Trabalho informatica devit

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COLEGIO AGRICOLA DE FREDERICO WESTPHALEN CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA TRABALHO DE GESTÃO E USO DE SOFTWARE to view nut*ge Frederico Westphalen 2012 Introdução O Kurumin é uma dis b’ Quando falamos em 1 orlo o a desktops. do em um sistema destinado a uso geral, que voc pode usar para acessar a Internet, trabalhar, assistir filmes, jogar e fazer todo tipo de tarefas. É um sistema fácil de usar e muito prático para iniciantes.

O Kurumin foi uma distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, com o objetivo de ser um istema fácil de usar, voltado especialmente para iniciantes e ex- usuários do Windows. Originalmente o Kurumin foi desenvolvido com base no Knoppix, passando em seguida a utilizar também componentes do Kanotix e outros projetos, além de ser baseado nos pacotes do Debian. Todos os componentes e scripts usados são abertos, o que possibilitou também o surgimento de versões modificadas do sistema.

Apesar de ter feito um grande sucesso e ter sido durante algum tempo uma das distribuições mais usadas no país, o projeto com que o projeto fosse descontinuado em janeiro de 2008. O Kurumin continuou recebendo suporte e pequenas atualizações ao longo de 2008 e início de 2009, acompanhando o ciclo de vida do Debian Etch, no qual o sistema é baseado. O lançamento do Debian Lenny em 15/02/2009 marcou o fim do ciclo de manutenção do Kurumin 7, marcando o encerramento do suporte ao sistema. ? possível também atualizar o Kurumin 7 em relação ao Lenny, de forma que você possa ter acesso às novas versões dos pacotes sem precisar mudar de sistema. Isso permite que você continue usando o Kurumin 7, atualizando-o em relação às novas versões do Debian, até que se sinta confortável m mudar de distribuição. Naturalmente, as imagens do Kurumin 7 continuam disponíveis para download e ele continua sendo uma opção de distribuição leve para micros antigos, mas o uso em máquinas novas não é recomendado, já que por ser baseado em uma versão antiga do Kernel ele não será capaz de detectar alguns dos componentes.

Entre março de 2008 e janeiro de 2009 foi feita uma desastrada tentativa de continuação por parte do Leandro Soares, que acabou ridicularizando o nome do projeto. Devido a isso, novas propostas de continuidade passaram a ser polidamente rejeitadas. Com o encerramento do projeto, recomendamos o uso do Deban Lenny e de outras distribuições bem estabelecidas, como o Ubuntu, o Kubuntu e o Mandriva. Características O Kurumin difere das outras distribuições por ser desenvolvido com foco na 10 Mandriva. om foco na facilidade de uso. Ele roda diretamente a partir do CD, detectando o hardware da máquina e pode ser instalado rapidamente. Todos os scripts, ferramentas de configuração, menus, etc. são escritos diretamente em português do Brasil, ao invés de serem escritos em inglês e depois traduzidos. Isso faz com que tudo seja muito mais familiar. Mutas pessoas têm apontado o Kurumin como sendo não apenas mais fácil de usar que outras distribuições Linux, mas também mais fácil que o próprio Windows.

O fato de o sistema rodar a partir do CD o torna também uma boa opção na hora de mostrar o sistema aos amigos ou testar uma nova versão, pois você pode usá-lo em qualquer micro, sem precisar fazer backup de tudo, particionar o HD e passar por um processo tedioso de instalação. Você simplesmente dá boot pelo CD e ele roda sem alterar nada que está gravado no HO. A primeira versão do Kurumin foi lançada em 14 de Janeiro de 003. De lá pra cá foi um longo caminho. Nas prmeiras versões, o Kurumin era muito mais compacto desenvolvido com o objetivo de caber em um mini CD.

Como estas midias armazenam apenas 193 MB, era preciso fazer diversas concessões com relação aos programas instalados, deixando de fora os aplicativos maiores. Na parte de escritório, temos o Broffice, que é a versão Brasileira do OpenOffice. org. A principal vantagem é que ele é personalizado pa versão Brasileira do OpenOffice. org. A principal vantagem é que ele é personalizado para o público brasileiro e traz um corretor rtográfico bastante afinado, e é muito mais confortável trabalhar com o Writer do que conviver com as esquisitices do Word.

O menu “Conectar na Internet ou Configurar a Rede” é na verdade uma cópia das opções de configuração da rede disponíveis no Painel de Controle. Esta está disponível no menu Internet para facilitar as coisas para quem está usando o sistema pela primeira vez, tornando as opções mais fáceis de encontrar. Entretanto, se você usa o Kurumin, pode transformar seu micro em um servidor L TSP para os outros dois usando o script do Kurumin Terminal Server (Instalar e Configurar Servidores ; Acesso Remoto). or serem tão práticos, estes scrpts permitem usar recursos “avançados”, como o LTSP, em ambientes onde isso não seria viável, devido à dificuldade de instalação: O Kurumin é baseado no Debian e utiliza o apt-get como ferramenta padrão de instalação de novos programas, sempre baixando os arquivos a partir dos repositórios do Debian. Existe uma grande preocupação em manter o sistema compatível com o Debian original, de forma que quase todos os tutoriais sobre instalação de programas e configurações diversas que servem para o Debian, servem também para o Kurumin, quase sempre em modificações.

Mas o Kurumin inclui diversas ferramentas que facilitam muitas tarefas, incluindo a instalação de vários programas com diversas ferramentas que facilitam muitas tarefas, incluindo a instalação de vários programas comuns e até mesmo de servidores, os “[cones mágicos”. Eles nada mais são do que scripts que automatizam os passos necessários para reallzar a instalação e a configuração inicial dos programas. Se fôssemos tomar como parâmetro estas fórmulas da Microsoft, poderia dizer que os requisitos mínimos para rodar o Kurumin seria um Pentium com 32 MB de RAM.

Sim, é possível instalar o sistema nesta configuração e rodar os aplicativos mais leves, porém com um desempenho muito ruim. Entretanto, se por “requisitos mínimos” você entende que estamos falando de uma configuração em que você possa instalar o sistema sem dificuldades e usar quase todos os seus recursos, então diria que o requisito mínimo é um Pentium II 266 (ou K6-2) com 196 MB Veja uma tabela rápida com relação à quantidade de memória RAM instalada: 1 GB I Ideal para rodar várias instâncias do VMware ou abrir muitos programas pesados simultaneamente.

Recomendado para so profissional, ou para quem faz questão do melhor desempenho possfiu’el. 512 MB Ideal para navegar, rodar o OpenOffice, jogar e usar o VMware, desde que apenas uma máquina virtual por vez. 256 MB Configuração mínima para rodar o sistema confortavelmente a partir do CD. Não é recomendado tentar usar o VMware. I 196 MB Configuração mínima recomendada. Não tente instalar programas com o sistema rodando do CD e instale no HD ass recomendada.

Não tente instalar programas com o sistema rodando do CD e instale no HD assim que possível, de forma a reduzir o uso de memória. I 28 MB pesadas limitações ao rodar a partir do CD, mas o sistema pode ser usado de forma quase normal depois de instalado. Grande uso de swap ao abrir programas pesados como o Firefox ou OpenOffice. 96 M g possível instalar usando as dicas do capítulo 4 e usar o micro para rodar aplicativos leves. I 64 MB É possiVel instalar, mas o sistema roda com um desempenho muito ruim.

Só aplicativos leves e, mesmo assim, com grande uso de memória swap. Seria recomendável instalar mais memória, ou usar o rmcro como um terminal LTSP. I 32 MB I Embora até seja possível instalar o sistema (e usá-lo om pesadas limitações), seria mais recomendável transformar o micro em um terminal LTSP. I O Sistema O objetivo do Kurumin é ser uma distribuição destinada ao uso em desktops, fácil de usar e instalar e que resolva problemas clássicos como a falta de suporte a softmodems e a multimídia.

O Kurumin já inclui drivers para uma grande variedade de modems, suporte a vários formatos de vídeo, Incluindo Divx e Windows Media e uma ferramenta para instalar suporte a Flash. Tudo isso é organizado de uma forma intuitiva, o tipo de distribuição que possa substituir diretamente o Windows na máquina de um suário leigo. A lei é simplificar ao máximo o uso e configuração do sistema. Seguindo esta filosofia, o Kurumin já vem em Po PAGF 10 ao máximo o uso e configuração do sistema.

Seguindo esta filosofia, o Kurumin já vem em Português do Brasil e tenta incluir apenas um programa para cada tarefa, o melhor em cada categoria. Além de servir como forma de apresentar o Linux para novos usuários, o Kurumin pode ser usado em conjunto com uma USB- key, ou outro sistema de armazenamento portátil, permitindo que o usuário possa usar seus programas e dados em qualquer PC. O Kurumin é capaz de detectar a USB-Key durante o boot, usando os recursos herdados do Knoppix, permitindo que o usuário trabalhe normalmente mesmo usando PCS de estranhos.

Para esse tipo de uso, foi criado o Kurumin Light, 181 MB, e portanto cabe em um mini-CD ou em um pen-drive de 255 MB; ao ser instalado, o Kurmin Light ocupa 500MB. Apesar disso o Kurumin é uma das distribuições mais leves disponíveis hoje em dia. Ao dar boot através do CD o sistema consome apenas 53 Mg de memória RAM (versão 2. 0). Um mero 233 MMX com 64 MB é suficiente para rodar o sistema aceitavelmente (em modo texto), enquanto com um Pentium II 66 com 128 MB você já pode assistir videos em divx com qualidade.

Também é possível instalar o Kurumin no HO, usando o utilitário “Instalar Kurumin no HD, mantendo as configurações atuais” encontrado no iniciar (ícone do K, encontrado na barra de tarefas). Esta é uma versão modificada do knx-hdinstall do Knoppix, a fim de que a instalação no HD se comporte de forma quase idêntica ao CD, ao contrário do Knoppix. A ins que a instalação no HD se comporte de forma quase idêntica ao CD, ao contrário do Knoppix.

A instalação no HD é muito simples, já que o Hardware é utomatlcamente detectado durante o boot. O instalador é gráfico e a cópia dos arquivos demora em média quatro minutos num Celeron 600 com 128 MB e um CD-ROM de 40x. A instalação no HD consome apenas 1550 MB, permitindo instalar o Kurumin até mesmo em micros antigos. Mesmo com o KDE o sistema consome apenas 44 MB de RAM durante o boot (um pouco menos que ao rodar através do CD), permitindo rodá-lo aceitavelmente mesmo em máquinas relativamente antigas.

A facilidade e rapidez de instalação está fazendo com que alguns integradores comecem a usar o Kurumin em PCS (sobretudo nos sados) no lugar do Windows 98 e Windows XP Home Edition/ Windows XP Starter Edition. Isto permite reduzir o custo dos PCs, eliminando os mais de 500 reais do custo do Windows (XP Home) e mantendo a facilidade de uso. O Kurumin é baseado no Knoppix, no Kanotix e no Debian, portanto mantém compatibilidade com os pacotes . deb que podem ser encontrados nos CDS do Debian ou em vários outros lugares. Também é possivel instalar programas automaticamente pela Internet usando o apt-get.

Por exemplo: para instalar o firefox, basta executar o comando: # apt-get update (para atualizar as listas de instalação de rogramas do apt-get) # apt-get install mozilla-firefox (para instalar o programa em si) O “#” significa que o comando deve ser executado c mozilla-firefox (para instalar o programa em si) O significa que o comando deve ser executado como root (o usuário com privilégios administrativos, como o “administrador” do Windows) O trabalho do desenvolvedor no Kurumin se concentra em aperfeiçoar uma plataforma que já existe (o Knoppix e o projeto Debian), melhorando os seus recursos, ao invés de reinventar a roda desenvolvendo um novo sistema de pacotes, novas ferramentas de configuração, etc. como em utras distribuições. O Kurumin quer ser uma opção ideal para quem está tendo seu primeiro contato com o Linux e também para usuários experientes que podem personalizar a distribuição. Assim como no Knoppix você pode montar partições existentes no HO, incluindo partlçbes NTFS (em modo somente leitura) e acessar os arquivos armazenados.

Já é possível escrever em partições NTFS com o uso do NTFS-3g. O Kurumin, além de poder ser usado como sistema operacional, pode ser usado como um CD de recuperação de arquivos ou de partições danificadas. Ele inclui ferramentas como o Dosfsdisk o Fsck, que permitem analisar o sistema de arquivos do HD, e corrigir erros. Permite verificar vários sistema de arquivos, como o NTFS, FAT32, EXT2, EXT3, Reiserfs, etc. Também permite a leitura e a escrlta em partições HPFS do 05/2. O Futuro. O Kurumin 7 foi oficialmente descontinuado em 2008, encerrando o desenvolvimento da distribuição. Apesar de ter feito um grande sucesso e ter sido durante algum tempo uma das distr distribuição.

Apesar de ter feito um grande sucesso e ter sido durante algum tempo uma das distribuições mais usadas no país, o projeto acabou falhando em atrair um grupo de esenvolvedores interessados em partlcipar de forma ativa do desenvolvimento. Este e outros fatores (entre eles a justificada cobrança em torno de novos recursos e melhorias) acabaram fazendo com que o projeto fosse descontinuado em 2008. Naturalmente, as imagens do sistema continuam disponíveis para download e ele continua sendo uma opção de distribuição leve para micros antigos, mas o uso em máquinas novas não é recomendado, já que por ser baseado em uma versão antigas do núcleo ele não será capaz de detectar alguns dos componentes.

Entre março de 2008 e janeiro de 2009 foi feita uma desastrada entativa de continuação por parte do Leandro Soares, que acabou ridicularizando o nome do projeto. Devido a isso, novas propostas de continuidade passaram a ser polidamente rejeitadas. Com o encerramento do projeto, recomenda-se o uso de distribuições bem estabelecidas, como o Ubuntu, o Kubuntu e o Mandriva, além do próprio Debian estável, que pode ser usado de maneira bastante eficiente em desktops, depois de configurado. ‘ . Bibliografia: http://www. hardware. com. br/kurumin/ http://pt. wikipedia. org/wki/Kurumin http://olhardigital. uol. com. br/produtos/central_de_videos ‘distribuicoes-linux

Vendas

0

Disciplina: Administração de vendas Módulo: 5. 1 Docente Soraia Dumbra Data de Postagem: 30. 03. 2012 RESPOSTAS DAS ATIVIDADES DO

Read More

Fidel castro

0

Sumário Introdução Fidel Castro Ruz Resultados Conclusão Bibliografia 4 7 8 9 O presente trabalho tem por objetivo relatar a

Read More