Trabalho decente

Categories: Trabalhos

0

[pic] ors to view nut*ge 2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO DECENTE A Agenda Nacional de Trabalho Decente se estrutura a partir das três seguintes prioridades: • Prioridade 1: Gerar mais e melhores empregos com igualdade de oportunidades e de tratamento. • Prioridade 2: Erradicar o trabalho escravo e eliminar o trabalho infantil, em especial em suas maiores formas. • Prioridade 3: fortalecer os atores tripartites e o diálogo social como um instrumento de governo democrático. QUAIS FORAM OS AVANÇOS DESDE 2003 NESTAS PRIORIDADES Apesar de ainda persistirem desafios como a diferença alarial entre homens e mulheres, entre trabalhadores brancos e negros, elevado número de jovens que não trabalham nem estudam e a existência de trabalho forçado, a Agenda Nacional do Trabalho registrou significativos avanços desde 2003. Foi mantida a trajetória de crescimento da participação das mulheres no mercado de trabalho.

A retomada de um ritmo mais elevado e consistente de crescimento econômico, aliada a uma maior elasticidade produto-emprego, após 2003, repercutiu direta e positivamente no mercado de trabalho e a taxa de desemprego declinou sistematicamente, passando de 9,9% em 2003 para ,3% em 2007. Nesse mesmo período, acelerou-se o ritmo de expansão do emprego formal e, por conseguinte, a informalidade diminuiu. A taxa de formalidade (2) aumentou de 43,9% para entre 1999 e 2007.

Impulsionados pelo controle da inflação (a partir de 1 994, com a implantação do Plano Real) e pelo aumento real do salário minimo, sobretudo a partir de 2003, os niveis de rendmentos dos trabalhadores expandiram-se e contribuíram para a redução da pobreza e da rendimentos dos trabalhadores expandiram-se e contribuíram para a redução da pobreza e da desigualdade e melhoria geral as condições de vida da população. O trabalho infantil expermentou um significativo declínio.

O número de crianças e adolescentes ocupados, entre 5 e 17 anos de idade, reduziu-se de 8,42 milhões (19,6% do total) para 4,85 milhões entre 1992 e 2007, significando uma diminuição de cerca de 3,57 milhões em números absolutos – o correspondente ao conjunto de toda a população do Uruguai. Ainda no âmbito do trabalho a ser abolido, cresceu exponencialmente o número de trabalhadores libertados de situações de trabalho forçado elou em condições análogas ? escravidão.

Entre 1 995 e 2008 cerca de 33 mil pessoas foram libertadas de situações de trabalho forçado, sendo que um terço deste contingente (1 1 mil pessoas) foi libertado durante anos de 2006 e 2007 – 5 mil e 6 mil pessoas, respectivamente. Entre 1992 e 2007 reduz-se o percentual de trabalhadores (de 25,7% para 20,3%) com jornada de trabalho superior a 48 horas semanais. Tratando-se da estabilidade no mercado de trabalho, observa-se um aumento na proporção (de 45,0% para 47,4%) daqueles trabalhadores com permanência no trabalho igual ou superior a cinco anos.

De acordo com a OIT aconteram esses entre outros avanços. TRABALHO DECENTE EM SUA REGIAO, SEGUNDO A RESOLUÇÃO OIT No nosso estado (Pernambuco) recentemente fo constituida uma comlssão tripartlte (relaclonado ao trabalho decente) que organizará uma conferência estadual com o intuito de promover o amplo debate de temas concernentes a políticas públicas de trabalho, tendo como fundamentos as 3 prioridades da Agenda Nacional de Trabalho Decente. como fundamentos as 3 prioridades da Agenda Nacional de Trabalho Decente.

Esta comissão é de grande valia para Pernambuco, esclarecendo empresários e fazendo-os adotar em suas espectivas empresas o conceito de trabalho decente. pois embora verificando alguns progressos nas condições de trabalho de diversas empresas da nossa região, percebemos ainda que algumas delas se aproveitam da falta de oportunidades de emprego para explorar seus funcionários, pagando-lhe uma baixa remuneração e com longas jornadas de trabalho sem os devidos direitos trabalhistas.

Como por exemplo: As horas extras. 5 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS Com aderência a este conceito, as empresas passam a atuar de forma solidária e com uma responsabilidade social aior, tendo assim um elemento considerável e importante para o aumento de sua economia e o desenvolvimento dos seus negocios. Como por exemplo: Os funcionários, que estando mais satisfeito produzirão mais e melhor. PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE O administrador sendo o responsável pela aplicação de boas práticas dentro da empresa que atua, ele tem a missão de auxiliar em ações que ajudem a torná-las eficientes. Ele deve estar consciente de suas responsabilidades, visando obter novos conhecimentos e novas habilidades, para implantar nas empresas novas form rar, baseada nos novos decente, verifico que existe uma preocupação para que esse conceito seja uma realidade para toda sociedade.

Embora a expectativa seja sempre por mudanças mais ágeis e visíveis, já podemos constatar que grandes progressos foram realizados, como por exemplo: a redução do número de crianças e adolescentes ocupados entre 5 a 17 anos. Sabemos que as mudanças tao almejadas, virão com o próprio progresso do ser humano, que deixando de ser tão egoísta promoverão uma sociedade mais justa e transformada, fazendo com que o trabalho decente e de qualidade seja uma realidade para todos.

Unidade iii

0

Efetuar Avaliação Questionário Unidade III Nome Questionário Unidade III Instruções Várias tentativas Este Teste permite múltiplas tentativas. Conclusão de Força

Read More

Estudo do impacto ambiental

0

ESTUDO DO IMPACTO AMBIENTAL ar 18 to view nut*ge alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada

Read More