Satisfação, envolvimento com o trabalho e percepção de saúde organizacional de funcionários de instituição de ensino público e privado

Categories: Trabalhos

0

Satisfação, envolvimento com o trabalho e percepção de saúde organizacional de funcionários de instituição de ensino público e privado Premium gy fabianabenitcs I anpcTlR 23, 2012 29 pagos UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO FACULDADE DE GES AO E SERVIÇOS GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Satisfação no trabalho, envolvimento com o trabalho e percepção de saúde organizacional de funcionários de instituição de ensino infantil público e pnvado. or2g São Bernardo do Ca to view nut*ge 2011 pdfMachine A pdf writer that pro ith ease!

Produce quality PDF files in seconds and preserve the integrity of our original documents. Compatible across nearly all Windows platforms, if you can print from a Windows application you can use pdfMachine. Get yours now! 2 Alan Jones Leal da Silva Fabiana Frei Benites Santin Luana Pereira Bodenmuller Talita dos Santos Rodrigues industrial, iniciada na Inglaterra, transformou o sistema predominante de então, o feudalismo. Desde então as organizaçoes passaram a exercer um papel fundamental no estllo de vida das sociedades. WOLJK, s/d) Essas mesmas organizações modificaram o estilo de vida, de modo que a cultura central das famílias, e conseqüentemente de nações inteiras, outrora mais radicionalistas, aderissem, pouco a pouco, ao novo sistema implantado. Esta nova cultura tomou proporções tais, que o mundo econômico aos poucos ganhou uma nova configuração e hoje é chamado de globalizado. Situação possibilitada pelo crescimento do sistema capitalista, e da abertura de mercados e oportunidades de investimento como um todo.

O captalismo viveu diversos momentos de crise nos quais percebemos claramente os problemas de sua lógica de crescimento permanente. Apesar disso, vemos que novas formas de rearticulação das políticas economcas e o afamado progresso tecnológico conseguiram dar suporte para que o apitalismo alcançasse novas fronteiras. Com isto, muitos chegaram a acreditar que seria impossível imaginar outro mundo fora do capitalismo. (SOUZA. s/d). Todo esse processo impulsionou a competição e o aperfeiçoamento dentro das organizações.

Inclusive seus trabalhadores, hoje chamados de colaboradores e de tudo PAGF adequação às mudanças ao longo dos anos. Exige um maior comprometimento de seus funcionários, que A pdf writer that produces quality PDF files with ease! nearly all Windows platforms, if you can print from a windows 4 precisaram buscar maior conhecimento técnico e profissional para manterem seus mpregos ou mesmo conseguirem posições melhores. Como em todo processo de mudança, surge a necessidade de acompanhamento dos impactos causados nas organizações, colaboradores, famílias e sociedade como um todo.

Para isso são utilizados métodos para coleta de dados e informações, gerando a caracterização do diagnóstico. Não há uma receita procedimental pronta a ser professada para a realização do processo como um todo, nem um indicador preciso sobre qual estratégia utilizar, por isso aqui percorreremos algumas das principais táticas para se perpetrar um diagnóstico organizacional mais acurado, bem como análise das cautelas com cada uma delas. (CHIUZI, 2010).

Esses métodos devem abordar temas como: A satisfação no trabalho, o ue se undo Martins (no prelo) tem sido estudado dividida em cinco fatores: a satisfação com os colegas de trabalho, que mede o contentamento com a colaboração, a arnlzade, a confiança e o relacionamento mantido com os colegas de trabalho; satisfação com o salário que recebe comparado com o quanto o indivíduo trabalha, sua capacidade profissional, o custo de vida e os esforços feitos na realização do trabalho; satisfação com a chefia que compreende a relação ositiva ou negativa com a organização e a capacidade profissional do chefe, o seu interesse pelo trabalho dos subordinados e entendimento entre eles; satisfação com a natureza do trabalho mede o grau de interesse despertado pelas tarefas, com a capacidade destas em absorver o trabalhador e com a variedade das mesmas; satisfação com as promoções, indica a satisfação em relação ao número de vezes que já recebeu promoções, garantias oferecidas a quem é promovido, maneira como a empresa realiza promoções e o tempo de espera por promoção.

O envolvimento com o trabalho, que se relaciona com o esempenho de uma pessoa com o trabalho e como isso afeta sua auto-estima, busca saber se o indivíduo, na medida em que está envolvido com seu trabalho, se sente bem, se isso lhe proporciona nearly all Windows platforms if ou can print from a windows application vou can use p busca saber como os funcionários percebem a saúde da empresa, o quanto a organização é saudável e eficiente para si mesma, ou seja, se consegue supnr as necessidades dos clientes, fornecedores, trabalhadores e donos de organização OAFFE, 1995), se tem um forte sentido de sua própria identidade e missão, tendo a capacidade de se adaptar as udanças (BENNIS, 1992). Um dos segmentos empresariais que mais se desenvolveu nas últimas décadas foi o da educação, por ser o berço de preparação para a vida profissional cada vez mais exigente.

O segmento educacional se divide em duas vertentes: a educação pública e a educação privada (particular), que também tem se adaptado as exigências do mercado, mas não de maneira uniforme, pois essas variações são nítidas principalmente quando observados de forma específica as diferenças entre elas. No Brasil, distância entre as pontuações obtidas pelos estudantes das duas edes (público e privada), saltou de 109 para até 121 nos últimos três anos. O fosso que separa as escolas públicas das privadas no País aumentou nos últimos três anos. A distância entre as pontuações obtidas pelos estudantes das duas redes, que chegava a 109 pontos em 2006, cresceu e atingiu até 121 no Pisa 2009. Mais do que pontuações diferentes, os números indicam níveis de conhecimento distintos em leitura, matemática e ciência.

Isso quer dizer que enquanto o aluno qu escola particular alcança do primeiro nível de desempenho. Em outras palavras, com 15 anos, os alunos das escolas particulares onseguem ao menos ler um texto e extrair sua ideia principal, identificando argumentos contraditórios e pouco explícitos. Também são capazes de relacionar informações com situações do cotidiano. Estudantes da rede pública só entendem informações explícitas e não são capazes de perceber trechos mais importantes numa leitura (LORDELO, 2011). O ensino no Brasil sofreu alterações visíveis nas últimas décadas. Houve um aumento de instituições privadas, das quais algumas alcançaram status de ensino superior.

Um fator importante nesse processo são as condições físicas de atrimônio e de formação acadêmica, como diz Andrade (2010), e segundo o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (SIEEESP), houve um aumento de 46,6% das escolas privadas entre 1992 e 2004. Com base nesse cenario apresentado, nota-se a necessidade de acompanhar o desenvolvimento dos funcionários e dessas organizações da área educacional nos application you can use pdfMachine_ Get vours now! PAGF ag estes resultados influenciem os níveis de aprendizado dos alunos nas duas esferas, além de descobrir o quanto o envolvimento com essas organizações influencia na aúde e na satisfação.

MÉTODO Participantes O estudo foi realizado com uma amostra de 50 profissionais que atuam na área educacional, sendo 50% do setor privado e 50% do setor público, de ambos os gêneros (86% mulheres e 14% homens). Com relação à faixa etária, os participantes têm entre 21 e 63 anos, sendo a maioria até 40 anos (58%). Apenas 10% dos participantes concluíram o ensino fundamental, 6% concluíram o ensino médio, 14% não completaram o ensino superior, 40% têm superior completo e 30% pós-graduação. A maior parte da amostra atua na empresa entre 1 e 5 anos (64%). As pessoas ue atuam de 5 a 10 anos, de 10a 15 anos, de 15 a 20 anos e a mais de 20 anos correspondem respectivamente a 16%, 12%, 4% e 4%.

Conforme tabela OI abaixo: produce quality PDF files in seconds and preserve the integrity of PAGF 7 ag Solteiro 07 28 18 36 Casado 03 12 15 Outros PAGF 8 OF ag files in seconds and preserve the integrity of your original documents. Compatible across 8 pesquisados utilizaram mesas e bancos do próprio refeitório para se acomodar, junto aos pesquisadores. INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS Escala de Satisfação no Trabalho A satisfação no trabalho é uma das variáveis mais abrangentes no egmento do comportamento organizacional. Foi utilizada a escala de Satisfação no Trabalho, vem sendo elaborada, desde os primeiros anos de sua concepção por diversos estudiosos (Herzberg, Mausner, Snyderman,1959, Smith, Kendall e Hulin 1969).

Esta escala é composta por 25 itens que avaliam os cinco fatores de satisfação: satisfação com os colegas no trabalho; satisfação com o salário que recebe; satisfação com a chefia; satisfação com a natureza do trabalho e satisfação com as promoções. Os resultados podem ser medidos através da escala de sete pontos, onde há amplitude de 1 -Totalmente Insatisfeito a 7-Totalmente Satisfeito. Escala de Envolvimento com o Trabalho O envolvimento com o trabalho desenvolvido e o desempenho pessoal dentro da organização, bem como o ica em sua vida particular. colaboradores, da atuação da empresa. Pode-se, por meio da escala criada por Gomide Jr. (1999), verificar se a organização supre as necessidades de seus clientes, funcionários e fornecedores, e se tem definido seus objetivos, missões e identidade.

Esta escala analisa dois fatores: Integração de pessoas e Equipes e Flexibilidade e adaptabilidade a demandas externas, através de 27 itens. Getyours now! PROCEDIMENTO Organização Educacional privada A proposta foi apresentada à empresa por meio do gestor de Recursos Humanos, que após o período de duas semanas da entrega dos materiais (Proposta da Pesquisa, Modelo do Termo de Consentimento Livre Esclarecido e Modelos de Questionários), concedeu-nos um retorno positivo para a realização da pesquisa na empresa. Foi realizado o primeiro contato com a dlreção administrativa da empresa após a aprovação para a realização da pesquisa. Neste encontro foi esclarecido a sua natureza, seus métodos e objetivos, além do convite por parte do gestor de RH para conhecer a

Hiperativo

0

HIPERATIVIDADE ANA CRISTINA MUSSEL KAIPPERT ANA MARIA ALMEIDA DEPOLI FÁTIMA MARIA ESTEVES petrópolis, 2003. Monografia realizada, como pré-requisito para conclusão

Read More

Asdasd

0

1 -O objetivo maior do capitalista (dono dos meios de produção) é a obtenção do lucro. Neste sentido, o dito

Read More