Temas transversais

Categories: Trabalhos

0

PLANO DE AULA 02/05/2012 TURMA 20 E 30 ano DISCIPLINA: lingua portuguesa, matemática OBJETIVOS: * Desenvolver a leitura e a escrita verbal e não verbal * Relacionar desenhos (imagem) com a letra da cantiga de roda * Reconhecer os diferentes significados da palavra RODA e padrões silábicos iniciados com a letra R * Associar a quantidade de palavras 1′ letras ao algarismo * Representar quantidades usando o algoritmo METODOLOGIA 1 . Atividades perm 2. Retomada da ati org to view nut*ge 3. Retomada da letra da cantiga: ciranda, cirandinha.

Leve para sala de aula cantigas de roda para tocar no aparelho de som e olicite que os alunos cantem junto com você depois que fizerem a atividade. 4. Apresentar a letra da música 5. Cantar várias vezes para que todos relembrem a cantiga. 5. O professor vai pronunciando as frases pausadamente para que todos repitam e memorizem. 7. Leitura coletiva (2 em 2; 3 em 3, apenas os homens, apenas as mulheres), 8. Fazer a interpretação oral. (de quem é a letra, a música, de que fala a música, que objeto fala a música, g. Análise estrutural da música, forma como está organizada 10.

Leitura de imagem. Livro do aluno p. 55. – o que as crianças estão fazendo? acompanhando principalmente os que mais necessitam. 5. Quando terminar não esqueça de elogiar muito. 20 HORARIO * RELAXAMENTO: Brincar de Ciranda, cirandinha. Na roda a professora conversa com as crianças sobra a brincadeira Ciranda, cirandinha, explicando como irá brincar. Coloque para tocar um CD com a música Ciranda, cirandinha instrumental. * Explore os diferentes padrões silábicos com a letra R. quantidade de palavras, letras, sílabas, etc. * Ditado ilustrado Atividade p. 7 livro caminhos. PARA CASA. folhinha p. 13 — atividade 13. Realize a atividade oralmente em sala. CIRANDA, CIRANDINHA CIRANDA, CIRANDINHA, VAMOS TODOS CIRANDAR, VAMOS DAE A MEIA VOLTA VOLTA E MEIA VAMOS DAR O ANEL QUE TU ME DESTE ERA VIDRO E SE QUEBROU O AMOR QUE TU ME TINHAS ERA POUCO se ACABOU POR ISSO, D. FULANO ENTRE DENTRO DESSA RODA; DIGA UM VERSO BEM BONITO, DIGA ADEUS EVÁ EMBORA VAMOS DAE A MEIA VOLT PAGFarl(Fq ERA POUCO ESE ACABOU DIGA ADEUS E VÁ EMBORA CIRANDA CIRANDINHA CIRANDA CIRANDINHA, POR Isso, D. FULANO DIGA ADEUS E VA EMBORA.

VAMOS A MEIA VOLTA ERA VI PAGF3rl(Fq PLANO DE AULA 03/05/2012 TURMA: 20 e 30 ano DISCIPLINA: Íngua portuguesa, matemática Explorar palavras iniciadas com a letra V * Comparar e diferenciar as letras V e F dentro da palavra percebendo as diferenças de pronúncia entre elas Estabelecer a relação grafema-fonema * Desenvolver a leitura e a escrita * Pesquisar e registrar cantigas infantis * Identificar a função da repetição em cantigas * Entrevistas pessoas para saber qual a cantiga preferida METODO OGIA 1 . Atividades permanentes 2. Retomada da atividade de casa 3.

Roda de leitura e oralidade: Conhecendo a origem das cirandas. Após a leitura, discutir com as crianças as informações do texto. Depois fazer um registro coletivo com desenhos e escrita dos alunos. As crianças podem usar lápis de cor, giz de cera e hidrocor. Distribua quadros pequenos de papel para elas desenharem. Depois o (a) professor (a) organiza um cartaz. 4. Ler uma cantiga de roda escolhida pelos alunos. 5. nterpretação oral dirigida pela professora 6. Explore silabas cós padrões silábicos F/V 7. Estimule os alunos a ler texto, palavras e formar frases Atividade do livro caminho ealize o passo a Intervençoes. 0 HORÁRIO Relaxamento * Jogo das argolas. (Contribuição do encontro do dia 28/02/2011). Cole palavras que apresentam padrões silábicos que apresentam pronúncia parecida: V/F – PIB – T,’D – CIG – XICH – J/ * Exponha os resultados numa tabela com os resultados * Trabalhe acertos, rodadas, total de letras, antecessor, ucessor, número ordinal, etc. Atividade p. 60 e 61 para casa: Solicite aos alunos que pesquisem junto à família uma letra de cantiga de roda que conheçam e a escrevam em uma cartolina. Solicite a escrita em letra bastão.

Pendure no mural da sala de aula as letras das músicas pesquisadas. Cada semana uma letra de cantiga é sorteada para ser cantada no inicio da aula. Debata com eles o que podem entender sobre o conteúdo da letra descrita. PLANO DE AULA 04/05/2012 DISCIPLINA: língua portuguesa, geografia, arte OBJETIVOS’. ‘k Valorizar elementos da cultura popular. * Falar sobre suas vivências e experiências aprendendo a espeitar as diferenças e diversidades. * Estabelecer a relação assistir o vídeo de Bia Bedran cantando essa música. Após a escuta da música, planejar com as crianças a organização da coreografia.

Cada criança pode sugerir um movimento que deverá ser executado por todos. Depois eles escolhem os movimentos que fará parte da coreografia definitiva, seguido da música. A professora registra os passos sugeridos numa folha de papel. Combine com as crianças um dia para fazer a apresentação da ciranda para os pais e colegas da escola. 4. Entregue aos alunos a letra da música fatiada (outra versão) m letras ou em versos para que montem. Circule entre os alunos e realize as devidas intervenções 5. Diante da formação, trabalhe outras sugestões. 5.

Depois realize a leitura e registro no quadro. 7. Realize a atividade das páginas 62 a 64 oralmente. Seguindo o passo a passo. Motive os alunos a descobrirem a regra de formação dos grupos de crianças formadas. 8. Acompanhe individualmente os que demonstram mais dificuldades e amplie para aqueles que já caminham sozinhos. * Relaxamento: cirandinhas * Mostre aos alunos o globo terrestre. Explique que quando falamos em mundo nos referimos ao planeta. Deixe que os alunos tenham contato com o globo. Converse sobre o que representa as cores utilizadas: – Que cor representa a parte em que vivemos?

O que representa a cor azul? * Realize a predição do texto através do t(tulo – livro de geografia p. 30. * Faça-os relaclonarem o titulo do texto com a forma de representação do planeta. Por que o autor diz que o mundo é uma bola? * Leitura do poema: este mundo é uma bola, com ajuda da professora. com boa entona ao e dic ao. * Explique que fuso , no re afuso horário quadro. P. 32 a 36 Para casa: folhinha 14 – atividade 14 ATIVIDADES EXPLORANDO A MUSICA CIRANDA CIRANDINHA. ATIVIDADE 1 . ESCRITA DA MÚSICA: TITULO E OU TRECHO COM O ALFABETO MOVEL NO CHAO. A IVIDADE 2.

ENCONTRE PALAVRAS DENTRO DE: c IRIAI NIDIIINIHIAI IRIAI NIDII I IA IA INID I II I ID II IRIAI I CIII AII INID IIDI OBSERVAÇOES: IA IAI Al l. ENTREGUE A TABELA AO ALUNO COM A PALAVRA CIRANDINHA PARA ELE COMPLETAR. 2. ELE PODE SALTAR LETRAS, MAS NÃO PODE MUDARA ORDEM DAS LETRAS ATIVIDADE 3. REESCRITA DA CANTIGA DE RODA DE MEMÓRIA AIGFarl(Fq ATIVIDADE 4. TEXTO FATIADO VAMOS DAR A MEIA VOLTA I ERA POUCO E SE ACABOU I ENTRE DENTRO DESSA RODA, OUTRA CANTIGA Al BOTA AQUI, Al BOTA AQUI, Al BOTA AQUI O SE PEZINHO, BEM JUNTINHO, BEM JUNTINHO COM O MEU. BEM JUNTINHO, JUNTINHO COM O MEU.

E DEPOIS, NÃO VAI DIZER, QUE VOCÊ SE ARREPENDEU… ATIVIDADE S. Você pode inserir mais questões de acordo com as cantigas de roda que você trabalhar. 1 – Organize as frases de a nc;F8CFq cantamos a música foi visitar, o cravo teve um desmaio, e a rosa pô-se a O cravo saiu ferido, e a rosa O cravo ficou doente, a rosa foi visitar, e a rosa pô-se a chorar. 3 – Resolva a cruzadinha: ATIVIDADE 6. OUTRAS SUGESTÕES 1 . Leve para sala de aula cantigas de roda para tocar no aparelho de som e solicite que os alunos cantem junto com você depois ue fizerem a atividade. 2.

Apreciação da música e vídeo de cirandas. A professora deverá assistir com antecedência os vídeos para ter subsídios ao comentar com as cnanças, motivando-as a conhecerem uma ciranda através da apreciação do vídeo. Após esse momento, discutir com as crianças o que viram no vídeo. Em seguida, organize uma roda e sugira às crianças que imitem os passos da ciranda. 3. Solicite aos alunos que pesquisem junto à família uma letra de cantiga de roda que conheçam e a escrevam em uma cartolina. início da aula. letra descrita. Abaixo um exem lo Ai bota aqui, ai bota aqui, a se pezinho,

Arquitetura de computadores

0

* CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – C. C. E. T. CURSO: Análise e Desenvolvimento de Sistemas * Disciplina:

Read More

Corpo, espaço e movimento – paralesia cerebral

0

Educação Física e Desporto — 30 Ano Unidade Curricular: Psicofisiologia Docente: Mestre José Guilherme “Corpo, Espaço e Movimento” Crianças com

Read More