Tipos de liderança

Categories: Trabalhos

0

CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE CAPIVARI – FACECAP ADMINISTRAÇÃO O PAPEL DA LIDERANÇA PARA O COMPORTAMENTO DA EQUIPE Natália Parazzi Borgonovi Vânia Monteiro de Almeida capivari-sp 2010 p FACULDADE CENECI O PAPEL DA LIDERAN 7 ENTO DA EQUIPE Monografia apresentada ao Curso de Administração da Faculdade Cenecista de Capivari/CNEC Capivari, para Obtenção do título de Bacharel, sob a Orientação da Professora Ms.

Andréa Baggio Amaral INSERIR AQUI A FOLHA DE APROVAÇÃO AGRADECIMETOS Primeiramente agradecemos a Deus pela oportunidade de dar ais esse importante passo em nossas vidas, agradecemos embasamento teórico em vários autores como: Chiavenato, Maximiano, Limongi-França e Arellano, Gardner que mostram as várias possibilidades de líder, ou seja, a maneira como cada um atua sobre seus colaboradores. Além de um estudo de caso aplicado em uma organização situada no município de Capivari- SP, com o objetivo de identificar os tipos de liderança aplicadas na mesma. ? de suma importância que o líder esteja preparado para gerenciar e atingir os resultados esperados na organização. Palavras-chave: 1. Pessoas 2. Líder 3. Influência 4. Organização 5. Avaliação de desempenho SUMÁRIO INTRODUÇAO 7 CAPITULO 1 – APRESENTAÇAO DO TRABALHO 8 1. 1 CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA 8 1. 3 RELEVANCIA DO TRABALHO 9 1. 4 OBJETIVOS DO ESTUDO 9 1. 5 ESTRUTURA DO TRABALHO.. 9 CAPÍTULO 2 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA — 10 2. 1 LIDERANÇA 10 2. 2 TEORIAS SOBRE LIDERANÇA 12 2. TIPOS DE LÍDER COM BASE NA RELAÇÃO COM OS LIDERADOS 15 CAPITULO 3 – METODOLOGIA DA PESQUISA . 2 7 LIDERADOS 15 CAPITULO 3 – METODOLOGIA DA PESQUISA 18 3. 1 METODOLOGIA – CONSIDERAÇÕES ALVO — DADOS . . . . . . . . . . . COLABORADORES GERAIS 18 3. 2 PROCEDIMENTO PARA OBTENÇAO DE DADOS 18 CAPÍTULO 4 – APRESENTAÇÃO DA EMPRESA 19 4. 1 A EMPRESA 19 CAPITULO 5 – APRESENTAÇAO E DISCUSSAO DOS DADOS . 21 5. 1 APRESENTAÇÃO DOS 21 5. 1. 2 QUESTIONÁRIOS APLICADOS AOS LIDERES — — . 25 CONSIDERAÇOES FINAIS 27 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS — 29 APENDICE , . 0 QUESTIONÁRIO APLICADO AOS 31 QUESTIONÁRIO APLICADO AOS LIDERES 32 LISTA DE GRÁFICOS GRÁFICO 1- DEFINIÇÃO DE LIDER . 21 GRÁFICO 2 CLASSIFICAÇÃO DO LÍDER 22 GRÁFICO 3- INFLUÊNCIA DO LÍDER NO SETOR . CLASSIFICA 22 GRAFICO 4_ 27 LIDER NO SETOR 22 GRÁFICO 4- CLASS FICAÇAO DO RELACIONAMENTO COM O LÍDER . 23 GRÁFICO 5- LIBERDADE ENTRE LÍDER E COLABORADOR 24 GRÁFICO 6- IMPORTANCIA DO LIDER DENTRO DA EMPRESA . 24 INTRODUÇÃO O cenário atual do mercado empresarial tem se mostrado em um ritmo bastante acelerado. Para tanto, as empresas precisam acompanhar este desenvolvimento.

Esta questão não trata apenas de desenvolvimento tecnológico, mas também do desenvolvimento intelectual da empresa, ou seja, dos seus colaboradores e nestes se encontra em destaque o papel da liderança. O que se tinha antigamente dentro das empresas eram familias administrando seu próprio negócio, não havia uma divisão de cargos. Com a evolução do mercado, se fez necessário uma reestruturação das organizações. Mesmo com essa reestruturação, o papel do líder ainda não estava definido, se entendia que liderar era mandar sem levar em conta a opinião dos colaboradores, ou seja, o chefe era considerado o líder da empresa.

Com o tempo notou-se que seus colaboradores precisavam ser parte importante dentro da organização, que suas opiniões deveriam fazer diferença, ser levadas em conta para que a empresa tivesse um crescimento ainda maior. Foi, então, que o papel do líder inverteu-se. O líder hoje é aquele que aceita a pinião de seus colaboradores, as leva em conta e transforma em novas ações que contribuam para a organização, isto de maneira que os próprios colaboradores, através de tarefas delegadas, as tornem possíveis.

Para mostrar esta realidade de maneira clara, este trabalho buscou em pesquisas bibliográficas e estudo de caso as dif 4 27 realidade de maneira clara, este trabalho buscou em pesquisas bibliográficas e estudo de caso as diferentes possibilidades de líder e sua importância dentro da organização. Para Gardner (1990), o líder deve conquistar a confiança e fazer com que seus iderados acreditem que ele realmente entende do assunto e sabe o que está fazendo. Os líderes eficazes não só ensinam como também aprendem com suas equipes e têm a consciência que devem a elas suas vitórias.

Foi realizado um estudo de caso na Alltape, que é uma empresa do segmento de fitas adesivas, fundada em 1999, na cidade de Capivari-SP. Atuando há mais de 10 anos no mercado, a Alltape possui uma diversificada linha de produtos destinados a diferenciados segmentos industriais e uso geral. 7 CAPITULO 1 – APRESENTAÇAO DO TRABALHO 1. 1 CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA Ao longo do tempo o que se entendia como liderança era simplesmente o fato de ter uma pessoa na equipe responsável por delegar tarefas, ou seja, apenas mandar e esperar que o funcionário executasse, sem maior envolvimento.

Atualmente, cabe ao líder promover o engajamento dos funcionários, para que se sintam parte da organização, tenham vontade de fazer algo que o líder esteja convencido que deve ser feito. Que momentos de incertezas, como os que estamos vivendo, coloquem ? prova sua competência, pois um bom líder mostra a direção a ser seguida por seus colaboradores a fim de vencer períodos e adversidade. Sendo ele o responsável pela tranquilidade da empresa e pela segurança psicológica de seus colaboradores.

Liderança, segundo Chiavenato (2000), é o processo de conduzir um grupo de pessoas. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grup s 7 motivar e influenciar os liderados para que contribuam da melhor forma com os objetivos do grupo ou da organização. Segundo Gardner (1 990), os líderes são partes integrais do sistema sujeitos às forças que afetam o sistema. Desempenham certos encargos u funções que são essenciais para que o grupo possa atingir seus objetivos. 1. APRESENTAÇAO EJUSTIFICATIVA Este trabalho se propõe a responder a seguinte pergunta: Como lideres e colaboradores vêem a liderança no ambiente de trabalho? Para responder a esta pergunta buscaremos, através de uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso, relatar os pontos de vista de cada autor e situações reais de uma organização. Este se justifica pela relevância do assunto em tempos atuais, onde as organizações buscam através de seus colaboradores resultados e metas a serem alcançadas. 8 1. RELEVÂNCIA DO TRABALHO A relevância do trabalho é fazer uma reflexão sobre a importância da liderança numa organização.

A definição deste estudo teve base tanto na relevância do tema, como no interesse acadêmico- científico e a contribuição na prática para as organizações envolvidas com o trabalho. 1. 4 OBJETIVOS DO ESTUDO Este estudo pretende fazer uma análise histórica da importância do líder e seu papel em uma organização através de um levantamento de teorias relatadas por vários autores, destacando o cenário atual que carece de líderes que saibam trabalhar com ente em situação complexa, e não apenas administrar recursos.

Este trabalho tem por objetivos: • Mostrar a evolução do conceito de liderança; • Citar conceitos de líderes e liderança; • Através de estudo de caso, mostrar como líderes e colaboradores, de uma empresa, vêem a lideranç rabalho. 6 colaboradores, de uma empresa, vêem a liderança no local de trabalho. 1. 5 ESTRUTURA DO TRABALHO Este trabalho está organizado em cinco capítulos. No primeiro apresenta-se o trabalho como um todo, com seus objetivos, relevância e justificativa. No segundo, uma revisão bibliográfica om o propósito de fornecer o referencial teórico necessário para as análises decorrentes do estudo de caso.

No terceiro é detalhada a metodologia empregada na pesquisa, definindo os modelos empregados, procedimentos adotados para a coleta de dados e, para o seu posterior tratamento e análise, além de outros detalhes pertinentes. No quarto é feita uma breve descrição da empresa-alvo, sobre sua realidade, suas ações e estratégias. No quinto apresentamos os gráficos, as discussões pertinentes e, por último, as considerações finais do estudo. 9 CAPITULO 2 – REVISAO BIBLIOGRAFICA 2. 1 LIDERANÇA

Liderança é uma palavra que para grande parte das pessoas tem muitos significados, ou ainda, é o sinônimo de chefia, gerência, entre outros termos que levam a semelhança do significado. Segundo Gardner (1990), a liderança encontra- se dispersa na sociedade por todos os seus segmentos – governo, empresariado, trabalho organizado, as profissões, as comunidades minoritárias, as universidades, órgão sociais e assim por diante. A liderança também está dispersa pelos muitos níveis do funcionamento social, desde os mais elevados de nossa vida nacional até o diretor da escola, o lider sindical local, o gerente a loja.

A maior parte da liderança atual é uma tentativa de realizar propósitos através de ou a esar de) sistemas amplos e intricadamente organizad enor possibilidade de organizados. Não há a menor possibilidade de que uma autoridade central seja capaz de dirigir tudo em semelhantes sistemas, seja esse sistema uma corporação ou uma nação. Os indivíduos em todos os segmentos e em todos os níveis devem estar preparados para exercer Iniciativas de liderança e responsabilidade, utilizando o seu conhecimento local para resolver problemas ao seu nível.

Para Gardner (1990), liderança ? uma palavra que se ergueu muito acima do uso normal diário, como transmissora de significado. Parece haver a impressão de que, se a invocarmos com frequência e ardor suficiente, poderemos aliviar nossa sensação de termos perdido o caminho, de coisas não realizadas, de deveres nao cumpridos. Pavan e Jacinto (2008), citando Hunter, acredita que a liderança deve estar respaldada na autoridade e não no poder. O líder deve ter habilidades para ‘nfluenciar as pessoas e fazer com que o sigam espontaneamente. Liderança é o processo de persuasão, ou de exemplo, através do qual um indivíduo (ou equipes de liderança) nduz um grupo a dedicar-se a objetivos defendidos pelo líder, ou partilhados pelo líder e seus seguidores”. (GARDNER, 1990, p. 17). Estas definições nao deixam de estar interligadas, todos tem seus conceitos definidos colocados de maneiras diferentes, mas que nos levam a ter uma única conclusão sobre liderança e o que é ser um líder.

Saber liderar não é exercer o poder sobre as pessoas e, sim, 10 fazer com que as mesmas sintam-se a vontade para acatar as decisões e executá-las, da mesma maneira que o líder deve receber de seus colaboradores sugestões e opiniões para elhorias e, também, executá-las. para Pavan e Jacinto (2008), citando Maximiano, liderança é a realização de metas por meio da dire 8 7 Jacinto (2008), citando Maximiano, liderança é a realização de metas por meio da direção dos colaboradores. A pessoa que influencia com sucesso seus colaboradores para atingir objetivos específicos é líder.

A primeira coisa que nos impressiona como caracteristica da liderança contemporânea é a necessidade do líder trabalhar com, e em meio a, organizações e instituições extremamente complexas – grandes corporações, repartições do governo, m todos os níveis, os tribunais, a midia e assim por diante. (GARDNER, 1990, p. 97). O líder contemporâneo é aquele capaz de se mostrar influente até mesmo nas situações mais complexas, onde exige dele uma grande capacidade de tomada de decisão e de saber delegar as tarefas de maneira equilibrada. . 1. 2 DEFINIÇOES DE LIDERANÇA Segundo Gardner (1 990), os líderes apresentam-se sob muitas formas, com muitos estilos e diferentes qualidades. Existem líderes serenos e líderes que podem ser ouvidos do município vizinho. Alguns encontram sua força na eloquência, outros no julgamento, outros na coragem. ara se entender os tipos de liderança é preciso levar em conta as definições e conceitos de vários autores podendo, assim, distinguir cada uma delas nas organizações. Segundo Limongi-França e Arellano (2002, p. 59), “Liderança é um processo social no qual se estabelecem relações de influências entre pessoas”. Ou seja, é possível notar um líder em qualquer espaço social, onde qualquer pessoa é capaz de liderar, desde que seja influente. Limongi-França e Arellano (2002, p. 260) citando Maccoby, liderança se “define com base em quatro grandes funções: por em funcionamento uma politica, conceber ma estratégia, mobilizar equipes e fazer alianças criando uma cultura de empresa que seja m estratégia, mobilizar equipes e fazer alianças criando uma cultura de empresa que seja motivadora”. or esta definição pode-se entender que é preciso o líder ter atitude e saber delegar estas grandes funções a sua equipe. 11 Limongi-França e Arellano (2002 p. 261), citando Hollander, conceitua liderança como um processo que envolve relacionamento de influência em duplo sentido, orientado principalmente para o atendimento de objetivos mútuos, tais como aqueles de um grupo, organização ou sociedade. Portanto, egundo o autor, a liderança não diz respeito apenas ao cargo do líder, mas também requer a cooperação de outras pessoas.

O destaque é a liderança como um processo de dupla via entre líder e liderados. para Maximiano (2000 p. 388), Liderança é a realização de uma meta por meio da direção de colaboradores humanos. O homem que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades especificas é um líder. Um grande líder é aquele que tem essa capacidade dia após dia, ano após ano, uma grande variedade de situações. para cohen (2003, p. 272), futuramente, a eficacia dos líderes/gerentes será medida tanto elo desempenho de seus subordinados quanto pelo próprio.

Será tarefa do líder – de uma equipe, de um departamento ou de uma empresa – dar poder, empower, a outros para dar o máximo em seu desempenho. Simples recompensas e punições não serão suficientes, pelo menos no longo prazo; será necessário fazer esforço para envolver os funcionários, compartilhar propósitos ou visão e, de modo geral, fomentar um espírito de colaboração até agora conhecido em poucas organizações. Ao considerar as opções situacionais com que o líder se depara, tenha em mente que na maioria dos casos o que não 0 DF 27

Rene descarte

0

René Descarte foi um grande matemático e filósofo que contribuiu de forma imensurável para a ruptura cultural foi ele quem

Read More

Nomes e factos da sociologia (fundadores)

0

Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (Montpellier, 19 de janeiro de 1798 — Paris, 5 de setembro de 1857) foi

Read More