Sociologia

Categories: Trabalhos

0

Disciplina: Sociologia Curso: Segurança no Trânsito Professor: Nome do aluno Data: 10/08/2011. Orientações: • Procure o professor sempre que tiver dúvidas. • Entregue a atividade no prazo estipulado. • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final. • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). 1. As reflexões acerc remetem à Antiguida compreender os fen OF6 Swipe nentp em grupo nos tentativas de -se na imaginação e especulação míticas.

No entanto, o estudo sistemático de caráter cientlflco só foi desenvolvido a partir do século XIX onfigurando neste contexto duas escolas clássicas da Sociologia: a estrutural-funcionalista ou positivista e a histórico-crítica. Desta forma, com base nos estudos sobre o principal referencial teórico da escola histórico-crítica, analise e relacione o texto e o vídeo que segue (vide atalho indicativo) utilizando em sua argumentação, no mínimo, uma citação direta do livro didático.

Sua resposta deve ter de 15 a 25 linhas. (5,0 pontos) Se Os Tubarões Fossem Homens (Bertold Brecht) Se os tubarões fossem homens, eles fariam construir resistentes aixas do mar, para os peixes pequenos com todos os tipos de alimentos dentro, tanto vegetais, quanto animais. antes do tempo. para que os peixinhos não ficassem tristonhos, eles dariam cá e lá uma festa aquática, pois os peixes alegres têm gosto melhor que os tristonhos.

Naturalmente também haveria escolas nas grandes caixas, nessas aulas os peixinhos aprenderiam como nadar para a goela dos tubardes. Eles aprenderiam, por exemplo, a usar a geografia, a fim de encontrar os grandes tubarões, deitados preguiçosamente por aí. Aula principal seria naturalmente a formação moral dos eixinhos. Eles seriam ensinados de que o ato mais grandioso e mais belo é o sacrifício alegre de um peixinho, e que todos eles deveriam acreditar nos tubarões, sobretudo quando esses dizem que velam pelo belo futuro dos peixinhos.

Se encucaria nos peixinhos que esse futuro só estaria garantido se aprendessem a obediência. Antes de tudo os peixinhos deveriam guardar-se antes de qualquer inclinação baixa, materialista, egoísta e marxista e denunciaria imediatamente aos tubarões se qualquer deles manifestasse essas inclinações. Se os tubarões fossem homens, eles naturalmente fariam uerra entre sí a fim de conquistar caixas de peixes e peixinhos estrangeiros.

As guerras seriam conduzidas pelos seus próprios peixinhos. Eles ensinariam os peixinhos que entre eles os peixinhos de outros tubarões existem gigantescas diferenças, eles anunciariam que os peixinhos são reconhecidamente mudos e calam nas mais diferentes línguas, sendo assim impossível que entendam um ao outro. Cada peixinho que na guerra matasse alguns peixinhos inimigos Da outra língua silenciosos, seria condecorado com uma pequena ordem das algas e receberia o título de herói.

Se os tubarões fossem homens haveria entre eles naturalmente também uma arte, havia b herói. Se os tubarões fossem homens, haveria entre eles naturalmente também uma arte, havia belos quadros, nos quais os dentes dos tubarões seriam pintados em vistosas cores e suas guelas seriam representadas como inocentes parques de recreio, nos quais se poderia brincar magnificamente. Os teatros do fundo do mar mostrariam como os valorosos peixinhos nadam entusiasmados para as guelas dos tubarões.

A música seria tão bela, tao bela que os peixinhos sob seus cordes, a orquestra na frente entrariam em massa para as goelas dos tubarões sonhadores e possuídos pelos mais agradáveis pensamentos . Também haveria uma religião ali. Se os tubarões fossem homens, ela ensinaria essa religião e só na barriga dos tubarões é que começaria verdadeiramente a vida. Ademais, se os tubarões fossem homens, também acabaria a Igualdade que hoje existe entre os peixinhos, alguns deles obteriam cargos e seriam postos acima dos outros.

Os que fossem um pouquinho maiores poderiam inclusive comer os menores, Isso só seria agradável aos tubarões pois les mesmos obteriam assim mais constantemente maiores bocados para devorar e os peixinhos maiores que deteriam os cargos valeriam pela ordem entre os peixinhos para que estes chegassem a ser, professores, oficiais, engenheiro da construção de caixas e assim por diante. Curto e grosso, só então haveria civilização no mar, se os tubarões fossem homens. Fonte: http://resistir. info/brecht/tubaroes_homens. tml 3 “bondade” dos tubarões dando água e comida com a exploração do trabalho, obtendo um salário para a sobrevivência. As escolas ensinam a nadar para as goelas dos tubarões. Isto relaciono a uma educação de má qualidade que não visa formar cidadão autônomo e consciente e sim uma ferramenta para o mercado de trabalho. No último parágrafo o autor menciona que haveria guerras entre os tubarões por causa dos peixinhos, ou seja, a guerra das classes sociais onde a burguesia nascia e se fortalecia as custas do proletariado.

Podemos observar que no vídeo mencionado, Marx achava que os trabalhadores estavam dominados pela ideologia da classe dominante (burguesia). Ele achava um absurdo a humanidade inteira se dedicar a trabalhar a produzir subordinado a um punhado de empresários. Achava que quanto mais o mundo se unificava economicamente, mais ele necessitava de socialismo. A luta proletária e capitalista não deveria se limitar à luta dos sindicatos por melhores salários. Tentou demonstrar que no capitalismo haveria sempre injustiça social, explorando trabalhadores.

No manifesto ele critica o modo de produção cap’talista e a forma como a sociedade se estruturou através dele. Marx queria ver no poder a maioria, o proletariado que seria a única força capaz de destruir a sociedade apitalista e construir uma nova sociedade comunista que eliminaria o poder de subjugar o trabalho alheio desaparecendo assim a divisão das classes sociais baseado em conhecimentos históricos da organização social, ele contava com uma Revolução Comunista. . A Sociologia, apesar de reflexão comum desde o nascimento da Filosofia, constituiu-se como ciência apenas no século XIX. Estabelecidos objeto e método de análise, seu surgimento constituiu-se como ciência apenas no século XIX. Estabelecidos objeto e método de análise, seu surgimento deu-se em meio um contexto conturbado e de grandes transformações decorrentes das revoluções burguesas do século XVIII.

Na dimensão econômica a revolução industrial inglesa foi determinante para o conjunto de transformações em curso, já na dimensão politica foi fundamental a revolução francesa. Ambas produziram consequências que influenciam nossas vidas até hoje. A partir do exposto resolva as seguintes questões: a) Disserte sobre o contexto histórico do surgimento da Sociologia relacionando-a as Revoluções citadas e explicando o porquê destas terem determinado a transformação da sociedade o século XIX.

Sua resposta deve ter de 10 a 15 linhas. (1 ,5 pontos). R- Revolução Industrial: As tradicionais forças de energias (água, vento, força muscular de animais) foram substituídas por máquinas a vapor e eletricidade. Instalou-se a indústria. A acumulação de riquezas passa a ser condição principal do setor indústria. Os camponeses abandaram suas antigas ocupações para trabalhar como assalariado.

Isso levou logo a sociedade a uma crise, problemas de habitação precária, falta higiene, alcoolismo e prostituição, alta taxa de mortalidade infantil, umento de suicídios, violência, a formação do proletariado, greves, etc. Revolução Francesa: – foi um grande acontecimento histórico que marca a transição do feudalismo para o capitalismo, fez por encerrar a sociedade feudal e o regime absolutista monárquico (o qual tinha a Intervenção do Estado na economia e os privilégios hereditários da nobreza e do poder), abrindo- se caminho para a modernidade.

Com a nova classe no poder o Estado Moderno S abrindo-se caminho para a modernidade. Com a nova classe no poder o Estado Moderno, deferiu seus golpes contra a Igreja, onfiscando suas propriedades e transferindo para o Estado Moderno as funções da educação; destruiu os antigos privilégios de classe feudal, e amparou e incentivou os empresários burgueses. ) Pesquise na internet, jornais ou revistas, evidências (texto- reportagem, artigo ou figura, foto, charge, pintura, etc. ) que confirmem algumas das consequências das revoluçóes industrial e francesa na atualidade e as reproduza (cópia de figura, reportagem de meio eletrônico, colagem de figuras, etc). Sua resposta deve ter de IS a 25 linhas Não se esqueça de citar as fontes de pesquisa! (1,5 pontos).

Curso de controladores lógicos

0

Curso de Controladores Curso Lógicos Programáveis Faculdade de Engenharia Laboratório de Engenharia Elétrica Programa Prodenge / Sub-programa Reenge Universidade do

Read More

Dicas de viagem

0

Segurança Pública), C CRM, OAB, carteira d válido, entre outros documentos válidos Não serão aceitos pa mesmo que autenticados, e

Read More