Tecnologia

Categories: Trabalhos

0

A usinagem é a base da metalurgia e foi um dos principais alicerces da revolução industrial No século XX a usinagem sofreu uma brutal evolução com o surgimento de materiais mais resistentes a abrasão e ao calor e com os avanços da eletrônica e da computação A usinagem é o processo mecânico pelo qual se constroem peças (eixos, engrenagens, roscas, polias, conexões de tubulações, etc) a partir da remoção de pedaços de um bloco de metal. As maquinas que realizam a usinagem são conhecidas como maquinas operatrizes ou maquinas ferramentas.

As maquinas operatrizes são maquinas que constroem partes de maquinas. Todas as maquinas, equipamentos e aparelhos usados na industria e pela sociedade são construídos com peças usinadas por maquinas operatrizes. Algumas das principais ações de maquinas operatrizes • Torneamento, Fresamento, Furação, Mandrilamento, Roscamento, Retificação, Eletroerosão O torno é a maquina operatriz mais importante e foi fundamental para o desenvolvimento da metalurgia e da revolução industrial.

No torno, a peça a ser usinada gira enquanto que é “esculpida” por laminas moveis. Na fresadora, a peça a ser usinada é “esculpidada” por uma espécie de “broca”, um cilindro com um conjun Swipe to view next page conjunto de gumes cortantes giratórios. Com o auxilio de outras ferramentas, um torno pode também fresar, furar e mandrilar.

Evolução ao longo dos séculos XX e XXI: da usinagem manual a computadorizada Ao longo dos séculos XIX e XX, o processo de usinagem sofreu centenas de evoluções e aperfeiçoamentos, o que permitiu produzir peças cada vez mais complexas, com elevada precisão e em um intervalo de tempo menor. No inicio da revolução industrial os tornos eram manuais. No final do século XIX surgiram os primeiros tornos automáticos de forma mecânica, que duplicavam peças a partir de moldes.

Esses tornos produziam peças simples em diversas etapas, que envolviam a presença de um operador entre elas. Ao longo da primeira metade do século XX esses tornos evoluíram para sistemas eletro-mecânicos. A USAF e o Controle Numérico Computadorizado Em 1949 a Força Aérea Americana contratou a companhia Parsons Corporation de Traverse City, Michigan (fabricante e rotores de helicópteros) para desenvolver uma maquina que pudesse construir complexas peças de aviões e mísseis com muito mais precisão e rapidez.

A Parsons se aliou a Cincinnati Milling Machine Company (grande fabricante de tornos) e ao MIT (Massachusetts Institute of Techn nvolveram a teoria do Controle Numérico Computadorizado (CNC de tornos) e ao MIT (Massachusetts Institute ofTechnology), e desenvolveram a teoria do Controle Numérico Institute ofTechnology), e desenvolveram a teoria do Controle Numérico Computadorizado (CNC) conectando um omputador da época a uma fresadora de 3 eixos de automação eletro-mecânica.

Contabilidade de custos

0

PRODUÇÃO INDUSTRIAL – 50 SEMESTRE Indústria, atividade que pelo trabalho, transforma matéria-prima diversos produtos, que podem ser ou não comercializados.

Read More

Da ansiedade à depressão

0

DA ANSIEDADE À DEPRESSÃO Sofia Bauer Considerações Gerais Podemos observar na clínica que há uma enorme procura para a psicoterapia

Read More