Teoria clássica da administração segundo henri fayol

Categories: Trabalhos

0

A OBRA DE FAVOL • Nasceu na França em 1841. • Construiu sua carreira como executivo. • Ganhou reputação de Administrador eficiente. • Engenheiro aos 19 anos. • Em 1888, assumiu o comando de uma grande empresa às portas da falência. • Escreveu, em 1916, ” Aministration Industrielle et Générale” • Quando se afastou da empresa, ela era uma das mais prósperas da França.

Henry Fayol, o fun nasceu em Constanti pla, 19 anos e entrou par onde desenvolveu to ors ss da Administração, heiro de minas aos úrgica e carbonífera, anos foi nomeado gerente das minas e aos 47 assumia a gerência geral da Compagnie Commantry Fourchambault et Decazeville”, que no momento se encontrava em situação difícil. Em 1918 transmitiu a empresa ao seu sucessor, dentro de notável estabilidade. Fayol expôs sua Teoria de Administração em seu famoso livro “Administration Industrielle et Générale”, publicado em Paris em 1916.

Exatamente como Taylor, Fayol empregou seus últimos anos de vida à tarefa de demonstrar que, com previsão científica e métodos adequados de gerência, resultados satisfatórios eram inevitáveis. Constatou que o que fazia uma empresa funcionar eram 6 funções. Esta dlvisão é até hoje predominante no rocesso de departamentalização das organizações. Assim como nos Estados Unidos a Taylor Society foi fundada para divulgação e desenvolvimento de sua obra, na França o ensino e Centro de Estudos Administrativos.

Teoria clássica da administração segundo Henri Fayol SEIS FUNCOES BASICAS DA EMPRESAS Fayol parte do principio que toda empresa pode ser dividida em seis grupos: 1. Funções técnicas – relacionadas com a produção de bens e ou de serviços da empresa; 2. Funções comerciais – relacionadas com a compra e venda; 3. Funções financeiras — relacionadas com a procura e gerência e capitais; 4. Funções de segurança – relacionadas com a proteção e preservação dos bens e pessoas; 5. Funções contábeis – relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas; 6.

Funções administrativas – tais funções coordenam e sincronizam as demais funções da empresa e estão sempre acima delas. Segundo Fayol, nenhuma das cinco prmeiras funções tem o encargo de formular o programa de ação geral da empresa, de coordenar os esforços e harmonizar os atos. Tais funções são realizadas pela Administração. Vale ressaltar que essa idéia em elação às funções básicas da empresa já esta complemente ultrapassada. As funções administrativas receberam o nome de área de administração geral, as funções técnicas de área de produção etc.

A definição de Fayol para o ato de administrar se resumem em cinco elementos, quais sejam: 1. Prever – visão de futuro e traçar o programa de ação; 2. Organizar – proporcionar as coisas úteis para o bom funcionamento da empresa; 3. Comandar – dirigir e ori verificar que tudo ocorra segundo as regras estabelecidas. Esses elementos da administração compõem o processo dministrativo e são localizados em qualquer nivel ou área de atividade da empresa, desde o operário ate o diretor geral da empresa. Não se pode confundir administrar com dirigir.

Dirigir e conduzir a empresa buscando atingir as maiores vantagens poss[veis; e assegurar a marcha das seis funções essenciais. Já a administração e uma das seis funções essenciais cujo ritmo e assegurado pela direção. Contudo, a administração ocupa um lugar tão grande nas funções dos altos chefes que às vezes pode- se pensar, erroneamente, que se concentra exclusivamente no topo das organizações. As funções administrativas englobam os elementos da administração. Assim, são funções universais da administração: 1. Previsão – envolve a avaliação do futuro e aprovisionamento em função dele; 2.

Organização — proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa e pode ser dividida em organização material e organização social; 3. Comando – tem por objetivo alcançar o máximo de retorno de todos os empregados pelo interesse dos aspectos globais; 4. Coordenação – sincroniza coisas e ações aos fins; 5. Controle – consiste na verificação para certificar se todas as oisas ocorrem de acordo com o plano adotado. PROPORCIONALIDADE DAS FUNCOES ADMINISTRATIVAS Para Fayol as funções administrativas são distribuídas em toda a organização, não sendo exclusivas da alta cúpula.

Porem, essas funções são distribuídas proporcionalmente uma vez que são mais frequentes à medida que se sobe na escala hierárquica da organiza PAGF3rl(FS proporcionalmente uma vez que são mais freqüentes à medida que se sobe na escala hierárquica da organização e menos freqüentes na medida em que se analisam os cargos mais baixos. Segundo o autor, a capacidade essencial das pessoas locallzadas os cargos mais baixos e basicamente técnica enquanto a capacidade essencial dos altos chefes e administrativa. Chegaram às seguintes conclusões: a.

Capacidade técnica; b. Cargos mais altos, maior importância da capacidade administrativa e menor importância da capacidade técnica; DIFERENÇA ENTRE ADMINISTRAÇAO E ORGANIZAÇAO Para Fayol, a Administração e um todo do qual a organização e uma das partes. A organização abrange somente o estabelecimento da estrutura e da forma. Sendo, portanto estática e limitada. 1. Organização como entidade social, na qual as pessoas oncentram esforços para obtenção de um objetivo em comum; 2. Organização como função administrativa.

Como já dissemos anteriormente e o ato de organizar, estruturar estabelecendo as atribuições de cada um dos órgãos da organização e relação entre elas. PRINCIPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇAO PARA FAYOL A Administração como ciência tem de ser regida por uma serie de regras. De tal forma enumerou Fayol uma serie de princípios gerais a serem respeitados afastando-os de qualquer tipo de rigidez já que a administração e questão de medida e bom senso devendo ser adaptados a quaisquer circunstancias. Assim, são princípios gerais da administração para Fayol: 1.

Divisão do trabalho – consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência; 2. Autondade e responsabilidade — aut PAGF pessoas para aumentar a eficiência; 2. Autoridade e responsabilidade – autoridade e o poder de dar ordens e o poder de esperar obediência. A Responsabilidade e o dever de prestar contas e uma consequência natural da autoridade. As duas devem estar equilibradas; 3. Disciplina — depende da obediência. Respeito às normas estabelecidas; 4. Unidade de comando – cada empregado deve receber ordens e somente um empregador.

Eo principio da autoridade única; 5. Unidade de direção — uma cabeça e um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo; 6. Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais; 7. Remuneração do pessoal – deve ser justa e garantida para a satisfação dos empregados e para a organização em termos de retribuição; 8. Centralização – concentração da autoridade no topo da hierarquia da organização; 9. Cadeia escalar – e o principio do comando. Linha de autoridade que vai dos escalões mais altos para os mais baixos; IO.

Ordem – um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Ordem material e humana; 11. Eqüidade — amabilldade e justiça para alcançar lealdade do pessoal; 12. Estabilidade do pessoal – a rotatividade tem um aspecto negativo sobre a eficiência do pessoal 13. Iniciativa – a capacidade de visualizar um plano e garantir pessoalmente o seu sucesso; 14. Espírito de equipe – união e harmonia entre as pessoas. Com tais princípios, a Teoria Clássica se caracterizou por seu enfoque prescrito e normativo: com os elementos e os princípios gerais da administração.

Quem é a prenda? a representação da mulher gaúcha em sua essência, ou uma construção do imaginário tradicionalista?

0

Quem é a prenda? a representação da mulher gaúcha em sua essência, ou uma construção do imaginário tradicionalista? Premium gy

Read More

Informática

0

Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA Profa. Heloisa Helena Ribeiro de Castro Semiótica Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, semiótica significa:

Read More