Tecnicas de pesquisa

Categories: Trabalhos

0

APOSTILA PARA ELABORAÇAO DE PROJETO DE PESQUISA • Objetivo da disciplina • Importância de uma pesquisa cientiTica. • O método cient[fico: observação, pesquisa bibliográfica, hipótese, verificação, conclusão. • Importância da leitura inteligente • Como iremos trabalhar na disciplina (Fixação de datas, orientações, metodologia de avaliação) • Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. o A elaboração de qualquer projeto depende de três fatores fundamentais: o A capacidade situação futura; executado em um te realização. Swipe nentp m mental de uma açao a ser ai permitir sua o A capacidade de compreender a formatação de um projeto de acordo com as normas da ABNT. • Estrutura sem detalhes de um projeto de pesquisa: capa, folha de rosto, sumário, Introdução (incluir justificativa, problema, hipótese e objetivos) referencial teórico, metodologia (tipo de pesquisa, população e amostra, coleta de dados, análise de dados), orçamento, cronograma, referências, apêndices elou anexos. • Iniciando a execução de um projeto. O QUE FAZER? ?? Tema livre (curiosidade intelectual, desejo de ampliar o conhecimento). Pensar sem bloqueios. ?? Um tema pode originar inúmeros questionamentos (você vai definir o seu). A pergunta precisa ser clara e precisa. • Prefira temas curtos (precisos, restrito, rico, sem ambição). -lal Studia é o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Pode surgir de uma dificuldade prática enfrentada pelo orientador ou pelo orientando, da sua curiosidade científica, de desafios encontrados na leitura de outros trabalhos ou da própria teoria.

Independente de sua origem, o tema é, nessa fase, necessariamente amplo, precisando bem o assunto geral sobre o qual se deseja realizar a pesquisa. O título, acompanhado ou nao por subt[tulo, difere do tema. Enquanto este último sofre um processo de delimitação e especificação, para torná-lo viável à realização da pesquisa, o título sintetiza o conteúdo da mesma. Na visão de Silva (2008), o tema é tratado como título. Para uma melhor diferenciação, adotaremos a primeira Visão aqui mostrada.

Exemplo: Se eu quiser escrever algo na érea de Contabilidade Gerencial, o tema será: CONTABILIDADE GERENCIAI. O título pode ser: A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO NSTRUMENTO PARA TOMADA DE DECISAO DAS GRANDES EMPRESAS NA CIDADE DE MOSSORO-RN. Diferença entre título e subtitulo. OBS 1 : Para a escolha do tema, leve em consideração: seu nivel de curiosidade, interesse e material para pesquisa. Algumas dicas para definição do tema: • Evite temas demasiadamente complexos ou ambiciosos para suas possibilidades. • Escolha temas de importância teórica e, sobretudo, prática. ?? Planeje o tempo de que dispõe para realizar o trabalho. • Verifique a existência de material bibliográfico disponível. • Delimite claramente o tema. • Identifique a utilida idade da realização da 2 8 área contábil. Em algum exemplo utilize título e subtítulo. Discussão em sala das respostas dos alunos. OBS 2: Pense em algum tema do seu Interesse e a partir dai tente criar um título para o seu trabalho. Comece a pesquisar material sobre esse assunto e na semana seguinte apresente pelo menos três referências do tema escolhido.

Se você já está com seu título, providencie a capa do seu projeto de acordo com as características abaixo: • Fazendo a CAPA: o Nome da instituição o Nome do autor o T[tulo o Subtítulo (se houver, deve ser precedido de dois pontos) o Local (cidade) onde vai ser apresentado o Ano de depósito (entrega) o Fonte utilizada: 12 o Maiúscula Somente o título negrito o Espacejamento entrelinhas 1,5 Fazendo a FOLHA DE ROSTO: • Nome do autor • Título • Subtítulo (se houver) • Tipo de projeto e nome da entidade a que deve ser submetido (do meio da folha para a margem direita). Não negrito. ?? Local (cidade) da entidade onde deve ser apresentado • Ano do depósito (entrega) • Fonte tamanho 12 • O título do trabalho, o re a palavra orientador, utilização de fonte tamanho 12 para o texto e tamanho menor para citações de mais de três linhas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações e tabelas. Na capa utilizar fonte 14. Nas demais folhas, fonte 12. Time New Roman. Com relação às margens, a folha deve apresentar margem de 3 cm à esquerda e na parte superior, e de 2 cm à direita e na parte inferior. Todo tópico que é numerado deve ser alinhado a esquerda.

Os tópicos não numerados devem ser centralizados. Após a numeração da seção não colocar traço ou ponto. Digitar apenas um espaço. Cada tópico deve ser digitado em uma folha (separado dos demais tópicos) As páginas devem ser numeradas a partir da Introdução. No canto superior direito. Não conta a capa, começa a contar a partir da folha de rosto. [pic] SUMARIO ?? Usar espaçamento 1,5 em todo o sumário. • Elementos pré-textuais nao devem aparecer no sumário, apenas os indicativos das seções, que devem ser alinhados a esquerda, seguida por pontinhos e a página inicial do assunto a que a seção se refere.

Este é o último elemento pré-textual. • Deixar para fazer o sumário quando estiver na fase final na referencial teórico. A cada parte entregue na disciplina fazer o sumário corresponde ao que já está escrito. 1 INTRODUÇAO Introduzir significa apresentar. Na introdução, deve ser exposto o tema do projeto. É a im ressão que o leitor terá sobre o trabalho. Neste context o autor descreva em 4 18 sabemos sobre o assunto? Que autores consultados trabalharam com idéias semelhantes e que conhecimentos produziram? quem já publicou sobre o assunto? ) • Na introdução deve constar, justificativa , problema, hipótese e objetivos do trabalho – DEFINIÇÃO E DELIM TACÃO DO PROBLEMA A pesquisa está presente quando buscamos soluçao para um problema. Exemplo de Problema ( Éo cerne da questão a ser estudada, indica qual a dificuldade que se pretende resolver). Exemplo 1) Qual será o papel do contador na condução do planejamento tributário para a sobrevivência das pequenas mpresas da cidade de Salvador?

Exemplo 2) O que mudou no perfil do profissional contábil, inserido no mercado de trabalho de 1990 a 2000 no município de Salvador – Bahia? Exemplo 3) Por que o corpo docente dos cursos de Ciências Contábeis, em sua maioria, possui uma formação deficiente? Exemplo 4) Quais são as propostas para a melhoria da formação dos professores dos cursos de Ciências Contábeis? Exemplo 5) Será que os modelos alternativos existentes de mensuração do Capital Intelectual são eficientes para que a Contabilidade passe a fornecer informações fidedignas a seus usuários sobre o valor patrimonial das empresas?

OBS: Você deve reunir conhecimentos já existentes a respeito, ligar o assunto a um quadro de referencial teórico mais amplo e dedutivamente, destacar e formalmente redigir uma pergunta principal, cuja resposta cabal e final será dada pela realização da pesquisa. E UM PROCESSO CONTINUO DE PENSAR REFLEXIVO E COM UMA DOSE DE IMAGINAÇÃO CRIADORA. Alguns questionamentos xiliar o pesquisador na 8 forma clara e concisa? s/ Existe a solução para o problema? Por que se procura uma solução para o problema? É preciso ter idéia clara do problema a ser resolvido, da dúvida a ser superada.

Indica exatamente qual a dificuldade que e pretende resolver. Deve ser apresentado de forma interrogativa e o trabalho será desenvolvido para responder a essa pergunta. Um problema bem definido representa 70% do projeto elaborado. Conseguir uma boa formulação do problema exige um grande esforço para espantar ambiguidades. E, quando o problema estiver claro para o pesquisador – isto é, suficientemente amadurecido pelo estudo da produção científica pertinente – é quase certo que poderá ser formulado como simples pergunta. A colocação Interrogativa tem a virtude de formular o problema de maneira direta.

Se o pesquisador não consegue formular o problema central a pesquisa por meio de uma pergunta bem direta, o mais provável é que ele tenha feito uma insuficiente discussão da produção científica já existente sobre aquele assunto. Você só poderá formular a pergunta da pesquisa se fizer uma boa revisão de literatura, refletir, discutir com o orientador, reler parte do material, esboçar algumas perguntas, submetê-las ao orientador, descartar as menos pertinentes, reformular as outras, voltar a discuti-las, e assim por diante, até se fixar numa frase interrogativa que sintetize bem o problema da pesquisa.

A formulação da pergunta é o primeiro e mais importante asso de uma pesquisa. Ela vai definir qual o tipo de estudo apropriado, a estratégia e a tática a serem utilizadas. Ela serve como uma bússola ao navegador, indicando o caminho a ser seguido. Porém duas características são importantes: se a pergunta é relevante, e a segunda 6 OF seguido. Porém duas caracteristicas são importantes: se a pergunta é relevante, e a segunda se é possível respondê-la. pois apenas com perguntas relevantes e possíveis de responder é que devemos dedicar nosso tempo e raciocínio.

As possibilidades de formulação de perguntas são praticamente infinitas, porém o empo e os recursos disponíveis não o são. – HIPOTESE Formulado o problema de pesquisa, o passo seguinte é encontrar a principal resposta provável à pergunta proposta; essa resposta recebe o nome de hipótese. Dito de forma simples e direta, a hipótese da pesquisa é uma resposta provisória a pergunta que sintetizou o problema, é o que está suposto. O que diferencia a hipótese do problema é que o problema constitui uma sentença Interrogativa e a hipótese, sentença afirmativa.

A pesquisa visará justamente procurar as evidências que permitam a confirmação, ou não, dessa hipótese (resposta rovisória), portanto, a hipótese não é a certeza da resposta ? pesquisa, pois se assim o fosse não seria necessário realizar a A hipótese desenvolve o conhecimento cient[fico, uma vez que auxilia o investigador a confirmar (ou não) sua teoria. – OBJETIVOS São os fins teóricos e práticos que se propõe alcançar com a pesquisa. Nessa parte do projeto, deve ficar evidente quais os propósitos da pesquisa.

O objetivo (ou objetivos) do estudo deverá ser definido da forma mais evidente poss[vel, para indicar, com clareza, o propósito do estudo. Um projeto de pesquisa deve conter, geralmente, um bjetivo geral e três específicos. O obietivo geral está s resultados mais 8 pretende contribuir. O pesquisador estabelece o que espera conseguir com sua investigação e define aonde pretende chegar. Em geral, o objetivo é constituído em uma frase ou um parágrafo. Sugere-se a utilização de verbos no infinitivo para a descrição dos objetivos.

Exemplos de verbos para objetivos: citar, classificar, conhecer, definir, descrever, identificar, reconhecer, relatar, compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, interpretar, localizar, aplicar, desenvolver, organizar, selecionar, analisar, omparar, criticar, debater, examinar, investigar, provar, documentar, formular, produzir, reunir, argumentar, avaliar, decidir, escolher, medir, selecionar, etc. Já os objetivos específicos devem definir exatamente o que você espera atingir até o final do trabalho.

Representam um desdobramento do objetivo geral em questões mais específicas. Cada um dos objetivos específicos será uma parte distinta da futura redação do texto que será produzido ( organizar os objetivos específicos em sequência lógica). Obviamente os objetivos estão relacionados ao problema/ questão que motivou a realização do seu trabalho. Resumidamente: 2. 1 OBJETIVO GERAL: Enuncia de forma abrangente a finalidade do projeto. 2. 2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Definem os tipos de resultados que se esperam com a implantação do projeto e que levarão ao alcance do objetivo geral. JUSTIFICATIVA Após apresentar os objetivos do seu projeto de pesquisa, você deverá mostrar ao leitor por qual o seu trabalho é importante. Qual a relevância do problema ou da questão com a qual você está trabalhando? Existem outros projetos semelhantes sendo desenvolvidos nessa re ião ou na área temática escolhida? Qual o alcance do projeto blema que s OF desenvolvidos nessa região ou na área temática escolhida? Qual o alcance do projeto diante do problema que será abordado?

As respostas a estas perguntas constituem a justificativa. Na escolha de um tema para pesquisar, deve-se saber o porquê desta escolha, as razões para sua realização. É importante destacar a relevância teórica ou prática do estudo assim como a originalidade na forma de abordagem do conteúdo, no enfoque ou nas condições de realização. A justificativa consiste em uma exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem rática que tornam importante a realização da pesquisa.

Deve enfatizar: 1- o estágio em que se encontra a teoria respeitante ao tema; 2- as contribuições teóricas que a pesquisa pode trazer: confirmação geral, confirmação na sociedade particular em que se insere a pesquisa, especificação para casos particulares, clarificação da teoria, resolução de pontos obscuros; 3- a importância do tema do ponto de vista geral; 4- a importância do tema para casos particulares em questão; 5- possibilidade de sugerir modificações no âmbito da realidade abarcada pelo tema proposto; – descoberta de soluções para casos gerais elou particulares.

A justificativa difere da revisão da bibliografia e, por este motivo, não apresenta citações de outros autores. 2 REVISÃO DE LITERATURA OU REFERENCIAL TEÓRICO em como finalidade analisar de forma sucinta, os conhecimentos existentes (estado da arte) sobre o problema ou oportunidade focalizada e destacar o(s) elemento(s) do projeto, com base em revisão de literatura atual, relevante e ligada diretamente às questões técnico-científicas colocadas pelo projeto. para delimitar o assunto, o processo de revisão de literatura já foi Para delimitar o assunto, o processo de revisão de literatura já foi forçosamente iniciado.

A diferença é que, neste tópico do projeto de pesquisa, deve aparecer uma revisão mais articulada e bem concentrada no tema específico que acabou sendo retido. Ou seja, se esse tema for “o tomate da Calgene”, de pouco servirá a revisão mais geral de literatura que deve ser sido feita sobre a biotecnologia em geral. Neste tem do projeto, a maior importância estará na comparação de documentos científicos (artigos, comunicações, entrevistas, etc) sobre o tema especifico. E essa comparação deve ser organizada de tal forma que a osterior formulação do problema seja sua decorrência lógica.

Em outras palavras, não se trata de fazer uma “colcha de retalhos”, emendando citações dos documentos consultados, mas sm de articular idéias que conduzam à formulação do problema; idéias estas que deverão estar apoiadas nas referências científicas citadas. A pesquisa bibliográfica sobre a qual se constrói este tópico do projeto de pesquisa não pode deixar de lado nenhuma obra importante sobre o tema específico. Mas é impossível que consiga ser exaustiva. Ou seja, a revisão de literatura do projeto e pesquisa será, por definição, exploratória.

Por melhor que seja a preparação do projeto de pesquisa, é inevitável que esta ou aquela referência só seja descoberta na fase posterior (e mais longa) de execução. Você estará correndo muito risco se construir o seu Projeto sobre o flácido alicerce de um levantamento bibliográfico precário, ou feito às pressas. Alguns conectores que podem ajudar na escrita do referencial teórico: Na opinião de Oliveira (2010)… De acordo com.. Oliveira (2010) afirma que… para Oliveira (2010)… Na visão de Oliveira (2010)… Do ponto de vis 0 DF 18

Atps contabilidade tributária

0

ETAPA NO. 1: Nome: 3VRCVl INDUSTRIA E COMERCIO SIA CNPJ: 00. 123. 456/0001-22 CNAE: 25. 11-9 FABRICAÇAO DE PNEUMATICOS E

Read More

Detecção de anticorpos anti-brucella ovis em ovinos.

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE MEDICINA VETERINARIA DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E CLINICAS NAIRLÉIA DOS SANTOS SILVA DETECÇÃO DE ANTICORPOS

Read More