Serie triboeletrica

Categories: Trabalhos

0

APRESENTAÇÃO Alguns materiais, quando atritados aos pares (um contra o outro), geram mais cargas elétricas livres do que outros pares. Ema vez que a eletrização de um corpo nada mais é que a quantidade de partículas carregadas em excesso na superfície do material desse corpo, oriundas do processo do atrito, é de se entender que existem certos materiais que têm maior tendência de fornecer elétrons (e assim tornarem-se positivamente eletrizados) ou de receber elétrons ( e assim tornarem-se negativamente eletrizados) do que outros.

A série triboelétrica é nada mais que uma lista de materiais, que mostra quais são aq ornarem positivame PACE 1 ora maior tendência des to view Essa lista torna-se, as determinar que com r tendência de se s que apresentam te eletrizados. ispensável para se emos usar para um eficiente processo de eletrização por atrito. SÉRIE TRIBOELÉTRICA A tabela 1 . 1 a seguir mostra a lista de materiais da série tribo- elétrica. CARGA MATERIAIS OBSERVAÇÕES Pele humana seca Grande tendência em doar elétrons e ficar altamente positiva.

Couro Pele de coelho É muito usado na eletrização por atrito. Vidro O vidro de sua tela de TV fica eletrizado e atrai pó. Cabelo humano Pentear o cabelo é uma boa técnica para Chumbo O chumbo retém tanta eletricidade estática quanto pele de gato. Pele de gato Seda Alumínio Deixa escapar alguns elétrons. papel Neutra Algodão A melhor das roupas não estáticas. Aço Não é usado para eletrização por atrito. Madeira Atrai alguns elétrons, mas é quase neutro. Âmbar Borracha duraAlguns pentes são feitos de borracha dura.

Níquel e cobre Escovas de cobre são usados no gerador eletrostático de Wimshurst. Latão e prata Outro e platina Esses metais atraem elétrons quase tanto quanto o poliéster. Poliéster Roupas de poliéster têm avidez por elétrons. IsoparMuito usado em empacotamento. É bom para xperimentos. Filme de PVC poliuretano Polietileno PVC O policloreto de vinila tem grande tendência em receber elétrons. Teflon Maior tendência de receber elétrons entre todos desta lista. Tabela 1. 1 PROPRIEDADES 1.

Qualquer material atritado com qualquer outro que o precede, fica eletrizado negativamente e, quando atritado com qualquer outro que o segue, fica eletrizado ositivamente. 2. Quanto mais afastados lista, maior será a PAGF9C,F3 pessoas, em climas frios, é que delas saltam faíscas quando tocam alguns objetos. Isto é causado tipicamente porque elas têm pele seca que pode ficar altamente positiva, especialmente uanto atritadas com roupas feitas de poliéster, as quais adquirem cargas negativas. ? a tamente aconselhável que as pessoas que adquirem facilmente cargas positivas, devido a sua pele seca, usem roupas feitas de algodão que é um material neutro. Pessoas de pele úmida raramente reclamam de “choques” ao tocarem objetos. Cabelo humano fica com carga elétrica positiva (+) quando atritado com o pente; principalmente aqueles pentes feitos de borracha dura ou de plástico, que são ávidos por elétrons. Considerando que cargas de mesmo nome se repelem, os fios de cabelo secos, todos positivos, repelem um aos outros e o cabelo ica todo ‘espetado’ para fora (experimento tipicamente feito com o gerador de Van de Graaff).

Isto é chamado “cabelo eriçado ‘ Considerando que o pente fica carregado negativamente, atrairá objetos com carga elétrica positiva como o cabelo. Também atrairá até mesmo material sem carga elétrica líquida alguma como pequenos pedaços de papel (lembre-se da indução eletrostática! ). BIBLIOGRAFIA Cl NATO, Prof. Luiz Ferraz; http://www. feiradeciencias. com. br Viana, Prof. Dr. Ricardo Luiz; http://www. cursodefisica. com. br C] http://educacao. uol. com. br/fisica/ultl 700u3g. jhtm PAGF3ÜF3

Conceito velocidade instantanea

0

Velocidade Instantânea DANIEL DE ARAUJO CABRAL. GEORGES LUIS BRITO PINHEIRO, FÉLIX FERREIRA NETO, RAFAEL RIQUE COSTA ANDROCHESKI IESAM-lnstituto de Estudos

Read More

A empresa e as ações

0

[pll$] c/’ A empresa e as ações Surgimento das Ações anos antes de Cristo já Se formavam no mundo romano

Read More