S&op planejamento de vendas e operações

Categories: Trabalhos

0

A importância de se Planejar Oda empresa tem como objetivo principal o lucro. Essa afirmação apesar de clássica é falha, na verdade toda empresa deveria ter como objetivo principal a maximização dos lucros, para com isso aumentarem o retorno sobre os investimentos. O que dificulta o crescimento de algumas empresas é a falta de diálogo entre os departamentos, isto porque, a maioria das pessoas só se pr objetivando somente can e se esquecem ou ne mes composta por vários deles. O ótimo local, do seu dia-a-dia, ora d rma individualizada, q uma empresa é zemos parte de um ? comum imaginarmos que se cada setor conseguir seu desempenho máximo conseguirá um desempenho total máxmo também. Essa conclusão é contestada quando se leva em consideração as variações de cada setor individualmente. Quando se faz a sobreposição de todas as contribuições individuais é que percebemos que nem todos estão “remando na mesma direção”, ou conseguem “remar no mesmo ritmo”.

Embora todos estejam “dando o máximo de si”, nem sempre o sistema tem seu rendimento maximizado. É só observar ao seu redor. As empresas procuram ser cada vez mais competitivas. Estas empresas implementam novos softwares, investem em melhorias no processo produtivo, mas tudo isto de forma departamental, ou seja, algumas pessoas que trabalham nestas empresas ainda não abriram os olhos para a necessidade de fazer integrados, dificilmente falarão a mesma língua. Aí, o que acontece?

Cada um faz somente aquilo que acredita ser importante para o sucesso do seu departamento e se esquecem do que é melhor para a empresa. O que vemos hoje é uma conversação departamentalizada, onde não interessa saber o que os colaboradores de departamentos diferentes pensam sobre o processo como um todo. Sem foco a empresa vende e não consegue atender seus pedidos. A realidade de cada colaborador é restrita à sua atividade diária onde as pessoas trabalham do tipo “Cada um por si e Deus por todos”.

O planejamento tático e de operações tem como objetivo unir os departamentos, colocar as engrenagens para funcionar, é um processo onde diferentes áreas encontram-se para estabelecer o planejamento de produção/venda que atenda as necessidades do mercado e ao mesmo tempo suporte as estratégias da empresa. por exemplo: promoções, ações de preço, lançamento de produtos, ações da concorrência e etc. ano de produção: Deve-se definir a capacidade produtiva com o planejamento estratégico da empresa, seria o quanto ela esta disposta a investir para atender a demanda (Plano de Vendas). Possuindo essas informações é possível para o PCP planejar a produção em função do Plano de Vendas e corrigir esse plano de acordo com as entradas dos pedidos, também é interessante para a área comercial saber a capacidade de produção e a carga já programada, podendo assim verificar buracos na capacidade programada, inserindo novos pedidos para conseguir manter a produção plena.

Com a capacidade produtiva também podemos verificar a necessidades de horas extras. É interessante a implantação de uma ferramenta de planejamento mais dinâmica como o APS – Planejamento Avançado, as ferramentas MRP não têm a dinâmica necessária para o modelo atual de concorrência entre as empresas.

Gerenciamento estoques: Como já temos uma previsão daquilo que será vendido, sabemos os materiais que os compõe (Lista de Materiais) e temos o plano de produção, pelo menos à grosso modo, é possível determinar os materiais e as quantidades que devemos manter em estoque levando em onta, Lead Time de fornecimento, variação do consumo, nível de segurança por atraso na entrega, confiabilidade dos fornecedores entre outros.

Conclusão O processo de planejamento se bem aplicado, trará excelentes resultados para a empresa. Para que o mesmo funcione bem, conforme comentado precisamos nos atentar para alguns detalhes de suma importância. Para implementar este conceito é preciso que o gestor da alta direção se responsabilize pela implementação e aco o dos PAGF3tFd acompanhamento dos Iresultados das metas estabelecidas, pois o seu comprometimento é fundamental para garantia do sucesso do esmo.

Fica claro que com o planejamento fica mais fácil unir as engrenagens do sistema, tornando as etapas do processo em um sistema global em que as partes colaboram umas com as outras dessa forma obtendo o desempenho máximo da organização. Lista de Matenais e Operações: Com o plano de vendas definido é possível a engenharia determinar as listas de materiais padrão por família de produto. Essas listas podem ter variações de quantidade e talvez de um ou outro item, mas seu esqueleto é muito parecido. Outro ponto é definir os roteiros de fabricação, os produtos passarão e o ou sela, por quais recursos

Criminologia

0

OBS: Esquema feito a partir do que a professora anotou em aula, com algumas complementaçóes retiradas do livro com devida

Read More

Seleção

0

As cores e os seus significados [pic] Normalmente, quando escolhemos uma roupa, ou a cor da tinta que iremos pintar

Read More