Tipos de fichamento

Categories: Trabalhos

0

Fichamento Autor: Rose Tavares 1 . Tipos de Fichamento (LAKATOS, 1992): 1. 1 . Ficha Bibliográfica: pode ser de uma obra inteira ou parte dela, sendo possível acrescentar os seguintes aspectos em breves frases: Como elaborar – 10 passo – a área de conhecimento tratada; – 20 passo – a problemática abordada; – 3a passo – os resultados alcançados; – 40 passo – a relevância e a contribuição do estudo; – 50 passo – as fontes dos dados, que podem ser: documentos; bibliográfica; estatísticas; observação; entrevistas; questionários; formulários etc. – 60 asso – os métodos de abordagem, que podem ser: indutivo; dedutivo; dialético; – 70 passo – os métodos de procedimento, que podem ser: histórico; comparativo; estatístico; monográfico; funcionalista; positivi recursos ilustrativos, desenhos etc. Exemp MA, • e garimpeiros em Pa Estadual de Artes e C ors ealização de ros, gráficos, mapas, • Andrade. Garimpos lo: Conselho 152 p. Insere no campo da Antropologia Cultural. Utiliza documentação indireta de fontes secundárias e direta, colhidos os dados através de formulário.

Emprega o método de abordagem indutivo e procedimento monográfico e estatistico. A modalidade é específica, intensiva, descritiva e analítica. Apresenta a caracterização física do Planalto Nordeste Paulista. Analisa a organização econômica do planalto, descrevendo o aspecto legal do sistema de trabalho e das formas de c Swipe to vlew next page contato, assim como a atividade exercida e as ferramentas empregadas em cada fase do trabalho. Registra os tipos e equipamentos das habtações e examina o nível de vida das famllias.

Descreve o tlpo de família, sua composição, os laços de parentesco e compadrio e a educação dos filhos. Examina a escolaridade e a mobilidade profissional entre gerações. Apresenta as práticas religiosas com especial destaque das superstições, principalmente as ligadas ao garimpo. Discrimina as formas de lazer, os hábitos alimentares, de higiene e de vestuário. Levando em consideração o uso de uma linguagem específica, inclui um glossário. Conclui que o garimpeiro ainda conserva a cultura rurícola, embora em processo de aculturação. Exerce o nomadismo. É solidário.

O traço de irresponsabilidade é mais atenuado do que se esperava. Apresenta quadros, gráficos, mapas e desenhos. Esclarece aspectos econômicos e sócio- culturais da atividade de mineração de diamantes na região rural de maior número de garimpeiros no Nordeste Paulista. Indicado para estudantes de Ciências Sociais e para as disciplinas de Antropologia Cultural e Social. Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade. 1. 2. Ficha de Resumo ou de Conteúdo Apresenta um resumo bem claro e conciso das idéias principais do autor, assim como o objetivo e a conclusão a que o autor chegou.

Como elaborar IC passo – exposição abreviada da proposta principal da obra e das idéias do autor; 20 passo – interpretação laborada das idéias do autor pelo leitor com suas próprias palavras; 3a passo – não é longa, mas deve apresentar todas as idéias principais com suas próprias palavras; 30 passo – não é longa, mas deve apresentar todas as idéias principais; 4a passo – não precisa obedecer estritamente à estrutura da obra, mas o resumo deve conter a essência do texto.

Exemplo: MARCONI, Marconi de Andrade. Garimpos e garimpeiros em Patrocínio Paulista. São Paulo: Conselho Estadual de Artes e Ciências Humanas, 1978. 152 p. Pesquisa de campo que se propoe a dar uma visão antropológica o garimpo em Patrocínio Paulista. Descreve um tipo humano característico, o garimpeiro, em uma abordagem econômica e sócio-cultural. Enfoca aspectos geográficos e históricos da região, desde a fundação do povoado até a constltuição do município.

Enfatiza as atividades econômicas da região em que se insere o garimpo, sua correlação principalmente com as atividades agrícolas, indicando que alguns garimpeiros do local executam o trabalho do garimpo em fins de semana ou no período de entressafra, sendo, portanto, em parte, trabalhadores agrícolas, apesar da maioria residir na área urbana. Dá especial destaque à descrição das fases da atividade do garimpo, incluindo as ferramentas utilizadas.

Apresenta a hierarquia de posições existentes e os tipos de contrato de trabalho, que diferem do rural e o respeito do garimpeiro ? palavra empenhada. Aponta o sentimento de liberdade de garimpeiro e justifica seu nomadismo, como conseqüência de sua atividade. A análise econômica abrange ainda o nível de vida como sendo, de modo geral, superior ao do egresso do campo e a descrição das casas e seus equipamentos, indicando as diferenças entre ranchos da zona rural e casa

PAGF3rl(FS descrição das casas e seus equipamentos, indicando as diferenças entre ranchos da zona rural e casas da zona urbana. Sob o aspecto sócio-cultural demonstra a elevação do nível educaclonal e a mobilidade profissional entre as gerações: dificilmente o pai do garimpeiro exerceu essa atividade e as aspirações para os filhos excluem o garimpo. Faz referência ao tipo de família mais comum —a nuclear aos laços de parentesco e ao papel relevante do compadrio.

Considera adequados a alimentação e os hábitos de higiene, tanto dos garimpeiros quanto de suas famílias. No que respeita à saúde, comprova a predominância da consulta aos curandeiros e dos medicamentos caseiros. Faz um levantamento de crendices e superstições, com especial destaque ao que se refere à atividade de trabalho. Aponta a influência dos sonhos nas práticas diárias. Finaliza com um glossário que esclarece a linguagem especial dos garimpeiros. 1. – Ficha de Comentário ou Analítica É a interpretação critica pessoal das idéias expressas pelo autor, ao longo de seu trabalho ou parte dele. Como elaborar 10 passo – comentário sobre a forma pela qual o autor desenvolve seu trabalho, no que se efere aos aspectos metodológlcos; 20 passo – anállse critica do conteúdo, tomando como referencial a própria obra; 30 passo – interpretação de um texto obscuro para torná-lo mais claro; 40 passo – comparação da obra com outros trabalhos sobre o mesmo tema; PAGF pauta.

Exemplo MARCONI, Marina de Andrade. Garimpos e garimpeiros em patroc(nio paulista. São Paulo: Conselho Estadual de Artes e Ciências Humanas, 1978. 152 p. Caracteriza-se por uma coerência entre a parte descritiva, entre a consulta bibliográfica e a pesquisa de campo. Tal harmonia difícil e às vezes não encontrada em odas as obras dá uma feição específica ao trabalho e revela sua importância. Os dados, obtidos por levantamento próprio, com o emprego do formulário e entrevistas, caracterizam sua originalidade.

Foi dado especial destaque à fidelidade das denominações próprias, tanto das atividades de garimpo quanto do comportamento e atitudes ligadas ao mesmo. O principal mérito é ter dado uma visão global do comportamento do garimpeiro, que difere da apresentada pelos escritores que abordam o assunto, mais superficiais em suas análises, e evidenciando a colaboração que o garimpeiro tem dado não penas à cidade de Patrocínio Paulista, mas a outras regiões, pois o fruto de seu trabalho extrapola o município.

Carece de uma análise mais profunda da inter-relação entre o garimpeiro e o rurícola, em cujo ambiente às vezes trabalha, e o citadino, ao lado de quem vive. De todos os trabalhos sobre garimpeiros é o mais detalhado, sobretudo aos aspectos sócio-culturais, porém não permite uma generalização, por se ter restrito ao garimpo de diamantes em Patrocínio Paulista. Essencial na análise das condições econômicas e sócio-culturais da atividade de mineração do Nordeste Paulista.

Tipos de mãe

0

TIPOS DE MÃE Um desfile de vários tipos de mães, em cenas curtas, que, com as suas filhas, demonstram suas

Read More

Relatório aula prática – redes de computadores

0

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA ors to view nut*ge 26 DE NOVEMBRO

Read More