Segurança da informação

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA – uca UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA – uca Virtual DIRETORIA DE GRADUAÇAO A DISTANCIA PROJETO PEDAGOGICO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NOVEMBRO, 2010 SUMÁRIO 1 HISTÓRICO to page na UCB . 3 1. 2 0 CST em segu Informação 5 1. 3 Projeção da Mis Curso. CONTEXTUALIZAÇÃO 3 1. 1 A Educação a Distância to view nut*ge 82 10 2. 1 Cenário profissional.. IO 2. 2 Mercado de trabalho , . 11 2. 3 Formas de acesso — . 2 3 DIFERENCIAIS DO CST EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO . 13 3. 1 Competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo estudante no urso . 14 3. 2 Princípios da Área de Segurança da 174 p PERFIL DE EGRESSO . 17 5 RECURSOS . 18 5. 1 Recursos Institucionais . 18 5. 1. 1 ouvidoria . 19 5. 1 Unidade de Assessoria Didático-Educacional – 19 5. 2 Outros recursos — — . 20 5. 2. 1 Manual do Estudante 20 5. 2. 2 Material Didático . 20 5. 2. 3 Biblioteca — . 22 5. 2. 4 Laboratórios de Informática .. 246 MATRIZ CURRICULAR . 24 6. 1 Fluxo das Disciplinas e Estrutura da Matriz — 24 7 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS PAGF 30 24 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS — 28 2 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SEGURANÇA DA HISTÓRICO 1. 1 A Educação a Distância na UCB A Universidade Católica de Brasllia Virtual (UCB Virtual), hoje assim denominada, foi criada pela Universidade Católica de Brasilia (UCB), em 1996, com a instituição do Centro de Educação a Distância (CEO) para o desenvolvimento de tecnologia na educação e de educação à distância.

Inicialmente os cursos eram oferecidos em meio impresso e a tutoria feita por correspondência. Em 2000 foram lançados os primeiros cursos em ambiente virtual (LJCB Virtual). De lá para cá, o cenário educacional passou e vem passando or notarias transformações, em que a EAD se consolida cada vez mais como alternativa de acesso aos estudos.

A UCB Virtual, com mais de dez anos de existência, consolidou-se como uma importante referência nacional e internacional em educação a distância e oferece cursos de graduação, pós graduação, extensão e disciplinas virtuais para os cursos de graduação presencial. Os principais passos da sua história estão registrados nos seguintes acontecimentos: 1996 – Fundação do Centro de Educação a Distância (CED), primeiro núcleo de Educação a Distância (EAD) na UCB. 97 — Lançamento dos dois primeiros cursos: Especialização em EAD e em Filosofia e E-xistência. Internet. Lançamento do material didático para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes para a produção de textos: CD Letras, Textos e outros Contos. Constituição e desenvolvimento das redes: Comunidade Virtual de Aprendizagem/Rede de Instituições Católica de Ensino Superior (CVA-Ricesu); Grupo das Instituição das Universidades Salesianas para EAD (UNIVER-IUS), sendo esta de caráter internacional. 001 – Abertura de novos cursos de pós-graduação, oferta de isciplinas virtuais para cursos presenciais. 2002 — Credenciamento da IJCB pelo MEC para cursos de Pós- Graduação Lato Sensu a Distância- Portaria no 393 de 17 de março de 2003. 2003 — Transformação da DITED em Centro I_JCB Virtual/Educação a Distância (CCV/EAD). Projetos de Cursos de Graduação a Distância submetidos ao MEC. 2004 — Criação da Rede de Pólos de EAD do CCV/EAD e credenciamento da IJCB pelo MEC para cursos em geral a distância, incluindo os de graduação – Portaria no 4. 19 de 30 de dezembro de 2004. 2005 — Primeiro vestibular dos cursos de graduação a distância abertura do pólo de EAD cesso de avaliação dos Abertura do processo de recredenciamento. A IJCB Virtual, sediada no Campus I da Universidade Católica de Brasília (UCB), em Taguatinga, Distrito Federal, possui mais de 9. 000 discentes 4 distribuídos em 13 cursos de graduação, 21 cursos de pós-graduação, 23 disciplinas virtuais para discentes dos cursos presenciais e diversos cursos de extensão ofertados bimestralmente.

A UCB Virtual oferta, ainda, cursos customizados para instituições públicas e privadas, tais como: o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MIDIC); o Banco o Brasil; a Caixa Econômica Federal, a Secretaria Municipal do Estado de Tocantins, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territorios_ O investimento, a oferta e a demanda crescente por cursos e disciplinas virtuais reforçam a importância que a Educação a Distância tem hoje no contexto da Universidade Católica de Brasnia (UCB) que, posicionando-se à frente do seu tempo, abre possibilidades de atuar em espaços remotos presencialmente, contribuindo para a construção coletiva e dinâmica do saber. A educação a distância propicia novas formas e oportunidades de aprendizagem, cria espaços virtuais e interação e reorganiza de maneira flexível as dimensões espaciais e temporais dos processos educacionais.

Na estratégia da formação, a educação a distância é uma oportunidade de reinvenção da prática pedagógica, de experiência promotora de maior autonomia dos estudantes, de acesso às novas mídias e de um redimensionamento do papel dos professores. O cuidadoso desenho dos cursos, a elaboração de conteúdos exclusivos e a interação efetiva e presente dos docentes, aliados a um ambiente virtual de aprendizagem altamente interativo, expressam o diferencial de qualidade educativa dos cursos PAGF s 0 de aprendizagem altamente interativo, expressam o diferencial de qualidade educativa dos cursos da UCB Virtual. 1. 2 0 CST em Segurança da Informação A Universidade Católica de Brasília é reconheclda pelo know how que possui na área de informática.

Em 1984, ofereceu o primeiro curso de Tecnologia em Processamento de Dados, na modalidade presencial. Atenta às demandas atuais, a Universidade Católica de Brasília – UCB Virtual viu a oportunidade de, em julho de 2007, ofertar, na modalidade a distância, o Curso Superior de Tecnologia (CST) em Segurança da Informação. Com esta ação, esperava ampliar a oferta do ensino superior a públicos dos diversos campos profissionais em especial nas áreas vinculadas às tecnologias da informação e da comunicação. O CST em Segurança da Informação, ministrado na modalidade a distância, foi aprovado pela Resoluç¿o consepe NO 64/2007, de 22/11/2007.

O referido curso está inserido no âmbito dos cursos de computação e informática e tem como objetivo graduar futuros profissionais líderes, com visão empreendedora, que possam atuar em planejamento, gestão, organização, controle, assessoramento direção de organizações, dentro de sua área de atuação, em especial, na gestão de projetos de segurança, gestão de segurança de sistemas, análise e desenvolvimento de sistemas de segurança, sistemas de informação e apoio a tomada de decisões, quer na administração pública quer na iniciativa privada. Desde a sua criação, o CST em Segurança da Informação nunca esteve restrito às grandes cidades.

Atento às diversidades culturais e sociais do país, o curso tem se dedicado a possibilitar a graduação em nível superior a pessoas interessadas em ampliar horizontes, rofissionais e culturais, exercitando a ref PAGF 6 30 superior a pessoas interessadas em ampliar horizontes, profissionais e culturais, exercitando a reflexão e a leitura crítica sobre a Segurança em TI em muitos lugares do país. Não obstante, o curso também tem sido oferecido a nacionais e não nacionais em várias partes do mundo, a citar os paises de Angola, japão e EUA. Nesse aspecto, o CST em Segurança da Informação se evidencia como um curso aliado às tendências tecnológicas mundiais e ao mais recentes conceitos de Gestão da Segurança da Informação adotados no mundo.

Aspecto a ser destacado é que o CST em Segurança da Informação teve suas primeiras turmas formadas. A conclusão do curso, com sucesso, pelos primeiros alunos, se mostrou um gratificante balizador, capaz não só de atestar a importância deste curso para os egressos que buscam uma melhor colocação no 6 mercado, mas também de confirmar a qualidade dos serviços prestados e a coerência do Projeto Pedagógico inicial no lançamento do curso, desde a etapa de captação de alunos, passando pela matriz curricular e a dinâmica dos processos de ensino e aprendizagem. O presente curso tem a internet omo instrumento principal de comunicação e interação entre professor-aluno e aluno-aluno.

Ao alterar a variável do tempo em relação à fala do professor, a educação a distância permite o espaço pessoal — casa – sem invasões ou interrupções bruscas do diálogo e provoca maior segurança pessoal de quem se comunica ou de quem recebe a mensagem. Nesse contexto, a distância torna-se irrelevante. É importante ressaltar que o mercado de trabalho está cada vez mais promissor para os profissionais que lidam com a gestão da informação. Os estudantes, mesmo no nício do curso, encontram amplas possibilidades de estágio em empresas, fac PAGF 7 0 estudantes, mesmo no início do curso, encontram amplas possibilidades de estágio em empresas, facilitando a futura obtenção de um emprego ou a migração para uma oportunidade na área de Segurança da Informação. Além disso, os profissionais são preparados para serem empreendedores capazes de gerir seus próprios negócios.

Cabe destacar que os Cursos Superiores de Tecnologia são uma das principais respostas do setor educacional às necessidades e demandas da sociedade brasileira, uma vez que as inovações tecnológicas vêm causando rofundas mudanças no modo de produção, nos perfis dos postos e da força de trabalho. Foram criados para responder à demanda por preparação, formação e aprimoramento educaclonal e profissional, quando nem o mercado pode esperar tanto tempo por profissionais qualificados, nem estes querem despender quatro ou mais anos de sua vida cursando graduação convencional. Os cursos Superiores de Tecnologia observam as determinações legais do MEC, presentes no Decreto na. 51 54/04, nos pareceres CNE/CES 436/2001 e CNEP/CP 29/2002, na Resolução CNE/CP 03/2002 e no Catálogo Nacional de

Cursos Superiores de Tecnologias, documento que reúne as denominações de 7 cursos superiores de tecnologia, descrições do perfi do egresso, carga horária mínima, bem como a infra-estrutura recomendada para o funcionamento dos cursos. A oferta do CST em Segurança da Informação na LJCB Virtual demonstra, com clareza, a visão dessa instituição com o futuro. Demonstra que ela está atenta e inteirada de todo o cenário acima descrito quanto à dinamização que acontece no mundo e, ainda, em consonância com as ações do governo federal no sentido de formular, implementar e esenvolver ações estratégicas que aumentem a participação brasil formular, implementar e desenvolver ações estratégicas que aumentem a participação brasileira no comércio mundial, com ênfase nas exportações. 1. Projeção da Missão na Área e no Curso O compromsso da IJCB em elevar o nível humanístico e técnico dos profissionais brasileiros está presente em sua missão: “Atuar solidária e efetivamente para o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade, por meio da geração e comunhão do saber, comprometida com a qualidade e os valores éticos e cristãos, na busca da verdade”. Nesse sentido, a Instituição não quer formar apenas profissionais, mas cidadãos que contribuam para o desenvolvimento do país em todos os níveis, conforme expresso na Carta de Princípios, de 1998, marco referencial para diversos outros documentos elaborados posteriormente: os Projetos Pedagógicos dos Cursos, os Planos Estratégicos, o Projeto Pedagógico Institucional e a elaboração de sua Missão e Visão de Futuro.

A Carta de Princípios afirma que a UCR lê a realidade do contexto em que se encontra e orienta a sua existência à luz da prática educativa dos fundadores as congregações religiosas integrantes da UBEC, privilegiando: a catolicidade como abertura ao diálogo; a cidadania como compromisso de integração social; C a competência em todo o seu agir 1. Cf. Carta de Princípios. Universa: Brasília, 1998, p. 1. 8 A missão da IJCB projeta-se no CST em Segurança da Informação, na medida em que estimula a formação de profissionals que lidarão com a complexidade de uma sociedade dinâmica em constante transformação. O curso exigirá dos estudantes agilidade, habilidade para lidar com crises e solucionar problemas, competência de negociação, erce ão de vários públicos e usência de respost solucionar problemas, competência de negociação, percepção de vários públicos e ausência de respostas prontas e fechadas.

Baseado nos princípios e valores da missão da UCB, o CST em Segurança da Informação busca, para além da formação profissional voltada ao mercado de trabalho, atender a demandas e necessidades da sociedade que, cada vez mais, requer cidadãos bem informados, éticos, atualizados e abertos à educação continuada. Ademais, o presente projeto, considera a criação de competências como forma de apresentar à sociedade um rofissional capaz de lidar com problemas e resolvê-los; um tecnólogo em Segurança da Informação habilitado a contribuir para o desenvolvimento das organizações e das pessoas, sejam elas colaboradores, clientes, fornecedores ou aclonistas e seus demais parceiros.

Um profissional que projetará sobre suas atribuições e objetivos a própria missão da CJCB nos seus aspectos mais subliminares: o desenvolvimento integral da pessoa humana e da sociedade, por meio de completa interação com as organizações, de maneira transparente, respeitando valores éticos e cristãos e sempre perseguindo a verdade, como bjetivo maior das relações entre as empresas e os indivíduos. A formação de um profissional com as qualidades acima listadas pode efetivamente contribur para a construção de uma sociedade melhor e, nesse sentido, a universidade corporifica sua missão de buscar a verdade e desenvolver os valores cristãos, especialmente, a partir de uma atuação solidária e ética. 2 CONTEXTUALIZAÇÃO 2. 1 cenário profissional A universidade Católica, através do Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação pretende contribur para a capacitação dos profissionais da área, vislumbrando o desenvolvimento de

Activos fixos tangíveis

0

Licenciatura em Gestão de Empresas Activos Fixos Tang(veis Contabilidade Docente: César Carreira Ribeiro Ano Lectlvo 201112012 1 OSemestre Turma: Al

Read More

Eletricidade

0

A matriz energética no Brasil e os impactos na economia e meio ambiente. Leandro Soares de Souza. * Resumo A

Read More