Trabalho

Categories: Trabalhos

0

saber, sabedoria’, conclui-se que filosofia é Amor ao Saber. ) (Afirmativa b) O filósofo é aquele que detém o saber sobre todas as coisas, que se posiciona diante da realidade como alguém que já sabe de tudo. Por isso, sábio, não precisa investigar nada, não precisa questionar nada. (Errada.

Segundo Pitágoras o verdadeiro saber pertence aos deuses, e que os homens, embora ignorantes, através da Filosofia, do empenho em saber, podem aproximar-se dos deuses, do plano divino) (Afirmativa c) O filósofo, conforme a origem da Filosofia, é aquele que investiga racionalmente e que questiona o fundamento de odas as coisas, consideradas enquanto uma totalidade. (Correto. -lal Studia Trabalho Premium By 02binhn MapTa 16, 2011 | 4 pazes Atividades de auto-avaliação Ao final de cada unidade, você realizará atividades de auto- avaliação.

O gabarito está disponível no final do livro-didático. Mas, esforce-se para resolver as atividades sem ajuda do gabarito, pois, assim, você estará promovendo (estimulando) a sua aprendizagem. (1) Identifique, com um ‘X’, os trechos abaixo que apresentam um sentido próximo à etimologia da Filosofia ou à definição de Filosofia contextualizada em função das atividades do rimeiro filósofo.

Esta atividade visa exercitar sua capacidade de to vien compreensão do que (Afirmativa a) A Filos como amor ao saber. significados Philo ‘qu OF4 Sw. p nent page , era entendida filosofia tem dois Sophia ‘quer dizer De acordo com o primeiro Filósofo ‘A Filosofia é uma procura racional por respostas, ao se considerar a totalidade dos seres, considerando o princípio da causalidade como um guia fundamental para esta investigação’) (Afirmativa d) Qualquer um, de qualquer modo, pode filosofar. (Correto.

Pois todo mundo tem a capacide de pensar por si próprio(Autonomia),pode pensar por ele mesmo reflexão), é capaz de questionar(Criticar), tem o poder de ser criativo(criatividade), como todas essas características citadas estão presentes dentro da filosofia, dá a nóis o poder de filosofar seja qual aera for, sempre estaremos filosofando. (Afirmativa e) A tentativa de explicar a realidade considerando o princípio da causalidade, de que para todo efeito existe uma causa, é um procedimento racional que está associado à origem da Filosofia. Correto. Para o Filósofo Tales o nascimento, o crescimento e a morte são efeitos que podemos perceber, mas ue existe uma causa que originou esta mudança. Esta relação de causa e efeito, o princípio da causalidade, é uma prova indiscutível da racionalidade humana e do surgimento da Filosofia como tentativa de investigação racional da realidade. ) (Afirmativa f) O estudo da realidade independe de uma explicação racional, pois o principio da causalidade não é válido para todos os seres. (Errado.

Segundo Tales A Filosofia é uma procura racional por respostas, ao se considerar a totalidade dos seres, considerando o principio da causalidade como um guia fundamental para esta investigação) Página 32 considerando o principio da causalidade como um guia 2) Todas as passagens abaixo apresentam uma concepção de Filosofia, de filósofo ou de filosofar. Como já observamos, é enorme a diversidade de concepções sobre o que é Filosofia. Mesmo assim, Identifique se alguma das passagens abaixo coincide exatamente com o sentido etimológico da Filosofia. Esta atividade visa exercitar sua capacidade de compreensão do que é Filosofia.

Afirmativa a) “Esta palavra designa o estudo da sabedoria, e por sabedoria não se entende somente a prudência nas coisas, mas m perfeito conhecimento de todas as coisas que o homem pode conhecer, tanto para a conduta de sua vida quanto para a conservação de sua saúde e a invenção de todas as artes. ” (DESCARTES apud ABBAGNANO, 2000, p. 442). (x) Afirmativa b) “Todos os homens são filósofos, enquanto pensam enquanto refletem sobre a cultura, a linguagem e o mundo que recebem ao nascer assumindo-o não de maneira pronta e passiva, mas de maneira crítica e responsável. . (GRAMSCI apud NUNES, 1986, p. 14). (x) Afirmativa c) “A filosofia, mais do que qualquer outra disciplina, necessita ser vivida. Necessitamos ter dela uma ‘Vivência” [… ] Vivência significa que temos realmente em nosso ser psíquico; o que real e verdadeiramente estamos sentindo, tendo, na plenitude da palavra ‘ter’ [… ] Pelo contrário, uma definição de filosofia, que se dê antes de tê-la vivido, nao pode ter sentido, resultará ininteligiVel. Parecerá talvez int 3 dê antes de tê-la Vivido, não pode ter sentido, resultará ininteliglVel.

Parecerá talvez inteligível nos seus termos; será composta de palavras que oferecem sentido; mas este sentido nao estará cheio da vivência real. “. (MORENTE, 1970, p. 23-24). Ass nale aqui sua resposta) Afirmativa d) “A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo” (MERLEAUPONTY, 1996) (Assinale aqui sua resposta) 3) Descreva em, no máximo, cinco linhas um exemplo de autonomia, reflexão, critica e criatividade – que você tenha presenciado ou exercido. ) Autonomia Resposta: Um exemplo clássico de autonomia é um Proprietário (dono) de Empresa, por exemplo, que tem a função de pensar por si próprio como instruir seus funcionários, como criar normas, adequadas para sua organização; b) Reflexao Resposta: Um exemplo clássico de reflexão é o modo de estudar , or exemplo você lê um exercício proposto pelo o professor e após a leitura você começa a refletir sobre a questão e concluir uma resposta adequada aquela pergunta. ) Crítica Resposta: Em um grupo de estudantes, todos debatem um assunto proposto na sala de aula, com esse assunto você poderá questionar e julgar conforme achar melhor . d) Criatividade Resposta: Em seu ambiente de trabalho você tem a responsabilidade de fornecer um projeto novo ao seu superior ( gerente), Com isso você explora a sua mente a criar um novo projeto que seje criativo e que sur reenda o seu gerente. 4DF4

Otoc iva

0

Curso de Preparaзгo para o exame da OTOC IVA – Imposto sobre o Valor Acrescentado Notas prйvias: Cl Cl Todos

Read More

Guerra e paz

0

Problemas da Guerra e da Paz Clausewitz De acordo com Clausewitz: – A guerra é a continuação da polltica por

Read More