Tecnologia em gestão de recursos humanos

Categories: Trabalhos

0

Universidade Norte do Paraná SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO GES AO DE RECURSOS HUMANOS RAFAEL ERTHAL TECNOLOGIA EM GESTAO DE RECURSOS HUMANOS Nova Friburgo — R] 2011 1 orlo to view nut*ge 2 Rafael Erthal TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Trabalho apresentado ao Curso de Recursos Humanos da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Teorias da Administração, Análise Econômica, Tecnologia e Desenvolvimento Humano, Relações Interpessoais. Prof. Adriana Vinholi Rampazzo.

Henry Nonaka. Joenice Lenadro Diniz. de seus membros”. Em face do contexto ora vivenciado pelas organizações, aracterizado por mudanças constantes de natureza económica, social e tecnológica, torna-se fundamental, em qualquer empresa, uma administração voltada para a gestão de recursos humanos, visto que a continuidade de sua existência será determinada pela qualidade agregada aos seus serviços ou produtos, tendo como base “pessoas” motivadas e com alto nível de qualidade pessoal e profissional.

De acordo com Wood Ir. (1995). Almeida Teixeira e Martinelli (1 993), é possível observar uma transformação em curso nas funções e nos objetivos da administração de RH, onde os desafios da diversidade cultural eram novas redefinições estratégicas, reformas produtivas e reestruturações administrativas nas organizaçoes. Ficher (1998) definiu que, estas 10 sistemas de gestão de RH de acordo com as suas realidades, orientando todos os recursos disponíveis para o alcance dos objetivos.

Destaca Gonçalves (1 997. p. 18). “a execução da maioria das tarefas que eram características da área de RH, passou para as demais áreas da empresa com orientação, suporte e treinamento da equipe” Taylor é considerado o pai da Administração em suas bases cientificas. Como tinha larga experiência na própria linha de rodução, foi um dos primeiros a destacar a necessidade de racionalizar o tempo e a diwsão do trabalho industrial para aumentar a eficiência nas fábricas.

No seu principal livro, Os Princípios da Administração Científica, publicado em 191 1, Taylor afirma a necessidade de executar o trabalho administrativo em bases científicas e objetivas. Nova Friburgo – R] 6 Sua grande contribuição teórica reside nas diretrizes que fixou para a racionalização do trabalho industrial e na divisão de autoridade e supervisão ao n[vel de linha (autoridade vertical). Taylor tem sua importância por ter sido um dos precursores da mportância do papel da ciência na Administração.

Henry Fayol nasceu na França em 1841 foi o autor do livro Administração Industrial e Geral, que foi editado em 1916. Fayol buscou uma visão mais geral da empresa e criou uma teoria mais global da ação administrativa, ao contrário de Taylor que se dedicou mais as questões relativas à linha de produção. Na verdade as teorias de se complementam, não contábil, Função de segurança, Função administrativa Fayol também elaborou quatorze princípios administrativos que ao serem aplicados devem levar em conta a realidade de cada empresa:

Divisão de trabalho, Autoridade e responsabilidade, Disciplina, Unidade de comando, Unidade de direção, Subordinação do interesse individual ao coletivo, Remuneração, Centralização, Cadeias hierárquicas, Ordem, Equidade, Estabilidade, Iniciativa, Cooperação. Ford também escreveu livros: Minha Filosofia de Indústria e Minha Vida e Minha Obra; este respeitado industrial do automobilismo atuou no início do século XX, como pioneiro em sua área de atuação, a empresa por ele criada ainda hoje é uma multinacional respeitada por todos; ele também deixou registrados seus estudos e reflexões sobre sua experiência dministrativa.

Ao contrário de Fayol, que centrou sua análise no aspecto administrativo da empresa, Ford se ocupou do sistema de produção empresarial como um todo, visando a sua maior eficiência. civilização industrializada. Elton Mayo, o fundador do movimento, escreveu três livros se dedicando aos problemas humanos, sociais e políticos decorrentes de uma civilização baseada quase que exclusivamente na industrialização e na tecnologia.

Mayo salienta que, enquanto a eficiência material aumentou poderosamente nos últimos duzentos anos, a capacidade humana para o trabalho coletivo não manteve o mesmo ritmo de esenvolvimento. Lembrando sociólogos cujas observações nas comunidades mais simples demonstraram que o progresso industrial foi acompanhado por um profundo desgaste do sentimento espontâneo de cooperação, Mayo afirma que a solução do problema da cooperação não pode ser resolvido apenas através do retorno as formas tradicionais de organização.

O que deve haver é uma nova concepçao das relações humanas no trabalho. Como resultado de suas experiências dentro das próprias empresas, verificou que a colaboração na sociedade industrializada não pode ser entregue ao acaso, enquanto se cuida apenas dos spectos materiais e tecnológicos do progresso humano. Nova Friburgo — RJ 201 1 8 Os métodos de trabalho tendem todos para a eficiência, nenhum para a cooperação. A coo eração humana não é o resultado das do grupo do qual ele participa são fatores decisivos na produtividade.

O operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social: E as mudanças no seu meio o afetam. A tarefa básica da Administração é formar uma elite capaz de compreender e de comunicar, dotada de chefes democráticos, persuasivos e simpáticos a todo pessoal: Ao invés de se tentar fazer os empregados ompreenderem a lógica da administração da empresa, a nova elite de administradores deve compreender as limitações dessa lógica e ser capaz de entender a lógica dos trabalhadores. ara Mayo “Somos tecnicamente competentes como nenhuma outra idade da História o foi, e combinamos isto com uma total incompetência social. ” Logo, torna-se necessária a educação de uma elite social capaz de recobrar a cooperação. A pessoa humana é motivada essencialmente pela necessidade de “estar junto”, de “ser reconhecida”, de receber adequada comunlcaçao: Mayo se opunha à afirmação de Taylor de que a motivação básica do mpregado era meramente salarial (homo economicus).

Para Mayo o conflito social deve ser evitado a todo custo através de uma administração humanizada que faça um tratamento preventivo e profilático. As relações humanas e a cooperação constituem a chave para evitar o conflito social. para ele, o conflito social é o germe da destruição da própria sociedade. “‘O conflito é uma chaga social, a cooperação é o bem estar PAGF 10 liderança, comunicação e motivação, bom como o seu efeito sobre o desempenho dos grupos” As relações interpessoais desenvolvem-se no processo de integração entre os indivíduos.

Em ambientes de trabalho, compartilhado por duas ou mais pessoas, existem atividades pré-determinadas a serem executadas e conseqüentemente interações e sentimentos, tais como comunicação, cooperação, respeito e amizade (MOSCOVICI, 2001). O relacionamento interpessoal pode acontecer de forma harmoniosa, permitindo o trabalho em equipe, através da integração de esforços, da conjugação de energia, de conhecimentos e experiências, mas também pode tornar-se tenso e conflitivo, ocasionando a desintegração de esforços, a divisão de energias e até mesmo a dissolução do grupo (MOSCOVICI, 2001

Com relação a gestão da informação e do conhecimento podemos entender que são ativos de qualquer empresa, e que preclsam ser gerenciados. Mesmo sendo processos complementares que podem andar lado a lado, são diferentes. A gestão da informação estuda os fluxos de informação e a ação mediadora entre a informação e o conhecimento nos indlviduos, contemplando os processos de criação, seleção, classificação, armazenamento, recuperação ou uso e assimilação.

De acordo com Starec, Gome e Bezerra (2005), o maior desafio das organizações e dos gestores ho•e é justamente obter a nformação armazenamento e disseminação de informações, estejam elas em formatos de documentos físicos ou digitais. Com relação a economia, podemos dizer que o nosso dia-a-dia, independente sermos consumidores, trabalhadores, produtores cidadãos, nos conduz a questões econômicas, seja no âmbito nacional, reglonal ou local, sobre a informação de preços, o mercado de trabalho, o papel do governo e assim por diante.

O grande economista Alfred Marshall (1842- 1924) foi muito feliz quando afirmou que: “A economia é o estudo do homem nos negócios diários da sua vida”. A economia é uma ciência social, tanto quanto a ciência politica, a psicologia e a sociologia. Ela pode ser definida como o estudo da alocação (utilização) dos recursos escassos na produção de bens e serviços para a satisfação das necessidades ou dos desejos humanos. A economia e a ciencia da escassez ou das escolh efinir os elementos reter talentos.

Se essas ações não são suficientes para assegurar a motivação, então, o que mais pode ser feito? As organizações também precisam ficar atentas ? valorização do ser humano, considerando não apenas o lado material, mas também as relações nterpessoais e como o profissional se sente diante do papel que exerce diante do negócio. É necessário, em alguns casos, observar e deixar de lado a arrogância e o orgulho que podem contaminar profissionais que assumem determinadas funções de destaque, uma vez que o comportamento dos gestores influencia e compromete diretamente o clima organizacional.

Por isso, é salutar rever constantemente conceitos e atitudes. Como a globalização já é um fato consumado, não há mais condições de as empresas sustentarem o tradicional lema de que “o unico objetivo é atingir a máxima lucratividade”, como se o lucro fosse o im em si mesmo. Nos dias atuais, quem insistir nesta forma ultrapassada de pensar, neste velho estilo de agir econômico, estará pondo em risco a sobrevivência da própria organização.

Muitas decisões tomadas pelos administradores exigem que sejam levadas em conta as pessoas que serão afetadas, tanto em termos do resultado como do processo. indivíduos à atingir metas organizacionais” , nos quais analisar as condições adversas de trabalho impostos pela cientifica, concluindo que os operários tendem a reunir-se em grupos informais como fuga dos efeito da estrutura formal. Nesses grupos informais esses rabalhadores conseguem comunicar-se com maior facilidade, além de encontrar ambientes de apoio para a melhoria de seus problemas.

O objetivo deste trabalho foi mostrar quais as novas tendências atuais no mercado, concluiu-se que a gestão de pessoas está acompanhando as mudanças mundiais atuais, utilizando para tanto teorias e práticas condizentes e tendo como base um raciocínio estratégico. 13 4 – Considerações finais Com toda a mudança que vem ocorrendo, é impossível verificar que o ambiente organizacional cada vez mais dinâmico, requer mais atualização de procedimentos técnicos para gestão de pessoas. 14

Artigo – a gestão da qualidade total e suas influências na competitividade empresarial

0

Introdução Nos anos mais recentes, as organizações brasileiras vem sofrendo profundas mudanças que se fazem notar por modificações nas relações

Read More

Teoria classica de fayol

0

INTRODUÇAO Com a sofisticação dos métodos de comercialização e industrialização, as empresas passaram a refletir sobre os processos de trabalho.

Read More