Técnicas de laboratório

Categories: Trabalhos

0

10 QUÍMICA Relatório Nomes: Gustavo Alves D. Rodrigues – 709625 Gustavo zagolin – 712605 Suellen Custódio da Paixão — 712453 | Thais Rossetti – 709641 | Técnicas de laboratório Objetivo: Familiarização do aluno com algumas técnicas usuais de laboratório de química, cuja aplicação será necessária nas experiências posterio Material: * Bico de gás * Béquer * Tubos de ensaio S. p page * Estante para tubos de ensaio * Pinça de madeira * Argola pequena * Funil * Erlenmeyer * papel filtro * Bastão de vidro * Fósforos * Conta Gotas * Provetas de 10, 50 e 100ml Solução de cloreto de cálcio (CaC12) * Solução de carbonato de sódio (Na2C03) USO DO BICO DE GÁS Procedimento: que quando a entrada do ar esta fechada e a combustão é incompleta temos uma chama dividida em três camadas sendo que a mais externa é bem alaranjada e definida, e quando abrimos a entrada de ar temos a combustão completa do gás mas, fica mais dificil de observar as três camadas da chama que se torna quase transparente.

A chama compõe-se de três zonas: Zona neutra, redutora e oxidante.

A zona neutra onde a combustão do gás é mínima, é o cone mais nterno, próximo a boca do bico, colocamos um palito de fósforo nessa área da chama e ele pegou fogo mas demorou bastante, envolvendo esta fica a zona redutora,onde a combustão do gás é um pouco mais significativa e por isso mais quente,ao colocarmos o palito de fósforo nessa área percebemos que pegou fogo um pouco mais rápido porém não instantaneamente, acima e ao lado da zona redutora fica a zona oxidante, onde existe a combustão completa do gás, e que é, pois, muito quente ao colocarmos o palito de fósforo nessa área percebemos que instantaneamente ele pegou fogo. A temperatura da zona oxidante pode chegar aos 1 ooooc. AQUECIMENTO DE LÍQUIDOS EMTIJBO DE ENSAIO. 1. Colocar cerca de 5ml de água num tubo de ensaio. 2. Segurar o tubo, próximo da abertura, com a pinça de madeira. 3. Aquecer a água, observar a ebulição e retirar o tubo do aquecimento. Os tubos de ensaio com líquidos podem ser aquecidos diretamente e retirar o tubo do aquecimento. diretamente na chama do bico de gás. A chama deve ser média. O tubo deve estar seco por fora, para evitar que se quebre ao aquecer.

O tubo deve ficar virado para a parede ou numa direção ue não se encontre ninguém, pois é comum, aos operadores sem prática, deixar que rapidamente o líquido quente salte fora do tubo, o que pode acarretar queimaduras. Segura-se o tubo próximo da abertura, com a pinça de madeira e agita-se brandamente para evitar superaquecimento do liquido. Conclusão: Concluímos que somos operadores sem prática, seguimos as normas de segurança ainda bem pois, todos os integrantes do grupo deixamos o líquido quente escapar do tubo, porém percebemos que se deixarmos o tubo dentro da chama (zona redutora) e realmente balançarmos o tubo brandamente onseguimos visualizar a ebulição da água, com bolhas e percebemos salda der vapor pela boca do tubo sem que o liquido escape. MEDIDAS DE VOLUME. Procedimento: Calculando o volume de uma gota. 1.

Com o conta- gotas,conte o número de gotas necessário para perfazer o volume de 2,0ml numa proveta adequada. 2. Use o conta-gotas sempre na posição vertical. 3. Calcule o volume de uma gota. Recomendações Gerais: * Antes de efetuar qualquer medida, certifique-se dos valores de divisão da escala do instrumento. * O recipiente vol 3 qualquer medida, certifique-se dos valores de divisão da escala o instrumento. * O recipiente volumétrico deve ser utilizado de acordo com sua finalidade espec[fica. * Acertar a medida pelo observando a parte inferior do menisco, na qual deve ser feita a leitura. * Efetuar a leitura sempre com o material volumétrico na posição vertical.

Conclusão: Verificamos que para perfazer o volume de 2,0ml em nosso conta-gotas utilizamos 30 gotas, dividimos o volume pelo numero de gotas e tivemos o resultado de que o volume de uma gota de água daquele conta-gotas é de 0,666ml. PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS. Procedimentos: 1. Dobrar o papel filtro e colocá-lo no funil. Umedecer o papel com água e ajustá-lo ao funil. Colocar o funil na argola, preso ao suporte de ferro. Colocar o erlenmeyer sob o funil para receber o filtrado. 2. Misturar num béquer 25ml de água com 5ml de solução de cloreto de cálcio. Agitar com o bastão de vidro. Lavar a proveta. Juntar 5ml de solução de carbonato de sódio. Agitar com o bastão de vidro. Observar. 3. Filtrar a suspensão formada, fazendo-a escorrer pelo bastão, do béquer até o papel filtro.

Filtração: O princípio do método é o seguinte: a mistura é posta sobre um papel poroso ( o filtro ), do qual os poros são tão equenos que nao permitem a passagem do sólido. O filtro mais usado em laboratório é o “papel filtro”. Na filtra 4 passagem do sólido. O filtro mais usado em laboratório é o “papel filtro”. Na filtração simples usa-se um funil para se colocar o papel filtro. O papel é dobrado ao meio e, em seguida, novamente ao meio. Abre-se o papel dobrado de tal modo que fique uma folha de um lado e três folhas do outro. A altura do papel no funil deve ser cerca de 0,5cm abaixo da borda deste. Se a altura não estiver certa, corte o papel na medida indicada.

Conclusão: Dobramos o papel filtro como descrito e o colocamos o funil, umedecemos o papel para que o mesmo se fixe no funil, depois no béquer misturamos os 25ml de água com 5ml de cloreto de cálcio e misturamos com o bastão, depois com 5mI de carbonato de sódio e novamente misturamos com o bastão de vidro, observamos então uma solução tur„’a esbranquiçada. Depois efetuamos a filtração e observamos que no erlenmeyer ficou um líquido transparente parecido com água, e no papel algo sólido esbranquiçado que dava pra ver preso no papel filtro. Perguntas: 1) Desenhe a chama do bico de gás indicando as três zonas de combustão. Qual o objetivo de se utilizar a tela de amianto no aquecimento de líquidos em béquer? A tela de amianto distribui uniformemente o calor recebido pelo bico de bussen. 3) Porque o amianto não pega fogo? Porque ele é um material sílico de origem mineral altamente resistente, suporta altíssimas temperaturas, e ainda assim s S material Silico de origem mineral altamente resistente, suporta altíssimas temperaturas, e ainda assim suas fibras podem ser trabalhadas, o problema do amianto é que ele é cancerígeno e causa vários tipos de doença nos seres humanos pois nosso rganismo não consegue eliminá-lo. 4) Descreva com suas próprias palavras, os cuidados necessários para aquecer líquidos em tubos de ensaio.

A chama deve do bico de bussen deve ser média e o tubo deve estar seco por fora para evitar que se quebre, o tubo deve ficar virado para parede ou numa direção que não se encontre ninguém, pois é comum aos operadores de pouca prática deixar que repentinamente o líquido quente salte pra fora do tubo, o que pode ocasionar queimaduras. O tubo é seguro próximo da sua boca, pela pinça de madeira e agita-se brandamente para evitar superaquecimento do líquido. ) A temperatura de ebulição da água varia com a pressão atmosférica? A agua entra em ebulição aos 1000C ao nlVel do mar, quando a altitude aumenta a pressão atmosférica diminui e a água entra em ebulição antes dos 1000C, em La Paz, por exemplo, a água ferve a 900C. 6) Porque se molha opapel filtro antes de iniciar a filtração?

Umedecemos o papel filtro para que o mesmo se ajuste ao funil e não haja o risco de que parte da solução passe pelo lado de fora do papel comprometendo a leitura do experimento. 7) Dê um exemplo de separação de m 7) Dê um exemplo de separação de mistura de sólido e gás. O Aspirador de pó promove a separação sólido – gás, a mistura e ar poeira. Quando utiliza-se o aspirador, ele aspira uma mistura de ar + poeira, ou seja, uma mistura de gás + sólido, no entanto, o ar aspirado pelo aparelho é liberado, mas a poeira é retida por um filtro. Assim o filtro é utilizado para reter o sólido e liberar o gás. 8) O volume de uma gota varia coma posição do conta-gotas?

O tamanho da gota é influenciado por vários fatores incluindo a densidade do líquido, temperatura, tensão superficial, diâmetro e abertura da extremidade do gotejador e do ângulo de gotejamento. O único fator humano capaz de variar o tamanho da gota é o ângulo de gotejamento. Para tanto é necessário que para se ter uma gota de tamanho igual, se padronize o ângulo de gotejamento. Este ângulo deve ser de 00, ou seja, o conta- gotas deve estar perpendicular ao recipiente que receberá a gota. 9) A prescrição de um remédio ,em número de gotas, deverá ser idêntica para utilização em Cuiabá (temperatura média de 27 oc) e em São Joaquim (temperatura média de 140C)? Referências: WWW. abrea. com. br WWW. fiocruz. br WWW. searadaciencia. ufc. br WWW. quiprocura. net WWW. bioclin. com. br

34021501

0

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJA MAKE MEWES MARKETING DE RELACIONAMENTO NO MERCADO IMOBILIÁRIO Uma proposta para a captação e fidelização

Read More

Aula-tema 03

0

Atividade Colaborativa: Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade Tarefa 03 Passo OI: Projeto de Sustentabilidade: Objetivo geral: Desenvolver uma ação

Read More