprofundou o conceito e pecado original dos padres anteriores e, quando o Imperio Romano do Ocidente começou a se desintegrar, desenvolveu o conceito de Igreja como a cidade espiritual de Deus (em um livro de mesmo nome), distinta da cidade material do homem. Seu pensamento influenciou profundamente a visão do homem medieval.

A Igreja se identificou com o conceito de “Cidade de Deus” de Agostinho, e também a comunidade que era devota de Deus. Com a ajuda de um amigo, Agostinho vai para Cartago e retoma seus estudos. Por volta de 384 Agostinho assume a catedral em Milão e passa por uma crise cética. Já não vê encanto algum pelo maniqueísmo. Interessa-se então, pelo neop atonismo, que lhe ensinou a espiritualidade de Deus e a negativa do mal, onde encontra o que busca. Após ouvir a pregação de Ambrósio, bispo de Milão, Agostinho começa a compreender as sagradas escrituras em 387.

Depois Agostinho decide volta para Tagaste, desejoso de fundar uma comunidade religiosa. A caminho porem sua mãe vem a falecer. Somente em 388 é que Agostinho segue para Tagaste. Vendeu todos seus haveres e, distribuiu seu dinheiro para os pobres. Então Agostinho realiza seu desejo, funda a comunidade eligiosa em uma de suas propriedades alienadas. No ano seguinte morre seu filho Adeodato. 2. 2 Cristão Enquanto ele estava em Milão, Agostinho mudou de vida. Ainda em Cartago, começou a abandonar omaniqueísmo, em parte devido a um decepcionante encontro com um chefe expoente da teologia maniqueista, Fausto.

Em Roma, ele relata ter completamente se afastado do maniqueísmo, e abraçou o movimento cético da Academia Neoplatónica. Sua mãe insistia que Agostinho se tornasse cristão. Mas foi a oratória do bispo de Milão, Ambrósio, que teve mais influência sobre a conversão de Agostinho. No verão de 386, após ter lido um relato da vida de António do Deserto, de Atanássio de Alexandria, que muito inspirou- lhe, Agostinho sofreu uma profundo crise pessoal, decidiu se converter ao cristianismo Católico. A chave para esta transformação foi à voz de uma criança invisível, que ouviu cristianismo Católico. nvisível, que ouviu enquanto estava em seu jardim em Milão, que cantava repetidamente, “Tole, lege”; “tone, lege” (‘toma e lê”; “toma e ler”). Ele tomou o texto da epístola de Paulo aos romanos, e abriu ao acaso em 13:13-14, onde lê-se: “Não caminheis em glutonerias e embriaguez, nem em desonestidades dissoluções, nem em contendas e rixas, mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não procureis a satisfação da carne com seus apetites” 2. 3 BISPO Em 391, ele foi ordenado sacerdote de Hipona. Em 396 foi eleito bispo coadjutor de Hipona, e pouco depois bispo principal, onde permaneceu até sua morte em 430.

Sua vida foi registrada pela primeira vez por um amigo. São Poss[dio. Descreveu-o como homem de poderoso intelecto e um enérgico orador que em muitas oportunidades defendeu a fé católica. Pouco antes de morrer a África romana foi invadida pelos vândalos. Depois de Hipona ser cercada pelos bárbaros Agostinho ficou doente, onde passou seus últimos dia em oração e penitência, pedindo para que os salmos de Davi fossem pendurados em sua parede para que pudesse ser lida. Pouco após sua morte os vândalos deixaram Hipona, mas pouco tempo depois voltaram espalhando o terror pela cidade.

Destru[ram tudo, mas a catedral de Agostinho e a biblioteca não foram destruída. 3 Obras 3. 1 Textos Autobiografados As suas confissões, escritas entre os anos de 397- 398, são geralmente considerados ira autobiografia. descreve sua vida desde sua concepção até à sua então relação om Deus, e termina com um longo discurso sobre o livro de Gênesis, no qual ele demonstra como interpretar a bíblia. Mesmo tendo uma autobiografia, as confissões não deixaram de ter a marca filosófica de Agostinho. No livro X, Agostinho escreve sobre a memória e suas atribuições. Já no livro XI, Agostinho escreve sobre a criação.

No fim da vida de Agostinho, ele revisou os seus trabalhos anteriores por ordem cronológica e sugeriu que teria falado de forma diferente numa obra intitulada Retratações, que nos daria uma imagem considerável do desenvolvimento de um escritor e os seus pensamentos finais. . 2 Filosóficos Diálogis: Solilóquios, sobre o mestre, sobre o livre arbítrio, contra os acadêmicos, o livro das disciplinas. 3. 3 Apologéticos Da verdadeira religião 3. 4 Dogmáticos Entre 399-422 escreveu A Trindade, uma das principais obras que apoia a crença na santíssima Trindade de Deus.

Sobre a imortalidade da alma, sobre a potencialidade da alma. Enquirídio é um manual de teologia segundo o esquema das três virtudes teológicas. 3. 4 Moraes e pastorais Contra mendacium, da catequese dos não instruídos livros l, da continência livro l, da paciência livro . 3. 5 Monastico Polemicos Muita de suas obras tem caráter polêmico por causa dos conflitos que ele enfrentou. Isso levou São pos(dio a classfica la conforme os adversários combatidos: pagãos, astrólogos, judeus, maniqueus, priscilianistas, donatista, pelagianos, arianos, apolinaristas. . 8 Algumas obras de Santo Agostinho – Da Doutrina crista (397-426) – Confissões (397-398) – A Cidade de Deus (413426) – Da Trindade (400-416) – Retratações – De Magistro Conhecendo a si mesmo As obras de Santo Agostinho influenciaram muito o pensamento teológico da Igreja Católica na Idade Média. 4 principais ideias Agostinho abandona a fé cristã por não poder compreender a ideia de um criador imaterial do universo material, e por sua capacidade de lidar com os problemas do mal e do sofrimento.

Essa ultima dificuldade surge da fé cristã que diz que Deus é consciente, misericordioso e onipotente. Um ser assim teria conhecimento da criação do mal, e seria capaz de elimina-lo. O fato de não telo eliminado, deixa Agostinho fortemente certo de sua inexistência. Talvez não surpreenda, portanto, que o maniqueísmo tenha parecido de inicio mais satisfatório. Mas o maniqueísmo não forneceu uma solução para a mente e Agostinho, em seus encontros com as obras de Platão e Platino ele achou uma saída ara suas dificuldades.

A ideia neoplatônica de um mund ideias e de bem dava PAGF40F11 mesmo tempo, Deus ilumina objetos de complementação intelectual. A concepção de Agostinho desenvolveu de pecado original ? queda como fonte de sofrimento, condizente oficialmente da igreja. Uma justificativa do mal. A teodiceia de Agostinho continua sendo uma das maneiras mais engenhosas de lidar com o problema do mal. Tudo o que Deus criou é bom, e o mal só ocorre quando sua criação é corrompida. Assim, Deus não pode ser considerado esponsável pela criação do mal, que decorre das ações livres de anjos e homens. . 1 Frases e de Santo Agostinho “Se dois amigos pedirem para você julgar uma disputa, não aceite, pois você irá perder um amigo. Porém, se dois estranhos pedirem a mesma coisa, aceite, pois você irá ganhar um amigo. ” “Milagres não são contrários à natureza, mas apenas contrários ao que entendemos sobre a natureza. ‘ “Certamente estamos na mesma categoria das bestas; toda ação da vida animal diz respeito a buscar o prazer e evitar a dor. ‘ “Se você acredita no que lhe agrada nos evangelhos e rejeita que não gosta, não é nos evangelhos que você crê, mas em voce. Ter fé é acreditar nas coisas que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita. ” “A pessoa que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar. ” “A confissão das más ações é o passo inicial para a prática de boas ações. ” “A verdadeira medida do amor é não ter medida. ” “Orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio. ‘ Santo Agostinho analisava a vida levando em consideração a psicologia e o conhecime . Porém, o conhecimento

Atalhos windows

0

Comandos Calc – Calculator Clipbrd – Windows Clipboard viewer Cmd – Opens a new Command Window Control – Displays Control

Read More

Exercícios aeróbios e anaeróbios

0

Todo mundo fala sobre exercícios aeróbios e anaeróbios, mas o que significam esses termos? Aeróbio ou anaeróbio está ligado ao

Read More