Semantica musical na biodanza

Categories: Trabalhos

0

METODOLOGIA – SEMÂNTICA MUSICAL Sérgio cruz Quando se perde a magia da biodanza, perde-se a essência da biodanza A semântica musical designa o significado da música. necessario que a música esteja em conexão com o movimento que pretende induzir. A música tem de dar a pauta do movimento. – 3 Elementos que fixam a biodanza -música -grupo/car(cla/contacto -dança/movimento A música em biodanza tem como objectivo gerar: Vivencia emocional (gera movimento emocionado) Vivencia gera resposta com vivencia As músicas em biodanza são a conexão do movimento. Só a música já é uma vivência. ? ualquer coisa que toca e nos coloca em movimento. A musica deve-nos conectar às raízes. Deve ter um carácter orgânico (ter S. wp view nent page organicidade) por iss deve fazer concluir m em biodanza abre po s processo normal de a música com o corp OF5 imples. A música outros A música d ansmutação como prender a “ouvir” movimento, não é o movimento do outro é um terceiro movimento que vai sendo criado Com a biodanza pretende-se potenciar os eco- factores positivos (os que permitem a expansão da identidade) e minimizar os eco-factores negativos (os que bloqueiam essa mesma expressão).

No entanto no momento vivencial de cada Swige to next page -lal Studia um vão haver momentos que não são positivos, momentos de tensão interior. pode acontecer que a música escolhida faça despoletar emoções associadas a determinada musica e que vão desencadear uma vivencia negativa em alguém. Isto porque há uma identificação muito grande com o sentimento/emoção que essa música vai resgatar. Uma pessoa que está triste prefere músicas tristes e melancólicas enquanto que uma pessoa alegre vai preferir musica vitais estimulantes. Há sempre uma mistura entre os nossos conteúdos emocionais e as músicas.

Há também que ter atenção às letras pode haver músicas com uma melodia muito bonita e apelativa mas ter uma letra completamente dissociado do propósito da vivencia que se pretende induzir com a utilização dessa musica O conteúdo emocional das musicas é muito importante para conduzir o grupo a determinada progressão por isso a lista oficial é tão importante pois através da utilização das músicas em condições muito heterogéneas culturas, tempo e espaço garantem uma resposta homogénea em cerca de 95% do grupo o que é garantia de que a progressão da aula vai sendo conseguida.

As músicas oficiais são o resultado do feedback verificado durante anos pela aplicação de várias musicas em grupos de todo o mundo. Com a utilização de músicas da lista há uma garantia de nao haver degeneração pois são músicas de grande transversalidade e sem cargas generalizadas assoc haver degeneração pois são músicas de grande transversalidade e sem cargas generalizadas associadas, embora como é obvio não podemos garantir que não haja carga negativas particulares associadas, esses são os 5% do grupo que a música não vai ter o efeito pretendido.

PONTOS DE INTEGRAÇÃO 10 Ponto de Integração – Integração Rítmica Usam-se músicas com ritmo para provocar um movimento vertical, adro-energico criando condições motoras, gerando aceleração sanguínea, aceleração do ritmo cardíaco estimulando a parte simpática do cérebro, gerando libertação dos movimentos e capacidade motora O ritmo proporciona o contacto com o aqui e agora, como concreto e com a realidade, estimula o impulso para a vida, faz sentir dentro da vida o reencontro com a vida. Abre a porta para dançar a vida e se tornar parte de tudo.

A recepção do ritmo no corpo dá-se a nível pélvico, porque é um movimento vertical, yang, penetrante, asculino 20 Ponto de Integração — Sensivo-Motora Usam-se melodias. A melodia induz continuidade, união, efectividade. O movimento é horizontal de união. A melodia é recebida ao nível do peito. Com a melodia entra-se no espaço da eternidade e profundidade. 30 Ponto de Integração – Afectivo-Sexual Usam-se músicas ritmicas melódicas, sinuosas. Musicas cadenciadas que alternam o movimento vertical com o horizontal. O movimento pélvico sinuoso é o que integra os 3 centros que resgat 3 movimento vertical com o horizontal.

O movimento pélvico sinuoso é o que integra os 3 centros que resgata o sentir, ncluindo o sentir sexual. Nota Histórica: As músicas nas celebrações eucarísticas eram Ambrosiana com grande tónica sinuosa na sua semântica. Com Gregório, responsável pela introdução do canto gregoriano nas celebrações romanas, os semi-tons foram eliminados da pauta retirando toda a sinuosidade às músicas e consequentemente toda a carga sexual que pudessem despertar Quando se prepara uma aula está-se a programar uma viagem virtual às vivencias que não se sabe se vai funcionar.

Pode chegar-se ao grupo e não desenvolver a linha que vai conduzir ao caminho programado, ode não haver a resposta pretendida e aula não funcionar. Por isso o facto de se usar as musicas da lista oficial pois estas garantem resultados o mais previsíveis poss[veis. Esquema de aula Roda inicial A roda inicial pretende criar uma mandala grupal de união e vinculo entre as pessoas. A música que se usa na roda inicial depende da aula que se pretende.

Pdemos ter roas rítmicas, melódicas ou sinuosas Caminhares A caminhada fisiológica, onde é muito comum usar dixelands, pretende criar ritmo acelerado, potenciado por instrumentos de sopro de modo a promoverem um fluxo altamente fluido. É neste momento da aula que se incorpora os razeres da vida a vitalidade, e emoção a euforia e se cria 4DF5 da aula que se incorpora os prazeres da vida a vitalidade, e emoção a euforia e se cria capacidade motora para exercícios limite (salto sinérgico) Lúdicos Fluidez Regressão Reactivação Pretende-se passar da regressão para a consciência ampliada do eu em si mesmo.

As melodias são o que mais se enquadra para conseguir fazer esse resgate do eu e traze-lo à realidade do aqui e agora. Se houver ritmo essa tomada de consciência vai ser cortada. Também não é aconselhável para fazer o retorno, colocar músicas graves para não ter efeito ontrário ao que pretendemos. As músicas graves vão puxar ainda mais para dentro e não trazer para fora.

Máximo de diferenciado Ponto Máximo de Expressão Activação Movimentos para fora – leveza Activação do sistema simpático adro-energico Regressão Peso, Interioridade, profundidade – Movimentos para dentro Activação do sistema parassimpático colo-energico Máximo de indiferenciado Ponto Máximo de dissolução AGUDO Sons agudos (altos)- Tocam no corpo nas partes mais elevadas -Sons exteriorizastes provocam acção – impulso Sons graves (baixos)- Toca S as partes mais baixa –

O medo como modo de disposição

0

O MEDO COMO UM MODO DE DISPOSIÇAO[I] Veríssimo dos Santos Furtado Filho[2] Martin Heidegger, Ser e Tempo, trad. por Marcia

Read More

Gestao de fretes

0

Aquaviário Transporte aquaviário é a denominação moderna do setor em que estão inseridos o transporte marítimo, fluvial e lacustre. No

Read More