Tecal aluminio

Categories: Trabalhos

0

RESUMO O Grupo Metalur foi fundado em 1952. A unidade localizada no distrito industrial de Araçariguama São Paulo foi fundada em 1978. A metalur Ltda iniciou suas atividades produzindo ligas de alumínio secundárias, máster alloys, ferro-liga e sais fluorados. Os equipamentos eram fornos rotativos . com alimentação manual), fornos indutivos, moinhos e uma unidade química. A Tecal alumínio da Amazônia foi fundada em Manaus em agosto de 2004 de origem paulista, não pode se instalar na Zona Franca com o mesmo nome “Metalur”, então para conseguir inserção de alguns impostos a M da Amazônia Ltda, n o pólo Industrial. ? mais de 50 anos de t secundário começou Honda da Amazônia Ltda. PACE 1 or20 Sv. ipe to para Tecal Alumínio iou suas atividades etalúrgico com ligas de alumínio ido para a Moto Localizada numa área de expansão do pólo denominado de distrito industrial II. Até o momento a empresa é exclusiva na região em virtude do seu segmento de produção de ligas de alumínio secundário, o alumínio reciclado. PALAVRAS-CHAVE: Metal liquido, ligotes ASTRACT Metalur The Group was founded in 1952. The unit located in the industrial district Araçariguama São Paulo was founded in 1978. th the same name “Metalur”, so to achieve the inclusion of some taxes Metalur, changed its name to thecal Aluminum Amazon Ltd. , in this same period began its activities in the Industrial pole. It is a metallurgical company in over 50 years of tradition in the production of secondary aluminum alloys began supplying liquid aluminum for Moto Honda da Amazonia Ltda. Located in an area called the pole expansion of the industrial district II. By the time the company is unique in the region because of its segment production of secondary aluminum alloys, aluminum recycled.

Keywords: Lingotes, Metal Liquid INTRODUÇÃO Tecal Alumínio da Amazônia que foi fundada em Manaus em agosto de 2004 de origem paulista, não pode se instalar na Zona Franca com o mesmo nome “Metalur. “, então mudou para Tecal aluminio Amazônia Ltda, neste mesmo periodo iniciou suas atividades no pólo industrial. E uma empresa no ramo metalúrgico com mais de 50 anos de tradição na produção de ligas de alumínio secundário começou a fornecer Alumínio Liquido para a Moto Honda da Amazônia Ltda. ? considerada pelo faturamento de grande porte, porém se for avaliada pela quantidade de funcionários 2010 e torna-se empresa com equeno porte. A Tecal Alumínio da Amazônia estreitou o relacionamento com os fornecedores considerados como co-trabalhadores uma extensão da mesma. A empresa também teve a possibilidade de obter o conhecimento tácito e formal do fornecedor, na medida em que este foi incentivado a partici ar nos processos internos dos produtos da empresa.

PAGF PRODUTO tem importância? Localização geográfica privilegiada. O projeto integrado multidisciplinar desenvolvido pelos alunos do curso de logística da universidade paulista – Unip na disciplina de fundamentos da administração teve como objetivo elaborar m projeto, onde fossem verificadas particularidades da empresa Tecal Alumínio Amazônia Ltda. = OBJETIVO DO TRABALHO, TEM QUE FICAR NA INTRODUÇÃO OU UM ITEM A PARTE? CAPITULO 1 DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 1 . Denominação e Forma de Constituição A razão social da empresa estudada no projeto Integrado Multidisciplinar é a Tecal Alumínio Amazônia Ltda, não pode se instalar na Zona Franca com o mesmo nome “Metalur’, então para conseguir inserção de alguns impostos a Metalur, mudou seu nome para Tecal Alumínio Amazônia Ltda. A Tecal é representada legalmente pelo diretor Edvaldo Teixeira e carvalho, do qual possui 25 anos dedicados ao Grupo Metalur, com a vinda da empresa para Manaus, acabou vindo sendo o diretor geral. . 2 Dados e Fatos Relevantes da Origem da Organização Figura 1 – Imagem de vista de cima Fonte: Tecal Aluminio da Amazonia Ltda 1. 3 Natureza e Ramo de Atuação Hoje a Tecal alumínio forn PAGF 3 OF s de liga de Alumínio especial pelo grande número de conseqüências envolvidas. Em termos da classe de materiais envolvidos e destinação final dos seus principais subprodutos ou resíduos sólidos gerados, a Tecal alumínio da Amazônla Ltda pode ser exemplificada pelo fluxo de rodução.

O processo produtivo pode ser exemplificado pelo seguinte fluxograma: Recebimento Descarregamento Preparação da Carga Abastecimento do carro de sucata Abastecimento do Forno Rotativo Transferência do Banho para o Forno Basculante Análise Química Correção da liga Transferência Metal para Panela Carregamento da Panela para o caminhão Pesagem e saída para cliente Figura 2 – Tecal Alumínio da Amazônia Ltda tirada de cima pelo satélite. Fonte: Tecal Alumínio da Amazônia Ltda. 1. 4 Informações sobre o porte da empresa A Tecal Alumínio da Amazônia, em sua unidade localizada em

Manaus – AM, com atividades de processamento e fundição de ligas de alumínio secundário, assumem o compromisso de atender aos requisitos do cliente e outros aplicáveis em suas atividades, através: * Da melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade, por intermédio de processos, produtos e sen’iços que visem à satisfação do cliente. De uma estrutura permanente que estabeleça análise criticamente audite e proporcione os objetivos e metas da qualidade. produtivo é padronizado com controle e gerenciamento total, desde o recebimento da matéria-prima até entrega do produto as instalações do cliente.

Os equipamentos eram fornos rotativos . com alimentação manual), fornos indutivos, moinhos e uma unidade química. A empresa tinha aproximadamente 550 funcionários, sua produção total em torno de 1500 toneladas por mês. A Tecal Alumínio da Amazônia Ltda no segmento de ligas de alum[nio secundário tem um Sistema de Gestão de Qualidade com objetivo de atender aos requisitos estabelecidos pelos clientes. 1 Composições da força de trabalho, Incluindo quantidade de pessoas, percentuais por nível de escolaridade, por níveis de chefia ou gerenciais, por regime jurídico de vinculo.

Lembrete: observar os valores em porcentagem! Não passar de 100%! Gráfico 1: Nível de Escolaridade da empresa Tecal. Fonte: Tecal Alumínio da Amazônia Ltda Nivel de escolarldade I Função Fundamental Gerencia 21 Coordenador I 14 Supervisor | 1 Analista I 1611 Assistente I 17 | Auxiliar 115 Operacional | 6 140 Médio I Superior Especialização I Sub Total 18 1 155 143 14 Total I 210 | Tabela 1: Nível de Escolaridade da empresa Tecal. Os colaboradores são trei os os estágios no PAGF s OF ocupado pelo colaborador, assim como é de sua responsabilidade a qualidade do produto (CORREA e GIANESI, 1996).

O aprimoramento contínuo é importante, tendo em vista as organizações que necessitam estar a cada instante em busca de melhores resultados, a fim de permanecer no mercado que está em constante transformação, mesmos que estas ideais nunca sejam alcançadas, porém as organizações precisam do aprimoramento a fim de evoluir. É necessária uma manutenção constante e continua nos maquinários, como treinamento para os colaboradores (SLACK, et al, 2002). 1 principais produtos. Alumínios Sólidos (Lingotes) Alumínio Liquido Figura 3 – Produtos Produzidos na Tecal Alumínio da Amazônia Ltda.

A Tecal Alumínio da Amazônia produz Ligas de Alumínio Secundário: em forma de Lingotes e Metal Liquldo. 1. 8 Denominações dos principais tipos de Fornecedores, principais Insumos, matérias-primas e serviços de por eles fornecidos. que este foi incentivado a participar nos processos internos da produção dos produtos da empresa. Com os fornecedores a Tecal Alumínio da Amazônia procurou melhorar a parceria de for matéria-prima de garantia de lucro, enquanto que a empresa teve maior garantia de estar pagando o valor justo pelo produto.

Além da confiança mútua gerada pelos pagamentos e lucros justos, a familiaridade om os processos de fabricação e de controle de qualidade entre fornecedores e cliente, promoveu a eliminação de desperdícios no processo de reposição externa. Figura 4 – Sucata matéria-prima utilizada na fabricação. Por ser uma empresa “recicladora” atua de forma sustentável na renovação de matéria-prima de alumínio, sobretudo, pela utillzação de materiais como: Cabos e fios de aluminio sem alma de aço, desencapados, sem os conectores, livres de esmaltes ou quaisquer outros tipos de tintas.

Estamparia de alumínio-retalho, estamparia sem tinta plástica, ferro ou qualquer outro contaminante. Neste item, incluem-se as chapas de off set, com uma ou duas faces utilizadas. Lotes compostos por retalhos de telhas novas e usados, retalhos de chapas com ou sem tinta, chaparia e perfil de ônibus, bisnagas de alumínio sem a tampa de ferro, baús usados ou pintados, radiador de alumínio limpo, forros ou fachadas decorativas com ou sem tinta.

Pistões de alumínio, isentos de suportes, buchas, cabos, hastes, pinos ou anéis, panela de Alum[nio, lotes compostos por panelas/ tampas novas ou usadas isenta de contaminantes como, peças de madeira, latão e radiadores de aluminio com tubos de cobre, otalmente isentos das peças de ferro ou quaisquer outras contaminações, latas de alumínio novas ou usadas, soltas, prensadas ou enfardadas, isentas de latas de ferro, sujeira, líquidos ou qualquer outro contaminante. Figura 5 – Fluxograma de Produ ão da empresa Tecal Alumínio. Fonte: Tecal Alumínio da PAGF 7 contaminante.

Figura 5 – Fluxograma de Produção da empresa Tecal Alumínio. É importante lembrar que os resíduos são minimizados, pelo fato da matériaprima já ser oriunda de resíduos. Porém, falhas na qualidade do material oriundo de sucata podem gerar um levado grau de impacto, pela geração exagerada de material “inútil” para a atividade do empreendimento. A Tecal Alumínio da Amazônia Ltda possui vários fornecedores de Sucata no Mundo para atender a demanda local, dividido entre nacional e importado. Os fornecedores nacionais estão nos estados de São Paulo, São Luiz, Fortaleza entre outros.

E os fornecedores estrangeiros são os países como: China, Estados Unidos, México, Colômbia e Venezuela. 1. 9 Principais mercados e, nos ramos de atuação, principais seguimentos desses mercados onde se encontram os clientes alvo. Os produtos que a Tecal Alumínio da Amazônia Ltda fabricam não é fornecido diretamente para o consumidor final, os clientes são principalmente as indústrias do segmento automobilístico, entre eles estão: Honda, Yamaha, Nissin, Keihin, FCC, Metalfino, Showa do Brasil, Honda Lock, as quais utilizam os produtos como matéria-prima para fundição de peças em alumínio. . 10 0 seguimento de mercado de grupo no âmbito internacional. por volta da Segunda Guerra Mundial, em 1943, os maiores produtores de bauxita eram os Estados Unidos, a Guiana Britânica, Hungria, Iugoslávia Itália Grécia, Rússia, Suriname, Guiana, Indonésia e Malás Jamaica iniciou intensa 1960, Austrália e Guiné juntaram-se a esse time. Após a Primeira Guerra Mundial, à medida que os recursos energéticos nos Estados Unidos ficavam cada vez mais caros, a Alcoa expandiu sua atuação.

Participou da licitação para empreendimentos no Canadá realizada por James B. Duke. Em 1925, foi celebrado um acordo que conferia US$ 16 milhões em ações preferenciais e 15% das ações ordinárias a Duke. A Alcoa comprou o controle acionário da empresa canadense para ajudar os testamenteiros a pagar os impostos sobre o espólio. Em 1928, a Alcoa tinha mais da metade da capacldade mundial de alumínio primário: 90 mil toneladas nos Estados Unidos, 45 mil no Canadá e 15 mil na Europa, mas a administração de operações no exterior apresentava problemas.

Em 04 de Junho de 1928, a Alcoa alienou sua participação em 34 empresas em todo o mundo e a transferiu para a Aluminium Limited of Canadá. O rápido e notável crescimento da importância do aluminio na indústria é resultado de uma série de fatores: É um metal que possu excelente combinação de propriedades úteis, resultando numa adequabilidade técnica para um campo vasto de aplicações m engenharia. Pode ser facilmente transformado por meio de todos os processos metalúrgicos normais, tornando-se assim, viável ? industria manufatureira em qualquer forma necessária.

Em laboratórios acadêmicos, a indústria do alumínio e seus próprios usuários têm desenvolvido novas pesquisas, técnicas de fabricação, de soldagem e de acabamento, o que tem levado a um conhecimento maior de técnicas de engenharia deste metal, fazendo com que seja considerado um material de fácil aplicação. 1 . 11 0 seguimento de mercado do rupo no âmbito nacional: como surgiu o negócio no em se seguimento de mercado do grupo no âmbito nacional: como surgiu o negócio no Brasil e como vem sendo a sua evolução até os dias atuais.

Em 1917, surgiu a Companhia Paulista de Artefatos de Alumínio (CPAA), que registrou a marca Rochedo e iniciou a fabricação de placas fundidas para automóveis. Na década de 1930, a O. Muller, instalada em São Paulo, consolidou-se no ramo de produção de bisnagas de alumínio, utilizando matéria-prima importada. De fato, a incipiente indústria de transformação era totalmente dependente das importações do produto primário. O grande aumento no consumo de alumínio é a prova do que este metal significa na indústria moderna. ? o mais importante dos metais não ferrosos e está entre os mais consumidos anualmente. A variedade de aplicações do alumínio está relacionada com suas características físico-qu[micas, com destaque para seu baixo peso específico, comparado com outros metais de grande consumo, resistência à corrosão e alta condutibilidade elétrica e térmica. Essas propriedades são as matérias-primas da indústria para diversificar seus produtos e criar soluções para outros mercados, como o setor automotivo e e construção civil.

O Brasil é pentacampeao na reciclagem de latas de alumínio em países onde a reciclagem de embalagens não é obrigatória por lei. Embora este Índice seja alto, não podemos nos esquecer de que ele é tão expressivo graças ao 1 milhão de pessoas catando sucatas nas ruas do Brasil. Graças ao processo de reciclagem essas pessoas tem acesso a renda, pois em geral não possuem formação suficiente para se adequar ao mercado de trabalho. A indústria brasileira do alumínio é hoje referência mundial em ações de preservação ambiental. Graças às iniciativas pioneir

Resumo aula

0

INTRODUЗAO AO ESTUDO DO DIREITO – Resumo aula 2. RELAЗХES DA CIКNCIAJUR[DICA COM OUTRAS CIКNCIAS. O Direito e as Ciкncias

Read More

Remuneração estratégica

0

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA Lori José Giraudo Schiavo Prof. Edson Klaus Kielwagen Cento universitário Leonardo da Vlnci-CJNlASSELVI Processos Gerenciais-(EMD-5191) — Administração de

Read More