Teor de hidrocarboneto no alcool

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE TIRADENTES PETROLEO E GÁS Maycon Cardoso Silva pesquisa: Aracaju 2012 Djessica Eunice Mota Leite Iasmin Dantas Resende Orlando Ribeiro de S Wislan Vinicius da Sil ora to view nut*ge Relatório. Determinação do Te o Álcool Trabalho apresentado ao Curso de Petróleo e Gás, sob orientação da prof. ilngrid Cavalcanti Feitosa, como um dos pré- requisitos para avaliação da disciplina de Refino de Petróleo.

Resumo Introdução Objetivo Determinação do teor de hidrocarbonetos no álcool etilico hidratado combustível (AEHC) por meio de extração por solvente, pode também ser considerado uma desidrogenasão. Os glicóis são alcoóis que contém dois grupos hidroxila em carbonos próximos (MORRISON; BOYD, 1978) Durante muito tempo na história da avaliação de impactos ambientais causados por derramamentos de petróleo, o conteúdo total hidrocarbonetos (TCH) foi o parâmetro mais usado.

Não há, entretanto, métodos estabelecidos para a determinação de TCH para a avaliação de derramamento de petróleo. A Agência de proteção Ambiental Americana (USEPA 1986), a Sociedade Americana de Ensaios e Materiais (ASTM 1990), e a comunidade científica (NCR 1985) têm contribuído para a elaboração e diferentes tipos de métodos, por isso criou-se o termo TPH (Hidrocarbonetos de Petróleo Totais) para esse tipo de estudo. O termo TPH é usado freqüentemente para descrever a concentração de hidrocarbonetos totais em amostras ambientais.

Todavia, TPH é uma designação não muito adequada porque define como sendo do petróleo ou derivados, todos os hidrocarbonetos presentes na amostra. Os métodos para a determinação deste parâmetro, não distinguem entre os hidrocarbonetos aqueles que são do petróleo e nem aqueles que são naturais ou de outras fontes antropogênicas (combustão de combustíveis fósseis). Nesse caso, segundo TPH Criteria Working Group (1998), Os disrocarbonetos de petróleo e seus derivados são compostos químicos que ocorrem naturalmente no meio ambiente e que o homem vem explorando para uma série de propósitos.

A mistura de petróleo pode ser fracionada por cromatografia nos seguintes compostos: alifáticos e aromáticos (Atlas, 1981). A qualidade dos hidrocarbonetos de uma mistura de etróleo tem inf alifáticos e aromáticos (Atlas, 1981). A qualidade dos hidrocarbonetos de uma mistura de petróleo tem influência direta na degradação dos componetes dos hidrocarbonetos indlvidualmente (Atlas, 1981) De acordo com Perry (1 984), os hidrocarbonetos diferem quanto a susceptibilidade à ação dos microrganismos: n-alcanos > alcanos ramificados > ciclo-alcanos > aromáticos de baixo peso molecular.

Os hidrocarbonetos constituem a função fundamental da qu[mica orgânica, pelo qual são também chamada “função suporte”, já que os outros compostos orgânicos se consideram derivados desta função (CHOW PANGTAY, 1998). A principal fonte de hidrocarbonetos no ambiente moderno é queima de combustível de origem fóssil, especialmente devido à produção, refinamento e uso de petróleo. Um dos usos mais importantes do petróleo é como combustível de motores de combustão interna. Nos combustível, os hidrocarbonetos estão presentes desde o inicio e outros são formados no processo de combustão.

Por exemplo, no caso da gasolina o benzeno, tolueno e xileno formam parte da mesma; mas, o metano, etano, etileno, propileno, formaldeído e outros aldeídos são formados nas reações qu(rmcas da combustão. (DE NEVERS, 1998). Após as aplicações de herbicidas, a próxima etapa do ciclo de vida do álcool, ainda nas operações agrícolas, é a fase da colheita, na qual e utiliza a prática da queima da palha da cana-de-açúcar, prévia ao corte, em 75% das áreas com cana no Estado de São Paulo, segundo Macedo et al. 2004). procedimento ExperimentaL Materiais – Proveta esmerilhada; – Becker; PAGF3ÜFd esmerilhada; – Solução a 10% de Nacl; – Álcool Combustível. Métodos Colocar 50ml de álcool na proveta; – Completar os outros 50ml com a solução de Nacl; – Fechar a proveta, invertendo-a4x ( sempre despressurizando-a); – Deixar repousar durante 15 minutos; – Fazer a leitura do volume; – Ver tabela. RESULDADOS E DISCUSSÕES

Apresentar o resultado do teor de hidrocarbonetos (G) em % Wv, conforme tabela abaixo: A (ml) I G (%v/v) I zero I zero > 1,01 (AX2)+1 Ex: Inserimos 50 ml de álcool na proveta depois inserimos 50ml de Nacl ( sal de cozinha), agitamos, despressurizamos e esperamos IS minutos. Resultados obtidos – Fizemos a leitura do volume de 100 ml_ e após 15 min, verificamos que o volume ficou 0,5 mL abaixo dos 100 mL, e de acordo com a tabela acima temos equivalente a 1% do teor de hidrocarbonetos, em percentagem em volume. Conclusão REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ELETRÔNICAS ica. Trad. M. Alves da Silva. MORRISON, R. BOYD, R. Q

Redes sociais

0

As Redes Sociais As redes sociais são um meio de conexão a outras pessoas na internet. Os sites de redes

Read More

Sociedade tecnologia e ciencia

0

Evolução Histórica da Actividade Económica A actividade económica das primeiras comunidades era muito simples. Com efeito, o Homem, para satisfazer

Read More