Sequencia didatica

Categories: Trabalhos

0

Sequência Didática Atividade interdisciplinar (Conteúdo de Educação Fisica com o apoio da Língua Portuguesa) Contextualização das temáticas de Jogos Esportivos Coletivos Turma v’ Nesta sequência didática, vamos trabalhar com produção de texto e procedimentos de pesquisa com alunos do 40 ano do ensino fundamental. Objetivo geral M’ Para a Educação Fisica Conscientizar os alunos que jogos são as atividades físicas ou mentais, organizados através de um sistema de regras próprias, pré-determinadas ou podendo conter a fo OF6 ganhador ou a coope iv. , page s sujeitos que o jog sociais. v’ Para a Língua Portuguesa os que o jogam, bjetivo de um a integração entre tas nas relações A importância da leitura de artigos e procedimentos de pesquisa para a construção de textos com Coesão e Coerência. .Produto final v’ Produção/contextualização de uma REVISTA informativa. Tempo estimado Decorrer do mês. Material utilizado v’ Revistas, folhetos sites e outros portadores que contenham textos informativos (artigos de divulgação científica, verbetes e outros gêneros) que abordem os temas de pesquisa escolhido: Jogos Esportivos Coletivos. Recortes de imagens dos jogos selecionados. Folhas de papel oficio e cartolina. Fita adesiva colorida. pesquisa escolhido. Desenvolvimento 10 Etapa M’ A professora de Português apresenta o tema escolhido. Explica que a pesquisa vai dar origem a uma revista informativa sobre o tema e que eles escolheram o titulo. Se possível, nesse primeiro momento, mostrar alguns revistas para que os alunos percebam as características e compreendam a tarefa que irão desenvolver.

Converse com a classe sobre o possível destinatário das revistas. Os alunos poderão distribuí-las na própria escola ara uma determinada turma como conscientização e valorização da pratica esportiva ou até mesmo deixar de material a ser utilizado na biblioteca da escola. Isto é importante para que todos tenham clareza da finalidade das atividades que desenvolverão e o destinatário real de suas produções. ‘ Faça um levantamento de conhecimentos prévios, pedindo aos alunos que relatem o que já sabem sobre o tema, podendo fazer as seguintes Perguntas: Quais esportes coletivos eles conhecem? Quais jogos coletivos eles já jogaram? Se eles conhecem suas regras? Quais desses são realizados em sua escola? Qual a história desses jogos? (A professora faz o registro das ideias para posteriormente ceder a professora de educação física e tê-lo como material de futura pesquisa dos alunos).

M’ Dividir a turma em 05 grupos de 03 (levando em conta os principais jogos coletivos existentes nas escolas publicas: futebol, voleibol, handebol, basquetebol e queimada), sortear os jogos citados pelos alunos entre os grupos e pedir que os mesmos realizem uma pesquisa da histona deste esporte (podendo entre os grupos e pedir que os mesmos realizem uma pesquisa da historia deste esporte (podendo ter como base as perguntas eitas pela professora) e que tragam figuras relacionadas com este esporte. 0 Etapa Organize a turma em seus grupos de acordo com seus temas e peça que selecionem entre os materiais disponíveis aqueles que poderão ser úteis para descobrir mais informações sobre o assunto pelo qual ficaram responsáveis e que compartilhem com a turma, para aqueles que possuem uma maior autonomia leitora, desafie-os a ler o texto em voz alta para os colegas do grupo para juntos decidirem se o mesmo servirá ou nao ? pesquisa. Para os leitores iniciantes, proponha que identifiquem nde está escrito determinada palavra referente ao tema.

Peça que a professora de Educação Física esteja presente na sala de aula para observar o desempenho dos alunos e assim pontue seu plano de aula. Pois, nossa próxima etapa será colocar em pratica todos os jogos citados pelos alunos. 30 Etapa Aula a ser realizada no pátio da escola com a professora de Educação Física, onde a mesmo ira fomentar o desejo dos alunos, QUE É A PRATICA. A professora devera montar circuitos esportivos para discutir e praticar cada jogo citado pelos alunos e outros que achar importante elou necessário.

OBSERVAÇÃO: ESTA ETAPA TENDE A SER UMA DAS MAIS LONGAS. 60 Etapa Mantenha a turma em seus grupos de acordo com seus temas e pontue os erros e acertos dos alunos em referencia ao esporte pesquisado. Faça uma releitura compartilhada do material adquirido até agora 3 referencia ao esporte pesquisado. agora, preparando-os para a produção de texto que dará forma a nossa REVISTA informativa. v’ Peça que eles indiquem supostos títulos para sorteio ou eleição do mais autentico.

Terminada essa tarefa, é hora de construir coletivamente as anotações. Neste momento, sua orientação deve ser no sentido e evitar cópias literais do texto, exceto nos casos em que não houver possibilidade de resumir ou reapresentar as informações de outra forma. 70 Etapa v’ Converse com os alunos apresentando a proposta de escrita: agora que a turma já sabe tantas coisas sobre Jogos Esportivos Coletivos, chegou a hora de escrever um artigo para nossa REVISTA.

Informe que a escrita desse texto será apoiada nas anotações feitas pela classe. Retome os temas dos textos lidos, as notas realizadas pelos grupos e questione a classe sobre a sequência da apresentação das informações no texto que irão roduzir: qual desses assuntos deve ser o primeiro a aparecer no texto, qual deve vir depois, e assim por diante. É importante que os alunos possam refletir sobre isso, discutir o que deve vir em cada lugar pensando no leitor desse texto, em como isso pode ficar mais claro para quem vai ler.

Enquanto estiverem trabalhando, circule pela sala observando se estão conseguindo realizar a tarefa e se há algum grupo muito perdido na seleção das informações. É importante salientar que o texto poderá ter problemas relacionados aos aspectos discursivos (coerência e coesão, falta o er problemas relacionados aos aspectos discursivos (coerência e coesão, falta ou exagero de informações, dados incompletos ou errados, entre outros), mas não os de ordem notacional (ortografia, paragrafação por exemplo).

Tais problemas poderão ser revisados em um momento posterior. 80 Etapa Divida a sala em grupos e distribua tarefas: enquanto alguns alunos “passarão o texto da REVISTA a limpo” no formato que acharem melhor, os outros poderão desenhar ou recortar as imagens que ilustrarão o material e outros, ainda, poderão escrever os títulos e subtitulos de cada um dos textos. Procure rganizar as tarefas de acordo com as competências leitoras e escritoras de cada criança.

Atente para que todos os alunos participem desse processo. Assim, aqueles que ainda não escrevem com autonomia podem ser ditantes, enquanto os demais podem atuar como escribas. Também é possível desafiar os escritores iniciantes a grafar determinadas palavras ao longo do trabalho Estabeleça o dia para entrega da REVISTA. Se possível for, os alunos poderão fazer uma pequena apresentação narrando como foi o processo de elaboração do mesmo para que os destinatários conheçam um pouco do trabalho realizado.

Em seguida, organize uma roda de conversa para que os alunos possam expor o que aprenderam ao longo do processo, quais os principais avanços e as dificuldades que enfrentaram para realizar a tarefa proposta. por fim, com base nas apreciações feitas pelos alunos, comente suas impressões sobre o envolvimento do grupo. Avaliação A percepção dos alunos quanto a i S A percepção dos alunos quanto a importância dos esportes que praticamos, se são voltados para o respeito à diversidade e, em seguida, questione o que é possiVel fazer para integrar e fomentar a diversidade.

Analise se as respostas indicam a compreensão sobre o tema tratado. Ao longo do projeto, procure observar: v’ a) a participação e o envolvimento de cada aluno nas etapas de pesquisa e registro; b) as parcerias que foram produtivas e as dificuldades demonstradas individual e coletivamente; v’ c) Avaliar o comportamento dos escritores nos momentos de escrita coletiva: uso de elementos constitutivos dos textos informativos (título, esquematização inicial, expansão do tema e subtemas), cuidado com o sentido e completude das informações, segmentação do texto em parágrafos etc. Avalie e pontue o crescimento social dos alunos enquanto a importância da Pratica Esportiva Escolar. Bibliografia DREW, Naomi. A paz também se aprende. São Paulo: Gaia, 1990. MARTINELI, Marilu. Aulas de transformação: o programa de educação em valores humanos. São Paulo: Peirópolis, 1996. A escola de chuteiras. Revista Nova Escola. no 151, Abril de 2002. Parâmetros Curriculares Nacionais: fáceis de aprender. Revista Nova Escola, Ediçao Especial, 2000. WEIL, Pierre. A mudança de sentido e o sentido da mudança. Rio de janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 2001.

Teoria da contabilidade

0

Visão geral I Apresentação da disciplina: Vamos estudar, na disciplina de Teoria da Contabilidade, a história e evolução da contabilidade.

Read More

Palavra trabalho

0

SIGNIFICADO DE TRABALHO Adolfo Henrique de Carvalho 200802149831 Rio de Janeiro Fevereiro 2012 Trabalho A origem da palavra trabalho já

Read More