Teoria geral da administração

Categories: Trabalhos

0

Prof. Dr. João Carlos Di Genio Reitor Prof. Fábio Romeu de Carvalho Vice-Reitor de Planejamento, Administração e Finanças Profa. Melânia Dalla Torre Vice-Reitora de unidades universitárias Prof. Dr. Yugo Okida Vice-Reitor de Pós-GraduaçÉo e Pesquisa Profa. Dra. Marília Ancona-Lopez Vice-Reitora de Graduação Evolução do Pensamento Administrativo Professor conteudis Sumário oral to view nut*ge Evolução do Pensamento Administrativo Unidade 1 CONCEITOS GERAIS DA ADMINISTRAÇAO . 1. 1 0 que é administrar: as várias vlsoes 1. As influências sobre a administração……….. 15 1. As variáveis básicas da administração — 19 . 45 2. 1 Abordagem clássica da administração 45 2. 1. 1 A administração científica 46 2. 1. 2 Teoria clássica da administração 49 2. 2 Abordagem humanística da administração teoria das relações humanas — 52 67 2. 3 Abordagem neoclássica da administração.. 2. 4 Abordagem estruturalista da administração: o modelo 57 burocratico Unidade III 61 3 EVOLUÇAO HISTORICA: ABORDAGENS ADMINISTRATIVAS EXPLICATIVAS E DESCRITIVAS… . 1 Abordagem estruturalista da administração: a teoria estruturalista. 3. 2 Abordagem comportamental da dministração . 3. 2. 1 Teoria comportamental 71 3. 2. 2 Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) 3. 3 Abordagem sistêmica da 77 PAGF matemática da administração . 86 3. 3. 3 Teoria de sistemas 88 3. 4 Abordagem contingencial da 3. 5 Novas abordagens para a 98 Unidade IV 4 0 PROCESSO ADMINISTRATIVO.. 127 4. 1 Planejamento 130 4. 1. Definição dos objetivos — 131 4. 1. 2 Elaboração dos planos 136 4. 1. 3 Tomada de decisão 141 4. 2 Organização 148 4. 2. 1 Criação da estrutura or anizacional (ou 92 departamentalização) 152 182 4. 3 Direção — 188 4. 3. 1 Comunicação 189 4. 3. Liderança 197 4. 3. 3 Motivação — 206 4. 4 213 EVOLUÇAO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO Prezado aluno, Antes de mais nada, receba nossos parabéns por ter escolhido o curso de administração!

Se você tomou essa decisão sem muita informação ou 5 conhecimento do que trata o curso, poderíamos dizer que você fez uma escolha muito oportuna e proveitosa para sua própria vida: sua intuição funcionou bem. Se você decidiu com convicção, melhor ainda! Conforme você terá oportunidade de ver, saber administrar 10 é fundamental para qualquer profissional de qualquer área de atividade humana. O administrador compete profissional graduação em administração, esta nossa 20 disciplina, Evolução do Pensamento Administrativo, ocupa um lugar de destaque.

A razão é simples: toda e qualquer ação resultante do esforço do administrador, também chamado de gerente ou gestor, é a aplicação, direta ou indireta, de algum conceito ou da combinação de mais de um deles, os quais foram intuídos, observados, 5 pesquisados, estabelecldos, desenvolvldos e testados ao longo da existência dessa ciência magnífica, complexa, encantadora e ao mesmo tempo indispensável que é a administração, pois enhuma organização pode existir sem ela.

Portanto, conhecer o que compõe a disciplina é “tomar 10 um banho” histórico de conhecimentos, que, se devidamente entendidos, internalizados e colocados em funcionamento poderão ser o diferencial que destacará você, como um administrador de sucesso, dos demais profissionais dessa área de atuação. Uma das coisas interessantes desse arcabouço de conhecimentos é que todos eles, mesmo sofrendo críticas e restrições, deste ou daquele estudioso, podem ser colocados em ação, pois não existe uma receita única para se conseguir uma oa gestão.

Como dizia Henri Fayol, o pai dos teóricos clássicos 20 (citado por Hampton, 1 992, p. 3) “Não existe nada rígido ou absoluto quando se trata de problemas de administração: tudo é uma questão de proporção. ” 1 Embora essa afirmação tenha sido proposta no inicio do século passado, nunca esteve tao atual. Isso é ratificado pela 25 própria teoria da administra 30 na abordagem contingencial, última corrente teórica re efende a posição de PAGF s OF modo, outros tantos teóricos propuseram seus conceitos que têm repercussão e utilidade similares.

Eles podem er considerados, também, geniais em suas colocações. Esse pensamento completo de Henrl Fayol se encontra citado em Stoner e Freeman (1985, p. 27). Foi retirado por esses autores da obra de Fayol, Industrial and general administration. 2 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO Creio que você já entendeu a importâncla da disciplina, não? Ela pretende apresentar a você o que é a administração e como ela evoluiu, desde os seus primórdios até ao dias atuais. É uma tarefa e tanto! Montar uma “apostila” que apresente isso é um grande exercício de escolha, pois já há muita coisa escrita a esse respeito.

O nosso objetivo ao preparar este material não foi o de criar nenhuma teona: Isso não é necessáno nem importante agora. Muitos outros estudiosos investiram suas vidas fazendo isto: 10 pesquisando e propondo diferentes abordagens para a ciência administrativa. De algum tempo para cá, qualquer estudante de administração tem a sua disposição inúmeras obras de autores internacionais (principalmente norte-americanos) e também de brasileiros, as 15 quais trazem não apenas esse acervo conceitual de que falamos acima, mas também a inclusão de casos recentes que explicam validam a utilização desses conhecimentos.

Nosso objetivo, aqui, foi o de montar um pequeno painel, citando alguns desses autores os rincipais), de forma que você 20 possa ter uma visão de publicou sobre o PAGF 6 essas informações. Por enquanto, você poderá perceber nas referências bibliográficas um volume interessante de títulos que podem ser explorados. Fica difícil escolher “um livro-texto” para a disciplina. Porém, para facilitar o estudo dos alunos, a “linha-mestra” desta apostila considerou uma bibliografia básica, destacada logo no início das referências bibliográficas.

Essa escolha se deu, 5 principalmente, em função de sua disponibllidade nas bibliotecas de nossa universidade. Com a ajuda dessa bibliografia básica, a estrutura desta “apostila” foi assim concebida: IO 20 1 . uma primeira parte, apresentando os conceitos gerais da administração, seus antecedentes históricos e os paradigmas que nortearam a evolução do pensamento administrativo e a relação das suas diferentes abordagens; 2. a seguir, uma parte com os tópicos descritivos das abordagens administrativas chamadas de prescritivas e normativas, que ocorreram historicamente; 3. terceira parte, outro bloco com as abordagens explicativas e descritivas, complementadas por outras contribuições emergentes, aqui denominadas como novas abordagens para a administração que, embora nao sendo consideradas teorias propriamente ditas, constituem em novas aplicações de c eriormente PAGF 7 Os tópicos que constituem esta primeira parte de nossa apostila têm como objetivos: O que é administrar: as várias visões Esclarecer o que significa administrar e, consequentemente, 5 deixar para você uma ideia bem clara do que seja essa tarefa humana, mesmo sabendo que existem várias possíveis efinições para ela.

As influências sobre a administração Mostrar que a administração, mesmo tendo existido 10 sempre, foi se transformando ao longo do tempo, e que o conceito de ciência que ela tem hoje não apareceu por acaso, mas foi fruto da influência de diferentes atividades humanas. As variáveis básicas da administração Definir as ênfases que as várias correntes teóricas estudaram e em torno das quais se estruturou a administração. A organização Definir o que é organização, uma vez que nosso curso tem como função estudar a administração para uso nas 0 organizações.

O administrador: competências e papéis Apresentar alguns aspectos que caracterizam o administrador, bem como os papéis que pode representar no cenário organizacional. Paradigmas Uma vez que a administração só faz sentido se a entendermos como um conjunto de conhecimentos e práticas dinâmicos, mostrar a importância de nte aberta para as estímulo a possíveis discussões vale a questão: a administração poderia ser definida como uma ciência, como uma técnica ou como uma arte? Com o propósito de ennquecer nossa visão, apresentamos, a 0 seguir, algumas dessas definições. Administrar é resolver problemas” Sim, essa é uma das definições mais diretas do que seja administrar: é resolver problemas! Uma vez exercendo sua profissão, o administrador sempre 25 estará às voltas com problemas e buscando as suas soluções. Isso é sinônimo de tomar decisões. 5 Em outras palavras, ele precisa desenvolver ao extremo a sua capacidade de tomar decisões, pois esta é a habilidade mais exigida de um administrador. E para que você tenha sucesso, isto é, para que suas 5 decisões sejam adequadas ao momento em que estiver tuando, você precisa estar bastante atento e com a mente aberta.

Ao longo de toda a história humana, todos aqueles que tiveram responsabilidades em suas organizações precisaram 10 decidir sobre o que e sobre como fazer as coisas. Esse esforço, que corresponde ao processo decisório, será apresentado no capítulo correspondente ao processo de planejamento. Mas, na verdade, é a aplicação de todo o processo administrativo. “Administrar é fazer as coisas através das pessoas” O administrador, na verdade, não executa as tarefas para conseguir o que a organização espera dele: quem faz isso ? a sua equipe. Se agir assim será um executor, e não um gerente! ara Isso. O verdadeiro administrador não faz, mas potencializa sua equipe para fazer (esta é a tradução do conceito de empowerment, ou energzaç¿o, vital para o gerenciamento de pessoas). 7 Esta é a principal tarefa do processo de direção, mas que, também, na verdade, é a aplicação de todo o processo administrativo. “Administrar é ser eficaz com a maior eficiência posslVel” Pode-se entender que toda organização, por meio de processos executados por suas pessoas, sempre produz alguma oisa: ou algum bem, ou serviço ou uma combinação dos dois.

Para tanto, seus objetivos (o que, ou aquilo que decidiu IO fazer) devem estar bem claramente definidos. Esses objetivos, bem como o seu atingimento, têm a ver com a eficácia organizacional. Outro grande problema administrativo é estabelecer a maneira a ser utilizada para conseguir essa eficácia, o como. 15 Esta questão trata da eficiência. Administrar é saber combinar adequadamente esses dois conceitos. Portanto, não basta apenas ser eficaz, mas também ter a maior eficiência posslVel. 25 8

Aula tema 6 – etica – todas estão corretas

0

Iniciado emsegunda, 7 maio 2012, 1 5:53 Completado em segunda, 7 maio 2012, 15:57 Tempo empregado 4 minutos 23 segundos

Read More

Caso cbc

0

No início, montaram uma pequena oficina de confecções, que logo evoluiu para a produção em série. Cláudio encarregava-se das funções

Read More