Trab. estudo nokia

Categories: Trabalhos

0

Sumario 1 . O Historia da Nokia. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1. 2. O centro de pesquisa……… . 1. 3. Agora uma empresa de tecnologia……… — 1 a. Nokia 1. 5. o valor.. 1. 6. A marca o 2. 0. Diagnóstico Swipe view p Competitivo… 2. 1. Teoria d Contingência • • • • • • • • • • • • 3. 0 Análise SWOT.. . 1. 0 Historia Nokia Trends……. — . OF17 A história começou em 1865, quando o engenheiro de mineração Fredrik Idestam fundou uma fábrica de celulose na cidade de Tampere, no sudoeste da Finlândia para vender papel e outros rodutos que resultariam da colheita das florestas que cresciam perto da pequena cidade de Nokia, logo transferida para esse mesmo município vizinho e batizada como Nokia Wood Mills, localizada às margens do rio Nokianvirta. Quando a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial aumentou a demanda de materiais de construção, a Nokia viu-se a funcionar como um . 10 grande exportador de produtos de papel e madeira. para aumentar sua presença internacional, a Nokia começou a investir na compra de outras empresas e em 1871, ele associou- se ao seu amigo Leo Mechelin, transformando a empresa em ociedade anônima. Durante a década de 1980, as operações da Nokia expandiram- se rapidamente para novos setores de atividade e produtos. A estratégia era expandir-se rapidamente em todas as frentes.

Pouco mais de duas décadas depois, em 1 898, a empresa expandiu sua atuação com investimentos em borracha ao associar-se com a Finnish Rubber Works Ltd, uma fabricante de produtos de borracha e de cabo de transmissão de energia e linha telefônica. O primeiro produto fabricado do resultado dessa associação foi uma bota de borracha. Com a chegada do novo século, a empresa se expandiu e ampliou seu foco de mercado ovamente. Em 1912, associou-se a Finnish Cable Works Ltd. para produzir fios de cobre com camadas de borrachas. Esse foi o início das atividades no segmento de eletrônica da empresa.

Chamada agora de Nokia Eletronics, os segmentos foram reestruturados em celulose, papel e energia, tendo a intenção de se deslocar para as áreas de processamento de dados, automação industrial e sistema de comunicações. No ano de 1963, é desenvolvido um ‘telefone de rádio” para serem usados no exército e em serviços de emergência – é a primeira atuação da Nokia em telecomunicações. Com o tempo, o MikroMikko da empresa se torna a melhor marca de computador conhecido na Finlândia. Ao início dos anos 70, a União Soviética representavam 12 por cento das vendas da Nokia.

Até o final dos anos 70, a Nokia se manteve envolvida no setor da área de infra-e 20F da Nokia. Até o final dos anos 70, a Nokia se manteve envolvida no setor da área de infra-estrutura de telecomunicações, atendendo o mercado e as Forças Armadas da Finlândia. A era móvel começa… Já na década de 80, com o início do desenvolvimento da indústria de microinformática, a NOKIA se dedicou, com considerável ucesso, à produção de computadores, monitores e até televisores preparados para as transmissões em alta definição, as ligações por satélite e o teletexto.

Nesta década, a tecnologia da empresa para comunicação via rádio foi aproveitada para o desenvolvimento de telefones sem fio. É lançado o serviço de telefone nórdico (Telefone Nordic Mobile – NMT) rede internacional do mundo; o primeiro celular com roaming internacional. O pioneiro foi o Mobira Senator, lançado nesse mesmo ano como equipamento para automóveis, e que pesava absurdos 9. 8 quilos. Cinco anos depo•s, foi Introduzido o Mobira Cityman 900. Nos anos seguintes, os produtos de infra-estrutura dos telefones móveis e de telecomunicações chegaram aos mercados internacionais.

Nesta mesma década, o DX200 Nokia, interruptor da companhia telefônica digital, entra em operação e a Nokia é a terceira maior fabricante de TV da Europa. Em 1987, depois da fusão dessas três empresas, surgi a NOKIA CORPORATION, um conglomerado produtor de papel, bicicletas, pneus, botas de borracha, computadores, cabos, televisores e dezenas de outros itens. Os primeiros passos para uma grande mudança nos rumos da mpresa tiveram Início ainda esta década, com o surgimento do departamento de eletrônica da Nokia, que tinha como principal objetivo pesquisar rádiotransmissão.

A GSM (Sistema Global para Comunicações tinha como principal objetivo pesquisar rádiotransmissão. A GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis) é adotada como padrão europeu de tecnologia móvel digital. Com as suas chamadas de alta qualidade de voz, roaming internacional e suporte para mensagens de texto, GSM inicia uma revolução móvel global. E nos anos 90, a Nokia já era uma das líderes mundiais em ecnologia de comunicação digital (em 1998 vendeu cerca de 40 milhões de telefones celulares, tornando-se a empresa número 1 no mundo nessa categoria, ultrapassando a tradicional Motorola).

Em OI de julho de 1991, o Primeiro-Ministro finlandês Harri Holkeri faz a primeira chamada GSM do mundo, usando o equipamento Nokia. E em 1992, a Nokia lança seu primeiro telefone GSM portátil, o Nokia 1011. Nesse mesmo ano, o novo presidente e CEO da Nokia, Jorma Ollila toma uma decisão estratégica crucial: para se concentrar exclusivamente na fabricação de telefones celulares e sistemas de telecomunicações. Divisões da Nokia, de cabo de borracha, e dos consumidores estão gradualmente vendidas.

Em 1994, a Nokia lança a série 21 00, os primeiros telefones a apresentarem o ringtone Nokia Tune. Baseado em Gran Vals, uma peça de guitarra clássica composta por Francisco Tarrega, no século 19, é provavelmente uma das peças mais usada de música do mundo. A série Nokia 2100 passa a vender 20 milhões de celulares em todo o mundo. A Nokia tinha como alvo 400. 000. Em 1997, todo mundo sabe sua pontuação no jogo “Snack”. Um clássico instantâneo. O viciante jogo é lançado no Nokia 6110 (em 01 0 seus sucessores estão disponíveis em cerca de 350 milhões de telefones móveis).

Em 1998, a Nokia é a líder mundial em telefones 40F disponveis em cerca de 350 milhões de telefones móveis). Em 1998, a Nokia é a líder mundial em telefones celulares. A decisão estratégica de se concentrar em telecomunicações, além de investimento no início de GSM, valeu à pena. Entre 1996 e 2001, o volume de negócios da Nokia aumenta quase cinco vezes a partir de EUR 6. 5 mil milhões para EUR 31 bilhões. Observando o mercado agora, é fácil esquecer que a Nokia nem sempre foi dominante. Em meados dos anos 90, a

Motorola dava as cartas no mercado, com o sucesso do celular Star Tac. Silenciosamente, porém, a Nokia iniciava sua ofensiva, adicionando elementos inovadores de design aos telefones, na forma de capainhas substituíveis, e diferentes ringtones e mais importante, começou a operar em escala global, lançando mais modelos em um número cada vez maior de países. Os finlandeses apostaram cedo no desenvolvimento de plataformas básicas para celulares, a partir das quais é possível produzir variações de produtos com grande economia de escala.

A partir de então, a empresa apresentou inúmeras inovações m aparelhos de comunicação portátil, agregando a eles várias funcionalidades, fazendo com que os celulares se tornassem aparelhos multiuso. Em 1999, a Nokia lança o Nokia 7110, um telefone capaz de acessar funções baseadas na web, incluindo funções de e- mail. Então, em novembro de 2001 Nokia lança seu primeiro telefone com uma camera embutida, o Nokia 7650, e em setembro de 2002, um telefone que captura o primeiro vídeo, o Nokia 3650. No entanto, é quando a Nokia lança seu primeiro telefone 3G (terceira geração), o Nokia 6650, é que as coisas realmente decolam.

Com a tecnologia 3G, os telefones podem ser ue as coisas realmente decolam. Com a tecnologia 3G, os telefones podem ser usados para navegar na web, baixar músicas, assistir TV em movimento, e muito mais. Em 2003 é introduzido no mercado o primeiro celular com camera de 1 . OMpx, com exclusivo flash embutido; e os primeiros celulares com tela de 16 milhões de cores, (superando a concorrência que usava até 260 mil cores). Em 2005 a empresa vendeu seu aparelho celular de número um bilhão (um modelo NOKIA 1100, comercializado na Nigéria).

Dois anos mais tarde, a Nokia é reconhecida como a 5 marca mais valiosa do mundo. A empresa decidiu, em 2005, abrir algumas das chamadas “Lojas Conceitos” em determinados parses para que o usuário pudesse “degustar’ toda a linha de produtos e acessórios, tirar dúvidas sobre o seu funcionamento e, claro, comprá-los. A estratégia era gerar uma experiência de mobilidade com os produtos e serviços da Nokia. A primeira delas foi aberta em Moscou e hoje já existem outras lojas-conceito da Nokia em Londres, Helsinque, Nova York, Cidade do México, Dubai e Xangai.

No dia 19 de outubro de 2008 a empresa inaugurou na Rua Oscar Freire, tradicional trecho de omércio da classe A na capital paulista, sua 10a loja-conceito em todo o mundo, onde o consumidor terá acesso a demonstrações de experiência móvel, englobando musica, navegação, vídeo, imagens, Internet e jogos. Cada aparelho em demonstração está conectado à Internet por uma rede WiFi e equipado com acessórios, como caixas de som, fones de ouvido, telas de LCD, impressoras fotográficas e laptops.

Uma área da loja é dedicada a palestras, cursos, eventos e capacitação personalizados. Atualmente, além de ser uma gigante no setor Atualmente, além de ser uma gigante no setor, a Nokia está udando a maneira como as pessoas se comunicam, e suas mais recentes cartadas foram apresentadas, no final de 2007, aos mercados mundiais, a começar pelo europeu: a loja virtual de música Nokia Music Store, os novos games para celular da grife N-Gage e a linha de aparelhos que navegam na Internet criados para concorrer com o iPhone da Apple.

E anda provocou a poderosa empresa americana: “Quando eles lançaram o iPhone, conseguiram uma publicidade sensacional, tudo para vender 270 mil aparelhos em dois dias”, disse na época o inglês Mark Selby, vice-presidente mundial de vendas da empresa. “Isso é mais ou enos o número de celulares que vendemos em seis horas”. Há poucas empresas com a marca, o alcance e a tecnologia necessários para liderar a convergência digital. A Nokia é uma delas.

Uma prova disso aconteceu no dia 2 de setembro, quando anunciou oficialmente o lançamento de seu primeiro netbook, o Booklet 3G. Durante anos, a Nokia vem trabalhando para fazer suas práticas de negócios e produtos, ambiental e socialmente responsável possível com a criação de eco aparelhos e institui determinados regimes de reciclagem de telefone para levar os benefícios da mobilidade para os mercados emergentes. Este compromisso com a sustentabilidade é reconhecida em vários rankings de prestígio. or exemplo, em 2009 e 2010, os índices Dow Jones apontam a Nokia como à empresa de tecnologia do mundo mais sustentável. Em contraste, a posição da Nokia no mercado de telefonia móvel enfrenta seu maior desafio até agora, pois a concorrência se intensific telefonia móvel enfrenta seu maior desafio até agora, pois a concorrência se intensifica no crescente segmento de smartphones. Mais uma vez, a capacidade da empresa de se adaptar é posta à prova.

Depois dos fortes rumores de que a Nokia estana pensando m utilizar o software da Microsoft em seus smartphones, no dia 11 de fevereiro de 2011 a empresa anunciou que os futuros aparelhos da empresa utilizarão os sistemas produzidos pela Microsoft. Antes da parceria, a Nokia utilizava os sistemas Symbian. O software Windows Phone 7, que passará a integrar os aparelhos da marca finlandesa, é o mesmo usado por alguns smartphones das marcas LG, Samsung e HTC.

A empresa também Iniciou uma reformulação nas suas linhas de telefones celulares, dando novos nomes aos aparelhos e especificando suas principais funções: C-series (celulares básicos low-end), X- eries (celulares multimídia projetados para o entretenimento e as redes sociais, com foco em um público que procura o divertimento), E-Series (celulares corporativos ficados no mercado para executivos), N-series (celulares high-end) e S-series (celulares luxuosos e com ediçóes limitadas, onde as novas tecnologias são implantadas).

Hoje em dia a NOKIA conecta pessoas entre SI e as informações que lhes são importantes, com produtos inovadores e fáceis de usar, como celulares, dispositivos e soluções para o uso de imagens, jogos, mídia e negócios. É capaz ainda de ornecer equipamentos, soluções e serviços para corporações e operadoras de rede. A Nokia lança seu primeiro aparelho com o Windows, o Nokia 800 e o Lumia Nokia 710, em outubro de 2011. Mercado de Atuação Têm foco no mercado de telefonia fixa e móvel atra 80F outubro de 2011.

Têm foco no mercado de telefonia fixa e móvel através de seu grande portfólio de produtos para telecomunicações. 1. 2 0 centro de pesquisa Um dos principais motivos do enorme sucesso da Nokia pode ser creditado ao seu moderno Centro de Pesquisa e Design e ao investimento anual de 5. 9 bilhões nessa área, para lançar proximadamente 60 novos modelos por ano. Localizado na cidade de Espoo, região metropolitana de Helsinque, o moderno centro abriga uma equipe composta por mais de 200 designers (quantos exatamente é segredo), de mais de 45 nacionalidades, incluindo três brasileiros.

No dia-a-dia dentro do QG da Nokia, fala-se e, principalmente, ouve-se inglês. Ali, designers usam blogs para se comunicar com usuários e ‘futuristas” são empregados para traçar cenários. Investiga-se, no momento, a comunicação por hologramas e a confecção de telefones com materiais biodegradáveis. Eventuais choques culturais com a ala ngravatada da empresa são amortecidos pelos valores pregados pela NOKIA. Todos os funcionários são iguais. O vice-presidente e o estagiário fazem as refeições na mesma cantina.

Usar piercing ou sandálias Havaianas, tudo bem. Cada um tem liberdade para ser como realmente é. A NOKIA tem hoje mais de uma dúzia de centros de design locais: Bangalore (índia); Beijing e Shenzhen (China); Cambridge (Reino Unido); Helsinki e Tampere (Finlândia); Palo Alto, Hollyvvood, Cambridge e Berkeley (Estados Unidos); Lausane (Suíça); e Nairóbi (Quênia). Há também estúdios nos rincipais mercados da empresa no mundo e “oásis de desenho” em lugares que os designers considerem inspiradores, como o Rio de Janeiro. 1. Agora uma lugares que os designers considerem inspiradores, como o Rio de Janeiro. 1. 3 Agora uma empresa de tecnologia A guinada da NOKIA em direção à web coincide rigorosamente com a ascensão de 011i-Pekka Kallasvuo à presidência da empresa, em junho de 2006. Nem bem tinha tomado posse, deu inicio a uma frenética temporada de aquisições de empresas de Internet. Já em agosto, investiu US$ 60 milhões na compra da distribuidora de musica on-line Loudeye. Na seqüência, adquiriu Gates, uma pequena empresa alemã de software de navegação com GPS.

O ataque foi retomado no ano seguinte, em julho, com a compra do Twango, um pequeno site de compartilhamento de fotos e vídeos. Criado em 2004 por cinco ex-executivos da Microsoft, o portal tinha somente dez funcionários, mas, apesar de pequeno, era possivelmente o único realmente multim(dia de seu setor. No final de 2007, em uma transação bilionária, adquiriu a Navteq, empresa americana produtora de mapas digitais. Uma de suas mais recentes e importantes aquisições foi da empresa americana Avvenu, especializada em compartilhamento de rquivos.

Como uma espécie de cereja nesse bolo de parcerias, a NOKIA assinou um acordo com a Microsoft para que versões de serviços como Hotmail e Messenger sejam carregados nos aparelhos de sua Série 60 de celulares inteligentes. Também anunciou uma parceria com a Universal Music, que permitiu à seus clientes o download gratuito e ilimitado de músicas pelo período de um ano. Ao todo a NOKIA já gastou mais de US$ 12 bilhões em aquisições de empresas de tecnologia e Internet. Porém a maior aposta da NOKIA, anunciada ao mercado no dia 29 de agosto de 2007, e que estreou sua versão beta em 28 de 0 DF

Fmea

0

RESUMO O presente trabalho abordará a análise FMEA (Failure Mode and Effect Analysis), que é uma metodologia que tem por

Read More

Sistema logistico

0

ANÁLISE DO SISTEMA LOGÍSTICO Esta análise tem por objetivo fazer uma avaliação da situação do sistema logístico da empresa Campofert

Read More