Trabalho de conclusão de curso técnico em radiologia

Categories: Trabalhos

0

CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA Rejane Alves Da Silva RADIOTERAPIA PALMAS-TO 2012 OFII Swip page Projeto de conclusão e apresentado na dl Organização do proc Em Radiodiagnóstico, Como requisito parcial para aprovação Da disciplina sobre a supervisão do Prof. Jorge Augusto Aires Matos Palmas – To 07 de fevereiro de 2012 SUMÁRIO INTRODUÇÃO.. 04 2. partir do plechebenda. O radium e nessa Investigação suas propriedades físicas e biológicas, conclui-se que tinha aplicabilidade no tratamento dos tumores malignos.

Em 1904, Portugal inicia-se, na tentativa de acompanhar os movimentos internacionais na luta contra o câncer com a ublicação de uma portaria que nomeava a primeira comissão para estudo do cancro. Mais tarde, o desenvolvimento na área da radioterapia o aumento do número de pacientes e a necessidade do aumento da acessibilidade destes ao tratamento radioterapêutico. O desenvolvimento da radioterapia, tanto ao nível nacional como internacional resultado progressivo do avanço tecnológico. O técnico de radioterapia deve avaliar todos os momentos de aplicação do tratamento, tendo em conta o bem está fisico e psicológico do paciente. Museu Virtual de Radiologia. Dr. Sidney de Souza Almeida. Gotas Esparsas da Memória da Radiologia Brasileira. A História da Radioterapia no Brasil. ” CONSIDERACOES: A radioterapia usa radiações ionizantes no tratamento do câncer. A radiação ionizante danifica células do corpo humano, mas tecidos saudáveis possuem maior poder de regeneração que tecidos doentes. O objetivo da radioterapia é atingir o tumor com uma alta dose, danificando o mínimo possível os tecidos saudáveis vizinhos. Existem basicamente duas formas de tratamento: tele terapia e braquiterapia.

Na tele terapia são utilizadas fontes externas ao paciente. Os equipamentos mais comuns neste tratamento são celeradores lineares (que não assuem fontes radioativas e nos quais a radiação é produzi aceleração de partículas) 20F 11 colocadas em contato com o paciente. Neste caso, são utilizadas pequenas fontes radioativas (Césio 137, por exemplo). O planejamento da radioterapia é feito com a participação de profissionais das áreas médica e física. O procedimento começa com a definição e localização do tumor.

Em seguida é escolhido o tipo de tratamento e determinada a quantidade de radiação e como será administrada. A execução do planejamento é feita pelos técnicos em radioterapia, com o acompanhamento do Físico e do Médico responsáveis. Equipe de Radiologia Oncológica: 1. O Oncologista Radio- erapeuta (rádio oncologista) é o médico responsável pela determinação do volume do tecido a ser tratado e da dose de radiação que deve ser administrada ao paciente. Além disso, ele supervisiona clinicamente a resposta do paciente ao tratamento. 2.

O físico especializado em fisica médica e o dosimetrista é encarregado de planejar o tratamento conforme prescrito pelo rádio oncologista. Esse físico também mantém e dirige o controle da qualidade e atividades de garantia da qualidade associadas ao uso da radiação ionizante. . A enfermeira especializada em radioterapia oncológica auxilia no monitoramento, no cuidado e na educação dos pacientes dos pacientes que recebem radioterapia. A enfermeira também atua como um elemento intermediário para o encarmnhamento dos pacientes a serdiços sociais, a nutricionistas ou a outros grupos de apoio. . O técnico em radioterapia é responsável pela administração e documentação precisas dos tratamentos por radiação diários. PLANTA BAIXA: DESCRIÇAO DA PLANTA BAIXA ITEM DESCRI AOI OI BLINDAGEM 01,OO m 051 JARDIM I 06 OFICINA DE MOLDE I 07 SALA DO SIMULADOR 4,SOX 3,00 08 SALA AP. RADIOTERAPIA 9,50 X 7,00 | A unidade foi projetada segundo normas do Conselho Nacional de Proteção Radiológica, para evitar a contaminação por radiação CLINICA DE RADIOTERAPIA ELSHADAY.

J. R. E Radioterapia LTDA. END: 1004 SUL, Al 04 cote 32-palmas-to (63)3200-2541 (63)8412-2121 Área de atuação: Radioterapia: Braquiterapia e Tele terapia Proprietárias: Juliana Moraes da Silva Rejane Alves da Silva Edjane da Silva Oliveira OBJETIVO GERAL A radioterapia tem como objetivo principal administrar uma dose rigorosa de pacientes com neoplasias malignas e, ocasionalmente benignas, buscando ainda, eliminar ompletamente a doença ou impedir sua progressão.

A Radioterapia é um beneficio que através deste, metade dos pacientes com câncer são tratados com radiações e cada vez maior é o numero de pessoas que ficam curadas com esse tratamento. Para muitos é um meio eficaz, fazendo com que o tumor desapareça e a doença fique controlada ou até mesmo curada. Mais quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para melhoria da qualidade e prolongamento da vida do paciente. Estas aplicações radioterápicas diminuem o tamanho do tumor o que alivia a pressão, reduz hemorragias, ores e outros sintomas, proporcionalmente alívio ao paciente.

A Radioterapia é um método ca z de destruir células tumorais, através de radia s, uma dose de radiacao 40F 11 pescoço associado a uma cirurgia ou quimioterapia no tratamento das formas localizadas da doença de Hodgkin. A radioterapia sofreu grandes modificações desde os raios x de baixa energia até (400 kvp) passando pela radiação gama do cobalto-60 ate os raios x de baixa energia entre 4 e 25mv, produzidos pelos modernos aceleradores lineares.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 2/3 dos pacientes com câncer utilizarão a radioterapia em alguma fase do ratamento da sua doença que de maneira exclusiva ou associada a outras modalidades de terapia oncológica. A Radioterapia é uma especialidade médica recente, pois o emprego de radiação ionizante com o recurso terapêutico tem apenas um século e trata-se de uma terapia voltada quase exclusivamente dos pacientes com câncer, eventualmente, pode ser indicadas em algumas patologias benignas.

OBJETIVO ESPECíFlCO Hoje, a terapia de radiação é reconhecida como importante instrumento de tratamento em muitos tipos de câncer, é um tratamento localizado parecido com um banho de luz em uma determinada região do corpo. A Radioterapia pode ser o único tratamento curativo que o paciente receberá como pode ser utilizado em combinação com outros tratamentos como, por exemplo: a quimioterapia ou em algumas situações antes ou após uma cirurgia. A indicação é feita pelos médicos que estão envolvidos com o tratamento radioterápico.

Com o diagnostico já confirmado, o medico irá informar ao paciente que o tratamento será feito. A radioterapia pode ser utilizada com intuito curativo. Com tudo, alguns casos e ao iá não é controlável, Teleterapiae Braquiterapia. TELETERAPIA (radioterapia externa). A radiação é gerada por aparelho que se encontra istante da área de ser tratada. Geralmente é feita em pacientes que se encontram fora do hospital e não há necessidade de internação para o tratamento. Também é usado para tratar quase todo tipo de câncer incluindo bexiga, cérebro, mama, colo do útero, laringe, pulmão, próstata dentre outros.

Também pode ser usado para aliviar dor ou outros sintomas causados pelo câncer metastático. BRAQUITERAPIA (Radioterapia interna) Corte transversal da regiao pelvica Neste tratamento, a radiação tem origem em materiais radioativos introduzidos dentro ou ao redor do tumor. Essa proximidade atinge um numero menor de células sadias. Conseqüentemente, o processo permite a aplicação de doses maiores de radiação, em intervalo de tempos menores e em volumes de tecidos mais restritos. O efeito colateral varia de pessoa para pessoa e depende fundamentalmente da ária irradiada.

Também podem ser agravado nos casos em que quimioterapia e radioterapia são aplicadas simultaneamente. Por isso a integração das equipes médicas é muito importante. METODOLOGIA Este trabalho tem uma finalidade aplicada com embasamento teórico, onde objetiva gerar conhecimentos para aplicações prática dirigida a implantação de uma empresa prestadora de erviços Radioterapêutico da mais alta qualidade de diagnóstico. E pensando nesses clientes, criamos a melhor e mais compacta Clinica de Radioterapia: a Clínica de Radioterapia Elshaday. E.

Com profissionais qualific os nos principais centros 6 1 responsáveis por procedimentos, cujos resultados terapêuticos na busca da cura e do controle do câncer. A clinica conta com diversos tratamentos, entre eles temos; Radioterapia Estereotáxica Fracionada,que tem por objetivo aplicar uma dose elevada de radiação em lesões intracranianas em múltiplas sessões de tratamento. Radioterapia Tridimensional, que por ua vez é um avanço em relação a radioterapia convencional pelo fato de fazer uso de tomografia e, também de sofisticados programas de computação,proporcionando-nos a modelagem da dose ao volume do tumor.

A clínica também oferece o IMRT que é tecnologia de ponta no tratamento com radiação em pacientes com câncer. Esta tecnologia revolucionou os métodos de planejamento e tratamento com radiação. A Clinica Elshaday, tem uma sala ampla de radioterapia onde no seu programa conta com quatro enfermeiros quatro TR, dois médicos radioterapêuticos para a realização dos tratamentos. A Elshaday ? composta, por uma sala de preparação de quimioterapia, uma sala de administração de medicamentos, uma sala de enfermagem e uma sala de recepção dentre outras.

O horário de funcionamentos é de segunda a sexta-feira das sete às dezenove horas, eventualmente estendendo-se às vinte e duas horas quando necessário. O público alvo da Elshaday é em geral atender clientes/pacientes com qualquer tipo de câncer. Para o alcance dos objetivos da clinica (que é atender os pacientes proporcionando-lhes uma melhor qualidade de vida), utilizamos diversas estratégias, como: * Ampliar espaço para que as crianças e os familiares xpressem seus sentimentos durante o cotidiano do cuidado. Levantamento de temas de interesse dos familiares. * Intercambio com a equipe de saúde a fim de compartilhar os temas de interesse dos familiares. * Acompanhamento dos procedimentos de cuidados de enfermagem desenvolvid familiares. enfermagem desenvolvidos na unidade. * Análise da metodologia de cuidado daenfermagem da unidade. * Reconhecimento da rotina e funcionamento da Elshaday * Realização das atividades técnico- administrativas. * Participação em eventos relacionados à área oncológica.

CONCLUSÃO A radioterapia consiste no uso de radiação ionizante de baixa a lta energia para destruir células cancerosas enquanto o tecido normal circunjacente é preservado. Fótons, raios gama e elétrons são os tipos de radiação geralmente utilizados para tratamento. A dose de radiação prescrita pode ser administrada de diferentes modos, dependendo do tipo e da localização do câncer. ANEXOS: TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA: A T C utiliza um computador e um sistema mecânico de formação de imagens bastante complexo para gerar imagens de cortes anatômicos nos planos axial, sagital e coronal.

O aparelho de tomografia computadorizada utiliza um tubo e raios x e um arranjo de detectores para reunir os dados anatômicos de um paciente. Esses dados são reconstruídos em uma Imagem. A utilização da T C é muito vasta atingindo quase todos os ramos da medicina. Na pneumologia é útil para o diagnóstico das diferentes doenças torácicas neoplásicas ou inflamatórias. Na cardiologia pode estudar as doen as coronárias e vasculares, aneurismas e obstruções aorta e carótidas. 0F 11 cirúrgicas. Na oncologia a T C permite os diagnósticos dos mais variados tumores caracterizar sua agressividade local e á distância, além de realizar controle evolutivo pós – tratamento. A T C e um exame diagnóstico que produz imagens com grande clareza de qualquer parte do interior do corpo humano. É totalmente indolor. ULTRA SONOGRAFIA: A ultra sonografia é um exame que possibilita a visualização em tempo real de diversas estruturas do corpo e ajuda no diagnóstico diverso na medicina.

Existem diferentes técnicas de ultrassom: Ecografia b realizada com transdutor manual registra os ecos recebidos na forma de variados graus de brilho superposto. O eco-doppler colorido é bastante útil no estudo vascular, constituindo um método não Invasivo que permite avaliação da arede vascular, do fluxo e do débito. Ecografia tridimensional um grande método ultrassonográfico do futuro. A área da medicina amplamente utilizada é sem duvida, a ginecologia e obstetrícia, sendo que o estudo ultrassonofáfico é o exame da pelve feminina.

Além da ginecologia e obstetrícia o ultrassom é excelente para avaliação e biopsia de próstata e reto, em doenças malignas da pelve feminina e nas neoplasias de esôfago e estomago. MAMOGRAFIA A mamografia é um tipo de radiografia especializada em aparelhos específicos para avaliação das mamas. Homens mulheres podem desenvolver câncer de mama. A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detectar precocemente qualquer alteração nas mamas antes até que o paciente ou médico possam nota-las ou apalpa-las.

De acordo com FDA, órgão american sanitária, a mamografia mulheres acima de 35 anos de idade façam a mamografia uma vez por ano, dependendo de seus fatores de risco: tabagismo, história familiar. A mamografia também pode ser usada para conferir um nódulo achado num exame físico ou no autoexame. Eles podem ajudar a determinar quais nódulos são cancerosos e quais benignos. RESSONÂNCIA A R M N é um exame para diagnóstico por imagem que retrata magens de alta definição dos órgãos através da utilização de campo magnético.

A R M N não utiliza radiação, porem uma vez que o aparelho um potente campo magnético é preciso tomar cuidado para não usar durante o exame, jóias objetos metálicos, maquiagem e outros. O exame de R M N geralmente dura entre 15 minutos e 2 horas. A segurança é uma questão importante na R M N. O paciente deve certificar de ser capaz de entrar no ambiente da ressonância magnética. O problema da movimentação afeta todas as pessoas, porém são mais acentuadas em crianças e pacientes com lgumas condições como doenças de Alzheimer, esquizofrenia e outras.

VANTAGENS DA R M N A melhor maneira de ver seu corpo por dentro é abri-lo. A ressonância magnética é ideal para diagnosticar esclerose múltipla tumores na glândula pituitária e no cérebro, infecção na medula espinhal. Avaliar massas nos tecidos macios do corpo, tumores ósseos, cistos, hérnias de disco na coluna. A outra vantagem é o fato dos aparelhos de ressonância magnética não usarem radiação ionizante. DESVANTAGENS DA R M N Há muitas pessoas que não odem fazer este exame por questões de segurança, e s com marca passo 0 DF 11

Trabalho sobre circo

0

Projeto: Circo Faixa etária: 3 a 4 anos. Duração: 22 de março a 04 de Abril. Justificativa: Hoje tem espetáculo?

Read More

Reciclagem

0

F. de P. A. Lima et al. 131 Tecnologias Sociais da Reciclagem: Efetivando Políticas de Coleta Seletiva com Catadores Social

Read More