Tcc – segurança do trabalho

Categories: Trabalhos

0

Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais Unidade de Vespasiano/MG or36 to view nut*ge uso destes equipamentos. A revisão teórica é realizada para maiores esclarecimentos referente aos riscos de acidentes contidos nas empresas, bem como, um breve aprofundamento sobre a prevenção dos mesmos, inclusive histórico. Como um interesse direto no que diz respeito ao EPI, a Legislação em Segurança no Trabalho no Brasil torna-se relevante neste trabalho, inclusive de forma direcionada às empresas quanto à aplicação.

Palavras Chave: Segurança no trabalho; EPI; conscientização LISTA DE ABREVIATURAS OU SIMBOLOS . – EQUIPAMEN ODE PAGF 36 DIVIDUAL 2. TEMA 10 3. PROBLEMA 4. HIPOTESE IO 5. JUSTIFICATIVA 5. MARCO TEORICO 13 14 1. OBJETIVOS GERAIS — . 2. OBJETIVOS ESPECIFICOS 8. METODOLOGIAS 15 1. DELINEAMENTOS DE PESQUISA 1 5 2. PROCEDIMENTOS DE COLETA ANÁLISE DE DADOS — 15 g. HISTÓRIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO 1. HISTORICO DA SEGURANÇA DO 2. EVOLUÇÃO DO PREVENCIONISMO 3. ENGENHARIA DE SEG TÉCNICAS DE ANÁLISES DE RISCOS 19 4.

O PROFISSIONAL DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO . …….. 21 5. RESOLUÇÃO CONFEA NO 359 DE 31 DE JULHO DE 1991 . … 22 CAUSADO — …….. 27 10. CARACTERIZAÇÃO DO II. EPI. 26 1. RESISTENCIA QUANTO AO USO 2. PORQUE DEVE-SE USAR . … 25 … 26 3. A EFICICNCIA E AS CONSEQUCNCIAS DO USO DO 4. A PROTEÇÃO É MAIOR DO QUE O INCÔMODO 12. NORMAS E REGULAMENTAÇÕES DO … 28 28 13. CONSIDERAÇÕES FINAIS • • • • • • • • • • • • • • 33 14. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS . 5. APÊNDICE 37 1 . ANEXO 2. ANEXO 6 INTRODUÇAO Visando a grande importância que um Técnico de Segurança do Trabalho têm com a promoção e preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores, esta pesquisa vem cumprir exigências legais referentes à Política de Segurança do Trabalho as empresas quanto ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Apresentar uma proposta de da importância quanto ao uso de EPI’s será o principal objetivo deste trabalho.

Este assunto será amplamente abordado, buscando um maior envolvimento dos conhecimentos técnicos diante ? realidade vivida pelo Técnico de Segurança do Trabalho em seu ambiente profissional. Qualidade é, atualmente, exigência com a qual as empresas convivem diariamente. Os consumidores estão tomando consciêncla de seus dlreitos e já não escolhem um produto ou serviço apenas pelo preço. A qualidade tornou-se fator crucial numa decisão de compra, e onstitui grande diferencial de uma empresa em relação à outra. As empresas parecem estar despertando para a realidade de que a qualidade é uma exigência da qual não podem fugir.

Pecam, contudo, quando não fazem uma interação entre estes objetivos e um eficiente programa de segurança. As pessoas são os agentes dinamizadores da organização e é utópico pensar que possam desempenhar, de modo eficiente, suas atribuições se o próprio ambiente de trabalho não lhes proporciona segurança. Não pode existir qualidade onde há insegurança. A qualidade de uma empresa depende, rimordialmente, dos seus recursos humanos e, levando-se e edo é uma das mais PAGF s 6 satisfatória suas funções, em um ambiente que não inspire segurança.

Este fator, fez com que o presente trabalho, fosse direcionado a este ramo de atividade. Portanto, buscaremos abordar os conhecimentos com qualificação necessária ao profissional, para que o resultado final seja um documento imparcial, de credibilidade e, principalmente, contribuinte no controle e melhoria do ambiente de trabalho em questão, com o objetivo de demonstrar a importância e a necessidade da utilização dos EPI’s visando a qualidade da saúde e da segurança no trabalho. ?? Proteção de cabeça — Capacetes ?? Proteção de mãos e braços – luvas e mangotes • Proteção de pernas e pés — sapatos, botas e botinas • proteção contra queda – cintos de segurança e cinturões. O não uso dos equipamentos é hoje uma das maiores causas de acidentes fatais nas empresas e pode acarretar problemas gravíssimos para a mesma e seus colaboradores. Entretanto, o EPI não garante 1 de proteção ao trabalhador, mas pode minimizar o grau de um acidente. ? obrigação da empresa, de acordo com a norma regulamentadora – NR 6 (equipamento de proteção individual) fornecer aos empregados gratuitamente o EPI adequado ao isco, em perfeito estado de conservação e funcionamento nas seguintes condições: a) Sempre que as medidas de ordem geral não forneçam completa proteção contra os riscos de acidentes ao trabalho ou de doenças profissionais e ao trabalho. ) Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas. c) Para atender situações de emergência. O funcionário, por sua vez, tem a obrigação de usá-lo quando estiver em uma determinada área de trabalho que pode trazer algum risco à sua saúde e à sua segurança. A maioria dos EPI’s são usados em quase todas as empresas de cordo com seu ramo de atividade.

A negligência do uso pode trazer desde a eventualidade de um acidente até uma demissão por justa causa. Buscando um maior envolvimento dos conhecimentos técnicos que nos vem sendo repassados nesta especialização, com a ambiente profissional, optou-se por abordar o Assunto “EPI” Entende-se que o desenvolver deste estudo requer do profissional um conhecimento abrangente de todas as questões relacionadas à Segurança e Saúde do Trabalhador.

O uso de E-Pl’s tem por finalidade atender às exigências previstas nas Ordens de Serviço e mativas, fazendo parte PAGF 7 36 inalidade atender às exigências previstas nas Ordens de Serviço e Instruções Normativas, fazendo parte de amplo conjunto de iniciativas que devem ser adotadas pelas empresas no campo da preservação da saúde, do meio ambiente e da integridade física dos trabalhadores.

A escolha do assunto adotado é justificada pelo fator de responsabilidade que o tema exige, bem como da qualificação necessária ao profissional para que o resultado final seja um documento imparcial, de credibilidade e, principalmente, contribuinte no controle e melhoria do ambiente de trabalho em questão. Sumariamente as empresas que adotam o controle do uso de

EPI’s em seu ambiente de trabalho, além de regulanzadas perante a legislação vigente, proporcionam melhor qualidade de vida aos seus funcionários, gerando reflexos positivos à empresa, ao meio ambiente e a sociedade. 5. MARCO TEÓRICO PAGF 8 6 a utilizar o equipamento, houve uma evolução positiva em relação ao uso de EPIS nos canteiros de obras em relação ? década de 1990. Esse crédito pode ser atribuído às exigências do próprio mercado, principalmente à melhona da qualidade dos EPIS e à redução nos seus custos.

Além disso, os treinamentos nos canteiros, como o DDS (Diálogo Diário de Segurança) e a APR Análise Preliminar de Riscos), que propiciam mais informações sobre a atividade a ser realizada, resultam na execução de serviços com maior segurança, qualidade e redução de perdas”. Segundo Marlene Dobrovolski, Valkiria Witkowski e Mauricio João Atamanczuk do UNICENTRO/UTFPR: “… A obrigatoriedade das empresas no cumprimento das leis relativas à Segurança e Medicina no Trabalho, trouxe à tona a preocupação em evitar acidentes ou doenças ocupacionais.

As inovações tecnológicas e a disseminação de informações sobre prevenção destes riscos tornam-se decisivas para melhorar a qualidade de vida no mbiente de trabalho. Com o propósito de atender a legislação e garantir a saúde de seus profissionais, evitando o absenteísmo, as empresas buscam diminuir a exposição de seus funcionários aos ruidos de elevada intensidade, bem como a correta utilização de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), pertinentes a cada etapa de seu processo”.

ALBERTON (1996) comenta: “O início da Revolução Industrial em 1780, a invenção da máquina a vapor por James Watts em 1776 e do regulador automático de velocidade em 1785, marcaram profundas alterações tecnológicas em todo o mundo. Permitindo organização das primeiras fábricas modernas e Indústrias, o que significava uma revolução econômica e social também acarretou os primeiros acidentes de trabalho e as doenças profissionais, que se alastravam e tomavam proporções alarmantes”. 7.

OBJETIVOS 7. 1 OBJETIVOS GERAIS Procurar entender o que leva os colaboradores a resistência quanto ao uso do EPI. Abordar o assunto: Equipamento de Proteção Individual (EPI), buscando um contato ainda maior com esse tema. Além da expectativa de que este trabalho possa ser utilizado como material de auxílio profissional, pretende-se abranger, de forma ompacta, os principais aspectos relacionados. Desta forma, através de um embasamento teórico, elaborar uma metodologia na elaboração de serviços. . 2 OBJETIVOS ESPECIFICOS • Promover a conscientização dos trabalhadores quanto ao uso do EPI. • Ampliar conhecimento em relação ao assunto descrito acima. • Adotar medidas para que o EPI seja eficaz no ambiente de trabalho. • Organizar e vistoriar quanto ao nível de conscientização. • Tornar este trabalho, um material prático que propõem o esclarecimento e a informação quanto ao uso correto e a necessidade do uso do mesmo.

Notícia

0

Taxa de juros mais baixa facilita o pagamento de dividas CEF reduz em até 21% os juros cobrados sobre financiamentos

Read More

Diferença entre tipo e gêneros textuais – marcuschi

0

Diferença entre tipo e gêneros textuais – Marcuschi Ana paula em seg 16, 2008 5:27 pm Em seu texto Marcus

Read More