Teste de cadastro

Categories: Trabalhos

0

C AVALCANTE A SSOCIADOS COMO CALCULAR O VALOR DA INFORMAÇÃO ! O que é assimetria da informação? problema do custo da informação. ! A importância da probabilidade. ! Qual o valor da informação? 1 or16 to view nut*ge Autor: Leopoldo Costa Junior (6961406@fgvsp. br) * Graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo – FGV. Mestrando em Economia de Empresas pela Escola de * Atualmente é consultor financeiro na área de formulação de estratégia para reequacionamento financeiro, projeção de dinheiro, que não nos permite escolher todas as alternativas disponiveis, pelo ontrário, devemos comblnar esses recursos escassos de maneira a obtermos o melhor resultado possível com eles. Um elemento essencial que precisamos para tomar essas decisões é dispor de informação adequada sobre a quantidade de recursos disponíveis, a melhor maneira de empregá-los, os fatores internos e externos que podem influir nos resultados etc.

Mas quase nunca as informações que temos para tomar as nossas decisões são perfeitas e completas, ou seja, em geral não conhecemos a lista completa de alternativas disponíveis e nem sabemos com certeza quais seriam os recursos necessarios para implementá-las. Neste número do UP-TO-Date@ vamos mostrar o conceito de valor da informação. Vamos esclarecer o que é valor da informação e mostrar como podemos UP-TO-DATE@ – NO 107 – COMO CALCULAR O VALOR DA transações econômicas é a assimetria de informações. Ela ocorre quando um dos agentes tem melhores informações a respeito de alguma coisa do que os outros.

Isso acontece em vendas, recrutamento e seleção, seguros, crédito e cobrança etc. No caso de vendas, um bom exemplo é o caso do vendedor de automóveis usados que conhece melhor as qualidades (e defeitos) do carro do que um possível comprador. Isso leva o comprador a tomar medidas preventivas como desconfiar de preços baixos, comprar de firmas idóneas, levar consigo um mecânico de confiança etc. No caso de recrutamento e seleção, quando vamos contratar um funcionário procuramos analisar o seu currículo, consultar referências, realizar testes com ele etc. e forma a tentar obter informações acerca da sua competência profissional que ele (candidato) conhece muito melhor. As companhias seguradoras oferecem bônus àqueles segurados que não precisaram usar seus serviços, dão descontos em estacionamentos, oferecem aos clientes ma revisão periódica de seus veículos para diminuir o estimulo dos clientes que tomam atitudes arriscadas (como parar o carro na rua ou não usar um alarme ou trava) já que elas não têm condição de saber, de antemão, quais clientes senam os mais propensos a tomar tais riscos.

Finalmente, em crédito e cobrança, consultamos as informações cadastrais do cliente, calculamos escores de crédito ou behavior scores porque não temos condições O PROBLEMA DO CUSTO DA Infelizmente, nem sempre temos condições de obter todas as informações necessárias para tomar uma decisão porque ela deve ser rápida não dá tempo de fazer uma reunião de gerentes), ou essa informação é muito cara (não temos recursos para conduzir outra pesquisa de mercado) ou ela é impossivel de se obter (quanto tempo de vida eu tenho? . Mas, por outro lado, se eu quero aumentar a probabilidade de sucesso de um produto devo realizar pesquisas de mercado, fazer testes em mercados etc. e isso tudo tem um custo que não pode ser negligenciado. Da mesma forma, eu realizo entrevistas ou dinâmicas de grupo, faço testes ou assino contratos de experiência com candidatos para tentar descobrir se eles são aptos a desempenhar certas funções.

Isso custa dinheiro, tempo e até reputação (o que se pode dizer de um vendedor que “empurra” produtos para os seus clientes, ou seja, vende o que eles não querem ou não p vendedor? O custo para realizar essa transação (comprar um veículo usado) deve envolver todos esses custos. UP-TO-DATEO – NO 107 – COMO CA CULAR O VALOR DA 6 A IMPORTÂNCIA DA PROBABILIDADE As situações que vivemos no nosso dia a dia em geral são mais complexas do que imaginamos.

Quando tomamos uma decisão estamos supondo que uma série de coisas está acontecendo, o que nem sempre é verdade. Quando reduzimos o preço de uma mercadoria a expectativa é ue a demanda por esse produto aumente. Mas os meus concorrentes também podem ter reduzido seu preço, os meus consumidores podem ficar com a expectativa de que houve uma queda de qualidade, um produto substituto pode ter Sldo lançado etc. Isso tudo pode modificar o resultado que estávamos esperando.

Existem fatores que controlamos (meu preço, por exemplo) e que nao controlamos (o preço do c as existem também NO 107 – COMO CALCULAR O VALOR DA INFORMAÇAO 7 CÁLCULO DE PROBABILIDADE Vamos acompanhar a situação abaixo para entender melhor. Imagine uma situação onde a decisão de reduzir o nosso preço, em ter informações adequadas a respeito do mercado, da concorrência etc. , gera uma expectativa de lucro de $1. 000 em 80% dos casos e de prejuízo de 32. 000 nos 20% restantes. or outro lado, se obtivermos as informações de que necessitamos para tomar essa decisão, a expectativa de tomar a decisão correta (obter lucro) aumenta para 95%, reduzindo para apenas 5% a chance de prejuízo. A probabilidade de ter um prejuízo não é zero porque podem existir fatores que desconhecemos e sobre os quais não procuramos nos informar, as informações nem sempre são 100% seguras (o fato de uma pesquisa de mercado er sido feita não dá certeza absoluta do sucesso de um roduto) etc. Sem informação, o lucro e $400 $l. oo x – PAGF 16 entanto, as situações tendem a ser muito mais complexas. Quando falamos em obter informação, em geral, fazemos referência a uma série de instrumentos como sistema de informações de mercado, pesquisas de mercado, testes de mercado etc. Além disso, esses instrumentos combinados têm, freqüentemente, o seu resultado potencializado (muito embora o contrário também ocorra). Um teste de mercado, isoladamente, pode apresentar um resultado insatisfatório, mas se for precedido por uma esquisa de mercado o resultado pode ser muito interessante.

Para mostrar de que maneira se pode lidar com essa situação vamos construir um exemplo com os três instrumentos mencionados: sistema de informações, pesquisa e teste. Inicialmente devemos obter o resultado esperado com cada um desses instrumentos, isoladamente e em conjunto, o que fizemos e demonstramos na tabela a seguir: UP-TO-DATE@ – NO 107 – COMO CA CULAR O VALOR DA pesquisa aumenta em 10% essa chance. Quando combino os dois instrumentos essa chance aumenta em 25%, que é menos do que a soma dos dois acréscimos proporcionados pelos ois instrumentos.

Por outro lado, o teste, que sozinho provoca um acréscimo de apenas 5% na probabilidade de sucesso, quando combinada com a pesquisa (que provoca um acréscimo de 10%), gera um aumento de 25%, que é mais do que a soma dos dois acréscimos proporcionados pelos dois instrumentos. IO Para continuar vamos traduzir sucesso e fracasso como resultado financeiro. Se imaginarmos como sucesso um lucro de $1. 000 e como fracasso um prejuízo de $2. 000, obteremos os seguintes lucros esperados: Tabela 2 – Lucros esperados dos instrumentos de informação Instrumentos Lucro esperado PAGF tabela.

No caso de utilizar o Sistema de Informação e Pesquisa temos 75% de chance de Ter um lucro de $1 e 25% de chance de ter um prejuízo de 52. 000. Portanto, o lucro esperado será 3250 (z $1-000 x 75% – $2. 000 x = $750 – $500), como mostrado na tabela. QUAL O VALOR DA INFORMAÇÃO Sabemos que as informações têm um custo, ou seja, precisamos de tempo e de dinheiro para obtê-las. Mas sabemos também que informações de melhor qualidade nos auxiliam a tomar decisões porque reduzem a probabilidade de erro. A nossa pergunta agora é: quanto vale uma informação?

O valor da informação é o quanto esperamos ganhar ao obter ma informação. No primeiro exemplo que demos vimos que, com informação, o nosso lucro esperado aumentou $450 (diferença com informação, de pesquisa 5750 Sistema de informação e testes $900 Pesquisa e teste $750 Sistema de informação e pesquisa e teste SI 200 12 O valor da informação quando utilizamos apenas a pesquisa é 3300 (z -3200 – (3500) = -3200 + 3500). Todos os outros valores foram calculados desta forma. Não devemos confundir o valor da informação com o seu custo. O valor da informação traduz em termos monetários qual o benefício que eu espero com a

Estatistica

0

Você acessou como Administrador Usuário (Sair) I nfo Resultados Visualização prévia Modificar Visualização prévia de Estatística Iniciar novamente 1 Notas:

Read More

Retificadores

0

CIRCUITOS RETIFICADORES Retificador é um circuito que faz a conexão entre uma fonte CA e uma Carga CC, isto é,

Read More