Trabalho

Categories: Trabalhos

0

Trabalho substantivo masculino 1 esforço incomum; luta, lida, faina Ex. : foi um t. convencê-lo a voltar para casa 2conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim Ex. : t. manual, intelectual, mecânico 3atividade profissional regular, remunerada ou assalariada Ex. : <t. de tempo integral> <t. de meio expediente> 4exercicio efetivo dessa atividade Ex. : o t. de um jornalista, de um comerciário, de um metalúrgico 510cal onde é exercida tal atividade Ex. : <mora perto d 6cuidado ou esmer Ex. deu-lhe muito t. qualquer obra real empreendimento, re ar 6 to view ado ao t. > de uma obra intelectual etc. ); Ex. : <a ponte era um belo t. de engenharia> <publicou um t. sobre lingüística> 8qualidade de execução, feitura, lavor Ex. : <o alfinete que usava era um delicado t. de ourivesaria> de renda mal-acabado> 9ação ou modo de executar uma tarefa, de manejar um instrumento Ex. : <t. de madeira, de cerâmica> <t. de cinzel, de pincel> 1 Otarefa a cumprir; serviço Ex. : pediu à faxineira que terminasse o t. 1 conjunto de exercícios que se destinam ao treinamento, esenvolvimento e aprimoramento fisico, artístico, intelectual etc. (tb. us. no pl. ) Ex. : <t. em barra fixa> <o t. do goleiro durante a semana (dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa 2. 0a) Trabalho, mais do que sobrevivência, é uma das mais expressivas manifestações do ser humano. É algo semelhante à arte, onde o homem transforma e é transformado. Desde os primeiros anos de vida, aprende que fazer algo com um objetivo definido conquista espaço, respeito, consideração e auto-estima.

Descobre a satisfação de desenvolver uma habilidade e externá-la num produto ao qual se percebe conectado. O trabalho, diferente da simples atividade, deve preencher um porquê, uma finalidade e um valor. A razão pela qual executamos algo está vinculada a quem somos e como estamos no mundo. Reflete nossa auto-imagem, e nos agrega ou retira a possibilidade de realização pessoal, de acordo com a utilização das potencialidades e competências individuais. A visão filosófica sobre o trabalho Pelo trabalho, o homem transforma a natureza.

Essa atividade se distingue da ação animal porque é dirigida por um projeto (antecipação da ação pelo pensamento) e, portanto, é deliberada, intencional. elo trabalho, é estabelecida uma relação dialética entre a teoria e a prática: o projeto orienta a ação e esta altera o projeto, que de novo altera a ação, fazendo com que haja evolução dos processos empregados; o que gera um processo histórico. Além disso, para que esse distanciamento da ação seja poss[vel, é preciso que o homem tenha a linguagem, pela qual representa o mundo (torna presente no pensamento o que está ausente) e comunica-se com o outro.

O trabalho se realiza, então, e sobretudo, como atividade coletiva. “Todo traba com o outro. O trabalho se realiza, então, e sobretudo, como tividade coletiva. . “Todo trabalho trabalha para fazer um homem ao mesmo tempo que uma coisa”, disse Mounier. Isto significa que pelo trabalho o homem se auto-produz, desenvolve as suas habilidades, a imaginação; aprende a conhecer as forças da natureza e a desafiá-las; aprende a conhecer suas próprias forças e limitações; relaciona-se com os companheiros e vive os afetos de toda relação; impõe-se uma disciplina.

O homem não é sempre o mesmo, pois o trabalho altera a visão que ele tem do mundo e de si mesmo Visão histórica do trabalho Num conceito histórico a palavra trabalho vem do latim tripalium, ue significa, aparelho de tortura formada por três paus. Pessoas condenadas e animais difíceis de ferrar eram nele colocadas. Daí a associação do trabalho à tortura, ao sofrimento, ou mesmo a pena. Na Grécia Antiga já ocorria à divisão social do trabalho, baseada nas idéias de Platão que afirmava que aos melhores homens cabia a contemplação das idéias, o trabalho forçado ficava para os escravos.

Com o surgimento da máquina a vapor na Inglaterra, no século XVII, inicia-se o processo ainda maior de alienação e coisificação do homem, junto com a revolução agrícola e desenvolvimento metalúrgico. De acordo com Ciampa (1984), o homem foi destituído da identidade de trabalhador por meio da coisificação, processo determinado pelo modo de produção capitalista e não processo natural.

O que é alienação A palavra aliena tem várias definições: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se regls PAGF3rl(F6 definições: cessão de bens, transferência de domínio de algo, perturbação mental, na qual se registra uma anulação da personalidade individual, arrombamento de espírito, loucura. A partir desses signlficados traçam algumas diretrizes para melhor nalisar o que é a alienação, e assim buscar alguns motivos por quais as pessoas se alienam.

Ainda assim, os processos alienantes da vida humana foram tratados de maneira atemporal, defraudada, abstraído de processos sócio-econômicos concreto. Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por SI próprios. A sobrevivência do homem implica uma transformação da natureza e do outro à sua imagem e semelhança, o que impõe uma transformação de si mesmo à imagem e semelhança do mundo e do outro. Viver para o homem é objetivar-se, ser fora de Consumo ou consumismo

A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém é o que ela tem curiosidade de experimentar devido às propagandas na W e ao apelo dos produtos de marca. No entanto, a definição de necessidade supérfluas é algo relativo, já que um produto considerado supérfluo para alguém pode ser essencial para outra, de acordo com as camadas sociais a que a população pertence.

Isso pode gerar violência, pois as pessoas que cometem crimes na maioria das vezes não roubam ou furtam nada por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto, e de não ter cond PAGF não roubam ou furtam nada por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto, e de não ter condições de adquirí- lo. Nesses casos, a necessidade de consumo se torna uma doença, uma compulsão, que deve ser tratada para evitar maiores danos à pessoa. Muitas vezes o consumismo chega a ser uma patologia comportamental.

Pessoas compram compulsivamente coisas que elas não irão usar ou que não têm tilidade para elas apenas para atender à vontade de comprar. Consumo consciente A idéia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. O objetivo de consumo, quando consciente, extrapola o atendimento de necessidades individuais. Leva em conta também seus reflexos na sociedade, economia e meio ambiente. E os reflexos podem ser positivos ou negativos. Ao comprar produtos de uma empresa que utiliza trabalho escravo, por exemplo, o consumidor financia essa prática abominável.

Por outro lado, se comprar alimentos orgânicos ou de comércio justo, ontribuirá com setor da economia que não utiliza substâncias tóxicas em sua produção e que não agride o meio ambiente. Os 12 pnnc(pios do consumo consciente O Instituto Akatu, procurando orientar consumidores, publicou uma cartilha contendo os 12 princípios do consumo consciente. Veja abaixo: 1 . Planeje suas compras. Compre menos e melhor; 2. Avalie os impactos de seu consumo no meio ambiente e na sociedade; 3. Consuma só o necessário. Reflita sobre suas reais necessidades e tente viver com menos; 4. Reutilize produtos.

Não vez o que você pode menos; 4. Reutilize produtos. Não compre outra vez o que você pode consertar e transformar; 5. Separe seu lixo. Reciclar ajuda a economizar recursos naturais e a gerar empregos; 6. Use crédito com responsabilidade. Pense bem se você poderá pagar as prestações; 7. Informe-se e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas; 8. Não compre produtos piratas. Assim você contribui para gerar empregos e combater o crime organizado; 9. Contribua para a melhoria dos produtos e serviços. Envie às empresas sugestões e criticas construtivas; 10. Divulgue o consumo consciente.

Levante essa bandeira para amigos e familiares; 1 Cobre dos políticos. Exija ações que viabilizem a prática do consumo consciente; 12. Reflita sobre seus valores. Avalie os princípios que guiam suas escolhas e hábitos de consumo. Consumismo alienado Consumo alienado é quando a pessoa passa a comprar excessivamente colsas de que realmente não precisa. A midia nos empurra constantemente milhares de produtos que são tão ‘úteis’ pra nós quanto uma gasalho no calorão do deserto (comparação boba,mas foi a que me veio na hora). Uma propaganda bem feita mexe com o psicológico das pessoas que passam a adquirir pro ntes,mas só porque

Cronicas

0

A proposta de partida Se você quiser compre um carro; é um conforto admirável. Mas não o faça sem conhecimentos

Read More

Historia do desenho

0

Centro Paula Souza ETEC Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin Técnico em Segurança do Trabalho OF4 p DIFERENÇA ENTRE DESENHO ARTÍSTICO

Read More