Senhor das moscas

Categories: Trabalhos

0

[pic] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO 1 orlo to view nut*ge próximo da característica de chefe, o qual estabelece um sistema hierárquico baseado na punição e no medo. Do filme podemos abstrair a idéia das capacidades de liderança, como motivar os membros de um grupo a alcançar o objetivo comum, mesmo diante situações desfavoráveis, as relações humanas com a existência da conflitos e a interação nas relações humanas, e como a cultura organizacional pode influenciar cada indivíduo dentro do grupo.

Inicialmente, apesar da pouca experiência, os meninos tentam ser organizar e respeitar regras e acordos a fim de obreviver na ilha e enviar sinais para um possível resgate. No entanto, com o passar do tempo, o líder democraticamente escolhldo parece fraco e desnecessário dante de um jovem caçador que conquista seu espaço à força.

Mais do que conquistar a liderança do grupo, mostrando as suas habilidades e utilizando-se de artificios como comida farta e muita diversão, os jovens, ainda que sem perceber, são pouco a pouco transformados, passando a ter um comportamento selvagem e irracional, despertando seu instintos mais primitivos e chegando a matar a aqueles que se voltam contra as idéias da malona.

Numa metáfora sobre o comportamento de líderes democráticos contra líderes autoritários, tendo um grupo como massa de manobra, O Senhor das Moscas é uma crltica contundente à formação da sociedade que o ser humano pode adotar quando manipulado e sob o efeito de estar participando e sendo aceito em um determinado grupo.

Elementos como o medo, disseminados por Jack, um dos postulantes à liderança, democraticamente derrotado ao colocar a manutenção de sua liderança como prioridade diante das possibilidades de re 10 derrotado ao colocar a manutenção de sua liderança como prioridade diante das possibilidades de resgate. O filme é um importante instrumento de análise para a reflexão sobre os vários aspectos que envolve a liderança, os liderados e as relações interpessoais. indivíduos têm nas idéias que o grupo abraça. (AMARO, 1986, p.

Relacionando com o filme “Senhor das Moscas” que mostra as várias questões relacionadas com a interações e as relações humanas o grupo de garotos que caíram na ilha após a queda do avião constituíam uma organização, pois era formado por mais de dois garotos te de forma articulada e coordenada mesmo que instintivamente, haviam cooperação entre as partes em busca de m objetivo comum que era o da sobrevivência e de encontrarem juntos uma forma de chamarem a atenção com o objetivo de saírem da ilha, os membros abriram mão de condutas pessoais, para submeterem-se a uma liderança. derança é tema que envolve relacionamento, comprometimento e performance. O líder influencia o comportamento dos membros de sua equipe, para que sejam executadas as demandas que necessitam serem realizadas. O líder também tem a função de despertar as motivações das pessoas dentro do trabalho, para que os resultados que nós esperamos aconteçam. Em todos os grupos, existirão indivíduos com uma propensao ou apacidade maior que os demais de exercitar a liderança.

Essa propensão ou capacidade pode dever-se tanto a tendências inatas no indivíduo quanto as oportunidades que ele pode aproveitar para exercer o comando de pessoas. (AMARU, 1986, p. 2) porém podemos destacar que o comportamento de um líder é que vai revelar o estilo de sua liderança e nessa caso podemos ter não um líder e sim um chefe. O chefe é aquele que quer ter o controle nas mãos, toma as decisões em todos os níveis , quer saber tudo, fala determina, dá ordens. Ao relacionar com o filme, Ralph inicial os nÁJeis , quer saber tudo, fala, determina, dá ordens.

Ao relacionar com o filme, Ralph inicialmente é eleito [der, de forma democrática, com eleição entre os garotos do grupo, para que organizasse a fala dos membros ,podendo todos serem ouvidos, fez uso “simbolicamente” de uma concha para mostrar o poder da fala e o objetivo instituído por ele seria a saída da ilha, porém após uma situação de conflito Jack surge como uma espécie de chefe do grupo que institui como objetivo principal a sobrevivência do grupo ao alimentarem-se da caça, só que além disso outras características surgem, a coesão do grupo através da imposição de forma tirana. Entre em questão o uso do poder.

As características e valores dos meninos perdidos na ilha formam a essência da organização e por isso nem sempre escolhem o melhor caminho para atingirem o objetivo, a cultura organizacional , mesmo todos serem provenientes de escola militar,quando o grupo estava sob a liderança de Ralph observa-se a criação da liderança de forma democrática, regras para manter a ordem e o objetivo comum de encontrarem uma forma de sair o mais rápido da ilha, nesse momento eles entraram em consenso que seria manter uma fogueira sempre acesa, com revezamento entre dois grupos, onde a fumaça trairia a atenção de alguém para os retirarem de lá, quando a cultura organizacional foi influenciada por Jack o foco de atenção foi modificado porque o objetivo de parte do grupo tornou- se a sobrevivência, praticamente atividade de caça, a liderança imposta de Jack influenciou nas decisões, isso porque suas crenças, seus desejos, sua história era diferente, influenciando membros do grupo para mudar o processo de trabalho desejos, sua história era diferente, influenciando membros do grupo para mudar o processo de trabalho, gerando conflito e disputa de poder. O poder exercido por Jack destaca a capacidade dele de azer triunfar sua vontade em virtude do instinto de caçar com habilidade canalizando suas ações em prol do interesse conjunto da organização de sobreviver.

Podemos aproveitar essa situação e destacar que Jack usou de motivação para influenciar os garotos para atingirem o objetivo o qual ele achava importante alcançar, por exemplo ele fez do grupo uma verdadeira tribo onde pintaram os corpos, fizeram “armamentos” de caça, cantavam músicas fazendo com que todos acreditassem que eram fortes e bons caçadores , alimentando os instintos selvagens. Com isso a questão principal que seria sair da ilha foi deixada de lado, e chefia de Jack ficou como foco principal. O problema está na forma de exercer o poder. O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, inlciam e mantém determinadas ações. A motivação pode ser definida como o conjunto de fatores que determina a conduta de um indivíduo. A motivação tem sido alvo de muitas discussões. No campo clínico, quando se estudam algumas doenças, na educação, voltada para o processo de aprendizagem.

Na vida religiosa, quando se tenta compreender o que motiva alguém a er fé numa determinada crença. ê, nas organizações, buscando obter um maior rendimento dos profissionais que formam o quadro de uma corporação. A origem da motivação é sempre o desejo de se satisfazer necessidades. Há décadas PAGF 10 origem da motivação é sempre o desejo de se satisfazer necessidades. Há décadas pesquisadores se dedicam ao estudo da motivação. A estreita ligação que a motivação tem com o desempenho do trabalhador torna esse tema importante no contexto organizacional. Comprovadamente, o comportamento humano interfere positiva ou negativamente no alcance dos objetivos organizacionais de uma forma geral.

Entretanto, ainda que muito se saiba e se discuta acerca dos efeitos da motivação ou satisfação das pessoas sobre o seu desempenho e, consequentemente, sobre os resultados , pouco se faz de concreto para estimular um comportamento humano adequado, que leve a organização à concretização das suas metas e Objetivos (CASADO,2002). A necessidade de sobrevivência por si só é um fator desencadeante para que o ser humano se motive. E foi o que podemos observar no fime. A motivação existe e está dentro de cada um de nós, seja qual for o motivo – Um desejo, um objetivo, uma necessidade -, é sempre um componente interno pessoal subjetivo – um ato ímpar. Chiavenato (1994) focaliza alguns aspectos e necessidades humanas motivacionais.

O prmeiro passo é saber o que realmente está motivando aquela pessoa, o que provoca a motivação, posto que a motivação existe dentro da pessoa e vem aflorar através das suas necessidades humanas. Todas as pessoas têm suas necessidades próprias, que podem ser chamadas de desejos, aspirações, objetivos individuais ou motivos. Isso são as forças internas que estimulam e influenciam cada pessoa diante de diversas situações da vida, o que vai determinar seus pensamentos e direcioná-la a um certo comportamento. Cada pessoa possui necessidades próprias, e nesse pensamentos e direcioná-la a um certo comportamento. Cada pessoa possui necessidades próprias, e nesse sentido são pessoais, individuais (traços biológicos e psicológicos). Esses fatores são determinantes para a formação da personalldade da pessoa.

Além disso, cada pessoa é um “universo diferente” no sentir, no perceber, nas diferentes necessidades e em épocas e situações distintas. A tendência de se integrar a um grupo de pessoa é o principal fator interno ativador da motivação para muitos dos atos dos indivíduos como seres humanos. Para que haja coesão eficiência é necessário que haja interação social para as relações humanas, dentro do grupo é necessário interação no filme a interação foi necessária para que desenvolvessem ações conjuntas de interesse comum. A interação no momento em que a maioria deixa o g upo do líder Ralph e a interação para acompanhar Jack, deixando Ralph somente com o apoio de Piggy.

As relações humanas, a integração entre seres sociais , as diferenciaçóes de liderança são questões que podemos analisar com base no filme e muitas outras nuances que ele nos permite, assim como a motivação e o instinto humano, o mal versus bem. rocesso de liderança é uma função do líder, do liderado e de variáveis situacionais. variáveis essas que podemos observar ao analisar o filme ” O senhor das moscas”, que mesmo sendo um filme o qual se pode fazer sob ele várias reflexões, sob várias óticas diferentes, a temática liderança e relação humana pode ser bem aproveitada para algumas importantes e enriquecedoras reflexões.

A analogia que os grupos sociais são organizações de indivíduos os quais possuem objetivos comuns entre si. Para garantir essa interação, seus componentes constituem normas, regras, destacando tarefas e funções entre si formando uma ooperação em conjunto, de maneira que as interações não deixem que o individuo se disperse do grupo trabalho em equipe subtende-se trabalhar em um grupo, seja ele de qualquer representatividade, levando-se em conta que grupo é a junção de várias pessoas. Há de considerar os mais diversificados momentos de ambos, a amplitude em que ele se realize, o grande grupo e a equipe. Deve-se levar em conta também a operacionalidade de cada um, no sentido de dar um bom desempenho para ambos.

As questões analisadas servem-nos de base para a prática no Serwço Social, onde devemos identificar os líderes, respeitar cultura organizacional tentando compreendê-la, motivando os envolvidos para uma prática de boa relação humana. 4. RêFERENClAL BIBLIOGRÁFICO AMARU, M. A. C. Gerência de trabalho de equipe. São Paulo: Pioneira, 1986. BEAL, G. M; BOHLEN,J. M; RAUDABAUGH,J. N. Liderança & Dinâmica de Grupo. Tradução: Walter da Costa Godolphim e Sigrid Faulhaber Godolphim. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 19 Janeiro: Zahar Editores, 1965. BENNIS, W. A formação do líder. São Paulo: Atlas, 1996. CHIAVENATO, l. Gerenciando pessoas: O passo decisivo para Administração Participativa.

São Paulo: Makron Books, 1994. KONDO, Y. Motivação Humana: Um fator-chave para o gerenciamento. Tradução: Dário Ikuo Miyake. São Paulo: Gente, 1994. Relações Humanas no Trabalho. Artigo publicado (online). MARCONDES, Renata. ROBBINS, S. Comportamento organiazclonal. Prentice Hall, 2002. TOURINHO, N. Chefia, Liderança e Relações Humanas. Belém: Fiepa, 1981 VASCONCELOS, Anselmo F. Artigo de vida no trabalho: origem, evolução e perspectivas”. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, V. 8, n. 1, janeiro/março 2001. VERGARA, S. C. Gestão de pessoas. sao Paulo: Atlas, 2000. p. 73-105. CURSO SUPERIOR: SERVIÇO SOCIAL AUREA NEVES BARRETO

Analise das características dos modelos pedagógicos antigo, medieval e moderno e a influencia na formação do educador.

0

Analise das características dos modelos pedagógicos antigo, medieval e moderno e a influencia na formação do educador. Premium gy pavesi

Read More

Pma2

0

Etapa 2 Administração de Cargos e Salários. -Planejamento para Implantação de Programa de Cargos e Salários. Introdução ±amViewer npvl nonbITKe

Read More