Tge1

Categories: Trabalhos

0

Exercícios de Ciência Política – Estácio/F AP – Prof. Pedro Nelito Jr. SOCIEDADE POLÍ a: ESTADO Aplicaçao prática eónca: caso concreto 1 – Tema: Estado para Max Weber Analise a expressão “monopólio legitimo da força” utilizada por Weber para caracterizar o Estado. E L EM E N T O S ESSENCIAIS DO ESTADO APIicaçao prática Teórica: Caso concreto 1 – Tema: Unidade política e soberania Leia o seguinte texto: ” A s ilhas Malvinas no Atlântico Sul, sobre imensos lençóis de petróleo, a algumas centenas de quilómetros da Costa Argentina, chamadas de Falklands pelos ingleses, oram ocupadas pela Grã-Bretanha em 1883.

A Argentina nunca tc view neZ*ge aceitou esta ocupaçã da população, o gove o org desencadeando uma err-‘ . m jimho do mesmo a argentinos renderam a atrair o apoio vasão das ilhas, a Grã-Bretanha. E rota, os soldados a controlar a região. ‘ Pergunta-se: é correto afirmar que as Ilhas Malvinas indicam a necessidade de continuidade geográfica do território do Estado a fim de possibilitar o exerc[cio da Soberania? E L EM E N T O S ESSENCIAIS DO ESTADO Aplicaç¿o prática Teórica: Caso concreto 1 – Tema: Elementos constitutivos

Com a independência do Brasil, em 1822, A Cisplatina seria a última das províncias da América Portuguesa a aderir ao governo de D . Pedro l, e, em 1826, chegou a ter representantes na Câmara dos Deputados e no Senado do Imp Swipe to vlew next page Império. Todavia, desde 1825, era o principal pretexto para uma guerra extenuante e sem vencedores entre o Império do Brasil e o governo de Buenos Aires. Questão resolvida em 1828, quando os governos brasileiro e argentino, sob mediação britânica, concordaram na transformação da província Cisplatina m República.

Ocorreu alguma mudança importante na condição política da Cisplatina quando foi transformada em República? Analise a questão à luz dos elementos constitutivos do Estado. FORMAS DE GOVERNO Aplicação Prática Teórica: Caso Concreto 1 – Tema: República Heródoto, na sua História (Livro III, 80-82), narra uma célebre discussão que teria ocorrido entre três persas – Otanes, Megabises e Dario – sobre a melhor forma de governo a adotar depois da morte de Cambises.

O episódio teria ocorrido na segunda metade do século V I antes de Cristo. Esta passagem nos mostra o grau de desenvolvimento do pensamento dos gregos sobre a pol[tica um século antes da grande sistematização teórica de Platão e Aristóteles (no século IV) sobre as tipologias “clássicas” das formas de governo. Como obser•v’amos, o tema é de extrema importância para o estudo da Teoria Geral do Estado. Pergunta-se: Como o tema foi analisado pelo filósofo Aristóteles?

O pensamento aristotélico influenciou outros pensadores, como Montesquieu? Caso Concreto 2 Tema: O pensamento de Maquiavel sobre as Formas de Governo O pensamento de Maquiavel teve grande importância para o estudo do Estado, mormente no que diz respeito aos pressupostos sobre os quais funda as sociedades polit PAGFarl(F3 Estado, mormente no que diz respeito aos pressupostos sobre os quais funda as sociedades políticas, a saber, a teoria da divisão constitutiva do corpo político.

A síntese destes pontos é encontrada no Discurso sobre as formas de governo de Florença, escrito entre 1520 e 1521. Nele, o Secretário florentino elabora um projeto de reforma constitucional para sua cidade, ncorporando vários dos elementos presentes nas suas obras. Maquiavel buscou compreender as razões que motivavam a estabilidade pol[tico-institucional nos vários principados. N a sua investigação, o autor passa em revista alguns momentos essenciais na história Fiorentina.

A o delimitar as razões da instabilidade, é capaz de formular então um diagnóstico em função do qual poderia decidir qual deveria ser a forma de governo mais apropriada para os florentinos. Ele aponta como momento de origem da instabilidade polltico-institucional o ano e 1393, que coincide justamente com a data de surgimento e implantação das assim chamadas famas intermediárias de governo, que designam os estados que não são verdadeiramente nem principados nem repúblicas.

Deste modo, a referida instabilidade é apresentada como uma consequência da forma de governo adotada por sua cidade. Como constatamos no texto, também em Maquiavel encontramos a discussão sobre a melhor Forma de Governo a ser adotada pelo Estado. Quais os pontos que você considera de maior importância, no discurso de Maquiavel sobre o tema? PAGF3ÜF3

Praticas interventivas

0

O ser humano aprende através das mais diversas formas, contudo, nenhuma delas supera o aprender fazendo. O Construtivismo (Piaget, Vigotski)

Read More

Resumo capitulo por capitulo – revolução dos bichos

0

Está escrito: “Ainda resta um repouso para o povo de DEUS. Por ocasião da queda do homem no Éden, DEUS

Read More