Sistema de administração de sindicatos

Categories: Trabalhos

0

3 METODOLOGIA APLICADA 3. 1 ANALISE ORIENTADA A OBJETOS A proposta da orientação a objetos é permitir que os programadores organizem os programas da mesma forma que as nossas mentes enxergam os problemas: não como um conjunto de espaços de memoria, mas como um conjunto de coisas que fazem parte do problema (MATOS, 2002, p. 20). O sistema em questão foi implementado utilizando o paradigma de orientação a objetos. Sua análise, como vista posteriormente, proporciona uma visão ampla das funções propostas, permitindo um alto grau de flexibilidade no caso de alterações futuras.

De forma simples e ao mesmo tempo objetiva, os esboços poderão ser acompanhados f a objetos. porém, o sistema ta ém como um sistema es propostamente utiliz dados estruturado. or37 “leitor” de orientação ado, em parte, o banco de dados linha de banco de O “grande problema” do desenvolvimento de novos sistemas utilizando a orientação a objetos é que não existe uma padronização de métodos realmente eficazes que abranja qualquer tipo de aplicação que se deseje. . 2 UML – LINGUAGEM UNIFICADA DE MODELAGEM Na tentativa de suprir o problema de padronização, desenvolveu e a UML — Linguagem Unificada de Modelagem, que, segundo dados, atualmente é a principal linguagem de modelagem de dados utilizada pelos desenvolvedores de sistemas, e que busca permitir novas visualizações dos sistemas, manipulando os elementos influentes, direta ou indiretamente.

A UML é apenas uma linguagem [grifo nosso], ou seja, apesar de existir uma noção padronizada de que linguagens em informática relacionam-se apenas a Linguagens de Programação, como o trabalho deve ser feito, ou seja, não possui um processo de como o trabalho tem que ser desenvolvido. Deve sim ser tilizada de forma adaptada ao estilo de cada desenvolvedor ou ao tipo do sistema a ser projetado. 3. 2. Diagramas da UML Os diagramas utilizáveis da UML são compostos de nove tipos: a) diagrama de casos de uso; b) diagrama de classe; c) diagrama de objeto; d) diagrama de estado; e) diagrama de sequência; f) diagrama de colaboração; g) dlagrama de atividade; h) diagrama de componente; e i) diagrama de execução. Através da interação dos seus diversos diagramas, a UML torna possível se construir visões de funcionalidade do sistema em desenvolvimento. A decisão de quais diagramas utilizar na modelagem do sistema ica a critério do desenvolvedor.

Entretanto, essa decisão poderá trazer conseqüências caso não consiga apresentar o projeto de uma forma clara e inteligível. Cabe destacar que o conjunto dos diagramas utilizados na análise deverá estar em plena interatividade entre si, apresentando coerência nas suas aplicações. O sistema em questão utilizar-se-á de três tipos de diagramas para esboçar sua funcionalidade: diagrama de casos de uso, diagrama de classe, e diagrama de seqüência. Tais diagramas foram desenvolvidos utilizando-se da ferramenta Microsoft Visio Professional 2002. 3. 2. 1.

Diagrama de Casos de uso “Um diagrama de caso de uso é um gráfico de atores, um conjunto de casos incluído por um limite de domínio, comunicação, participação e associações entre atores, assim como generalizações entre casos de uso” (FURLAN, 1998, p. 169). A modelagem de um diagr de uso é uma técnica PAGF 37 estruturação estática das classes de um sistema, onde estas classes representam as “coisas” que são gerenciadas pela aplicação modelada. Sendo assim, afirmamos que os diagramas “devem apenas esboçar o que interage e não o que acontece quando as classes interagem” (MATOS, 2002, p. 3). As classes apresentam as suas estruturas internas (atributos e operações), e devem, depois de implementadas, se relacionar umas com as outras através de diversas maneiras de relacionamento: associação (conectadas entre si), dependência (uma classe depende ou usa outra classe para funcionar), especialização (uma classe é uma especialização avançada de outra classe), ou em pacotes (classes agrupadas por características comuns ou similares). É bom salientar que uma classe não é, efetivamente, uma entidade (do modelo Entidade-Relacionamento).

IJma entidade existe como um repositório de dados e uma classe omo um ENCAPSULAMENTO de atributos e métodos (MATOS, 2002, p. 44). Os diagramas de classe posteriormente apresentados estão divididos em três diagramas, por uma questão de facilitar a visualização, já que se trata de muitas classes e associações entre elas. O primeiro diagrama apresenta a principal função do sistema, que seria o controle e cadastramento de filiados. para realizar tal operação de cadastro de filiado, vários outros cadastros independentes deverão ser utilizados como chave estrangeira.

O segundo diagrama apresenta uma sub-funçào do sistema, que rata da parte de organização dos processos judiciais realizados no Sindicato/ Associação. O terceiro diagrama apresenta outra funcionalidade, que trata da organização de convênios firmados entre o Sindicato/ Associação e profissionais de diversos ramos de atividade. 3. 2. 1. 3 Diagrama de Seqüência Os diagramas de seqüência trazem uma visão mais detalhada dos casos de uso. Eles apresentam de uma forma facilmente interpretada, uma intera em forma de uma Função I Cadastrar filiado fisico, contendo dados pessoais, 11. 1 endereço, documentação pessoal, etc. 1. 2 I Cadastrar empresa contratante. 11. 3 Ilmprimir autorização para utilizar serviços de conveniados. 11. 4 11. 5 11. 6 11. 7 ICadastrar função profissional. I Cadastrar secretaria de trabalho. I Disponibilizar tabela de estado clvil. I Disponibilizar tabela de sexo. 4. 1. 2 Cadastro de Filiado Jur[dico I Cód. 12. 1 I Cadastrar filiado jurídico, contendo dados da firma, endereço, documentação empresarial, etc. 4. 1. 3 Cadastro de Dados Comuns 13. 1 filiado. 13. 2 13. 3 Funçao I Cadastrar recebimento de contribuição sindical de Ilmprimir recibo de contribuição sindical de filiado.

IAgendar consulta de filiados com consultores contratados pela entidade. 13. 4 Ilmprimir relatório de filiados físicos, contendo filtros diversos, tais como: funca exo, empresa 37 cadastral de filiado. 13. 9 I Disponibilizar tabela de forma de contribuição sindical de filiado. 13. 10 I Disponibilizar tabela de forma de pagamento de contribuição sindical de filiado. 13. 11 I Disponibilizar tabela de tipo de filiado. 4. 2 FUNÇOES DE CADAS ROS AVULSOS 14. 1 Ilmprimir agendamento de consultas para conhecimento de utilização dos consultores. I Cadastrar processo judicial em favorecimento do 14. 4. 3 I Imprimir relatório de processos judiciais, contendo filtros diversos, tais como: advogado no caso, requerentes, situação I do processo, etc I Cadastrar promissória de pagamento de dívida da 14. 4 entidade. Ilmprimir relatório de promissórias, contendo filtros 14. 5 diversos, tais como: data de vencimento, vencidas, por credor, I Cadastrar profissionais conveniados à entidade. 14. 6 I Cadastrar tipo de especialidade do convênio prestado 14. 7 pelo conveniado. 4. 8 14. 9 14. 10 I Cadastrar relatório de conveniados. I Cadastrar advogado contratado. I Cadastrar funci da entidade.

PAGF s 7 4. 15 judiciais. 14. 16 14. 17 I Cadastrar situação de andamento de processos I Disponibilizar tabela de tipo de conveniado. 5 ANÁLISE DO SISTEMA PROPOSTO 5. 1 MODELO ENTIDADE-RELACIONAMENTO 5. 1. 1 Modelo Lógico de Dados conveniados que armazena dados exclusivamente de conveniados jurídicos I credor I (ex: farmácias, clínicas, etc). Tabela de credores de dívidas adquiridas pelo Sindicato/ Associação. ‘dados fisicos I Tabela integrada à tabela de filiados que armazena dados exclusivamente de filiados físicos. I dados_juridicos que armazena dados exclusivamente de filiados jurídicos. pendente fisicos. desconto_semco Tabela de dependentes de filiados Tabela integrada à tabela de serviços e tabela de conveniados que armazena descontos provenientes de I I serviços oferecidos por cada conveniado. I empresa_contratante I Tabela de empresas contratantes de filiados físicos. I estado_civi filiado I filiado_dependente Tabela de estado civil de filiados físicos. I Tabela de filiados ao Sindicato/ Associação. Tabela integrada à tabela de filiados e tabela de dependentes que gerencia os filiados de cada filiado_processo Idependente.

Tabela integrada à tabela de filiados e abela de processos que gerencia os processos judiciais de cada filiado. I forma_contribuicao I Tabela de forma de contribuição sindical (ex: desconto em folha de pagamento, depósito bancário, pagamento avulso, etc). PAGF 7 37 de processos judiciais requeridos por filiados. promissoria Tabela de promissórias provenientes de dividas adquiridas pelo Sindicato/ Associação. I recebimento Tabela de recebimento de contribuição sindical avulsa. I responsavel_juridico I abela de responsáveis legais de filiados jurídicos. Isecretaria filiados físicos. I servico I sexo I situacao_cadastral

Tabela de secretaria de trabalho de I Tabela de serviços oferecidos por ITabela de sexo de filiados físicos. Tabela de situação cadastral de filiados (ex: ativo, aposentado, falecido, em falência, em processo Ide concordata, etc). I situacao_processos Tabela de situação de processos judiciais (ex: em andamento, formando precatório, causa ganha, etc). I I tipo_conveniado Tabela de tipos de conveniado (ex: conveniado físico, conveniado jurídicos, etc). I tipo_convenio I Tabela de tipos de convênio exercido pelo conveniado (ex: pediatria, ortopedia, locação de vídeos, tipo_filiado jurídico). luf brasileiros).

I usuario I farmacopéia, etc). I abela de tipos de filiado (ex: fisico, Tabela de unidades federativas (Estados Tabela de usuários do sistema. 5. 1. 4 Descrição dos Atribu PAGF 8 7 I tel advogado telefone do advogado. cel_advogado celular do advogado. agendamento_consulta I cod_consulta da consulta. consulta. data_consulta horário_consulta I Número do Número do I Código Data da consulta. Horário da andamento_processos data andamento Data da atualização do andamento do processo. hora_andamento atualização do andamento do processo. previa_andamento rápida do andamento (ex: sentença, intimação de

Descrição I recorrido, etc). registro_andamento detalhada do andamento do processo. autorizacao autorização de convênio. cod_autorizacao data_autorizacao autorização do convênio. cidade cod_cidade cidade. nome_cidade I consultor cod_consultor consultor. nome_consultor profissao_consultor consultor (ex: advogado, contador etc). espe Códlgo da I Data da Código da Nome da cidade. I Código do I Nome do I Profissão do Especialidade do telefone do consultor. cel_consultor do consultor. I conveniado conveniado. cod_convenlado nome_conveniado lend_conveniado conveniado fisico do CPF do conveniado. f_conveniado reg_conveniado registro do conveniado (CRM, OAB, CRC, etc). I conveniado_juridico cnpj_conveniado Número do CNPJ do conveniado. insc_est_conveniado inscrição estadual do conveniado. credor. fantasia do credor. do credor. cod credor razao_social_credor cnpj_credor insc_est_credor Número do celular Código do [Nome do IEndereço do Número Número de Razão social do Nome Número do CNPJ inscrição estadual do credor. end_credor tell _credor de telefone do credor. te12_credor fax_credor facsímile do credor. lemai Endereço do I Número principal I Número alternativo I Número de I Endereço

Feedback

0

Como você pode ver, eu fiz um documento comparando a sua legenda com a revisada. Todas as mudanças estão marcadas,

Read More

Alunos cegos

0

Alunos cegos e com baixa visão Orientações curriculares Ficha Técnica EDITOR Direcçao-Ger Curricular Direcção d OF91 Apoio Sócio-Educativ [TO’ „

Read More