Sistema solar

Categories: Trabalhos

0

TRABALHO SISTEMA SOLAR APRESENTAÇAO Esse trabalho traz informações sobre planetas, estrelas, satélites, cometas e outros assuntos relacionados ao Sistema Solar. Podemos encontrar também nesse trabalho, curiosidades, planetas onde homem já esteve direta ou indiretamente, além da estrutura externa e interna do planeta Terra e os planetas anões e suas características. Ao terminar essa leitura você estará informado sobre o Sistema to view nut*ge Origem do Universo — — 04 poeira Cósmica.. ?? Orbita — 12 Sistema Solar 14 . 16 Solar. Aproveite a leitura! ÍNDICE Apresentação. Galáxias Asteróides Cometas Diferenças entre estrela, Planeta e satélite Planeta Terra Planeta Mercúrio . Planeta Marte ar 18 …….. 13 17 Planeta Júpiter ………….. 18 Planeta Saturno — … 19 planeta Netuno Planeta Vênus ….. 21 Planeta Urano Planetas visitados pelo homem 23 Estrutura interna e externa do Planeta Terra Planetas Anões… — … 25 Conclusão . … 26 Bibliografia — . … 7 1 – ORIGEM DO UNIVERSO Teona do Blg Bang Big gang: a explosão que deu origem ao Universo A teoria do Big Bang (“Grande Explosão”) explica que o Universo surgiu a partir de uma explosão primordial, ocorrida a proximadamente 13,7 bilhões de anos. Essa explosão ocorreu em função da grande concentração de massa e energia. Os fundamentos desta teoria são baseados nos resultados de observações feitas por físicos e astrônomos, que demonstram que o Universo encontra-se em constante expansão. Em 1929, por exemplo, o fisico e astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble descobriu que as galáxias afastam-se uma das outras. pic] 2 EXPLICAÇÕES 2. 1 – GALÁXIA 18 Via Láctea: a nossa galáxia As galáxias são formadas por agrupamentos de vários corpos celestes, pnncipalmente por planetas, estrelas, poeira cósmica e utros elementos astronômicos que ficam em um centro comum. Os astrónomos, através de pesquisas e observações, afirmam que há, aproximadamente, cerca de cem bilhões de galáxias no Universo. Cada uma destas galáxias pode abrigar bilhões de estrelas. Conhecendo um pouco mais sobre as galáxias Os astrônomos afirmam que as galáxias se formaram a partir do Blg Bang, a grande explosão que deu origem a tudo.

Esta explosão ocorre a cerca de 13,7 bilhões de anos atrás. Após esta grande explosão, as massas foram se agrupando de acordo com a força gravitacional. O planeta Terra e todo sistema solar estão localizados dentro da aláxia chamada de Via Láctea. Nossa galáxia tem o formato de espiral achatada, possuindo cerca de 200 bilhões de estrelas. A Via Láctea possui um diâmetro aproximado de cem mil anos-luz. Curiosidades: Somente três galáxias podem ser vistas a olho nu do nosso planeta. Sáo elas: Andrômeda, Pequena Nuvem e Grande Nuvem. Mutas galáxias não podem ser vistas pelos telescópios. Isto ocorre pois elas são formadas por matéria escura (sem luz). pesquisadores determinaram que existem quatro tipo de galáxia. Que são esses: – Galáxias espirais — possuem extensos braços de estrelas e nuvens de poeira cósmica. Galáxias espirais em barra – a resentam braços de estrelas e núcleo central menos des amparado às galáxias PAGF 18 cósmica. – Galáxias irregulares – recebem esse nome por não apresentarem forma definida. Um exemplo de galáxia espiral é a Via Láctea, que abriga o Sistema Solar.

Essa galáxia, inserida no Grupo Local, é formada por aproximadamente 200 bilhões de estrelas, cerca de 2 trilhóes de massas solares e diâmetro de 100 mil anos-luz, ou seja, um raio de luz com velocidade de 300 mil Km/s demoraria 100 mil anos para atravessar essa galáxia. Foto cortesia da Nasa/Obsewatório de raios-X Chandra Partes de uma Galáxia 1. Disco Galáctico. a maioria das 200 bilhões de estrelas da Via Láctea se localiza nele. O disco se divide nas seguintes partes: Núcleo: o centro do disco Bojo: a área em torno do núcleo, incluindo as regiões imediatamente acima e abaixo do planodo disco.

Braços espirais: estendem-se do centro para fora. Nosso sistema solar fica localizado em um dos braços de espiral da Via Láctea. 2. Aglomerados Globulares: algumas centenas desses aglomerados existem acima e abaixo do disco. As estrelas neles contidas são multo mais velhas que as do dlsco galáctico. 3. Halo: uma região vasta e pouco iluminada que cerca toda a galáxia. Ela é composta de gases quentes e possivelmente de matéria escura. seqüência previa a possibilidade de um planeta orbitar entre Marte e Júpiter a 2,8 UA do Sol. Então, os astrônomos começaram a procurar esse possível planeta.

Em 1801, o astrônomo italiano Guseppi Piazzi descobriu um corpo indistinto nessa distância, ao qual ele deu o nome de Ceres. Entretanto, Ceres era mais indistinto do que Marte ou Júpiter, então, Piazzi concluiu que ele era muito menor. Outros corpos pequenos foram descobertos mais tarde nessa mesma adjacência. Esses objetos foram chamados de asteróides (o que significa semelhante à estrela) ou planetas menores. I [PiC] Foto cedida pela NASA I Asteróide Gaspra, visto da espaçonave Galileo Os asteróides são corpos pequenos e rochosos que orbitam o Sol entre as órbitas de Marte e Júpiter.

Existem mais de 20 mil asteróides conhecidos. Eles possuem forma irregular e têm diversos tamanhos que podem variar de um raio de 1 quilômetro a centenas de quilômetros (Ceres é o maior, com um raio de 457 km). Medindo as flutuações em seu brilho, sabemos que muitos asteróides giram em períodos de 3 a 30 dias. Além do tamanho, forma e rotação, sabemos relativamente muito pouco sobre esses objetos. É difícil calcular sua massa, pois não são grandes o suficiente para atrapalhar a gravidade de Marte ou Júpiter. Ao examinar os espectros de luz refletidos desses objetos, podemos classificar os asteróides como: .

C – escuro, provavelmente contém carbono (carbonáceo) . S – duas vezes mais brilhante que o C, provavelmente feito de ferro rochoso . M – semelhante aos meteoritos de ferro p e D – pouco brilho, avermelhado [picl meteoritos de ferro . P e D – pouco brilho, avermelhado 2. 3 – COMETAS Cometa: objeto celeste Cometa é um objeto celeste formado basicamente por gelo e que se encontra em movimento pelo espaço. No sistema solar, as órbitas dos cometas costumam se estender para além do planeta plutão. Muitas vezes os cometas tornam-se visíveis a olho nu.

São formados, além de gelo, por minerais e materiais voláteis como, por exemplo, dióxido de carbono, gás metano, entre outros. E a cauda do cometa é formada em função derretimento de seus componentes quando este se aproxima do Sol. Muitos cientistas afirmam que os cometas se originaram de res(duos deixados pela condensação da nebulosa que formou o istema solar. O cometa Halley passa pelo sistema solar a cada 76 anos. Cometa é o menor corpo contido no sistema solar, possui semelhança com um asteróide e é constituído em grande parte por gelo.

No passado, os cometas produziam medo e superstições nas pessoas. Eles podem ser periódlcos (como é o caso do cometa Halley, que passa pelo sistema solar em intervalos de cerca de 76 anos) e não periódicos, que são aqueles que entram e saem rapidamente no sistema solar em direção ao espaço interestelar. Um cometa possui uma estrutura física dividida em três partes: núcleo, cabeleira ou coma e caud úcleo, constituída basicamente por hidrogênio, oxigênio e água no estado sólido. Cauda: é uma das unidades de um cometa que surge a partir de ventos solares.

Cada vez que o cometa se aproxima do Sol, o seu diâmetro diminui alguns metros. Existem dois tipos de caudas: uma formada por poeira e outra eletromagnética. 2. 4- POEIRAS COSMICAS Poeira cosmica ou inter-estrelar corresponde a fragmentos de carbono ou silicatos de tamanho reduzido que podem ser visualizados somente com o uso do microscópio, esses não ultrapassam um mícron ( do milímetro) de orbita é o caminho de equilíbrio entre a atração do Sol e a endência da Terra de sair pela tangente, em linha reta. A atração do Sol é que provoca a curva fechada da trajetória da Terra. [PiC] 2. – DIFERENÇA ENTRE ESTRELA, PLANETA E SATELITE NA URAL Estrelas – são astros que possuem luz própria. O sol é a estrela mais importante para os seres vivos, pois sem a luz e calor do Sol não existiria vida Planetas – são astros que não possuem luz própria. Eles giram em torno de uma estrela são iluminados por ela. A Terra é um planeta que gira em volta da estrela Sol. Satélites naturais – são astros que não possuem luz própria. Eles giram em volta dos planetas e recebem a mesma luz dos planetas. conhecemos hoje. O Sistema Solar é formado por oito planetas: Mercúrio, Terra, Marte, Júpiter,Vênus, Saturno, Urano e Netuno.

Mutos destes planetas podemos visualizar a noite a olho nú ou com a ajuda de um telescópio. Os planetas, ao contrário das estrelas, não possuem luz própria e só podem ser vistos graças a luz que refletem do Sol. Ao redor dos planetas, gravitam 67 satélites, dentre eles a Lua (satélite natural do nosso planeta), que gravita ao redor no planeta Terra. Nas órbitas de Marte e Júpiter, localizam-se grande parte dos steróides que variam de tamanho, podendo ser até mesmo minúsculos. Os asteróides são compostos de blocos de rocha, diferente dos cometas que são formados por poera cósmica e gelo.

Historiadores e paleontólogos acreditam que foi a queda de um cometa em nosso planeta que ocasionou a extinção dos dinossauros na Terra há milhões de anos. A preocupação ainda existe, pois muitos deles passam perto da órbita terrestre. 3. 1 – PLANETA TERRA Imagem aérea (espacial) do Planeta Terra Alguns dados importantes sobre o Planeta Terra – Diâmetro equatorial: 12. 756,27249 km Inclinação axial: 23,450 Composição em massa: 34,6% de Ferro; 29,5% de Oxigênio; 1 5,2% de Silício; 12,7% de Magnésio; 2,4% de Níquel; 1,9% de Enxofre; de Titânio. – Período de rotação: 23h 56m e 4,09966s (sideral). Área total da Terra: aproximadamente 510 milhões de quilômetros quadrados 361 milhões de km2 de água – 149 milhões de km2 de t Temperatura no interior do Planeta: aproximadamente 50000C. – Temperatura na superfície: mínima de -880C,média de 90C e máxima de 60cc. – Satélite natural da Terra: Lua – Localização: Entre Marte e Vênus Curiosidade Comemora-se em 22 de abril o Dia do Planeta Terra. 008 – Ano Internacional do Planeta Terra A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) determinou e, 2008, foi o Ano Internacional do Planeta Terra.

Com isso, a ONU chamou a atenção da população mundial para a necessidade de preservação dos recursos naturais de nosso planeta e busca de um desenvolvimento sustentável. Numa época em que o aquecimento global torna-se uma grande ameaça para o clima, esta decisão da ONU foi acertada. O tema foi discutido em assembléias de organizações e governos e também penetrou nas casas, escolas, fábricas, etc. Afinal, todos omos um pouco responsáveis pelo perfeito funcionamento de nosso planeta. 3. – PLANETA MERCURIO Mercúrio: o planeta mais próximo do Sol Introdução Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e está localizado entre o Sol e o planeta Vênus. Tem esse nome em homenagem ao deus da mitologia romana Mercúrio (mensageiro do deus Júpiter). A primeira observação deste planeta, através de telescópio, foi realizada em 1610 pelo astrônomo italiano Galileu Galilei. Características de Mercúrio – Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar (40% menor do que o planeta Terra). – O diâmetro equatorial d 4879. 4 km.

Rome de abstinência no recém-nascido

0

Síndrome de Abstinência no Recém-Nascido Neonatal Abstinence Syndrome Arthur Figueiredo Delgadol Joselina Magalhães Andrade Cardieri2 Lilian Maria Cristófani3 Renata Dejtiar

Read More

Papelaria novas luzes

0

FALCUDADES INTEGRADAS “ANTÔNIO EUFRÁSIO DE TOLEDO” FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS E ADMINISTRATIVAS DE PRESIDENTE PRUDENTE PLANO DE NEGÓCIO: ANÁLISE DA

Read More