Tempos modernos

Categories: Trabalhos

0

O filme de Charles Chaplin traz uma série de críticas referentes ao tratamento à classe trabalhadora (o proletariado, em termos da teoria marxista) e aos burgueses (donos dos meios de produção que “exploravam” essa mão-de-obra, que era miserável, que trabalhava muito para cada vez mais aumentar a produtividade nas suas empresas). Cargas horárias extensas, compromisso de estarem produzindo mais e mais, além das condições subumanas em que se encontravam.

A luta por melhores salários (que eram baixos), por melhores condições de trabalho (os recintos eram mundos, as máquinas de manuseio perigoso etc. ‘Tempos modernos” mostra exatamente o que é o abusivo regime trabalhista, as pessoas trabalham muito e ganham pouco. Mostra a extrema dif burgueses em geral, através de exagerada apenas aumentando, ae pessoas eram expost ar 3 balhadora e os ncia a exploração o, produção nas a que essas balho. Essa luta por carga horária menor aumento de salario e boas condições para trabalhar, existe desde a Revolução Industrial.

O filme salienta a grande exploração para que a produção aumentasse, em troca de um salário que nem sequer pagava o preço do produto que roduziam o que sem dúvida é injusto. Também cita a troca de trabalho humano pelo trabalho d Snipe tu page de máquinas, acarretando em desemprego e indignação, pois os trabalhadores eram dispensados após a automação industrial. Corte de funcionários, aumento de produção e salários vexatónos. Não é diferente nos dias atuais, no Brasil isso é realidade e manchete em jornais e telejornais, pessoas que trabalham em péssimas condições, submetidas a salários de fome.

São escravas de suas escolhas, pois para se especializar, são forçadas por lgumas empresas a buscarem especializações que agradem os empresários, chamado de auxilio faculdade. A empresa paga 100 ou 50% do custo, se o interesse do funcionário for aproveitado futuramente pela companhia. O filme, em principio chamaria “As Massas’ , neste mesmo ano, Chaplin contratou Paulette Goddard para trabalhar no filme, e num cruzeiro realizado em 1933 se casaram.

Em 1934 os textos da obra ficaram prontos, e em outubro do mesmo deu início as filmagens, logo em 1935 teve fim a produção deste que foi o último filme onde Carlitos atuou. No dia 05 de fevereiro de 1936, o Rivoli Theatre, de Nova lorque, Tempos Modernos teve sua estréia. Tempos Modernos satiriza a industrialização, utilizando cenas de sofrimento mostra a sociedade americana pós-crise de Wall Street (1929), num constante movimento de máquinas, homens e Estado (representado pela força policial) buscando a adequação social, isso os coloca em inevitável conflito.

Na fábrica a aceleração da produção causa crise psicomotora nos operários, em inevitável conflito. Na fábrica a aceleração da produção causa crise psicomotora nos operários, protagonizado por Carlitos, o sair do hospital este encontra a empresa fechada, na rua envolve-se numa turba, onde é preso acusado de liderança comunista, encarcerado o melancólico personagem evita uma fuga de traficantes, é liberado pela polícia como “forma de agradecimento”.

A fita segue com alternações de emprego, prisão e romance vivido com uma moça, órfã de mãe e com o pai morto numa manifestação trabalhista, os dois se identificam e juntos sonham as delicias do capitalismo. O contexto social apresentado permite estabelecer relações com nosso dia-a-dia, como se Chaplin estivesse tendo uma visão do futuro. A comparação com animais em direção ao abate na cena inicial do filme é atual e mostra a que veio esta obra eterna de Charles Chaplin.

Enquanto os presidentes comandam em suas salas gigantescas e confortáveis, os operários sofrem em ambientes fétidos e dominados por “encarregados de sessão”, que brincam de patrões. Foi assim na escravidão, continuou assim na revolução industrial, permaneceu assim nas diretas já, é assim hoje. Instituto de Ciências Humanas / Letras 2011 Tempos Moderno Charles Chaplin Irani Dias da Silva B04JGV3 Santos, 2011

Sondagem

0

Sondagem SPT tambйm conhecido como sondagem а percussгo ou sondagem de simples reconhecimento, й um processo de exploraзгo e reconhecimento

Read More

Segurança e saúde no trabalho portuário

0

CENTRO DE ENSINO LITERATOS – CE CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO DISCIPLINA LEGISLAÇÃO E NORMAS II SEGURANÇA E SAÚDE

Read More