Sustentabilidade

Categories: Trabalhos

0

Questões do trabalho de Sustentabilidade Atividade da Unidade 1 1 . A partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), a Organização das Nações Unidas, através do relatório Nosso Futuro Comum, publicado pela Comissão Mundial para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento em 1987, elaborou o seguinte conceito: “Desenvolvimento sustentável é aquele que busca atender as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades. Indique quais os pilares que suportam o conceito de sustentabilidade e co Resposta: 3 pilares (chamados e sustentabilidade, * Crescimento e eq or7 to view interligam. efinem o conceito * Conservação de recursos naturais e do meio ambiente * Desenvolvimento social Estes 3 pontos citados acima estabelecem um equilíbrio entre as ações e resultados econômicos, ambientais e sociais das organizações. Eles unem áreas fundamentais para o bem estar da população.

O problema ambiental pelo qual estamos passando mudou a abordagem sobre tema que antes as empresas viam como obrigatória para uma abordagem consciente, onde o conceito de sustentabilidade pode evoluir muito e de maneira saudável, em especial as organizações. O triple botton line define um modelo para uma organização ser sustentável, precisa ser economicamente lucrativa, ambientalmente correta e socialmente responsavel. 2. Análise de que forma o ‘Triple Botton Cine”, ou tripé da sustentabilidade pode traze trazer vantagem competitiva para sua empresa ou para o segmento no qual ela está inserida.

A população esta mais consciente dos Impactos causados por suas ações, e prefere produtos e serviços de empresas que assumem esse compromisso, desta forma, para as organizações garantirem a satisfação dos consumidores ela terá que atingir resultados positivos a favor da sustentabilidade. A sustentabilidade está vinculada a diversas ações do Grupo Carrefour, e as premissas do “Triple Botton Line” estão vinculadas aos três níveis de responsabilidades – Econômica, Social e Ambiental – que orientam a marca em escala mundial.

Entre os programas utilizados pelo Carrefour podemos citar o programa de reciclagem de papel em todas as unidades no Brasil. Entre suas ações sustentáveis, as lojas do Carrefour em Ribeirão Preto (SP) recebem dos consumidores quatro litros de óleo vegetal usado (que é transformado em biodiesel) e em troca entregam um litro de óleo novo. Com carrinhos de compra de plástico, material totalmente eciclável, o varejista pode obter desconto ao entregar o produto danificado em troca de um novo.

As sacolas de plástico estão perdendo espaço para as sacolas reutilizáveis. A emissão de NFe (Nota Fiscal Eletrônica) também foi uma medida sustentável adotada pelo Carrefour que ,além de econômica, o custo de cada NFe emitida pode chegar a a menos. 3. Sustentabilidade ambiental pressupõe ações compartilhadas. De acordo com sua percepção, quais ações têm sido implementadas no Brasil e que farão diferença na Eco RIO + 20? O que mais você acrescentaria? Durante a na década de 90 0 Brasil intensificou seu controle

PAGFarl(F7 acrescentaria? sobre o desenvolvimento sustentável, passando a frente de alguns países desenvolvidos como Holanda, França e Espanha. Porém ainda há muito a ser feito. para aumentar o índice da sustentabilidade para o Brasil, é necessário aumentar a sua participação em cooperação e projetos internacionais relativas à questão ambiental. Ainda há a necessidade de o governo brasileiro atuar fortemente para despertar a atenção da população para este tema.

Atividade da unidade 2 1 Considerando a abordagem do autor Hamilton Chelegon, de que forma a sustentabilidade pode agregar valor a uma empresa, marca ou produto? Como sua empresa está lidando com este tema? Segundo Hamilton, a sustentabilidade aplicada de forma correta agrega valor qualquer empresa, desde as grandes que tem influência maior, até as pequenas que podem desenvolver projetos com impacto local. Entre os critérios de escolha de um produto/serviço, os consumidores passaram a avaliar as empresas quem desenvolvem ações voltadas a sustentabilidade.

Além de ganhar credibilidade com os clientes, empresas que investem em sustentabilidade também têm apoio da sociedade, preferência por investidores, melhor imagem, fortalecimento e fidelidade da marca e do produto, valorização da empresa o mercado, em tributação, isenções fiscais, produtividade, motivação dos funcionários, divulgação de midia espontânea e em ganhos sociais. 2. Em que medida o ISE (índice de Sustentabilidade Empresarial), criado pela BOVESPA, pode si nificar anhos empresariais. Explique. AIGF3ÜF7 BOVESPA, pode significar ganhos empresariais. Explique.

As empresas que utilizam o “selo de qualidade” ISE recebem o apoio de vários investidores que buscam empresas sustentáveis. Grandes investidores atuam sob dois conceitos, os pragmáticos que acreditam que essas companhias têm mais chances e ermanecem produtivas pelas próximas décadas e os engajados que por compromisso pessoal, decide privilegiar as empresas que atuam de forma sustentável, com respeito a valores éticos, ambientais e sociais. 3. A logística reversa, do ponto de vista ambiental, pode ser considerada como ferramenta para avaliação do impacto que um produto tem sobre o meio ambiente durante toda a sua Vlda?

Justifique. Sim, a logística reversa deve analisar inversamente todo o ciclo dos materiais, desde as suas origens, fluxo de entrega ao cliente, até o encaminhamento desses produtos e seus componentes ao término de sua vida útil. . Não há como falar em sustentabilidade sem pensar no aspecto financeiro. Considerando que você é um executivo do sistema financeiro, que melhoria apresentaria a sua Instituição para torná- la mais sustentável e ao mesmo tempo mais rentável? Justifique.

A utilização do “selo de qualidade” ISE para receber o apoio de vários investidores seria início vantajoso, apresentaria também um plano de apoio constante a projetos voltados à sustentabilidade dentro da empresa, além de um plano de exibição para os clientes todas as informações sobre os projetos indicações de como eles poderiam contribuir para ustentabilidade dentro e fora das lojas da minha empresa indicando vantagens ao participar dos projetos feitos pela dentro e fora das lojas da minha empresa indicando vantagens ao participar dos projetos feitos pela minha empresa. . “Pequenas ações geram impacto. Considerando as ações das organizações apresentadas no texto “Sustentabilidade no Varejo” , a seu ver, o que impede outras empresas brasileiras de assumirem uma postura de sustentabilidade com responsabilidade social empresarial? Justifique. Tanto no segmento do varejo quanto em outros segmentos o grande foco sobre o tema sustentabilidade foi dado a partir da écada de 90 no Brasil, especificamente no varejo a empresa que atuou de maneira mais intensa foi o Grupo Pão de Açúcar com diversos projetos e, recentemente, a abertura de uma loja verde.

Estamos progredindo bastante, mas é importante que nestas ações as empresas conscientizem os consumidores que não são apenas estas medidas que resolverão o problema ambiental pelo qual estamos passando, estas ações devem ser refletidas no dia a dia dos consumidores para que de fato tenhamos o resultado esperado. Atividade da Unidade 3 1 -Quais as diferenças fundamentais entre um produto “verde” e o “‘greenwashing’? A preocupação das empresas em amenizar a crise atual no meio ambiente reflete diretamente em mudanças nas suas estratégias.

A busca por estar “mais próximo” do cliente se intensifica e emerge a necessidade de se comercializar produtos que sejam produzidos, consumidos e descartados de maneira ecologicamente correta. Daí nasce o produto verde, que é basicamente um produto como outro qualquer, porém com uma característica que o diferencia dos demais – sua capacidade, em uma ou mais partes de sua cadeia produtiva, d o diferencia dos demais — sua capacidade, em uma ou mais partes de sua cadeia produtiva, de não agredir o melo ambiente.

O problema visto hoje é que muitas empresas começaram a divulgar suas ações associadas aos seus “produtos verde”, porém de uma maneira superficial, sem um planejamento ou processo adequado e com uma mensagem ao consumidor apelativa ou errada, assim, todo o saldo positivo dessa operação começa a ficar em xeque — como diferenciar quem realmente faz de quem só quer a fama? As empresas que tiram proveito desse movimento em prol da conscientização para se promover geram o nome de “greenwashing”, traduzindo, maquiagem verde, ou seja, não são ecologicamente corretas, mas se mascaram como.

Em suma, a expressão greenwashing tem como objetivo mostrar um lado ecologicamente correto que as empresas não praticam. 2- Como o consumidor brasileiro poderia influenciar ativamente o cumprimento do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária? Você proporia melhoria nesse Código? Justifique. Claramente o consumidor sempre vai ser o epicentro dessa relação. Assim sendo, sua atenção e curiosidade serão fundamentais para que o código tenha força e que suas diretrizes não sejam desrespeitadas.

O consumidor deve sempre estar atento a certificações de terceiros que validem o que está sendo dito, procurar por nformações adicionais que possa lhe oferecer uma imagem mais clara do impacto ambiental do produto e encontrar evidências que o façam aprender mais sobre o produto. Toda vez que a população se manifesta, gera um resultado positivo. Nesse caso, cabe a todos nós diferenciarmos o certo do errado, sob pena de acabar prejudic PAGFsrl(F7 errado, sob pena de acabar prejudicando o conjunto de empresas que genuinamente são comprometidas com a responsabilidade ambiental.

De uma forma geral, nosso código foi recentemente atualizado e deve representar uma nova fase de nossas propagandas no que se refere ao tema sustentabilidade. Atividade da Unidade 4 1- A sustentabilidade está deixando de ser moda e iniciativas em prol do meio ambiente feitas ou divulgadas por empresas de diversos setores ganham importância cada vez maior. A seu ver, as diversas experiências apresentadas nos textos e vídeos da Unidade 4 podem ser consideradas como efetivo engajamento ou só estratégia de marketing? Justifique.

A meu ver, as ações tomadas pelas grandes varejistas são baseadas em uma estratégia de marketing que tem como objetivo atrair consumidores que estão cada vez mais tendo a percepção da necessidade de ação em prol do meio ambiente, as é importante que nestas ações as empresas conscientizem os consumidores que não são apenas estas medidas que resolverão o problema ambiental pelo qual estamos passando, estas ações devem ser refletidas no dia a dia dos consumidores para que de fato tenhamos o resultado esperado. uito importante que as empresas de modo geral implementem o conceito de sustentabilidade indicado na Cúpula Mundial em 2002, que é: “O desenvolvimento sustentável procura a melhoria da qualidade de Vlda de todos os habitantes do mundo sem aumentar o uso de recursos naturais além da capacidade da Terra. “

Enfermeira

0

GESTÃO EM EDUCAÇÃO Ana Claudia Santos de Almeida SESMA/ Ações Educativas em Saude. Artigo acadêmico apresentado ao Prof. Dr. Adauto

Read More

Educacao na grecia

0

A Educação na Antiga Grécia A educação grega estava centrada na formação integral – corpo e espirito – a ênfase

Read More