Sociologia crítica de karl marx-pensamento positivista

Categories: Trabalhos

0

SOCIOLOGIA CRÍTICA DE KARL MARX E O PENSAMENTO POSITIVISTA Vimos que a partir do século XV vários acontecimentos contribuiram para o surgimento da sociologia e o modo de produção capitalista. Sendo eles: as reformas protestantes, a expansão marítima, a formação dos Estados nacionais, as grandes navegações, o comércio ultramarino, e o desenvolvimento cientifco e tecnologico que nos ajudara a entender melhor esse movimento intelectual de grande importância que irá mudar profundamente as formas de explicar a natureza e a sociedade.

KARL MARX HEINRICH E A SOCIOLOGIA CRÍTICA Karl Marx (nasceu e ra morreu em 14 de ma d revolucionário alemã funda que atuou como eco e jornalista. Com sua aio de 1818, e de intelectual e comunista moderna, dor, teorico politico árias áreas como a filosofia, sociologia, história, ciência politica, antropologia, psicologia e várias outras áreas, foi eleito o maior filosofo de todos os tempo.

Segundo Marx é necessária a existência do homem para que este possa pensar, ou seja primeiro o homem tem de produzir suas condições materiais e concretas, através do trabalho que são bens necessarios para sua existencia e para sua sobrevivência , só depois disso o homem pode filosofar. Para esse pensador o conhecimento poderia ser um instrumento na luta dos trabalhadores por mudanças na estrutura econômica capitalista que era injusta e desigual.

Na sua leitura a sociedade capitalista era igual por natu SWipe to page natureza, o aumento da desigualdade se dá dentro do processo produtivo, e através do trabalho assalariado, onde a produçao é realizada na coletividade, e a apropriação é privada. Segundo ele trabalho constrói o homem enquanto ser social. Mas começa dentro dessa questão o processo de desigualdade onde emos duas classes bem distintas: trabalhador e burguesia. Dentro desse contexto destacamos os seguintes conceitos; classe social, luta de classes, alienação, fetiche de mercadoria, mais valia e Estado.

Para Marx o trabalho é centro de todas as coisas. Nessa sociedade capitalista onde alienação, a mais valia formam a ideologia burguesa há luta por manter a desigualdade. Dentro desse modo de produção também há uma contradição, segundoMarx o trabalhador perde a autonomia do processo produtivo e fica sujeito as decisões de administradores, principalmente com a introdução de máquinas modernas, e umento de produção visando o lucro.

Para Marx a luta do proletariado do capitalismo não deveria se limitar a luta dos sindicatos por melhores salários e condições de vida. Ela deveria tambem ser a luta ideológica para que o socialismo fosse conhecido pelos trabalhadores e assumido como uta politica pela tomada do poder. Quanto a luta de classes, ele pretendia caracterizar não apenas uma visão econômica da históna, mas também uma visão histórica da economia, a teoria marxista também procura explicar a evolução das relações econômicas as sociedades humanas ao longo do processo histórico.

Haveria, segundo a concepção marxista um permanente conflito das forças entre poderosos e fracos, opressores e oprimidos, a história da humanidade conflito das forças entre poderosos e fracos, opressores e oprimidos, a história da humanidade sena constituida por uma permanente luta de classes. Karl Marx teria então uma visão diferenciada do processo de educação e influência na sociedade.

Vimos que Marx estabelece pontos para entendimento da estrutura da sociedade capitalista, no sentido de transforma-la, pois segundo ele é exploratória contraditória,o que concretiza e aprofunda as desigualdades entre os homens. Segundo Marx a educação deveria ser transformadora no qual as crianças deveria ser educadas dentro do que ele determina educação politécnica ou seja, a junção entre trabalho e educação (instrução escolar e trabalho produtivo) pois consistiria no mais poderoso meio de transformação soclal.

Sendo que a educação politécnica compreenderia o ensino das línguas e literatura materna e estrangeira, ciências vendo que isso elevaria o nível de cultura da classe trabalhadora. Incluiria no mesmo ensino a educação física e os estudos tecnológicos incluindo príncipios gerais e científicos de todo processo de produção, utilização de instrumentos de ramos industriais. Permitindo a aprendizagem que exigia conhecimentos científicos,e aprendendo a manipulação dos instrumentos.

Vendo que todo esse processo qualificaria a mão de obra, e dimnuiria a desigualdade social. Nesse contexto seria imprenscidivel a criação de escolas em periodo integral divididas em períodos que iria combinar, formação, educação e trabalho na fábrica. Percebendo que dentro desse sistema educacional não existe separação de classes, sendo onde um manda e outro obedece, fazendo diferença entre os PAGF3ÜFd existe separação de classes, sendo onde um manda e outro obedece, fazendo diferença entre os homens.

Sendo que essa educação politécnica iria desenvolver o que Marx denomina ominilateralidade, ou seja, a possibilidade deo indivíduo desenvolver múltiplas potencialiadades sem ter um único caminho a seguir, um único conhecimento. Na visão desse pensador esse sistema de educação iria romper com a alienação mposta pelo trabalho capitalista, tornando-o independente como ser humano, ou seja, contruindo um ser social absoluto, dando aos jovens as possibilidades de passar de um ramo de produção a outro de acordo com as necessidades da sociedade ou do próprio indivíduo.

Na leitura que Marx faz, sobre a educação o ensino deveria ser gratuito, universal, obrigatório e público, não sendo oferecido pelo Estado, mas o Estado dando as condições para os trabalhadores o fazê-lo… Na visão de Marx é somente trabalhando para o bem e a perfeição do mundo que o cerca que homem pode atingir a própria perfeiçaó… Se ele cria somente para si mesmo, ele se tornará notório, um grande sábio, um poeta distinto mais jamais um homem verdadeiramente grande…

A história chama aqueles que agindo no interesse comum se tornaram se ilustre… Temos nesse contexto a conclusão de que Marx propõe a sociedade livre da incoerência das classes sociais e exploração do trabalho, visto que a educação é um fator de transformação social e o centro das construções de novos ideais de vida, e mostrando que seu pensamento é importante para a sociedade dos dias atuais.

Secretariado anos 90

0

Explique quais são os tipos de conhecimento e de que forma o conhecimento religioso ou mitológico é presewado juridicamente. Conhecimento

Read More

Bebidas alcoólicas

0

BEBIDAS ALCOOLICAS Diferença entre bebida destilada e fermentada A principal delas nós aprendemos na prática: as destiladas contêm muito mais

Read More