Seleção e recrutamento

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO or7 to view nut*ge PROZ M TUTOR p Melissa Quevedo Xavier- RA 284148 – melissa-xavier@bol. com. br Albani Gonçalves Martins – RA 279829 – albanimartins@gmail. com Carla Lampert LICht – RA 284107 – larilicht@hotmail. com Claudia Antonia Mathias Pinheiro – RA 281470 claudiapinheiro@hotmail. om Oreci Abade Diniz – RA 279911 – -oreciabadediniz@yahoo. com em que atrai os candidatos adequados para um processo eletivo bem sucedido e eficaz, sendo esse muito importante para o sucesso da organização, pois como pessoas qualificadas será necessário mesmo investimento em treinamentos. O recrutamento termina a partir do momento em que se decide não aceitar mais candidatos, iniciando-se então o processo de seleção. . 2 conceito seleç¿o Após o recrutamento e triagem dos candidatos, etapa seguinte é a seleção. A seleção implica na comparação entre as características de dos candidatos e das exigências do cargo a ser preenchido, devendo as mesmas se aproxmarem ao máximo, isando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal bem como a eficácia da organização(o homem certo no lugar certo e na hora certa).

As informações sobre o cargo entre o profissional de RH e o candidato é muito importante, pois sem esta informação precisa, nem o candidato nem o profissional de RH terão condições de tomar uma boa decisão, para a busca de uma excelente equipe de trabalho e para a vida do candidato, sendo basicamente comparativa e restritiva, usando a aplicação técnicas de seleção em diversas fases conforme a complexidade do cargo a ser ocupado. 2 2.

Sobre o Mercado de Trabalho Mercado de trabalho é a relação entre a oferta de trabalho e a procura de pessoas que estejam qualificadas para determinado cargo a ser ocupado, devendo o profissional ficar atento as mudanças de comportamento do mercado de trabalho as novas regras, as relações de competição, as exigências da globalização, portanto independentemente da profissão que escolhe PAGFarl(F7 competição, as exigências da globalização, portanto independentemente da profissão que escolher é necessário investir em atualização de forma em geral(leituras, cursos e cultura em geral). 3. 1 Mercado de Recursos Humanos São aquelas pessoas que se candidatam a empregos, estas habilitas e capacitadas para ocupar determinado cargo.

O mercado de trabalho e o mercado de RH estão relacionados no mesmo objetivo na busca de candidatos disponíveis e qualificados a vagas em ofertas nas organizações, a expectativa crescente de produção aumenta o nível de emprego e a redução de salário real esperado, em tempos de pleno emprego, a disputa pela mão-de-obra é mais acirrada pelas organizações e, com isso, o recrutamento é mais dificil e o seu custo é maior, e na recessão, rises ou depressão, a oferta de mão-de-obra, por ser abundante, facilita o trabalho de recrutamento e seleção, tornando o seu custo menor.

Justificativa O recrutamento e a seleção têm influência direta nos resultados de uma empresa, POIS depende destas fases do processo para um bom desempenho de colaboradores, sendo o que faz a diferença na busca de resultados na atualidade, pois as empresas estão em busca de melhores resultados, produtos com maior qualidade, inovação, qualidade no atendimento ao cliente, cumprimento dos prazos, melhores preços, entre outras variáveis. O capital humano tem um papel fundamental dentro das organizações, está sendo cada vez maior o investimento em pessoas.

As organizações estão descobrindo que não são feitas somente de equipamentos, com isto o ser humano está sendo cada vez mais valo PAGF3rl(F7 descobrindo que não são feitas somente de equipamentos, com isto o ser humano está sendo cada vez mais valorizado e reconhecido no seu potencial emocional e intelectual, pois antigamente o conhecimento técnico era necessário para ser contratado, atualmente este paradigma vem mudando, pois a organização precisa mais do que um profissional qualificado ecnicamente, precisa de pessoas com comportamentos e atitudes adequado, a visão e aos objetivos do empreendimento com habilidades e atitudes especificas às necessidades da empresa, que tenham espirito de liderança, comunicabilidade e equillbrio emocional para um bom desempenho profissional e que saiba trabalhar em equipe. Somente poderão ser atingidos os objetivos da organização através das pessoas, por isso é importante o processo de seleção e recrutamento, onde visa escolher a pessoa melhor qualificada para ocupar o cargo e manter-se no mesmo, sem gerar custos om treinamentos e qualificação.

ETAPA 2 FICHA DE DESCRIÇAO DE CARGOS Cargo: Analista de Recursos Humanos Código: 595 Descrição Sumária Requisitos para contratação com formação em Gestão de Recursos Humano Funções selecionar, recrutar, administrar o RH, desenvolver treinamentos, adequar salários e funções, apontar alternativas para solucionar problemas Competências pessoais Conhecimento técnico em entrevistas, gerenciamento de conflitos, desenvolvimentos em treinamentos . Habilidades Visão prospectiva, capacidade de trabalhar em grupo. Fatores de especificação REQUISITOS MENTAIS Instrução necessária, experiência anterior, inciativa, aptidões. 1 REQUISITOS FÍSICOS concentração visão e metal, habilidade de lidar com o público. 2 RESPONSABILIDADES supervisão de pessoas, contratação de recursos humanos, treinamentos. ETAPA 3 Recrutamento externo, abordando a fonte externa de Recursos Humanos.

A Empresa Brasil Confecções com renome no mercado busca profissionais para atuar como Analista de RH, oferece salário acima do valor de mercado, plano de saúde, PPR, e outros benefícios e vantagens. Currículo para mmtalentos@gmail. com. 4 ETAPA 4 Elenco de competências universais relacionadas com o cargo. comunicaçao criatividade e inovação planejamento e organização tomada de decisão visão sistêmica Recrutamento externo As etapas necessárias para o processo de preenchimento da vaga é o recrutamento externo e seleção. Com a seleção externa neste caso os custos serão reduzidos devido a exigência para recrutamento será de um profissional já qualificado e com experiência na área de analista de Recursos Humanos.

ETAPA 5 A escolha desta dinâmica f fato que devemos seguida, informa: ” – Você está preso em uma ilha. ESTE TAPETE, REPRESENTA ESSA ILHA)Tudo em volta é o mar. O QUE VOCÊ FARÁ? permite-se um tempo para que todos pensem em algo. Geralmente todos ficam andando de um lado ao outro. Após alguns minutos encerra-se o tempo. Observações: Geralmente a maioria não demonstra nenhuma iniciativa de se associar a um colega ou buscar uma alternativa para sair dali de forma enfática. Ninguém “pisa” na água, buscando sair a nado ou explorar a existência de uma ilha mais estruturada nas proximidades. Na situação do dla-a-dia, é importante demonstrar criatividade, iniciativa e desprendimento.

ETAPA 6 O processo de integração é enfocado por dois ângulos sendo eles adaptação do individuo ao trabalho e a empresa, e a adaptação dele a cultura da organização. Durante o processo de socialização e integração do novo profissional na empresa, considerando as ansiedades e temores, devemos apresentar a historia da empresa, missão, valores e visão, a politica adotada e procedimentos administrativos, processo de trabalho, conduta esperada, benefícios oferecidos, possibilidades de carreira, pol[tica salarial, da qualidade e de participação de resultados ou ônus, normas de segurança no trabalho, principais aspectos do planejamento estratégicos.

Também deverá o novo funcionário ser apresentado pelo responsável do Recursos Humanos aos demais funcionános da empresa, assim como passar por todos os departamentos para o mesmo entender como é o processo de trabalho e o que produzimos de cada departamento e qual pessoa recorrer em determinada sit PAGFsrl(F7 de trabalho e o que produzimos de cada departamento e qual pessoa recorrer em determinada Situação, quem cuida de qual assunto, com este breve conhecimento o novo funcionário sentir- e-á mais tranqullo para começar a desenvolver suas atividades, sentindo-se como parte do grupo. Nesta fase havendo falha, fica comprometido o bom desempenho do profissional em relação ao desenvolvimento.

CONSIDERAÇOES FINAIS Aprendemos que hoje em dia o planejamento, a seleção e recrutamento são de fundamental importância para a organlzação, POIS do sucesso desta resulta a eficiência e eficácia da mesma, reduzindo a rotatividade de funcionários e obtendo mais produtividade e melhor nível de relações humanos, tudo com o menor investimento em treinamentos. A escolha do candidato é importante na adequação das pessoas ao cargo gerando satisfação com o emprego. Para a empresa se manter no mercado tem que estar constituída de funcionários qualificados e treinados oferecendo assim o melhor produto com o melhor atendimento, assim como enfrentar dificuldades com criatividade e atitude. 6 Bibliografia PLT – Planejamento, Recrutamento e Seleção de pessoal, de Benedito Rodrigues Pontes. http://www. juraemprosaeverso. com. br/07000Dinamicasdegrupo . htm http://www. juraemprosaeverso_com. br/07000Dinamicasdeg upo . htm

Edital tjmg

0

Oficial JudiCiári0 / OFICIALJUDICIÁRIO ATOS DE OFICIO 1)Processos: conceito, espécies, tipos de procedimento; distribuição, autuação e registro; protocolo; petição inicial;

Read More

Ginбstica olimpica

0

GINБSTICA OLIMPICA “A Ginбstica й um esporte tanto emocionante quanto belo, que nгo requer somente coragem de seus adeptos como

Read More