Sistemas de informação

Categories: Trabalhos

0

FACNET Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação Ferramenta Para Sistema Web Usabilidade x Acessibilidade Nome: Wallace figueira da silva santos Turma: sistemas de informação 10 A Professor: (a) Samuel Novaes Taguatinga-DF 15/março/2012 cr Swipe to page Definição entre Usabilidade e Acessibilidade Referências online. Também pode se referir a eficiência do design de objetos como uma maçaneta ou um martelo Definições de Usabilidade A usabilidade está relacionada aos estudos de Ergonomia e de Interação Humano-computador.

A usabilidade está diretamente ligada ao diálogo na interface e a apacidade do software em permitir que o usuário alcance suas metas de interação com o sistema. Ser de fácil aprendizagem, permitir uma utilização eficiente e apresentar poucos erros, são os aspectos fundamentais para a percepção da boa usabilidade por parte do usuário. Mas a usabilidade pode ainda estar relacionada com a facilidade de ser memorizada e ao nível de satisfação do usuário. A usabilidade em meios digitais, como na internet, é um termo muito utilizado também nas novas midias.

A necessidade de entender as necessidades dos interagentes no ambiente virtual facilita a compreensão do conteúdo disponiblizado, fazendo- auto-suficiente nos cliques do hipertexto. Até quem tem dificuldade motora ou problemas de navegação por falta de conhecmento tecnico poderá alcançar o que deseja o produtor da informação, se os processos de usabilidade forem respeitados, deixando o usuário da página web mais à vontade, mais independente. É um dos princípios trabalhados pelo webwriting.

Acessibilidade: significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos,serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma eterminada população. Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Atualmente estão em andamento obras e servi os de adequação do esp constante nas últimas décadas.

Atualmente estão em andamento obras e serviços de adequação do espaço urbano e dos edifícios às necessidades de inclusão de toda população. Em informática, programas que provêm acesslbilldade são ferramentas ou conjuntos de ferramentas que permitem que portadores de deficiências (as mais variadas) se utilizem dos recursos que o computador oferece. Essas ferramentas podem onstituir leitores de ecrã para deficientes visuais, teclados virtuaispara portadores de deficiência motora ou com dificuldades de coordenação motora, e sintetizadores de voz para pessoas com problemas de fala.

Na Internet o termo acessibilidade refere-se também a recomendações do W3C, que visam permitir que todos possam ter acesso aos websites, independente de terem alguma deficiência ou não. As recomendações abordam desde o tipo de fonte a ser usado, bem como seu tamanho e cor, de acordo com as necesidades do usuario, até a recomendações relativas ao código (H ML e CSS, por exemplo). O projeto Debian possui uma seção dedicada a software acessível. [l] Ainda em software livre, existe o projeto linuxacessivel. rg que é o ubuntu com alterações pontuais para deficientes visuais que falam português. * Cybis, W. A, Betiol, A. H. & Faust, R, Ergonomia e Usabilidade – Conhecimentos, Métodos e Aplicações . Novatec Editora. ISBN 978-85-7522-138-9. * ISO (1999). ISO 13407: Human-centred design processes for interactive systems. Gênêve: Internatlonal Organisation for Standardisation. -k ISO (1997). ISO 9241-11: Ergonomic requirements for office work with visual display terminals (VDTs). Part 11 — Guidelines or specifiying and measurin usabilit .

Généve: International Organisati Part 1 1 — Guidelines for specifying and measuring usability. Gênêve: International Organisation for Standardlsation. * Mayhew, D. J. (1999). The usability engineering lifecycle: a practitioner’s handbbok for user interface design. San Franclsco: Morgan Kaufmann. * r Debian – Debian-Accessibility . Página visitada em 29 de Dezembro de 2010. * T linuxacessivel. org – Ubuntu para deficientes visuais . Página visitada em 28 de Novembro de 2011. A usabilidade está relaclonada aos estudos de Ergonomia e conhecimento técnico poderá alcançar o que deseja o produtor

Modelo just in time

0

O sistema JIT tem como objetivos operacionais fundamentais a qualidade e a flexibilidade. Faz isso colocando duas metas de gestão

Read More

Contabilidade de custo atps

0

Contabilidade de custo atps Contabil A contabilidade de Custos é o ramo da contabilidade que produz informações para diversos niveis

Read More