Técnicas de aqueimento

Categories: Trabalhos

0

SUMÁRIO Descrição Resumo 3 Introdução 3 Ojetivo 4 Pág. procedimento Expermental 4 1. Uso do Bico de Bunsen 5 2. Aquecimento de Líquidos no Copo de Becker 7 3. Aquecimento de Líquidos no Tubo de Ensaio 8 4. Aquecimento de Líquidos no Tubo de Ensaio 10 5. calcinaçao 10 Resultados e Discução 1 1 Conclusão 12 Referências 12 ors to view nut*ge Resumo Este relatório apresenta 4 experimentos com técnica de aquecimento por meio do Bico de Bunsen…

Introdução Existem algumas técnicas de aquecimento usadas em laboratorio, cada uma delas para um tipo específico de substâncias, como as escritas abaixo: • Banho-maria ou banho a vapor: recomendáveis para temperaturas inferiores a 1 OOCC • Banhos de óleos (parafina, glicerina, silicone etc): recomendáveis para temperaturas superiores a 1000C natural é basicamente metano com uma reduzida quantidade de propano e butano). 3] Quando se usa o bico de Bunsen, deve-se primeiramente fechar a entrada de ar, em seguida, um fósforo deve ser aceso perto do ponto mais alto da câmara de mistura, depois, a válvula de gás pode ser aberta, dando origem a uma chama grande e amarela que desprende fuligem. [4] Esta chama não tem uma temperatura uficiente para o aquecimento, para conseguir uma chama adequada, a entrada de ar deve ser aberta até que se consiga uma chama azul, isto ocorre porque o oxigên10 mistura-se com o gás, tornando a queima deste mais eficiente. 5] Objetivo Conhecer as técnicas de aquecimento utilizando o Bico de gunsen, usando a mais conveniente para cada tipo de experimento, bem como suas técnicas de uso e segurança. Procedimento Experimental Equipamentos Experimentais Utilizados: • Bico de Bunsen • Becker • Fósforo • Termômetro • Tripé de Aquecimento • Tela de amianto • Tubo de ensaio • Pinça de madeira ?? Cadinho de porcelana • Palito de Madeira Reagentes de chama, a chama amarelada e a chama azul.

A chama amarela é obtida quando o anel está fechado, A chama azul é obtida quando o anel está aberto. Figura 1 Colocado a ponta de um palito no final da chama foi possivel observar que a ponta do palito entrou em combustão rapidamente queimando a ponta como um todo. Figura 2 Figura 3 Logo após foi colocado a outra extremidade do palito na chama proximo ao Bico de Bunsen de forma que ele atravessou chama, foi observado que o palito queimou somente nas extremidades e não no centro. Figura 4 Figura 5 .

Aquecimento de Líquidos no Copo de Becker Com 100 mL de água desti ecker e aquecida em PAGF3rl(FS 26 2060 4078 5085 8089 10092 12094 14095 1 6095 18095 20095 Tabela 2 Gráfico 2 Esquema de Montagem do Experimento Figura 6 4. Aquecimento de Líquidos no Tubo de Ensaio Colocado aproximadamente 1/4 de água da capacidade do tubo de ensaio e fixado o tubo em uma pinça de madeira, o tubo foi inclinado a 450 e mexendo-o levemente em movimentos circulares sendo aquecido com o Bico de Bunsen até a ebulição.

Figura 7 5. Calcinação Foi colocado uma pequena porção de Sulfato Cobre num cadinho e porcelana em cima da tela de amianto que fica no tripé de aquecimento e aquecido com o Bico de Bunsen, foi observado que, após alguns minutos, o Sulfato foi desidratando e perdendo assim a sua coloração azulada, ficando um pouco verde, branco até ficar cinza, ao adicionar á ua o Sulfato volta a sua coloração azulada. oxigênio, anunciando o inicio do processo de ebulição.

O processo todo durou cerca de 10′ (dez minutos). 3. Aquecimento de líquidos em tubo de ensaio Foi colocado um tubo de ensaio com 1/4 de égua da sua capacidade no copo de beker com água em ebulição, a água ue estava no tubo de ensaio foi aquecida durante 3 e 33″ (três minutos e 33 segundos) atingindo a temperatura máxima de gsac 4. Aquecimento de líquidos no tubo de ensaio O tubo de ensaio é colocado próximo a chama, a fim de evitar danos ao material utilizado.

A tecnica de aquecimento facilita o desprendimento das moléculas de oxigênio diminuindo o tempo de ebulição. Nesse processo de aquecimento a água atinge o ponto de ebulição muito rapidamente. O Sulfato Cobre (CuS045H20) quando aquecido tende a desidratar, perdendo algumas de suas propriedades como a sua cor. A ausência de água em sua composição durante o processo ransforma o “Sulfato de Cobre” em Óxido de Cobre.

Conclusão Nos experimentos aprendemos que é de extrema importancia a utilização dos ERIS, aprendemos também as várias formas de aquecer substâncias diferentes, adequando cada substância ao tipo e esquema de aquecimento, bem como equipamentos e tipo de chama a ser utilizado. Referências [1] A graça da Química. Disponível em: Acesso em 17/03/2012 [2] Wikipédia. Disponível em: Acesso em 17/03/2012 [3] Wikipédia. Disponível em: Acesso em 17/03/2012 [4] Infoescola. Disponível em: Acesso em: 17/03/2012 [5] Wikipédia. Disponível e : 17/03/2012

“Os espelhos” de machado de assis e guimarães rosa

0

“Os espelhos” de Machado de Assis e Guimarães Rosa Sheila Grecco (USP) Machado de Assis e Guimarães Rosa são os

Read More

Os tres ensaios sobre a sexualidade

0

OS TRES ENSAIOS SOBRE A SEXUALIDADE Clinica da adolescência Segundo ensaio “A sexualidade Infantil” CONCLUSÕES DE FREUD SOBRE O PRIMEIRO

Read More